Narcisistas podem ser irritantes, mas são mais bem-sucedidos, aponta pesquisa:betnacional logo png

Retrato ilustrativobetnacional logo pnghomem com uma coroa na cabeça

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os narcisistas tendem a apresentar resistência mental maior para levarem adiante seus objetivos

Para os psicólogos, o narcisismo é um dos três traços "sombrios" das personalidades "malévolas", juntamente com a psicopatia e o maquiavelismo - com os narcisistas tendendo a ser egocêntricos, vaidosos e carentes da admiração alheia.

Segundo o dr. Kostas Papageorgiou, da universidade Queen'sbetnacional logo pngBelfast, a pesquisa mostra que os narcisistas são frequentemente bem-sucedidos socialmente, não se deixam intimidar pela rejeição e que seu desejo por atenção pode torná-los "encantadores" e altamente motivados.

Homem e mulher vestidosbetnacional logo pngrei e princesa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pessoas narcisistas querem chamar a atenção o tempo todo; a autoconfiança delas pode ajudá-las também na paquera

"Abandonando a moralidade social convencional e focando apenas no que é ser bem-sucedido", ele diz, "o narcisismo pode parecer um traço muito positivo".

"Se você é um narcisista, acredita firmemente que é melhor do que ninguém e que merece uma recompensa", diz o psicólogo.

Isso pode ser insuportável para todos ao seu redor, mas Papageorgiou diz que esse tipobetnacional logo pngautoconfiança sem limites também está ligado a ser "mentalmente forte" e pronto para "abraçar desafios".

Eu, eu, eu

O "poder" do narcisismo está atualmente à vista do público, diz ele, na prevalência do comportamento narcísico na cultura popular, seja nas mídias sociais, na televisão "reality" ou na política.

Papageorgiou faz partebetnacional logo pnguma equipebetnacional logo pngpesquisadores, incluindo acadêmicos da Goldsmiths, da Universidadebetnacional logo pngLondres, do King's College, da Universidade do Texasbetnacional logo pngAustin e da Universidade Metropolitanabetnacional logo pngManchester, que usaram o desempenho nos exames do ensino médio para mostrar como os narcisistas conseguiam superar pessoas que tinham mais capacidade do que eles.

Mulher tirando selfie

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O comportamento narcísico está cada vez mais presente na sociedade, como nas redes sociais

Usando uma amostrabetnacional logo pngmaisbetnacional logo png300 jovens identificados como narcisistasbetnacional logo pnguma escola secundária na Itália, os pesquisadores descobriram que eles tendem a tirar melhores notasbetnacional logo pngprovas do que seria esperado delesbetnacional logo pngoutros testesbetnacional logo pnginteligência.

Os psicólogos disseram que, alémbetnacional logo pngcaracterísticas como o egoísmo e a necessidadebetnacional logo pngdominar, esses narcisistas tinham altos níveisbetnacional logo pngresiliência ebetnacional logo pngdeterminação.

Eles não eram mais inteligentes, mas eram mais confiantes e assertivos, e conseguiam ultrapassar os alunos que,betnacional logo pngoutra forma, teriam mais capacidade.

Mais atraentes

Segundo o dr. Papageorgiou, os narcisistas levam esse padrãobetnacional logo pngter vantagem na escola à universidade e ao trabalho - e também aos romances

"Eles são bastante carismáticos. Se você passa muito tempo tentando ser charmoso e persuadir outras pessoas, isso pode torná-lo mais atraente", diz.

Para ele, é possível que haja um elemento evolutivo contribuindo para o aumento do narcisismo, com essas pessoas tendo mais parceiros sexuais e transmitindo seus genes.

Papageorgiou diz que cercabetnacional logo png60% do narcisismo é herdado, com o resto moldado pelo ambiente.

Os narcisistas podem ser "absolutamente destrutivos para os que estão ao seu redor", diz o psicólogo, mas não há nadabetnacional logo pnginevitável nisso e eles podem limitar o impacto desses traçosbetnacional logo pngcaráter.

"Você pode controlá-los,betnacional logo pngvezbetnacional logo pngdeixá-los controlarem você", diz.

O pesquisador argumenta que tais traçosbetnacional logo pngpersonalidade não devem ser vistos como "bons ou maus", mas como "produtos da evolução" e "expressões da natureza humana".