Crianças que brincam com celulares e tablets dormem menos:app que aposta 1 real

Bebê com celular

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pesquisa feita na Inglaterra indica que crianças dormem,app que aposta 1 realmédia, 15 minutos menos para cada hora que passam usando aparelhos com telaapp que aposta 1 realtoque

Apesar da proliferaçãoapp que aposta 1 realtelasapp que aposta 1 realtoque nos domicílios, ainda falta compreender o real impacto desses aparelhos no desenvolvimento da primeira infância.

O estudo foi conduzido pela Birkbeck, que faz parte da Universidadeapp que aposta 1 realLondres, com 715 paisapp que aposta 1 realcrianças com até três anosapp que aposta 1 realidade. Perguntou-se a frequência com a qual os bebês brincavam com smartphones e tablets e também detalhes do padrãoapp que aposta 1 realsono das crianças.

Concluiu-se que 75% das crianças usavam aparelhos do tipo diariamente; essa porcentagem eraapp que aposta 1 real51% entre criançasapp que aposta 1 realseis e 11 meses, eapp que aposta 1 real97% entre criançasapp que aposta 1 real25 e 36 mesesapp que aposta 1 realidade.

As crianças que brincam com os aparelhos dormem menos à noite e mais durante o dia. E,app que aposta 1 realum modo geral, contabilizam 15 minutos a menosapp que aposta 1 realsono para cada hora que passam brincando com esses eletrônicos.

Tim Smith, um dos pesquisadores que participou do estudo, afirma que o tempoapp que aposta 1 realsono perdido não é muito quando se dorme um totalapp que aposta 1 real10, 12 horas por dia. "Mas cada minuto importa no desenvolvimento infantil por causa dos benefícios do sono", afirma.

As conclusões do estudo não são definitivas, mas Smith diz que a pesquisa indica que telasapp que aposta 1 realtoque podem estar associadas a problemas do sono.

Por outro lado, a pesquisa também mostrou que crianças que usam ativamente as telasapp que aposta 1 realtoque (arrastando elementos,app que aposta 1 realvezapp que aposta 1 realapenas assistir a imagens) aceleraram o desenvolvimentoapp que aposta 1 realhabilidades motoras.

Crianças devem ou não brincar com telasapp que aposta 1 realtoque?

Mas afinal, crianças devem, ou não brincar com aparelhos eletrônicos interativos?

"É muito complicado responder isso agora. A ciência ainda está imatura, estamos realmente atrasadosapp que aposta 1 realrelação à tecnologia e é muito cedo para fazer afirmações definitivas", diz Smith.

Para ele, no momento, a melhor aposta é seguir as mesmas regras usadas para estabelecer o tempo que as crianças passamapp que aposta 1 realfrente à televisão. Isso significa que os pais devem impor limites para o usoapp que aposta 1 realaparelhos com telasapp que aposta 1 realtoque, assegurando que o conteúdo seja adequado à idade e evitando que o uso seja feito antes da horaapp que aposta 1 realdormir.

Também é preciso estimular que as crianças façam atividades físicas, na avaliação do especialista.

Bebê com tablet

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Especialistas sugerem evitar o usoapp que aposta 1 realeletrônicos antes da horaapp que aposta 1 realdormir, mas dizem não ser necessário banir o uso

"Como é o primeiro estudo a investigar as associações entre o sono e o usoapp que aposta 1 realtelasapp que aposta 1 realtoque na infância, trata-seapp que aposta 1 realuma pesquisa oportuna", afirma Anna Joyce, pesquisadoraapp que aposta 1 realdesenvolvimento cognitivo da Universidadeapp que aposta 1 realCoventry, na Inglaterra.

"Com base nesses achados e no que sabemos por meioapp que aposta 1 realoutros estudos, talvez valha a pena limitar o usoapp que aposta 1 realtelasapp que aposta 1 realtoque ou o usoapp que aposta 1 realoutros aparelhos eletrônicos nas horas anteriores ao momento que a criança vai para a cama dormir", completa Joyce.

Para a pesquisadora, "até que se saiba como as telasapp que aposta 1 realtoque afetam o sono, esses aparelhos não deveriam ser banidos por completo".

O professor Kevin McConway, da Open University, prefere encarar os resultados dessa pesquisa com desconfiança. "Eu não perderia o sono por conta desses resultados se eu ainda tivesse bebês. As crianças dessa pesquisa usavam telasapp que aposta 1 realtoque por 25 minutos por dia e por isso dormiriam seis minutos a menos", avalia.