Nós atualizamos nossa Políticaquem e dono do sportingbetPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosquem e dono do sportingbetnossa Políticaquem e dono do sportingbetPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
CoronaVac: 7 perguntas para entender a vacina do Butantan:quem e dono do sportingbet
Com maisquem e dono do sportingbet40 milhõesquem e dono do sportingbetinfectados e 1,1 milhãoquem e dono do sportingbetmortos no mundo por causa da covid-19, há uma grande expectativaquem e dono do sportingbettorno não apenas dessa, mas das 196 vacinas que estão sendo desenvolvidas atualmente no mundo contra a covid-19,quem e dono do sportingbetacordo com dados da Organização Mundial da Saúde.
Desse total, 44 já estão sendo testadasquem e dono do sportingbethumanos, das quais 10 estão na última fase desta etapaquem e dono do sportingbetpesquisa, a chamada fase 3, quando se verifica a eficácia.
Entre elas, está a CoronaVac, que está sendo testada não apenas no Brasil, mas também na Turquia e na Indonésia.
A BBC News Brasil preparou uma sériequem e dono do sportingbetperguntas e respostas para esclarecer o que se sabe sobre essa vacina até o momento. Confira a seguir.
O que foi anunciado agora?
O governoquem e dono do sportingbetSão Paulo divulgou que, entre os 9 mil voluntários que já participam dos testes da CoronaVac no Brasil, 35% deles tiveram efeitos adversos.
Os mais comuns foram dor, edema e inchaço no local da aplicação, dorquem e dono do sportingbetcabeça e fadiga. Não foram detectados efeitos colaterais graves.
Na coletivaquem e dono do sportingbetimprensaquem e dono do sportingbetque foi feito o anúncio, foi apresentado um comparativo com outras quatro vacinas tambémquem e dono do sportingbetteste no Brasil, desenvolvidas pelas empresas Moderna, BioNTech/FoSun/Pfizer, CanSino e AstraZeneca/Oxford.
Nestas quatro vacinas, a incidênciaquem e dono do sportingbetefeitos adversos variou entre 77% e 100%. "Portanto, [a CoronaVac] é a vacina mais segura não só no Brasil, mas no mundo", disse Covas.
No entanto, esses resultados já eram esperados,quem e dono do sportingbetacordo com especialistas.
Por que já se esperava que os testes no Brasil apontassem que a CoronaVac é segura?
Há dois motivos. O primeiro é que ela usa uma tecnologia bastante tradicional, diz o imunologista Aguinaldo Pinto, professor da Universidade Federalquem e dono do sportingbetSanta Catarina.
Essa vacina utiliza uma versão inativada do vírus. Isso quer dizer que o vírus foi exposto ao calor ou a produtos químicos para não ser capazquem e dono do sportingbetse reproduzir.
Uma vez injetado na corrente sanguínea, o vírus é detectado pelo sistema imunológico, que desenvolve formasquem e dono do sportingbetcombatê-lo.
Mas, como o vírus é incapazquem e dono do sportingbetse reproduzir, não consegue deixar uma pessoa doente.
"Não há nadaquem e dono do sportingbetnovo na tecnologia por trás dessa vacina. Ela existe há várias décadas. Temos muitas vacinasquem e dono do sportingbetvírus inativados sendo comercializadas hoje, como as contra a gripe, por exemplo. E sabemos que elas são bastante seguras", afirma Pinto.
Enquanto isso, as outras vacinas comparadas à CoronaVac na coletivaquem e dono do sportingbetimprensa usam tecnologias ainda inéditasquem e dono do sportingbetvacinas e cujos efeitos são mais incertos.
O segundo motivo é que os testes no Brasil apenas confirmaram o que já havia sido comprovadoquem e dono do sportingbetetapas anteriores da pesquisa, como o próprio governoquem e dono do sportingbetSão Paulo indicou.
Antesquem e dono do sportingbetser testada aqui, a CoronaVac foi testada na China para verificarquem e dono do sportingbetcapacidadequem e dono do sportingbetgerar uma reação do sistema imune equem e dono do sportingbetsegurança e obteve bons resultadosquem e dono do sportingbetambos os critérios.
Naquela ocasião, o estudo concluiu que esta vacina teve índices bastante semelhantes ou mesmo menoresquem e dono do sportingbetparticipantes com efeitos adversos.
"Essa conclusão é apenas um reforço dos resultadosquem e dono do sportingbetfases anteriores. Se tivesse surgido algum efeito adverso grave, a segurança da vacina já teria sido contestada e, possivelmente, ela nem teria chegado à fase 3", explica Pinto.
Mas o imunologista alerta que uma vacina ser segura (ou a mais segura) não significa que ela seja eficaz.
Afinal, a CoronaVac protege contra a covid-19?
É exatamente isso que os testesquem e dono do sportingbetfase 3 estão investigando. Estes testes estão sendo realizados não só no Brasil, mas também na Indonésia e na Turquia.
No Brasil, os testesquem e dono do sportingbetfase 3 serão feitos pelo Butantan com 13 mil profissionaisquem e dono do sportingbetsaúde voluntários com idades entre 18 e 59 anos, dos quais 9 mil já foram recrutados.
Eles são divididosquem e dono do sportingbetdois grupos: um recebe a vacina e outro, placebo. Nem os participantes nem os pesquisadores sabemquem e dono do sportingbetqual grupo está cada voluntário.
Ao fim do estudo, será analisada a proporçãoquem e dono do sportingbetpessoas que receberam a vacina e ficaram doentes para atestarquem e dono do sportingbeteficácia.
De acordo com o governoquem e dono do sportingbetSão Paulo, uma análise preliminarquem e dono do sportingbeteficácia poderá ser feita quando ao menos 61 casosquem e dono do sportingbetcovid-19 forem confirmados entre os participantes, o que, segundo o governoquem e dono do sportingbetSão Paulo, ainda não foi atingido.
Um comitêquem e dono do sportingbetespecialistas terá acesso aos dados e poderá saberquem e dono do sportingbetqual grupo fazem parte essas pessoas que ficaram doentes para avaliar se a vacina funciona ou não.
Uma segunda análise poderá ser feita quando houver 151 casosquem e dono do sportingbetcovid-19 ou mais.
Se nestas análises a maioria dos que ficaram doentes estiver no grupo que tomou placebo, o comitê poderá concluir que a eficácia foi comprovada, o que permitirá apresentar esses resultados à Agencia Nacionalquem e dono do sportingbetVigilância Sanitária (Anvisa) para solicitar o registro da vacina.
No entanto, a mesma tecnologia que faz da CoronaVac uma alternativa segura não conta a favorquem e dono do sportingbetsua eficácia.
"Vacinasquem e dono do sportingbetvírus inativados não geram uma resposta do sistema imune tão forte e duradoura quanto vacinasquem e dono do sportingbetvírus atenuados [que conseguem se reproduzir, embora lentamente], por exemplo", diz Pinto.
Qual é a taxaquem e dono do sportingbeteficácia que uma vacina deve ter?
A imunologista Cristina Bonorino, professora da Universidade Federalquem e dono do sportingbetCiências da Saúdequem e dono do sportingbetPorto Alegre, diz que,quem e dono do sportingbetgeral, uma vacina deve ter uma taxaquem e dono do sportingbeteficáciaquem e dono do sportingbet70%, ou seja, ser capazquem e dono do sportingbetproteger setequem e dono do sportingbetcada dez pessoas que a tomarem.
"Porque aí a gente consegue atingir a chamada imunidadequem e dono do sportingbetrebanho, e há uma chance maiorquem e dono do sportingbetproteger a população como um todo", afirma Bonorino.
Dimas Covas disse, no entanto, que o governoquem e dono do sportingbetSão Paulo deve pedir o registro à Anvisa caso a CoronaVac tenha uma eficáciaquem e dono do sportingbetao menos 50%.
A própria Anvisa já indicou que pode aceitar uma eficácia neste patamar, diante da situaçãoquem e dono do sportingbetemergência criada pelo novo coronavírus, contra o qual não existe ainda uma vacina.
"Neste momento, a regra mínima é 50%, mas já seriaquem e dono do sportingbetgrande utilidade uma vacina com 40%quem e dono do sportingbeteficácia. Já seria suficiente para reduzirmos a mortalidade e as internações. Se tivéssemos uma vacina com 40%quem e dono do sportingbeteficácia, eu seria o primeiro a tomá-la", disse Covas.
A CoronaVac pode ficar pronta ainda neste ano?
O governoquem e dono do sportingbetSão Paulo afirmou que espera poder fazer uma primeira análisequem e dono do sportingbeteficácia até novembro. Também anunciou anteriormente que a vacinaçãoquem e dono do sportingbetprofissionaisquem e dono do sportingbetsaúde teria inícioquem e dono do sportingbet15quem e dono do sportingbetdezembro.
Para isso, o Butantan deverá começar a produzir a CoronaVac aindaquem e dono do sportingbetoutubro para ter 46 milhõesquem e dono do sportingbetdoses prontas para serem aplicadas até dezembro. "Aí aguardaremos o processoquem e dono do sportingbetregistro da vacina", disse Covas.
