Substâncias encontradasroleta para editarplantas selvagens são nova apostaroleta para editarbusca por anticoncepcional masculino:roleta para editar
Segundo o estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, esses compostos agiriam como "camisinhas moleculares".
Em outras palavras, eles foram eficazes no bloqueio da progesterona, que impulsiona a "natação" vigorosa dos espermatozoides, sem danificá-los.
"Não acaba com a mobilidade basal e não intoxica os espermatozoides, que ainda conseguem se mover. Mas eles não conseguem desenvolver esse fluxo tão vigoroso porque todo o caminhoroleta para editarativação é desligado", afirmou Polina Lishko, professora-assistenteroleta para editarbiologia molecular e celular da Universidade da Califórniaroleta para editarBerkeley.
Contraceptivos masculinos sem efeitos colaterais
O lupeol é encontradoroleta para editarplantas como manga e aloe vera (babosa) e na raizroleta para editardente-de-leão, enquanto a pristimerina vem da planta conhecida como "videira trovãoroleta para editarDeus", ou tripterygium wilfordii, usada na medicina tradicional chinesa.
Os pesquisadores descobriram que esses químicos funcionamroleta para editardoses baixas e não têm efeitos colaterais, diferentementeroleta para editaroutros contraceptivos produzidos a partirroleta para editarhormônios.
Por isso, o estudo conclui que os compostos poderiam potencialmente ser usados na produçãoroleta para editarcontraceptivosroleta para editaremergência, antes ou depois da relação sexual, ou como um contraceptivo permanente via adesivoroleta para editarpele ou anel vaginal.
A equipe responsável pela pesquisa fará testesroleta para editarmacacos para analisar a eficácia dos químicos, já que seus espermatozoides funcionamroleta para editarforma muito parecida aosroleta para editarhumanos.
Além disso, eles também estão buscando uma fonte mais barata desses químicos - devido ao alto custoroleta para editarsua extração das plantas.
Para Allan Pacey, professorroleta para editarandrologia da Universidaderoleta para editarSheffield, na Inglaterra, há uma necessidade realroleta para editarse encontrar um contraceptivo masculino que não seja baseadoroleta para editarhormônios.
"Esse estudo é muito interessante porque mostra que dois compostos naturais podem nocautear uma molécula-chave no espermatozoide que regula como eles nadam nos momentos finais da fertilização."
"Além do mais, como a molécula é específica ao espermatozoide, pode ser uma boa aposta na busca por uma pílula contraceptiva masculina sem os efeitos colaterais já observadosroleta para editartestes com contraceptivos repletosroleta para editarhormônios", disse.
Apesar do otimismo, ele afirma que testes clínicos ainda são necessários para identificar se os compostos funcionamroleta para editarhumanos - e isso deve levar vários anos.