Nós atualizamos nossa Políticax1bet bônusPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosx1bet bônusnossa Políticax1bet bônusPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
A tabela periódica que mostra para que serve cada elemento:x1bet bônus
x1bet bônus Quem nunca teve que estudar, nos temposx1bet bônusescola, a notória tabela periódica com dezenasx1bet bônuselementos químicos ordenados por seus números atômicos?
Mas afinal, qual é a relação entre aquelas colunasx1bet bônussímbolos e números e o mundo que nos cerca? E indo além dos elementos mais conhecidos, como carbono e cálcio, para que servem outros, como o rutênio ou o rubídio?
As respostas para todas essas perguntas estão numa versão interativa da tabela periódica, que mostra pelo menos uma utilidade para cada elemento. A ideia é do desenhista americano Keith Enevoldsen,x1bet bônusSeattle.
Na tabela interativa, pode-se aprender que o elemento túlio é essencial nas cirurgias a laser, que o estrôncio é usado nos fogosx1bet bônusartifício e o amerício, nos detectoresx1bet bônusfumaça.
"Fiz a tabela que eu gostariax1bet bônuster quando era criança", disse Enevoldsen à BBC.
Do hidrogênio até...
A tabela periódica tradicional ordena os elementos químicos por número atômico (númerox1bet bônusprótons), configuração dos elétrons e propriedades químicas.
Elementos que têm um comportamento químico semelhante ficam na mesma coluna.
A primeira versão da tabela periódica foi criada pelo químico e físico russo Dmitri Mendeleievx1bet bônus1869, e foi revolucionária ao prever as propriedadesx1bet bônuselementos que ainda não tinham sido descobertos.
O primeiro elemento é o hidrogênio e o último é ox1bet bônusnúmero 118, o ununóctio, que recentemente passou a ser chamadox1bet bônusoganessono,x1bet bônushomenagem ao físico nuclear russo Yuri Oganessian.
A União Internacionalx1bet bônusQuímica Pura e Aplicada (Iupac, na siglax1bet bônusinglês) validou os elementos sintetizados mais recentementex1bet bônusdezembro do ano passado.
'Para mim e meus filhos'
Mas como o americano Enevoldsen teve a ideiax1bet bônusfazer uma tabela com ilustrações modernas?
"Nascix1bet bônus1956. Quando era criança, gostava das tabelas periódicas com figuras, mas elas nunca tinham boas imagensx1bet bônustodos os elementos", conta o desenhista.
Ele também foi inspirado por um escritor e bioquímico americano nascido na Rússia: Isaac Asimov, considerado um dos mestres da ficção científica.
"Também li um livrox1bet bônusIsaac Asimov, chamado Building Blocks of the Universe (algo como "Blocosx1bet bônusconstrução do Universo",x1bet bônustradução livre), que tinha relatos maravilhosos sobre a história e os usos dos elementos. Gostavax1bet bônussaber, por exemplo, que os químicos que mexiam com telúrio acabavam com mau hálito e boca seca."
Foi assim que Enevoldsen resolveu criar o que sempre sonhara desde os tempos da escola: uma tabela periódica com imagens divertidas e importantes dos elementos químicos listados até o número 98.
"Queria que toda a tabela fosse colorida, com um desenho limpo, que não fosse cheia dos números dos pesos atômicos que, para as crianças, não servem para muita coisa."
A tabela é interativa, como pede um mundo conectado por computadores. Assim, ao colocar o cursor sobre cada elemento, o quadradinho correspondente aparece ampliadox1bet bônusum quadrado maior na parte superior da tabela.
"Fiz a tabela para mim e meus filhos, e a coloquei na internet para que outras pessoas desfrutassem dela. Muitos estudantes, professores e pais dizem que ficaram encantados."
O trabalho do desenhista pode ser acessado neste site. Ainda não há uma versãox1bet bônusportuguês.
Elementos 'amigos'
"Quero que as crianças saibam que aprender os elementos químicos pode ser divertido", diz Enevoldsen.
As ilustrações coloridas servem para chamar a atenção das crianças, que podem procurar mais informaçõesx1bet bônuscada quadradinho que vai surgindo na tela.
"Espero que, graças a essa tabela, as crianças queiram conhecer os elementos como se estivessem conhecendo um novo amigo", afirma o desenhista americano.
"E quero que as ilustrações e palavras facilitem lembrar das informações."
"Na próxima vez que virem a palavra estrôncio, por exemplo, vão poder dizer: Ahhh, estrôncio é o que usam nos fogosx1bet bônusartifício..."
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível