Impeachment: gruposbetano com o que édireita e esquerda convocam carreatas pela saídabetano com o que éBolsonaro:betano com o que é

Faixa amarela colocada na rua e vista do alto diz 'fora bolsonaro'betano com o que éazul; ao lado, telhadosbetano com o que écasas

Crédito, Quart4rt

Em cidades como Belo horizonte, São Paulo e Riobetano com o que éJaneiro, essa mobilização da esquerda está convergindo com a convocação iniciada na semana passada por integrantes do movimento Acredito — grupobetano com o que érenovação política que não se coloca comobetano com o que édireita ou esquerda, mas como uma organização progressista, e do qual fazem parte os deputados federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Lucas Paulino, integrante do movimento Acreditobetano com o que éBelo Horizonte que iniciou essa mobilização pelo Twitter, contou à BBC News Brasil que foi feito contato com o MBL tentando unificar as manifestações no sábado, mas os gruposbetano com o que édireita preferiram manterbetano com o que éprogramação original.

Adelaide Oliveira, porta-voz do MBL, disse à reportagem que a recusa não foi por divergência ideológica, mas pelo fatobetano com o que éo movimento reunirbetano com o que éSão Paulo muitas pessoas do setorbetano com o que écomércio que trabalham sábado e, por isso, preferem atos aos domingos. Já o Acredito e a Frente Povo Sem Medo não quiserem marcar no domingo por causa da segunda etapa do Enem, que ocorrebetano com o que étodo o Brasil a partirbetano com o que é13h30.

Para Oliveira, é possível que no futuro grupos com diferentes visões ideológicas compartilhem a rua contra Bolsonaro. "Eu consigo imaginar plenamente a avenida Paulista com várias pautas (visões ideológicas) e a esquerda no seu lugar, no seu papel ali,betano com o que étorno da mesma pauta (de impeachment do Bolsonaro)", disse, ao ser questionada sobre essa possibilidade pela reportagem.

Protesto contra o governo

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Protesto contra o governo destaca frasebetano com o que éBolsonaro sobre mortes por covid-19

Pontosbetano com o que éaproximação e divergências

Conversando com lideranças dos diversos movimentos, a BBC News Brasil encontrou como motivaçãobetano com o que écomum na defesa da queda do presidente a indignação com a faltabetano com o que éuma ampla campanhabetano com o que évacinação para imunizar a população contra o coronavírus, além do agravamento da crise com a escassezbetano com o que éoxigêniobetano com o que éManaus e outras cidades do Norte do país para tratar pacientes com covid-19, o que já levou dezenasbetano com o que épessoas a morrerem sufocadas.

No entanto, a reportagem identificou também resistências à convergênciabetano com o que égrupos que têm estadobetano com o que écampos opostos desde 2016.

Por um lado, liderançasbetano com o que éesquerda querem atos com agendas mais amplas, que, alémbetano com o que épedir impeachment e vacinação, cobrem mudanças na política econômica liberal e a volta do auxílio emergencial, pautas rejeitadas pelos movimentosbetano com o que édireita, que defendem redução do rombo fiscal e do tamanho do Estado.

Do outro lado, a convocação do Vem Pra Rua e do MBL se coloca como apartidária e pede que os manifestantes levem apenas a bandeira do Brasil, excluindo bandeirasbetano com o que épartidos ou movimentos sociais. Para a esquerda, esse tipobetano com o que épostura "criminaliza a política" e alimentou a vitóriabetano com o que éBolsonarobetano com o que é2018.

Embora a tentativabetano com o que éunificar os atos neste fimbetano com o que ésemana não tenha obtido êxito, integrantes do Acredito esperam que a proposta "amadureça" após os atosbetano com o que ésábado, caso as carreatas "sejam um sucesso".

Eles citam como inspiração o movimento Diretas Já, que no início dos anos 1980 uniu diferentes partidos e grupos políticos a favor do fim da ditadura militar e da volta da eleição direta para presidente. Em abrilbetano com o que é1984, um comíciobetano com o que éSão Paulo com a participaçãobetano com o que éLuiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Leonel Brizolla e Ulysses Guimarães atraiu centenasbetano com o que émilharesbetano com o que épessoas.

"Propomos uma manifestação suprapartidária, que inclua todo mundo que é oposição a Bolsonaro,betano com o que éforma plural, sem preconceitos, sem distinção ideológica. Eu acho que o ideal é que todo mundo esteja na mesma rua. A gente precisa construir maioria (em favor do impeachment), e a maioria não vai vir nem só da direita, nem só da esquerda", diz Lucas Paulino.

"Gostaríamosbetano com o que éconseguir colocar na mesma mesa a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e o MBL para conversar e sair dali com um consenso pra impeachment", disse também Marco Martins, que estábetano com o que écontato com lideranças dos movimentosbetano com o que éesquerda e direitabetano com o que éSão Paulo.

A mobilização para sábado teve início com um tuítebetano com o que éPaulino propondo a carreatabetano com o que éBelo Horizonte — a partir daí foram criados grupos no WhatsApp e o Telegram para organizar atosbetano com o que édiferentes cidades.

A partir da unificação com a mobilização da Frente Povo Sem Medo, há atos previstosbetano com o que éao menos 25 municípios das cinco regiões do Brasil, incluindo Brasília, Belém, Rio Branco, Porto Alegre, Curitiba e João Pessoa.

"Acho que é positivo que todos os setores se manifestem pelo impeachment nesse momento. Isso mostra a ampliação do desgaste do governo Bolsonaro. Diversos setores têm dito que, nesse momento, a luta pelo impeachment é uma luta para retomar a democracia no país e para retomar também condições sanitárias mínimas no combate à pandemia", afirma Josué Rocha, que integra a Frente Povo Sem Medo e é da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

"Esse debate (sobre atos unificados com gruposbetano com o que édireita) ainda vai se desenrolar, naturalmente, mas existem pautas bastante diferentes, principalmente sobre direitos dos trabalhadores, que vão provavelmente dificultar essa ação mais unitária", ressaltou.

Bannerbetano com o que éconvocação para carreatabetano com o que épedidobetano com o que éimpeachment para Bolsonaro

Crédito, Reprodução/Twitter

Legenda da foto, Formatobetano com o que écarreata foi pensado para diminuir possibilidadebetano com o que écontaminação por coronavírus

A secretária-geral da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Carmen Foro, tem posicionamento semelhante — ela não descartou uma convergência mais à frente, mas enfatizou a diferençabetano com o que éagendas políticas.

"Há uma janela importante abertabetano com o que épedidobetano com o que ésaída do Bolsonaro, por vários setores, por interesses diferenciados, mas tem uma janela aberta. Vamos fazer no sábado e eles no domingo. Dessa vez não serão carreatas antagônicas, serão carreatas que acumulam para um projeto futuro", acrescentou.

Torcidas organizadas, que realizaram atos "em defesa da democracia"betano com o que éjunho, não estão convocando para as carreatas do fimbetano com o que ésemana porque a maioria dos seus integrantes não têm carro, disse à BBC News Brasil Danilo Pássaro, integrante da Somos Democracia, grupo que reúne 14 torcidas organizadas.

Segundo ele, o grupo continuará realizado ações pontuais buscando dar "visibilidade" à campanha pelo impeachment, como o ato realizado no último domingobetano com o que éSão Paulo,betano com o que éque uma faixa gigante "Fora Bolsonaro" foi levada para o Minhocão, no centro da cidade, gerando um panelaço na região. Na terça, a mesma faixa foi levada pelo movimento para Brasilândia, na zona norte paulistana.

Vem pra Rua é o mais recente a embarcar no impeachment

Dentro da esquerda, há pedidos pelo impeachment desde 2019, enquanto o MBL entrou nesse corobetano com o que éabril do ano passado. Já o Vem Pra Rua está pela primeira vez mobilizando seus seguidores pela retiradabetano com o que éBolsonaro, motivado pela faltabetano com o que éuma ampla campanhabetano com o que évacinação.

No domingo (17/01), a Agência Nacionalbetano com o que éVigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencialbetano com o que éduas vacinas — a da Astrazeneca/Oxford e a Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovacbetano com o que éparceria com o Instituto Butantan, órgão do Estadobetano com o que éSão Paulo.

No entanto, somente a vacinação com a Coronavac começou, ainda assim com apenas 6 milhõesbetano com o que évacinas, devido à dificuldade do Butantã e da Fiocruz (que produzirá a da Astrazeneca/Oxford)betano com o que éconseguir importar insumos ou vacinas prontas da China e da Índia, problema que os críticos do governo atribuem à incompetência diplomática da administração Bolsonaro.

Além disso, o governo demorou a buscar outros fornecedores, como Pfizer, cuja vacina já está sendo usadabetano com o que édezenasbetano com o que épaíses.

Jair Bolsonaro colocando máscara

Crédito, Reuters

Legenda da foto, A pressão por um impeachmentbetano com o que éJair Bolsonaro tem aumentado na pandemia

"Com todas as evidências que vieram à tona no manuseio da vacina, fica mais do que caracterizado o crimebetano com o que éresponsabilidadebetano com o que éBolsonarobetano com o que énão zelar pela segurança e por direitos individuais do brasileiro. Isso começa a trazerbetano com o que éforma mais explícita quais são as consequências dos atos atuaisbetano com o que éBolsonaro: mais desemprego e mais mortes", disse Rogério Chequer, líder do Vem Pra Rua, que declarou votobetano com o que éBolsonaro no segundo turno da eleiçãobetano com o que é2018.

"O que estamos observandobetano com o que étermosbetano com o que écenário é que uma enorme parte da população que antes simplesmente não gostavabetano com o que éBolsonaro hoje está revoltada com Bolsonaro. O que a gente vê hoje é um aumento no nível da revolta da população, do inconformismo. E esses componentes, quando começaram a aparecer no impeachmentbetano com o que éDilma, começou a aumentar a velocidade do processo", compara.

Ele também descartou, no momento, a realizaçãobetano com o que éatos conjuntos entre esquerda e direita por serem " movimentos com premissasbetano com o que égoverno completamente diferentes".

"Estamos num momento onde a gente precisabetano com o que émais união e menos polarização. Eu acho que dois movimentos que não têm a mesma convergência política podem estar defendendo a mesma coisa. Se vão estar fisicamente um ao lado do outro, isso eu acho que é menos importante", acredita.

Aliança com Centrão pode proteger Bolsonaro

Já foram apresentados maisbetano com o que é60 pedidosbetano com o que éimpeachment contra Bolsonaro, a maioria deles após a crise do coronavírus. Um processo, porém, só pode ser iniciado pelo presidente da Câmara, e o atual, Rodrigo Maia, disse não ter levado a ideia adiante argumentando que o foco do Congresso deveria estar no enfrentamento da pandemia.

No iníciobetano com o que éfevereiro, a Câmara elege seu sucessor e os candidatos que aparecem com mais condiçõesbetano com o que évencer são os deputados Arthur Lira (PP-AL), que concorre com apoiobetano com o que éBolsonaro, e Baleia Rossi (MDB-SP), que é apoiado por Maia e tem se colocado como independente do governo.

Grupos defensores do impeachment têm pressionado parlamentares também pelas redes sociais. A conta no Twitter @sosimpeachment está contabilizando a posição dos deputados e, até a manhãbetano com o que équinta-feira (21/01), indicava haver 111 favoráveis ao afastamentobetano com o que éBolsonaro, 58 contra e 344 sem posicionamento público.

A Câmara só autoriza o afastamentobetano com o que éum presidente para ser julgado pelo Senado quando há 342 votos pelo impeachment. Hoje, Bolsonaro parece ter uma base capazbetano com o que éimpedir esse cenário — após um iníciobetano com o que égoverno com embates com o Parlamento, a partirbetano com o que émaiobetano com o que é2020 o presidente passou a fortalecerbetano com o que éaliança com partidos do Centrão, trocando apoio político por indicações para cargos na administração federal.

Na avaliaçãobetano com o que éRogério Chequer porém, "o nívelbetano com o que éfidelidade dele (Bolsonaro) e do Centrão é muito baixo", podendo essa aliança se romper a depender das circunstâncias políticas e da pressão popular contra o presidente.

Além da aliança política, o apoio que Bolsonaro mantém com parte da sociedade pode ser um empecilho para o andamento do impeachment. Sua popularidade atingiu seu augebetano com o que émeadosbetano com o que é2020, puxada pelo programabetano com o que éauxílio emergencial. Pesquisasbetano com o que éopinião mostram que a avaliação positiva vem caindo a partir do final do ano passado, mas ainda não estãobetano com o que épatamares tão baixos quanto abetano com o que éDilma Rousseff atingiu quando a petista foi derrubada.

Segundo pesquisa Ibopebetano com o que édezembro, o governo Bolsonaro era avaliado como bom ou ótimo por 35% da população contra 40% três meses antes. Já pesquisa XP/Ipespe divulgada na terça-feira (19/01) mostrou que a avaliaçãobetano com o que éBolsonaro como ótimo e bom caiubetano com o que é38% para 32%, enquanto o ruim e péssimo subiubetano com o que é35% para 40%.

Nos últimos dias, apoiadoresbetano com o que éBolsonaro reagiram à mobilização pelo impeachment com a hashtag #QueroBolsonaroAte2026, enquanto os apoiadores das carreatas usaram #dia23ImpeachmentJa e #CongressoPauteOImpeachment.

Bolsonarobetano com o que écavalo acena para manifestantes

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Bolsonaro disse que são as Forças Armadas que decidem se o país é uma democracia ou ditadura

O que os movimentos esperam do vice Mourão?

Um eventual impeachmentbetano com o que éBolsonaro levaria o vice-presidente Hamilton Mourão, general da reserva do Exército, ao comando do país. Apesar do aumento da mobilização contra o atual presidente, não há uma empolgação com um governo do vice entre os movimentos ouvidos pela reportagem.

Para Carmen Foro, da CUT, o ideal após um eventual afastamentobetano com o que éBolsonaro seria que o Congresso elegesse um novo presidente da República para concluir o mandato. No entanto, isso só aconteceria se a chapa Bolsonaro-Mourão fosse cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — existem ações que questionam a legitimidade da eleição dos doisbetano com o que éandamento na Corte, mas sem previsãobetano com o que éconclusão.

"Não acho que Mourão, que os militares, é a saída política para alguma coisa", diz Foro.

Na visãobetano com o que éLucas Paulino, do Acredito, a aprovação do impeachment seria uma sinalização clara para Mourão "do padrãobetano com o que éconduta que não é tolerada para um presidente".

"Então, se as bases jurídicas e políticas forem o extremismo antidemocrático do Bolsonaro e seu negacionismo científico, o Mourão já assumiria com essa bagagem e teria que agirbetano com o que émodo diferente para que não corra o riscobetano com o que ésofrer o mesmo processo", afirma. "Mas temos que ver se ele vai romper com o presidente e apresentar uma agenda própria. O vice tem que se colocar para sucessão até para o êxito do impeachment no Congresso."

Já para Rogerio Chequer, do Vem Pra Rua, não é a "qualidade" do vice que deve influenciar o andamento ou nãobetano com o que éum processobetano com o que éimpeachment.

"A gente acredita que temos que ajudar no amadurecimento da democracia tirando aqueles governantes que não estão trabalhando para o povo, independentementebetano com o que équem seja o vice", argumenta. "Não éramos a favorbetano com o que éMichel Temer (vicebetano com o que éDilma), não estamos fazendo nenhum movimento pró-Mourão. O que estamos fazendo é tentar tirar do poder uma pessoa que é hoje uma ameaça para o povo brasileiro."

Línea

betano com o que é Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betano com o que é ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetano com o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetano com o que éusobetano com o que écookies e os termosbetano com o que éprivacidade do Google YouTube antesbetano com o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetano com o que é"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetano com o que éterceiros pode conter publicidade

Finalbetano com o que éYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetano com o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetano com o que éusobetano com o que écookies e os termosbetano com o que éprivacidade do Google YouTube antesbetano com o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetano com o que é"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetano com o que éterceiros pode conter publicidade

Finalbetano com o que éYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetano com o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetano com o que éusobetano com o que écookies e os termosbetano com o que éprivacidade do Google YouTube antesbetano com o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetano com o que é"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetano com o que éterceiros pode conter publicidade

Finalbetano com o que éYouTube post, 3