A embaraçosa razão pela qual os homens têm melhor sensobetway brdireção que as mulheres, segundo estudo:betway br
O experimento foi feito com o auxíliobetway brum jogobetway brcomputador, o Sea Hero Quest, que teve maisbetway brquatro milhõesbetway brjogadores.
Testebetway brdemência
O jogo foi desenvolvido pelos pesquisadores que investigam a demência para, a partir dele, chegar a testes para diagnosticar precocemente doenças associadas.
Os jogadores acompanham a jornadabetway brum marinheirobetway brbuscabetway brmemórias perdidasbetway brseu pai, e enfrentam criaturas marinhas fantásticas.
Tocando as telasbetway brseu smartphone, os jogadores viajambetway brbarco por ilhas desertas e oceanos gelados.
As rotas traçadas pelo jogadores geram "mapasbetway brcalor" globais, que permitem que os pesquisadores possam observar como as pessoas exploram ambientes 3D.
O objetivo final é desenvolver novos testesbetway brdiagnóstico que possam detectar quando as habilidadesbetway brnavegação espacialbetway bralguém estão falhando.
Homens x mulheres
O jogo registra, anonimamente, o sensobetway brdireção e a capacidadebetway brnavegação do jogador. Os cientistas analisaram dados coletadosbetway br2,4 milhõesbetway brpessoas - que passaram algum tempo jogando o Sea Hero Quest no fim do dia ou a caminho do trabalho. Em um estudo clínico seriam necessários milharesbetway branos para conseguir uma quantidadebetway brdados dessa dimensão.
E ao analisar o comportamento desses milhõesbetway brjogadores, um dos resultados que mais chamou a atenção dos pesquisadores é que os homens se mostraram muito melhoresbetway brnavegar do que as mulheres. Mas por quê?
Hugo Spiers, um dos autores do estudo, acredita ter encontrado a resposta examinando dados do Índicebetway brDiferençabetway brGênero do Fórum Econômico Mundial - que estuda a igualdadebetway bráreas como educação, saúde e emprego, e política.
"Nos países onde existe uma grande igualdade entre homens e mulheres, a diferençabetway brdesempenho entre eles no nosso testebetway brnavegação espacial é muito pequena, mas quando há alta desigualdadebetway brgênero, essa diferença (identificada no jogo) é muito maior", acrescenta o pesquisador, observando que "isso sugere que a culturabetway brque as pessoas vivem tem influência sobre suas habilidades cognitivas".
O Sea Hero Quest produziu uma sériebetway broutras descobertas.
O jogo permitiu identificar que Dinamarca, Finlândia e Noruega têm as melhores habilidadesbetway brnavegação do mundo, mas ainda não está claro por quê.
Outra constatação a partir do jogo ébetway brque o sensobetway brdireção entrabetway brconstante declínio depois da adolescência. E, ainda, que pessoasbetway brpaíses mais ricos também tendem a ser melhores navegadoras.
A popularidade do jogo o transformou no maior experimentobetway brpesquisa sobre demência no mundo.
"Os dados da Sea Hero Quest estão fornecendo uma referência incomparável sobre como a navegação humana varia e mudabetway brfunção da idade, localização e outros fatores", diz Tim Parry, diretor da Alzheimer's Research UK, principal instituição britânicabetway brpesquisa sobre demência.
"Este é apenas o começo do que podemos aprender sobre navegação a partir desta análise poderosa."
O projeto foi financiado pela Deutsche Telekom, a maior companhiabetway brtelecomunicações da Alemanha e da União Europeia, e o jogo foi desenhado pela Glitchers, empresa do ramobetway brvideogames com sedebetway brLondres.