Nós atualizamos nossa Políticasimular aposta esporte netPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termossimular aposta esporte netnossa Políticasimular aposta esporte netPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como China superou Brasil e virou grande produtorasimular aposta esporte netpeixes amazônicos:simular aposta esporte net
Além da produçãosimular aposta esporte netpescados para consumo humano, a China e outras nações asiáticas viraram referência na criaçãosimular aposta esporte netpeixes ornamentais amazônicos. Hoje, há variaçõessimular aposta esporte netuma espécie chamada acará-disco que só são encontradas na Ásia, segundo pesquisadores ouvidos pela BBC News Brasil.
Mas como esses peixes, nativossimular aposta esporte netAmazônia e adjacências, foram parar do outro lado do mundo? Por trás dessa verdadeira saga, existem lendas, históriassimular aposta esporte netcooperação e investimento pesadosimular aposta esporte netciênciasimular aposta esporte netponta.
Da Amazônia para a Ásia
Diz a lenda que, antes da Rio-92, a histórica conferência do clima realizada no Riosimular aposta esporte netJaneiro, o primeiro-ministro chinês Li Peng teria viajado para Manaus, onde se reuniu com o então governador do Estado do Amazonas, Gilberto Mestrinho (MDB).
Durante o encontro, o emissário da China recebeusimular aposta esporte netpresente casais vivossimular aposta esporte nettambaquis, que foram levadossimular aposta esporte netvolta ao país asiático — e teriam dado início ao interesse pelas espécies aquáticas amazônicas por lá.
O fato é que existem poucas evidências ou registros oficiais dessa reunião entre emissários chineses e amazonenses, e os principais nomes supostamente envolvidos no episódio (Li Peng e Gilberto Mestrinho) já morreram.
A BBC News Brasil entrousimular aposta esporte netcontato com o Governo do Estado do Amazonas e com a Embaixada da China no país para confirmar ou descartar o tal episódiosimular aposta esporte net1992, mas não foram enviadas respostas até a publicação desta reportagem.
Os especialistassimular aposta esporte netpiscicultura consideram que é muito mais provável que essa introduçãosimular aposta esporte netespécies amazônicassimular aposta esporte netoutros países tenha acontecido aos poucos e por meiosimular aposta esporte netvárias fontes diferentes.
Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), lembrasimular aposta esporte netum convênio firmado nos anos 1980 entre Brasil e China.
"Houve uma troca,simular aposta esporte netque nosso país recebeu carpas e tecnologias para a produção desses peixes e,simular aposta esporte nettroca, ofereceu materiais sobre algumas espécies nativas", diz. "E cada parte aproveitou as informações do jeito que quis."
Um artigo publicadosimular aposta esporte net2018 destaca que o tambaqui e espécies híbridas já foram observadassimular aposta esporte netdiversos países onde eles não são nativos, como Estados Unidos, China, Indonésia, Mianmar, Vietnã, Tailândia e Singapura.
Ainda segundo os autores, essa introdução ocorreusimular aposta esporte netforma acidental ou deliberada, nesse caso, com o objetivosimular aposta esporte netiniciar criações desses peixessimular aposta esporte netoutros lugares.
Outra possível fonte do espalhamento é o aquarismo, a práticasimular aposta esporte netmanter espécies aquáticassimular aposta esporte nettanques para decoração e apreciação.
Um estudosimular aposta esporte net2011 feito na Universidadesimular aposta esporte netZagreb, na Croácia, tentou desvendar como duas pirapitingas foram pararsimular aposta esporte netrios da Europa Central.
A principal hipótese levantada é asimular aposta esporte netque aquaristas jogaram, por algum motivo, esses seressimular aposta esporte netreservatóriossimular aposta esporte netágua locais, que reuniam as condições básicas para que eles pudessem sobreviver e se reproduzir.
Que fique claro: essa trocasimular aposta esporte netespécies entre países era bem menos regulada há três ou quatro décadas. Só mais recentemente que surgiram leis rígidas que impedem ou dificultam a saída e a entradasimular aposta esporte netvegetais, animais, fungos e outros seres vivos entre fronteiras.
"É só lembrar que a soja, um dos principais produtossimular aposta esporte netexportação do Brasil nas últimas décadas, é originária da China", ilustra Medeiros.
"Ou seja, falamossimular aposta esporte netum processo legal. A diferença, no caso dos peixes, é que a China resolveu transformá-los num produto comercial e ganhar dinheiro com isso."
Mais beleza nos aquários
Além das espécies criadas para consumo (como o tambaqui e a pirapitinga), também chama a atenção o que aconteceu com os peixes ornamentais amazônicos.
"O acará-disco, nativo da Amazônia, é vendido no exterior com novas colorações e características que não existem no próprio Brasil", aponta Giovanni Vitti Moro, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura.
