Nós atualizamos nossa Políticamelhor site para apostar na copaPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosmelhor site para apostar na copanossa Políticamelhor site para apostar na copaPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
O avanço genético que pode possibilitar transplantemelhor site para apostar na copaórgãosmelhor site para apostar na copaporcosmelhor site para apostar na copahumanos:melhor site para apostar na copa
O estudo, publicado na revista científica Science, começou com a análisemelhor site para apostar na copacélulas da pele dos porcos.
Os pesquisadores identificaram a presençamelhor site para apostar na copa25 retrovírus endógenosmelhor site para apostar na copaporco (Perv,melhor site para apostar na copainglês) no código genético do animal.
Experimentos mostraram que esses vírus poderiam escapar para infectar os tecidos humanos. Os cientistas usaram então a tecnologia Crisprmelhor site para apostar na copaediçãomelhor site para apostar na copagenes para eliminá-los.
Na sequência, aplicaram a técnicamelhor site para apostar na copaclonagem, a mesma usada para criar a ovelha Dolly, para colocar o material genético dessas célulasmelhor site para apostar na copaum óvulomelhor site para apostar na copaporco e criar embriões.
O processo complexo é insuficiente, mas 37 leitões saudáveis nasceram.
"Estes são os primeiros porcos Perv-free (sem Perv)", afirmou à BBC Luhan Yang, cofundadora e diretora científica da eGenesis e pesquisadora da Universidademelhor site para apostar na copaHarvard.
Eles também são "(os animais) mais geneticamente modificadosmelhor site para apostar na copatermosmelhor site para apostar na copanúmeromelhor site para apostar na copaalterações", acrescentou.
Longas filas
Se o xenotransplante - transplantemelhor site para apostar na copaórgãos entre diferentes espécies - funcionar, tem potencial para diminuir as longas filasmelhor site para apostar na copaespera por um transplante.
Maismelhor site para apostar na copa100 mil pessoas precisammelhor site para apostar na copatransplantemelhor site para apostar na copaórgãos nos EUA. No Reino Unido, cercamelhor site para apostar na copa6,5 mil estão na listamelhor site para apostar na copaespera. E, no Brasil, maismelhor site para apostar na copa34 mil pessoas aguardam por um transplante, segundo a Associação Brasileiramelhor site para apostar na copaTransplantemelhor site para apostar na copaÓrgãos.
"Admitimos que ainda estamos nos estágios iniciaismelhor site para apostar na copapesquisa e desenvolvimento", disse Yang.
"Sabemos que temos uma visão audaciosamelhor site para apostar na copaum mundo sem escassezmelhor site para apostar na copaórgãos, o que é muito desafiador, mas essa também é a nossa motivação para mover montanhas", completou.
Os porcos são particularmente promissores para o xenotransplante, pois seus órgãos sãomelhor site para apostar na copatamanho similar aos dos seres humanos, e os animais podem ser criadosmelhor site para apostar na copagrande quantidade.
Mas remover os vírus é apenas metade do desafio. Até mesmo os órgãos doados por outras pessoas podem causar uma forte reação imune que leva à rejeição do transplante.
Os pesquisadores estão investigando novas modificações genéticas para tornar os órgãosmelhor site para apostar na copaporcos mais compatíveis com o sistema imunológico humano.
Primeiro passo
Para Darren Griffin, professormelhor site para apostar na copagenética da Universidademelhor site para apostar na copaKent, a descoberta representa um "passo significativo" para tornar o xenotransplante uma realidade.
"No entanto, há muitas variáveis, incluindo questões éticas, para serem resolvidas antes que o xenotransplante possa acontecer", alerta.
O professor Ian McConnell, da Universidademelhor site para apostar na copaCambridge, também reconhece o caráter promissor.
"Esse trabalho fornece um primeiro passo promissor no desenvolvimentomelhor site para apostar na copaestratégias genéticas para a criaçãomelhor site para apostar na copauma raçamelhor site para apostar na copaporcosmelhor site para apostar na copaque o riscomelhor site para apostar na copatransmissãomelhor site para apostar na coparetrovírus seja eliminado", diz.
"Resta saber se esses resultados podem ser traduzidosmelhor site para apostar na copauma estratégia totalmente segura para o transplantemelhor site para apostar na copaórgãos", observa.
Desafios superados
Os pesquisadores tiveram que superar desafios inesperados para realizar a ediçãomelhor site para apostar na copatantos genesmelhor site para apostar na copauma vez só.
A tecnologia Crispr funciona como uma combinaçãomelhor site para apostar na copaum sistemamelhor site para apostar na copanavegação por satélite e um parmelhor site para apostar na copatesouras. O navegador encontra o lugar certo no código genético, enquanto as tesouras executam o corte.
Mas fazer 25 cortes ao longo do genoma do porco levou à instabilidade do DNA e à perdamelhor site para apostar na copainformações genéticas.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível