Eleições: Lula retoma estratégiah2h betano2002, mas deve ser menos 'paz e amor', dizem especialistas:h2h betano

Lula e Alckmin

Crédito, Ricardo Stuckert/Divulgação

Legenda da foto, Lula e Alckmin se encontraramh2h betanoevento promovido pelo Grupo Prerrogativas,h2h betanodezembroh2h betano2021

Em 1989, ele já havia passado por um mandato como deputado constituinte, mas ainda era visto como um políticoh2h betanoesquerda que pregava ruptura com o sistema. Foi derrotado no segundo turno por Fernando Collorh2h betanoMello.

Em 1994, Lula continuou a se posicionar como um candidatoh2h betanooposição, com forte apelo popular e discurso críticoh2h betanorelação ao capital internacional, mas perdeu a disputa para Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que se beneficiou da popularidade trazida pelo Plano Real. Lula voltaria a perderh2h betano1998.

Em 2002, ocorre a virada. Aconselhado pelo marqueteiro Duda Mendonça, Lula adotou o terno e a gravata e mudou o tomh2h betanoseus discursos, se posicionandoh2h betanoforma menos radicalh2h betanotemas como a economia. Em vezh2h betanoruptura, o mote passou a ser "união". Foi o início da fase conhecida como "Lulinha paz e amor".

Lula e Joséh2h betanoAlencar

Crédito, Ricardo Stuckert

Legenda da foto, Lula e o ex-presidente José Alencar durante eventoh2h betano2009. Chapa com Alencar foi sinalizaçãoh2h betanomoderação ao mercado, dizem especialistas

"A maior mudança foi entre 1989 e 2002. Ele mudou a formah2h betanose vestir, formah2h betanofalar,h2h betanofazer os programas na TV. Em 1989, a ideia que se passava era ah2h betanoque Lula era representante dos pobres do Brasil e que, por isso, tinha que ser eleito. Em 2002 era o representanteh2h betanotodos e que tinha a maior capacidadeh2h betanolidar com os problemas do país. Era o Lula da União", diz a pesquisadora do Wilson Center,h2h betanoWashington, e professora da FGV, Daniela Campello.

Daniela afirma que o Lulah2h betano2022 é,h2h betanocerta maneira, uma reedição do Lulah2h betano2002, mas com um viés ainda mais centrista do que o adotadoh2h betano2002.

Segundo ela, essa trajetóriah2h betanodireção ao centro fica evidente na possível formaçãoh2h betanouma chapa tendo como vice o ex-tucano Geraldo Alckmin, antigo adversário políticoh2h betanoLula, que anunciouh2h betanofiliação ao PSB na semana passada. Eles se enfrentaram nas eleições presidenciaish2h betano2006, vencidas por Lula.

Segundo ela, o movimento é semelhante à aliança com o empresário José Alencar,h2h betano2002, que foi vice nah2h betanocandidatura.

Ela diz que, seh2h betano2002, a escolhah2h betanoAlencar foi uma sinalização direta aos empresários,h2h betano2022, a opção por Alckmin seria uma formah2h betanoindicar um acenoh2h betanomoderação tanto para os agentes econômicos supostamente mais temerososh2h betanorelação ao PT quanto para o eleitor mais à direita sem o qual não seria possível vencer as eleições.

"Em 2002, Lula fez um sinal ao empresariado, especialmente aos industriais, ao chamar o Jose Alencar. Agora, Lula está sendo ainda mais radical no seu centrismo do que foih2h betano2002. Abrir espaço para Alckmin é uma sinalização bem mais explícita dah2h betanoidah2h betanodireção ao centro", explica.

A cientista política e pesquisadora Carolina Botelho, do Laboratórioh2h betanoEstudos Eleitorais,h2h betanoComunicação Política eh2h betanoOpinião Pública da Universidade do Estado do Rioh2h betanoJaneiro (UERJ), também vê o Lulah2h betano2022 mais próximo doh2h betano2002 do que aqueles que disputaram as eleiçõesh2h betano1989, 1994 e 1998.

"O Lulah2h betano2022 vem com uma agendah2h betanogoverno que é bem mais parecida com ah2h betano2002 do que com ah2h betano1989. Esse (1989) era um período no qual o PT não dialogava com os eleitores mais ao centro. Agora, Lula volta a dialogar com esse eleitorh2h betanouma maneira direta", afirma.

As semelhanças entre o Lulah2h betano2002 com oh2h betano2022 não param na tentativah2h betanoformar alianças, dizem as especialistas. Segundo elas, o petista volta a apostarh2h betanomotes como "união", "esperança" e "geraçãoh2h betanoempregos".

"O contexto é parecido, embora haja diferenças importantes. Em 2002, também havia uma crise econômica, embora não houvesse uma tensão à ordem institucional como entendo que há hoje. O discurso que Lula adota agora é, novamente, oh2h betanounificaçãoh2h betanomeio à crise", afirma Carolina.

Uma comparação entre o primeiro programah2h betanoTV do PT no horário eleitoral gratuitoh2h betano2002 e uma inserção do partido divulgada na terça-feira (22/3) reforça essa semelhança.

No primeiro, Lula apareceh2h betanouma salah2h betanoreunião cercado por antigos ícones do PT como a ex-presidente Dilma Rousseff, os ex-ministros Guido Mantega e Aloizio Mercadante e do seu então candidato a vice, José Alencar.

Em seu discurso, Lula foca na geraçãoh2h betanoempregos e começa dizendo que a crise pela qual o país passava era grave e que era preciso mudar os rumos da economia.

"Ou seremos capazesh2h betanoproduzir mais e fazer crescer a renda do povo fortalecendo a nossa economia, ou continuaremos andando para trás", dizia Lula há 20 anos.

No vídeo divulgado na terça-feira (22/3), o foco no emprego é semelhante. Lula diz que, nos governos do PT, foram criados 20 milhõesh2h betanoempregos e promete "reconstruir" o país.

"O povo brasileiro precisa voltar a ter esperançah2h betanonovo", afirma.

Lula discursah2h betanoassembléiah2h betanometalúrgicos do ABC paulista durante greveh2h betanomarçoh2h betano1979; livro analisa trajetóriah2h betanoex-presidente e do PT

Crédito, Instituto Lula Iconographia

Legenda da foto, Lula discursah2h betanoassembléiah2h betanometalúrgicos do ABC paulista durante greveh2h betanomarçoh2h betano1979; livro analisa trajetóriah2h betanoex-presidente e do PT

Menos paz e amor

O cientista político e professor da Universidadeh2h betanoBrasília (UnB) Lúcio Rennó também acredita que a versão 2022h2h betanoLula é mais próxima dah2h betano2002 que dah2h betanooutros anos. Ele, no entanto, pontua que a vertente "paz e amor" não deverá ser tão pronunciada quantoh2h betanooutros momentos da trajetória política do petista.

Isso ocorrerá, segundo Rennó, por conta da formah2h betanoatuar do seu principal adversário, segundo as pesquisash2h betanointençãoh2h betanovoto: Jair Bolsonaro.

"A disputa com Bolsonaro vai exigir posições mais firmesh2h betanoLula. Em 2002, ele enfrentou José Serra, mas a natureza do embate era diferente. Em 2006, ele foi atacado por conta do mensalão, mas ele era presidente. Não cabia ele ir para o ataque. Agora, Lula deverá ser atacado e o embate será muito acirrado. Não tem como se manter 'paz e amor' o tempo todoh2h betanoum cenário tão polarizado", explica Rennó.

Carolina Botelho diz que o embate com candidatos como Bolsonaro vai exigir uma postura mais "vigorosa"h2h betanoLula. Ela afirma, no entanto, que Lula deverá adotar um "mix" e modular seus discursosh2h betanoacordo com o momento e o público numa estratégiah2h betanoconsolidarh2h betanobase e não afastar potenciais novos eleitores.

"Considerando a polarização, não tem como (Lula) não ser vigoroso no seu comportamento. Há um adversário (Bolsonaro) com um discurso muito fora do que se esperava na política. Eu diria que ele vai adotar um 'mix' dessas versões como estratégia para cooptar e seduzir o eleitorh2h betanocada grupo", afirmou.

Panfleto Eleiçoesh2h betano1989

Crédito, Acervo CBSH/FPA

Legenda da foto, Cartaz da candidaturah2h betanoLula durante as eleiçõesh2h betano1989, quando ele perdeu no segundo turno para Fernando Collorh2h betanoMello

Contradições e negociação

Mas apesar dos sinaish2h betanoque o Lulah2h betano2022 acena vigorosamente ao eleitorado mais conservador, como explicar declarações recentes do ex-presidente nas quais ele defendeu a regulação da mídia e a revogação da reforma trabalhista aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer?

Carolina Botelho afirma que os acenosh2h betanoLula ao chamado centro não significarão um abandonoh2h betanobandeiras históricas do partido. Segundo ela, o PT ainda está negociando interna e externamente quais serão os discursos a serem adotados durante a campanha.

"Esse é o momentoh2h betanonegociação, mas esses dois pontos fazem parte da agenda do PT. É agora que eles estão decidindo o que vai ser jogado na mesa da campanha e o que vai ficarh2h betanofora", explica.

Esse períodoh2h betanonegociação tanto entre agentes do PT como com possíveis aliados faz com que, segundo Carolina Botelho, ainda seja difícil detalhar qual a imagem exata que Lula irá projetar nestas eleições.

"Ainda há muitos pontos a serem costurados tanto dentro quanto fora do PT. Como Lula aparece com alguma vantagem nas pesquisas, ele pode esperar um pouco mais para se posicionar. Além disso, a maior parte do eleitorado já o conhece. Essa definiçãoh2h betanoagenda não seria tão urgente", explica.

Lúcio Rennó concorda com Carolina.

"As sinalizações ainda são relativamente prematuras. O grande movimento,h2h betanofato, é a provável aliança com Alckmin. A imagem exata que irá para as eleições ainda vai ser definida e será resultado das discussões internas, externas e do cenário político", avalia.

Línea

h2h betano Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal h2h betano .

h2h betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube h2h betano ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosh2h betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticah2h betanousoh2h betanocookies e os termosh2h betanoprivacidade do Google YouTube antesh2h betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueh2h betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoh2h betanoterceiros pode conter publicidade

Finalh2h betanoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosh2h betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticah2h betanousoh2h betanocookies e os termosh2h betanoprivacidade do Google YouTube antesh2h betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueh2h betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoh2h betanoterceiros pode conter publicidade

Finalh2h betanoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosh2h betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticah2h betanousoh2h betanocookies e os termosh2h betanoprivacidade do Google YouTube antesh2h betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueh2h betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoh2h betanoterceiros pode conter publicidade

Finalh2h betanoYouTube post, 3