Essas novas linhagens da espécie foram desenvolvidas a partirsimular aposta esporte netcruzamentos ou pela seleçãosimular aposta esporte netcaracterísticas desejadas por meio da manipulação genética e são apreciados por aquaristas do mundo inteiro.
"Hojesimular aposta esporte netdia, nós temos que importar essas matrizes diferentes do acarásimular aposta esporte netChina, Índia e Tailândia", complementa Moro.
O biólogo Adalberto Luis Val, do Instituto Nacionalsimular aposta esporte netPesquisas da Amazônia, aponta que o Brasil também está ficando para trás nesse mercado do aquarismo.
Isso porque os produtores locais ainda dependem do extrativismo, que se baseiasimular aposta esporte netcoletar esses peixes diretamente na natureza,simular aposta esporte netvezsimular aposta esporte netcriá-los e reproduzi-lossimular aposta esporte nettanques.
"Nós precisamos desenvolver tecnologias para a produção desses animaissimular aposta esporte netcativeiro. A China já faz isso, e o mercadosimular aposta esporte netaquarismo sinalizou que, entre 2025 e 2030, vai reduzir aos poucos a importaçãosimular aposta esporte netpeixes ornamentais oriundos do extrativismo", conta o pesquisador e professor.
"Isso porque,simular aposta esporte netcada dez peixes que são coletados do ambiente natural para exportação, nove morrem no caminho."
O que dizem os números
Não há dúvidassimular aposta esporte netque a China ésimular aposta esporte netlonge a líder global no mercadosimular aposta esporte netpescados. Segundo os registros da FAO, o país asiático produziu 83,9 milhõessimular aposta esporte nettoneladas métricassimular aposta esporte netpeixe com captura e aquicultura sósimular aposta esporte net2020.
Para se ter uma ideia, o segundo lugar é da Indonésia, com 21,8 milhões, um valor quase quatro vezes menor. Na sequência, aparecem Índia (14 milhões), Vietnã (8 milhões) e Peru (5,8 milhões).
Dentro desse cenário, os peixes amazônicos ainda representam uma fatia muito pequena, quase insignificante, do mercado piscicultor chinês.
"Por lá, a pirapitinga atende a alguns nichos específicos. Ela é vendida pequena, grande, inteira,simular aposta esporte netfilé… Conforme o tamanho, o preço muda", descreve Moro.
Medeiros acrescenta que "a China vê a pirapitinga como um produtosimular aposta esporte netcombate (de margem reduzidasimular aposta esporte netlucro para chamar atenção do mercado), vendido para públicos com baixo poder aquisitivosimular aposta esporte netÁfrica e Índia". "O preço é menor, mas eles ganham no volume", diz.
E o Brasil?
Apesarsimular aposta esporte netpossuir uma costa litorânea extensa e a maior quantidadesimular aposta esporte netrecursos hídricos do planeta, o país está bem longe da liderança do mercadosimular aposta esporte netpescados.
A FAO calcula que o Brasil produziu 1,3 milhõessimular aposta esporte nettoneladassimular aposta esporte netpeixes para consumosimular aposta esporte net2020. Isso faz com que o país ocupe a 21ª posição no ranking mundial, atrássimular aposta esporte netnações com menos território, como Equador, Marrocos, Japão e Peru.
Também é curioso pensar que o peixe mais consumido pelos brasileiros é "estrangeiro": a tilápia, originária do Rio Nilo, no continente africano, reina absoluto nas cozinhas do país.
O anuáriosimular aposta esporte net2022 da Peixe BR aponta que a tilápia já representa 63,5% da produção brasileira (486,2 mil toneladas), e a tendência é que esse número suba para 80% até o final da década.
Na sequência, aparecem os peixes nativos do país, que representam hoje 31,2% do total (262,3 mil toneladas). E o principal representante do grupo é justamente o tambaqui.
O grande problema, apontam os pesquisadores, é que esse consumo dos peixes nativos está concentrado principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, e as carnessimular aposta esporte nettambaqui, matrinxã, pirarucu e companhia são muito menos frequentes nos lares no Nordeste, Sudeste e Sul, onde a densidade populacional é maior.
Para Moro, há pelo menos três entraves para a popularização desses pescados.
"Vamos pegar a tilápia como exemplo. Ela tem uma proteínasimular aposta esporte netalta qualidade, um preço competitivo e é fácilsimular aposta esporte netpreparar", diz.
"O tambaqui e outros peixes amazônicos são vendidos inteiros e têm espinhas entre os músculos, o que dificulta o preparo e o consumo."
O desafio está, então,simular aposta esporte netdesenvolver linhagens com menos espinhas e mais carne, capazessimular aposta esporte netcrescer rapidamente e que tenham um tamanho padrão.
