O fim do mistérioanimalt-zebetsubmarino que teria sido usado por nazistasanimalt-zebetfuga para a América do Sul:animalt-zebet

Desenho do submarino nazista U-3523

Crédito, Sea War Museum Jutland

Legenda da foto, Os restos do submarino foram encontrados no Estreitoanimalt-zebetEscagerraque, na Dinamarca

Essa teoria, porém, caiu por terra neste mês, quando o Museuanimalt-zebetGuerra Naval da penínsulaanimalt-zebetJutland, na norte da Dinamarca, informou ter encontrado o famoso submarino nazistaanimalt-zebetsuas águas territoriais, a 123 metrosanimalt-zebetprofundidade.

"O museu localizou os restos do submarino alemão U-3523, que foi afundado no Estreitoanimalt-zebetEscagerraque pela aeronave B24 Liberatoranimalt-zebet6animalt-zebetmaioanimalt-zebet1945", diz um documento enviado pelo museu à BBC.

submarino
Legenda da foto, Este é um modelo semelhante ao do U-3523, um dos submarinos mais modernos já construídos pela Marinha nazista

"Devido àanimalt-zebetcapacidadeanimalt-zebetpermanecer submerso por um longo tempo, o U-3523 alimentou rumoresanimalt-zebetque ele havia sido o meioanimalt-zebettransporte para a elite nazista fugir para a América do Sul", acrescenta.

Alguns personagens do nazismo conseguiramanimalt-zebetfato chegar à América do Sul, como Adolf Eichmann, que acabou na Argentina, ou Josef Mengele, que foi para o Brasil.

A descoberta do submarino, contudo, dá respostas a perguntas que há décadas estavam sem solução e põe fim a uma sérieanimalt-zebetteorias conspiratórias.

O achado

O U-3523 fazia parte da frota do Tipo XXI e é considerado por vários especialistas como o mais moderno submarino da Kriegsmarine, a Marinha nazista - e um dos últimos construídos por ela.

"Este submarino foi projetado, diferentementeanimalt-zebetseus antecessores, para permanecer submerso por um longo tempo, o que significa que ele poderia viajar tranquilamente para a América do Sul", diz o documento do museu.

No entanto, apesaranimalt-zebet118 submarinos Tipo XXI terem sido construídos, apenas dois foram colocadosanimalt-zebetuso - um deles o U-3523 - e nunca estiveramanimalt-zebetcombate.

Desenho do submarino nazista U-3523

Crédito, Sea War Museum Jutland

Legenda da foto, Apenas submarinos U-3523 foram colocadosanimalt-zebetuso; um estáanimalt-zebetum museu da Alemanha

Embora houvesse indicações clarasanimalt-zebetque a Força Aérea Real Britânica havia afundado o U-3523, a faltaanimalt-zebetevidências físicas alimentou o mistério e as teorias sobre a fuga nazista para a América do Sul.

Os pesquisadores do museu dinamarquês dizem que estão trabalhando para encontrar outros restosanimalt-zebetnaufrágios deixados pela Segunda Guerra Mundial nas águas perto do país.

"A descoberta foi feita enquanto estávamos pesquisando uma área perto da cidadeanimalt-zebetSkagen, no norte da Dinamarca", diz o comunicado da instituição.

E como identificaram o submarino?

Além dos dados históricos que indicavam que o U-3523 havia sido afundado naquela área, havia um modelo idêntico na superfície para comparar os restos recuperados.

O outro submarino da frota do Tipo XXI estáanimalt-zebetexibição no Museu Marítimo Alemãoanimalt-zebetBremerhaven.

Adolf Eichmann

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Um dos líderes nazistas que chegou à América Latina foi Adolf Eichmann, capturadoanimalt-zebet1961, na Argentina

"O curioso é que, ao contrárioanimalt-zebetoutras descobertas, os restos do U-3523 estavam tão presos no leito marinho que isso tornou mais fácil identificá-los", diz o informe do museu dinamarquês.

Por enquanto, os restosanimalt-zebetU-3523 permanecerão no fundo do mar até que uma outra expedição seja enviada para retirá-los dali. Segundo o museu, não há previsãoanimalt-zebetque isso aconteça logo porque eles estãoanimalt-zebetuma áreaanimalt-zebetdifícil acesso e a uma profundidade muito grande.