Crianças que chupam o dedo ou roem as unhas têm menos alergias, indica estudo:jogo a blazer

Pessoa rói as unhas

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Segundo pesquisa, hábitos criticados têm efeitos positivos

jogo a blazer Embora geralmente sejam vistos com maus olhos, os hábitosjogo a blazerchupar o dedo ou roer as unhas podem ter efeitos positivos, segundo um novo estudo realizado na Nova Zelândia.

O trabalho publicado no periódico científico Pediatrics indica que crianças que fazem isso têm menos chancesjogo a blazerdesenvolver alergias - ao serem expostas a germes, seus sistemas imunológicos ficariam mais resistentes.

A pesquisa chegou à conclusãojogo a blazerque os dois comportamentos preveniram reações alérgicas entre 1 mil pessoas avaliadas periodicamente entre os 5 e os 32 anosjogo a blazeridade.

Mas esses hábitos não tiveram qualquer efeito sobre a probabilidadejogo a blazerse desenvolver asma, uma condição que pode ser causada por reações alérgicas, ou febre dos fenos, um tipojogo a blazeralergia ao pólenjogo a blazeralgumas plantas.

Menina chupando o dedo

Crédito, iStock

Legenda da foto, Estudo acompanhou pessoasjogo a blazervárias fases da vida

Os cientistas verificaram se os participantes do estudo chupavam o dedo ou roíam as unhas quando eles tinham 5, 7, 9 e 11 anos. Depois, foram testados para alergias aos 13 e aos 32 anos.

Um terço das crianças mantinham estes hábitos. Aos 13 anos, elas tinham 30% menos chancesjogo a blazerterem reações alérgicas a coisas como ácaros ou pelosjogo a blazercachorro ou gatojogo a blazercomparação com aquelas que não chupavam o dedo ou roíam as unhas.

E essa proteção aparentemente é mantida na idade adulta, segundo os cientistas da Universidadejogo a blazerOtago.

O pesquisador Malcom Sears, da Universidade McMaster, no Canadá, diz que, "apesarjogo a blazernão serem hábitos recomendáveis ou a serem incentivados, parecem ter um lado positivo".

Holly Shaw, da Allergy UK, organização sem fins lucrativos que dá apoio a pessoas alérgicas no Reino Unido, destaca que "pesquisasjogo a blazeroutros países apoiam essa teoria da influência do meio ambiente ejogo a blazermicróbios presentes no sistema digestivo sobre as chancesjogo a blazeruma pessoa desenvolver uma alergia alimentar".

"Ter animaisjogo a blazerestimaçãojogo a blazercasa, irmãos mais velhos ou viverjogo a blazeruma fazenda também já foram identificados como fatores ambientais que podem influenciar no desenvolvimentojogo a blazeruma condição alérgica."