O que um examerealsbet minesfezes revelou sobre bispo morto há maisrealsbet mines300 anos:realsbet mines

O bispo Jens Bircherod e as fezes

Crédito, Nordjyllands Historiske Museum/Moesgaard Museum

Legenda da foto, O bispo Jens Bircherod e as fezes encontradas nas escavaçõesrealsbet minesseu antigo palacete

realsbet mines Uma massarealsbet minesfezes que estava guardada no acervorealsbet minesum museu na Dinamarca levou um gruporealsbet minespesquisadores a identificar um bispo que viveu no fim do século 17 na cidaderealsbet minesAalborg, no norte do país.

A análise do resíduo, descoberto dentrorealsbet minesuma garrafa quebrada no museu, revelou restosrealsbet minesuma dieta exótica para a época: figos, uvas, pimenta e trigo sarraceno.

Quem consumia tudo isso era o bispo Jens Bircherod - o material tinha sido encontrado primeiramenterealsbet mines1937, durante escavações na antiga mansão do religioso.

"Tudo combina muito bem com o bispo que viveu naquela casarealsbet mines1694 a 1708", afirmou Jette Linaa, do Museu Moesgaard, na cidade dinamarquesarealsbet minesAarhus, a 118 quilômetrosrealsbet minesAalborg.

A latrina e as fezes

Crédito, Nordjyllands Historiske Museum/Moesgaard Museum

Legenda da foto, As fezes foram encontradas durante escavações arqueológicasrealsbet minesuma latrina,realsbet mines1937

Naquela época, a dieta dos moradores da cidade era à baserealsbet minescarne suína e bovina e repolho.

Já o trigo sarraceno, encontrado no material analisado, era característico da alimentaçãorealsbet minesquem viviarealsbet minesFunen, uma ilha a cercarealsbet mines200 quilômetros dali.

"Ele tinha uma dieta típica da classe alta - ele era parte da classe alta", disse Linaa à BBC.

O banheiro do bispo

Linaa contou que ela e o colega, Christian Vraengmose, encontraram uma caixa na árearealsbet minesarmazenamento do museu enquanto investigavam a movimentaçãorealsbet minespessoas entre as cidades da Dinamarca entre os séculos 15 e 17.

O objeto foi parar ali como parterealsbet minesum esforço anteriorrealsbet minesarqueólogos, que haviam guardado tudo o que encontraram quando prédios do centrorealsbet minesAalborg foram demolidos para dar lugar a uma praça.

O material descoberto recentemente pela dupla tinha sido retiradorealsbet mines1937 do antigo banheiro do bispo na mansão.

Peçasrealsbet minesporcelana encontradas nas escavações

Crédito, Moesgaard Musem

Legenda da foto, Entre as peças encontradas no local estão uma jarra e um poterealsbet minesporcelana

Dentro da caixa estava a garrafarealsbet minesvidro quebrada com as fezes.

"Nosso arqueólogo e botânico analisou o conteúdo e encontrou várias sementes, nozes e frutas silvestres", contou Linaa.

Além das fezes, os arqueólogos também encontraram restosrealsbet minesjogosrealsbet minesporcelana fabricadas na cidade holandesarealsbet minesDelft, incluindo uma jarra, uma bacia e uma frascorealsbet minescristal.

A próxima etapa da pesquisa é descobrir quem exatamente morava no palacete do bispo Jens Bircherod.

"Já sabemos que era o bispo,realsbet minesmulher e filhos e mais alguns empregados, mas por enquanto não sabemos quantos eram", explicou a pesquisadora.

Os pesquisadores também vão analisar outras fezes encontradasrealsbet minesoutras duas latrinas antigasrealsbet minesAalborg.