Nós atualizamos nossa Políticaaposta betPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosaposta betnossa Políticaaposta betPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Aranha 'devora' e mumifica lagarto:aposta bet
Segundo o zoólogo Michel Dugon, do Instituto Ryan da Universidade Nacional da Irlanda,aposta betGalway, o lagarto ficou "completamente mumificado".
"O que vimos é que o lagarto estava completamente 'embrulhado', do mesmo jeito que uma aranha envolveriaaposta betpresa", explica.
"O lagarto tinha 8,5 centímetros e pesava 0,4 gramas. Não havia nada nele, exceto pele e osso. A aranha devorou apenas a carne."
"Ela se alimentou do lagarto pelo pescoço. Aranhas mordem suas presasaposta betvolta do pescoço para que o veneno atinja o sistema nervoso central", completa.
Digestão extracorpórea
A digestão da aranha é extracorpórea, ou seja, acontece fora do corpo.
"É bem repulsivo, mas muito interessante", diz Dugon.
"Primeiro a aranha injeta veneno por meioaposta betsuas presas, depois usa as presas para perfurar a pele da vítima. Na sequência, lança enzimas digestivas na vítima e, uma vez que todos os órgãos da presa são transformadosaposta betuma espécieaposta betcaldo, ela chupaaposta betvolta."
"É assim que o lagarto ficou completamente mumificado."
De acordo com Dugon, a falsa-viúva-negra chegou à ilha da Irlanda há 20 anos e passou quase despercebida.
Embora o evento incomum tenha ocorridoaposta betmaioaposta bet2017, os pesquisadores do Instituto Ryan e da Sociedadeaposta betHerpetologia da Irlanda acabaramaposta betpublicar um artigo sobre o tema.
Lagartos normalmente se alimentamaposta betaranhas, então, encontrar uma aranha comendo um lagarto é inusitado por si só.
"É a primeira vez que registramos um aracnídeo se alimentandoaposta betum animal vertebrado na Irlanda", afirmou Dugon.
"É um excelente exemploaposta betcomo uma espécie invasora pode ficar fora do nosso radar por 20 anos, e quando começamos a notá-la, provavelmente é tarde demais."
De acordo com o Museuaposta betHistória Natural,aposta betLondres, as falsas-viúvas-negras chegaram ao sudoeste da Inglaterra na décadaaposta bet1870. São as aranhas mais venenosas da Grã-Bretanha, embora não tenham sido registradas mortesaposta betdecorrência daaposta betpicada no Reino Unido.
De cor marrom, com patas vermelho alaranjadas, a falsa-viúva-negra possui marcas creme no abdômen. Em geral, se alimentaaposta betinsetos, animais invertebrados e atéaposta betoutras aranhas. Prefere lugares quentes e escuros.
'Não tão mortal quanto a abelha'
A Sociedadeaposta betHerpetologia da Irlanda pediu que as pessoas avisem caso se deparem com carcaçasaposta betlagarto.
Mas Rob Gandola, coautor do artigo, lembra que a falsa-viúva-negra não é a principal ameaça para os lagartos irlandeses.
"A urbanização rápida, com casas sendo construídasaposta betáreas anteriormente rurais, representa a maior ameaça à sobrevivência do lagarto comum".
Nós também não precisamos nos preocupar muito com as falsas-viúvas-negras. Segundo Dugon, embora uma mordida possa ser desconfortável, não é fatal.
"Se você for mordido por uma falsa-viúva-negra, poderá sentir diversos sintomas,aposta betinchaço, à inflamação dos vasos sanguíneos e náuseas, tudo que não é divertido e, até onde sabemos, não é fatal", diz o especialista.
"Todos os anos, no Reino Unido, cercaaposta betcinco a sete pessoas morremaposta betpicadasaposta betabelha. No entanto, a maioria das pessoas não vê as abelhas como criaturas mortíferas."
"No geral, uma abelha é muito mais mortal do que uma falsa-viúva-negra", acrescenta.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível