A famosa caixaneto bet7kpapelão para bebês pode mudarneto bet7knome na Finlândia - entenda o porquê:neto bet7k

Bebê dentro da caixaneto bet7kpapelão, com seus produtos ao lado
Legenda da foto, Grande maioria das finlandesas opta por receber a caixa e seus produtos,neto bet7kvezneto bet7kuma compensaçãoneto bet7kdinheiro | Foto: Kela

neto bet7k Entregue gratuitamente pelo governo a todas as famíliasneto bet7krecém-nascidos, a caixaneto bet7kpapelão recheadaneto bet7kprodutos para bebês se tornou um símbolo da igualdade na Finlândia e foi copiadaneto bet7kdiversas partes do mundo.

A caixa, que contém produtos usados nos primeiros meses dos bebês - roupas, fraldas, itensneto bet7khigiene, livro e até brinquedosneto bet7kmorder -, serve também como berço, já que vem com um pequeno colchão. E é parteneto bet7kuma política social que completa 80 anos no país nórdico.

Por esse motivo, a agência estatal Kela, responsável pela distribuição das caixas, decidiu lançar um desafio aos finlandeses:

"Devemos mudar o nome da caixa, conhecida como 'kitneto bet7kmaternidade'?", questiona a Kelaneto bet7kseu site.

"Será que esse nome discrimina os pais? Ou é um nome tão bom que não devemos substituí-lo?"

Enquanto a agência pede ao público sugestõesneto bet7knomes alternativos para a caixa, o assunto gera um acalorado debate nas redes sociais.

Na páginaneto bet7kFacebook do jornal Ilta-Sanomat, alguns leitores afirmam que mudar o nome seria "um desperdícioneto bet7ktempo e dinheiro".

Outros, porém, sugerem mudanças como "kitneto bet7kbebê", "kitneto bet7kfamília" e até "kitneto bet7kconsequências pós-sexo".

Caixa ou dinheiro

bebê na caixaneto bet7kpapelão
Legenda da foto, Caixa tem um colchão, para ser transformadaneto bet7kberço | Foto: Milla Kontkanen

As mães finlandesas podem escolher entre receber a caixa ou uma quantianeto bet7kdinheiro, equivalente a pouco maisneto bet7kUS$ 200 (cercaneto bet7kR$ 650). Mas maisneto bet7k90% das mulheres optam pela caixa.

A tradição começouneto bet7k1938, voltada a famílias sem recursos, e se generalizouneto bet7k1949.

A caixa teve um papel importante na redução da mortalidade infantil e no bem-estar dos bebês finlandeses, segundo observadores.

Isso porque, inicialmente, ela só era entregue a mulheres depoisneto bet7kuma visita médica, o que ajudou a aumentar o acesso das mães ao sistemaneto bet7ksaúde finlandês nas décadasneto bet7k1930 e 40.

Mãe mostra conteúdo da caixa às filhas,neto bet7kfotoneto bet7k1947
Legenda da foto, Mãe mostra conteúdo da caixa às filhas,neto bet7kfotoneto bet7k1947; item é uma importante política social finlandesa | Foto: Museu do Trabalho da Finlândia Werstas

'Para toda a família'

A ministraneto bet7kFamília da Finlândia, Annika Saarikko, disse ao Ilta-Sanomat que a ideianeto bet7kmudar o nome da caixa surgiu ao debater-se um aumentoneto bet7kverbas para a iniciativa.

"Uma mudançaneto bet7knome certamente agradaria muitos pais", afirmou a ministra.

Saarikko agregou que a ênfase será posta não necessariamente na igualdadeneto bet7kgênero, mas sim na família.

"Todos sentem alegria ao receber a caixa, inclusive o pai. Por isso pensamos na mudançaneto bet7knome."

Mas as declaraçõesneto bet7kSaarikko geraram polêmica,neto bet7kum paísneto bet7kque muitas crianças não necessariamente nascemneto bet7kuma típica família nuclear.

"O que você quer dizer com 'kit da família'?", disse um usuárioneto bet7kum comentário popular. "Nem todas as mães sequer têm uma família antesneto bet7ko bebê nascer."