Supremo afasta Ibaneis do governo do DF após invasõeslampionsbet betbolsonaristas:lampionsbet bet

Crédito, Reuters

Legenda da foto, O ministro do STF Alexandreslampionsbet betMoraes determinou o afastamentolampionsbet betIbaneis Rocha do cargolampionsbet betgovernador do DF

lampionsbet bet O ministro Alexandrelampionsbet betMoraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na madrugada desta segunda-feira (9/1) o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O protesto contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e favorlampionsbet betum golpelampionsbet betEstado terminoulampionsbet betatoslampionsbet betvandalismo e depredação do patrimônio público, alémlampionsbet betconfronto com a polícia.

A decisão do ministro foi dadalampionsbet betresposta a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AC).

Para Moraes, a condutalampionsbet betIbaneis, um aliadolampionsbet betBolsonaro, foi "dolorosamente omissa"lampionsbet betrelação ao vandalismo praticado por bolsonaristas na tarde deste domingo. Segundo o ministro, as forçaslampionsbet betsegurança do DF não se planejaram para impedir o vandalismo e a depredação dos prédios públicoslampionsbet betBrasília.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
lampionsbet bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

pokerstars casino

s lampionsbet bet negociação, as trocas lampionsbet bet criptografia também oferecem descoberta lampionsbet bet preços através

da atividade lampionsbet bet comércio, bem como armazenamento para 👄 cripto. Crypto Exchanges: O que

Fim do Matérias recomendadas

Crédito, Agência Brasil

Legenda da foto, Governador do DF, Ibaneis Rocha é um aliado do ex-presidente Bolsonaro

De acordo com Moraes, o governador "deu declarações públicas defendendo uma falsa 'livre manifestação políticalampionsbet betBrasília' - mesmo sabedor por todas as redes que ataques às instituições e seus membros seriam realizados."

"(Ibaneis) também ignorou todos os apelos das autoridades para a realizaçãolampionsbet betum planolampionsbet betsegurança semelhante aos realizados nos últimos dois anoslampionsbet bet7lampionsbet betsetembro,lampionsbet betespecial, com a proibiçãolampionsbet betingresso na Esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso", escreveu o ministro.

Na decisão, Moraes ainda afirma que "absolutamente NADA justifica e existêncialampionsbet betacampamentos cheioslampionsbet betterroristas, patrocinados por diversos financiadores e com a complacêncialampionsbet betautoridades civis e militareslampionsbet bettotal subversão ao necessário respeito à Constituição Federal."

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Bolsonaristas na rampa do Palácio do Planalto na tardelampionsbet betdomingo

O ministro também criticou a atuaçãolampionsbet betAnderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, que até este domingo ocupava o cargolampionsbet betsecretáriolampionsbet betSegurança Público do DF.

Após os atos deste domingo, Torres havia sido demitido pelo próprio governador do DF. O ex-ministro está passando férias nos Estados Unidos.

Para Moraes, Torres agiu com "descaso e conivência" ao não apresentar "planejamento que garantisse a segurança e a ordem no Distrito Federal e do patrimônio público."

Na decisão, Moraes também determinou que os acampamentoslampionsbet betbolsonaristaslampionsbet betfrente ao quartel-general do Exército,lampionsbet betBrasília, devem ser desfeitos pela Polícia Militar, com apoio da Polícia Federal e da Guarda Nacional, caso seja necessário.

Mais cedo, o presidente Lula anunciou que o governo federal fará uma intervenção na árealampionsbet betsegurança pública do DF até 31lampionsbet betjaneiro.

A possibilidadelampionsbet betintervenção está prevista no artigo 34 da Constituição Federal. Ele diz que o presidente pode decretar a intervenção com objetivolampionsbet bet"pôr termo a grave comprometimento da ordem pública".

A Constituição também determina que o decretolampionsbet betintervenção do presidente seja submetido ao Congresso Nacionallampionsbet betaté 24 horas. Como os parlamentares estãolampionsbet betrecesso, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fará uma convocação extraordinária para analisar a questão.