'Eu era 100% Bolsonaro, depois do vídeo sou 500%': a reaçãointersport betgrupos bolsonaristas no WhatsApp à reunião ministerial:intersport bet

Bolsonaro falando a apoiadoresintersport betárea externa, à noite, com olhar consternado

Crédito, REUTERS/Adriano Machado

Legenda da foto, Presidente formou redeintersport betapoio no WhatsApp durante campanha presidencial; agora, restam usuários mais radicalizados apoiando o presidente no aplicativointersport betmensagens

Em quase duas horasintersport betencontro, Bolsonaro xingou governadores, usou termos chulos e falouintersport betarmar a população com objetivos políticos, entre outras declaraçõesintersport betcunho autoritário. No meio político, adversáriosintersport betBolsonaro classificaram o vídeo como "absurdo" (palavra do senador Randolfe Rodrigues, da Rede) e disseram que houve "descaso pela democracia" (definição do governadorintersport betSão Paulo, João Doria, do PSDB), entre outros.

'Muito orgulho'

A BBC News Brasil consultou três pesquisadores que monitoram grupos no WhatsApp para checar a reação dos apoiadoresintersport betBolsonaro na rede.

Foram ouvidos representantes do Monitor do WhatsApp, do Departamentointersport betCiência da computação da UFMG (Universidade Federalintersport betMinas Gerais), que acompanha 643 grupos políticos com 31.808 usuários, do CoLAB, grupointersport betpesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), que monitora 160 grupos bolsonaristas com cercaintersport bet13 mil usuários, e um pesquisador brasileiro na Universidade da Virgínia, nos EUA, que acompanha por conta própria 75 grupos ligados a Bolsonaro.

Foi preponderante o discursointersport betapoio às falasintersport betBolsonaro na reunião, avalia Fabrício Benevenuto, professorintersport betCiência da Computação da UFMG que coordena o projetointersport betmonitoramento dos grupos no WhatsApp. "Houve memes relacionados ao armamento da população, vídeos com deboche e mensagensintersport betmuito orgulho", observa.

Ministrosintersport betreuniãointersport bet22intersport betabril, sentados dianteintersport betmesasintersport betformatointersport betU

Crédito, Palacio do Planalto

Legenda da foto, Gravaçãointersport betencontro revelou ao país uma reunião dentro do Palácio do Planalto repletointersport betataques a outras autoridades, termos chulos e declaraçõesintersport betcunho autoritário

Para Viktor Chagas, professor da UFF e pesquisador associado do Instituto Nacionalintersport betCiência e Tecnologiaintersport betdemocracia digital que acompanha os grupos bolsonaristas, "houve uma reação efusiva".

"Usuários compartilharam conteúdos que exaltavam a falaintersport betBolsonaro na reunião, inclusive trechos do pronunciamento. Compartilharam imagensintersport betapoio, muitas reproduçõesintersport betimagensintersport bettuítesintersport betdeputados conservadores que apoiam Bolsonaro e vídeosintersport betprimeira pessoa, daquele estilo bem peculiar bolsonarista,intersport betsujeito revoltado", diz ele.

Segundo ele, considerando uma amostraintersport bet40 grupos, o fluxointersport betmensagens aumentou "drasticamente" a partir da liberação do vídeo - da médiaintersport betseis mensagens por hora para 22 por hora.

David Nemer, professor da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e pesquisadorintersport betantropologia da tecnologia que acompanha por conta própria 75 grupos bolsonaristas, diz ter visto após a divulgação dos vídeos diversas montagens colocando Bolsonaro como aquele que preza pela voz do povo, "usando a retórica que ele usou na reunião".

Para ele, no entanto, a celebração veio "mais como disfarceintersport betalívio". "As pessoas ali estavam apreensivas sobre o que sairia desse vídeo. Bolsonaro não saiu maior depois do vídeo, as pessoas só se aliviaram", diz ele, e essa base radical não cresceu nem diminuiu.

Montagens e celebração

A BBC News Brasil analisou as imagens, vídeos, textos e áudios mais compartilhados nos grupos políticosintersport betWhatsApp acompanhados pelo projeto da UFMG.

O programa desenvolvido para as eleiçõesintersport bet2018 disponibiliza para jornalistas e pesquisadores um ranking dos conteúdos mais compartilhados diariamente.

Os 643 grupos públicos monitorados por Benevenuto eintersport betequipe foram encontrados por meiointersport betuma busca automática na internet por linksintersport betgruposintersport betWhatsApp que continham palavras-chave relacionadas a política - e que hoje são emintersport betmaioria pró-governo, diferente do que foi durante a campanha presidencial, quando havia maior diversidade.

Na sexta-feira, uma das imagens mais compartilhadas (em 26 grupos, com nomes como "Bolsonaro 2022", "Exército do Mito", "Nordeste com Bolsonaro") foi uma fotointersport betfogosintersport betartifíciointersport betSidney e a frase: "Celsointersport betMello já elegeu Bolsonaro 2022 na Austrália".

Meme compartilhadointersport betgrupos bolsonaristas diz "Celsointersport betMello já elegeu Bolsonaro 2022 na Austrália"

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Meme compartilhadointersport betgrupos bolsonaristas

Naquele dia, a imagem mais compartilhada foiintersport betuma nota divulgada horas antes pelo general Augusto Heleno, dizendo que uma possível apreensão do celularintersport betBolsonaro "poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional". Foi compartilhada por 63 usuáriosintersport bet50 grupos.

A primeira imagem do rankingintersport betsábado é outraintersport bettomintersport betameaça,intersport betmilitares sentadosintersport betuma mesa, acima do texto: "STF, o celular do presidente está aqui. Venham buscar". A imagem foi compartilhadaintersport betao menos 12 grupos por 17 usuários.

Outra imagem semelhante compartilhada nos grupos é do próprio Bolsonaro segurando seu celular e com uma arma guardada nas calças. "Pode vir buscar o celular, tá ok?", diz um texto colado por cima. Foi a segunda foto mais compartilhadaintersport betsexta (22).

O pedidointersport betapreensão do celular do presidente foi feito por dois partidos da oposição ao STF e repassado para avaliação à Procuradoria-Geral da República (PGR).

A segunda foto mais compartilhada no sábado foi uma montagem com o número "2022" grande, Bolsonaro no meio, a bandeira do Brasil, um leão atrás, e a frase: "Eu quero que o povo se arme porque é a garantia que não vai ter um filho da p... impondo uma ditadura aqui. Povo armado jamais será escravizado!". Foi uma das falasintersport betBolsonaro na reunião - que nesta montagem aparece celebrada, não criticada.

Seguem outra imagens que celebram Bolsonaro e o que ele disse na reunião:intersport betuma, ele aparece apontando uma arma. Abaixo da imagem, outraintersport betsuas falas: "É escancarar a questão do armamento aqui! Eu quero todo mundo armado. Povo armado jamais será escravizado!"

Em outra, a palavra "orgulho" e uma bandeira do Brasil estampam uma imagemintersport betBolsonaro caminhando.

Os bolsonaristas também defenderam os palavrões ditos por Bolsonaro na reunião. Uma montagem coloca pessoas nuasintersport betuma instalação artística - ataque antigo, utilizado na época da campanha presidencial - e, acima, a mensagem: "E a esquerda está horrorizada com os palavrões…". O mesmo recado é dadointersport betoutro meme: "O presidente disse palavrão… os funk que tu ouve diz o quê?"

O vídeo que mais circulou nos grupos monitorados pela UFMG no sábado foi umintersport bet13 segundos com um trechointersport betum comentáriointersport betum apresentador do programa gaúcho e com pautasintersport betdireita Atualidades Pampa. Gustavo Victorino diz, rindo: "PT, PSDB, PCdoB e PSOL entram com recurso no TSE para proibir e retirarintersport betcirculação o vídeo da reunião ministerial, alegando que é mera propaganda política".

A informação é falsa. Não se sabe se Victorino estava fazendo uma piada e o vídeo foi tiradointersport betcontexto ou se ele estava transmitindo uma informação incorreta. No WhatsApp, esse vídeo foi compartilhadointersport bet13 grupos por 15 usuários, segundo o monitor da UFMG.

Montagemintersport betBolsonaro com celular e armado e frase: "Pode vir buscar o celular, tá ok?"

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Montagem compartilhadaintersport betgruposintersport betWhatsApp

Weintraub e os 'vagabundos'

O segundo vídeo mais compartilhado sobrepõe Bolsonaro reclamandointersport betpessoas sendo detidas por desrespeitarem o isolamento social a imagensintersport betmulheres sendo algemadas.

E o trecho do vídeointersport betque a ministra Damares Alves diz que era preciso prender prefeitos e governadores, que estarreceu muitos brasileiros, foi compartilhadointersport bet11 grupos, sem montagens ou interferências.

Por fim, a estética "fashwave", da alt-right americana, foi usadaintersport betum meme com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. "Eu por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando pelo STF!", destaca o meme, acimaintersport betuma imagem estilizadaintersport betWeintraub com filtros coloridos.

Chagas destacou os 10 primeiros links compartilhadosintersport betuma amostraintersport bet40 grupos que ele acompanha - e viu que a maioria era do YouTube. O vídeo mais compartilhado nos grupos que acompanha foi umintersport betOlavointersport betCarvalho,intersport betum minutointersport betduração. Em seguida, um vídeo com campanha para financiar manifestantes que iriam a Brasília demonstrar apoio ao presidente.

Links mais compartilhados por usuáriosintersport betgrupos do WhatsApp

Crédito, CoLAB/Divulgação

Legenda da foto, Links mais compartilhados por usuáriosintersport betamostragemintersport bet40 grupos do WhatsApp, segundo levantamento do CoLAB, da UFF

Mais radicais

O WhatsApp foi uma das redes mais importantesintersport betBolsonaro durante a campanha presidencial. Na época, diversas informações falsas circularam na rede. Segundo reportagem da Folhaintersport betS.Paulointersport bet2018, durante a campanha, empresas compraram pacotesintersport betdisparosintersport betmassaintersport betmensagens contra o PT no WhatsApp. Bolsonaro negou a prática.

Desde a campanha, os grupos bolsonaristas no WhatsApp diminuíramintersport bettamanho e, as trocasintersport betmensagens,intersport betintensidade. Com a saídaintersport betSergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os grupos perderam usuários mais ligados ao ex-juiz federal e à Lava Jato e se radicalizaram, segundo análiseintersport betNemer e Chagas.

Na época da saídaintersport betMoro, Chagas observou que houve um incrementointersport bet15,6% no êxodointersport betusuários dos grupos bolsonaristas (a média semanal normal éintersport bet166 usuários abandonando os grupos, considerando uma amostraintersport bet40 acompanhados por Chagas). "Os grupos se tornaram mais coesos, mais homogêneos, e provavelmente mais radicais", escreveu ele, na época.

Presidente Bolsonaro usando uma máscara no dia 22intersport betmaio

Crédito, Joédson Alves/EPA

Legenda da foto, Bolsonaro dedicou 3 minutos e 6 segundos para falar sobre epidemia do coronavírus no Brasilintersport betreunião sobre recuperação econômica após a pandemia

E também houve "a criaçãointersport betuma outra rede espontâneaintersport betdefesa do Moro", diz ele, "com uma sérieintersport betgrupos que foram abertos para acolher usuários que saíram da rede bolsonarista".

Com a liberação do vídeo, observa ele, não houve maior diminuição dos grupos que já haviam diminuído com a saída do Moro. "Me parece,intersport betprincípio, que quem já tinha que sair, já saiu. O joio já foi separado do trigo."

Os usuários da rede não representam necessariamente o perfilintersport bettodos os eleitoresintersport betBolsonaro. Tampouco é possível saber quantos grupos há no WhatsApp, e se os monitorados por pesquisadores são representativos do total. Mas Chagas explica que a composição diversificada nos grupos que monitora lhe garante certo grauintersport betrepresentatividade.

Emintersport betbaseintersport bet160 grupos, há diferentes matizes do espectro conservador, como grupos militaristas, conservadores religiosos, anticomunistas e grupos monarquistas, diz.

Por adicionar automaticamente grupos relacionados a política, os acompanhados pelo monitorintersport betBenevenuto também são diversos.

Línea

intersport bet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube intersport bet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosintersport betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaintersport betusointersport betcookies e os termosintersport betprivacidade do Google YouTube antesintersport betconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueintersport bet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdointersport betterceiros pode conter publicidade

Finalintersport betYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosintersport betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaintersport betusointersport betcookies e os termosintersport betprivacidade do Google YouTube antesintersport betconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueintersport bet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdointersport betterceiros pode conter publicidade

Finalintersport betYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosintersport betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaintersport betusointersport betcookies e os termosintersport betprivacidade do Google YouTube antesintersport betconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueintersport bet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdointersport betterceiros pode conter publicidade

Finalintersport betYouTube post, 3