Esse é mais ou menos o caminho que levou a tilápia e o salmão ao sucessosimular aposta esporte netvendassimular aposta esporte netmercados e peixarias: nos últimos 40 anos, foram feitos vários estudos com o objetivosimular aposta esporte netdesenvolver um produto que reunisse uma sériesimular aposta esporte netcaracterísticas desejáveis, como maciez, gosto, facilidadesimular aposta esporte netpreparo…
E o mesmo processo já começou a ser feito com o próprio tambaqui mais recentemente. Além dos trabalhos realizados na China e no resto da Ásia, os pesquisadores brasileiros também pensamsimular aposta esporte netcomo desenvolver esse setor por aqui.
"Nos últimos cinco ou seis anos, temos trabalhado na Embrapa formassimular aposta esporte netgarantir a rastreabilidade dos tambaquis, para garantirmos que aquele produto não foi retirado da naturezasimular aposta esporte netforma indevida", destaca Giovanni Moro, da Embrapa.
"Isso é algo que certamente fará a diferença, especialmente na horasimular aposta esporte netexportar o pescado para mercados cada vez mais preocupados com o manejo sustentável dos recursos."
Cientistas brasileiros também descobriram linhagens do tambaqui que possuem pouca ou nenhuma espinha entre os músculos, o que futuramente pode render cortes maiores e mais fáceissimular aposta esporte netpreparar ou consumir.
Um potencial enorme
Entre os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, não há dúvidassimular aposta esporte netque peixes como o tambaqui podem turbinar o mercado nacional e até as exportações.
"Trata-sesimular aposta esporte netuma carnesimular aposta esporte netexcelente qualidade, muito apreciada pelo público, com a qual é possível fazer diferentes cortes e pratos, como o lombo, a costelinha, a moqueca, as iscas fritas ou os filés assados", diz Antonio Leonardo, do Centrosimular aposta esporte netPesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Institutosimular aposta esporte netPescasimular aposta esporte netSão Paulo.
Outro ponto positivo do tambaqui está na facilidadesimular aposta esporte netprodução. Afinal, trata-sesimular aposta esporte netuma espécie resistente e que cresce com velocidade — na natureza, ele pode chegar a até 30 ou 40 quilos.
"Além disso, o tambaqui se alimenta principalmentesimular aposta esporte netfrutos. Isso significa que, para se desenvolver, ele não dependesimular aposta esporte netfarinhassimular aposta esporte netpeixe usadassimular aposta esporte netoutras criações", afirma o zootecnista Alexandre Hilsdorf, pesquisador do Núcleo Integradosimular aposta esporte netBiotecnologia da Universidadesimular aposta esporte netMogi das Cruzes,simular aposta esporte netSão Paulo.
"Essas farinhas estão se tornando um problemasimular aposta esporte netsustentabilidade, pois as empresas precisam capturar peixes para processar e transformarsimular aposta esporte netração para os outros peixes."
"Reunindo todas essas características, para mim não há dúvidassimular aposta esporte netque peixes como o tambaqui podem se transformarsimular aposta esporte netuma commodityno futuro", opina Hilsdorf, que publicou um artigo no ano passado sobre a produção sustentável desse pescado.
A economia da florestasimular aposta esporte netpé
Mas aumentar a produçãosimular aposta esporte netpescados nativos não pode representar uma ameaça à biodiversidade?
"A piscicultura depende do meio ambiente. Sem o equilíbrio dos recursos naturais, nosso negócio fracassa", responde Antonio Leonardo, do Institutosimular aposta esporte netPescasimular aposta esporte netSão Paulo.
Para Val, é possível incentivar esse mercado sem destruir a natureza: "O segredo está no manejo das espécies".
O biólogo, inclusive, acredita que há potencialsimular aposta esporte netdesenvolver a produção não apenas do tambaqui, como também do pirarucu, do jaraqui, do matrinxã esimular aposta esporte netoutras variedades populares entre os moradores da Amazônia.
"Sabemos que o matrinxã, por exemplo, pode ser produzidosimular aposta esporte netpequenos igarapés espalhados pela Amazônia. Um canalsimular aposta esporte net20 metrossimular aposta esporte netextensão, dois metrossimular aposta esporte netlargura e um metrosimular aposta esporte netprofundidade é capazsimular aposta esporte netgerar até uma tonelada desse peixe por ano", calcula o biólogo.
"Agora, imagine que esse pequeno igarapé seja gerido por uma famíliasimular aposta esporte netquatro pessoas, que vai consumir 400 quilossimular aposta esporte netpescado por ano. Os 600 quilos que sobram poderiam ser vendidos para cooperativas, que fariam o processamento e a vendasimular aposta esporte netlarga escala", complementa.
Segundo o especialista, "o produto mais importante da bioeconomia, ou a economia da florestasimular aposta esporte netpé, é a informação".
"Ao saber como os peixes vivem, comem e se reproduzem, temos o domínio do conhecimento para fazer o manejo adequado, sem prejuízo à biodiversidade", conclui.
- Este texto foi publicadosimular aposta esporte nethttp://vesser.net/brasil-64178820
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível