Estudo liga câncercasa da denise betpróstata ao tamanho da cintura:casa da denise bet

Homens com cinturacasa da denise bet94 cm tinha 13% maior riscocasa da denise betcâncercasa da denise betpróstata agressivo do que homens com cinturacasa da denise bet84 cm

Crédito, Creatas Images

Legenda da foto, Homens com cinturacasa da denise bet94 cm tinha 13% maior riscocasa da denise betcâncercasa da denise betpróstata agressivo do que homens com cinturacasa da denise bet84 cm

casa da denise bet Homenscasa da denise betcintura larga têm maior riscocasa da denise betdesenvolver tipos mais agressivoscasa da denise betcâncercasa da denise betpróstata, indicou um novo estudo.

Um levantamento realizado com 140 mil homenscasa da denise betoito países europeus mostrou que 10 cm a mais na circunferência abdominal aumentariam as chancescasa da denise betdesenvolver o câncercasa da denise bet13%.

O maior grupocasa da denise betrisco, contudo, era ocasa da denise bethomens com cintura maior do que 94 cm, indicou o estudo da Universidadecasa da denise betOxford, na Inglaterra.

O câncercasa da denise betpróstata é o mais comumcasa da denise bethomens.

O estudo, que foi apresentado na Cúpulacasa da denise betObesidade Europeiacasa da denise betGotemburgo, na Suécia, analisou a associação entre as medidas do corpocasa da denise bethomens na faixa dos 50 anos e o riscocasa da denise betcâncercasa da denise betpróstatacasa da denise bet14 anos.

Durante o período, houve cercacasa da denise bet7 mil casoscasa da denise betcâncercasa da denise betpróstata, dos quais 934 foram fatais.

Os pequisadores descobriram que homens com um Índicecasa da denise betMassa Corporal (IMC) alto e uma cintura larga tinha maiores chancescasa da denise betdesenvolver câncercasa da denise betpróstatacasa da denise betalto risco, uma forma mais agressiva da doença.

Por exemplo, homens com cinturacasa da denise bet94 cm tinha 13% maior riscocasa da denise betcâncercasa da denise betpróstata agressivo do que homens com cinturacasa da denise bet84 cm.

Cientistas também observaram um maior riscocasa da denise betmorte por câncercasa da denise betpróstata com maior IMC e circunferência abdominal.

Aurora Pérez-Cornago, da Universidadecasa da denise betOxford, disse que o estudo mostrou que a associação entre o tamanho do corpo e o câncercasa da denise betpróstata é complexa e varia conforme a agressividade da doença.

Segundo ela, os grandes vilões seriam os hormônios causadorescasa da denise betcâncer presentes nas célulascasa da denise betgordura, mas isso ainda não foi provado.

Câncercasa da denise betpróstata é o mais comumcasa da denise bethomens

Crédito, Science Photo Library

Legenda da foto, Câncercasa da denise betpróstata é o mais comumcasa da denise bethomens

Recomendação

A recomendação da especialista écasa da denise betque os "homens devem manter um peso saudável e se possível perder medidas na cintura".

Mas ela acrescentou que o estudo não analisou especificamente o impacto da perdacasa da denise betpeso no risco do câncercasa da denise betpróstata.

Um porta-voz da Prostate Cancer UK, maior ONGcasa da denise betsaúde masculina, disse: "Manter-se ativo e com um peso saudável pode proteger contra várias doenças, incluindo o câncer".

"Essa pesquisa complementa uma sériecasa da denise betoutras evidências segundo as quais o peso e o tamanho da cintura podem influenciar no surgimento do câncercasa da denise betpróstata", acrescentou.

Thea Cunningham, da ONG Cancer Research UK, que se dedica a pesquisas sobre a doença, diz que mais estudos são necessários para comprovar a associação entre a circunferência abdominal e o riscocasa da denise betdesenvolver câncercasa da denise betpróstata.

"Não está claro se o excessocasa da denise betpeso leva ao desenvolvimentocasa da denise bettipos mais agressivoscasa da denise betcâncercasa da denise betpróstata, ou se existe uma menor probabilidadecasa da denise beto tumor ser diagnosticadocasa da denise betum estágio inicialcasa da denise bethomens com sobrepeso,. Nesse caso, o câncer poderia ser mais agressivo ou estar mais avançado quando for diagnosticado".

"Manter um peso saudável pode ajudar homens a reduzir o riscocasa da denise betoutros tiposcasa da denise betcâncer incluindo câncer do intestino".