Jorge Kalil, diretor do Laboratórioquem e dono do sportingbetImunologia do Instituto do Coração (Incor), considera esse cronograma pouco factível.
"Mostrar que a vacina é segura não quer dizer nada. Para registrar uma vacina, o mais importante é a eficácia. Precisa ver se ela protegeu contra a doença, se ela deixou a doença mais branda, e para observar isso precisaquem e dono do sportingbettempo", afirma Kalil.
O imunologista destaca que, até agora, o estudo do Butantan ainda não conseguiu recrutar todos os 13 mil voluntários previstos.
Além disso, o governoquem e dono do sportingbetSão Paulo também afirma que foram aplicadas até o momento apenas 12 mil doses entre os 9 mil voluntários que já participam dos testes. Isso significa que a maioria deles ainda não recebeu a segunda das duas doses previstas da vacina.
"Também tem muito pouco tempoquem e dono do sportingbetobservação pós-vacinal. Isso não é aceito internacionalmente", afirma Kalil.
Bonorino concorda: "Não tem como demonstrar eficácia a não ser daqui a vários meses, porque precisa deixar as pessoas terem covid-19."
A imunologista acredita que existe um fator político por trás do desenvolvimento acelerado das vacinas contra a covid-19.
Porquem e dono do sportingbetvez, o governadorquem e dono do sportingbetSão Paulo, João Doria (PSDB), disse não estarquem e dono do sportingbetuma "corrida eleitoral ou ideológica, masquem e dono do sportingbetuma corrida para salvar vidas".
"As vacinas que salvam vidas são as que cumprem todos os protocolosquem e dono do sportingbettestes e têm eficácia comprovada", diz Bonorino.
Quem vai tomar a vacina primeiro?
Isso ainda não foi divulgado oficialmente pelo governoquem e dono do sportingbetSão Paulo.
Mas João Gabardo, coordenador-executivo do centroquem e dono do sportingbetcontingência da covid-19quem e dono do sportingbetSão Paulo, afirmou que são usados normalmente critériosquem e dono do sportingbetvacinação no Brasil que levamquem e dono do sportingbetconta o grauquem e dono do sportingbetexposição a uma doença e os grupos para os quais ela representa um maior riscoquem e dono do sportingbetmorte.
Isso inclui profissionaisquem e dono do sportingbetsaúde e segurança, portadoresquem e dono do sportingbetdoenças crônicas, idosos, pessoas que têm alguma imunodeficiência.
Dimas Covas reafirmou esse entendimento ao dizer que, "em uma vacinação no meioquem e dono do sportingbetuma pandemia, se deve proteger quem tem mais risco".
"Num primeiro momento, a vacina vai ser priorizada para esses grupos", disse o diretor do Butantan.
Vai ser obrigatório tomar a vacina?
João Doria disse na sexta-feira (16/10) que a vacina contra a covid-19 será obrigatóriaquem e dono do sportingbettodo o Estado. Segundo Doria, somente quem tiver um atestado médico que comprove que ele não pode ser imunizado será liberado.
"Adotaremos medidas legais se houver contrariedade nesse sentido", disse o governador.
No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), adversário políticoquem e dono do sportingbetDoria, afirmou que quem oferecerá a vacina será o Ministério da Saúde, mas "sem impor ou tornar a vacina obrigatória".
Na segunda-feira, Bolsonaro voltou tratar do assunto. Em conversa com apoiadores, afirmou que a vacina contra a covid-19 "não será obrigatória e ponto final" e criticou o rival.
"Tem um governador aí que está se intitulando o médico do Brasil dizendo que ela [a vacina] será obrigatória. Repito que não será."
- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- TRATAMENTOS: Os 4 avanços que reduzem riscoquem e dono do sportingbetmorte por covid-19
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 27 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus
quem e dono do sportingbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube quem e dono do sportingbet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquem e dono do sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquem e dono do sportingbetusoquem e dono do sportingbetcookies e os termosquem e dono do sportingbetprivacidade do Google YouTube antesquem e dono do sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequem e dono do sportingbet"aceitar e continuar".
Finalquem e dono do sportingbetYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquem e dono do sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquem e dono do sportingbetusoquem e dono do sportingbetcookies e os termosquem e dono do sportingbetprivacidade do Google YouTube antesquem e dono do sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequem e dono do sportingbet"aceitar e continuar".
Finalquem e dono do sportingbetYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquem e dono do sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquem e dono do sportingbetusoquem e dono do sportingbetcookies e os termosquem e dono do sportingbetprivacidade do Google YouTube antesquem e dono do sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequem e dono do sportingbet"aceitar e continuar".
Finalquem e dono do sportingbetYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível