Coronavírus: por que númerowww lampionsbet comcasos quase dobrouwww lampionsbet comuma semanawww lampionsbet comBlumenau?:www lampionsbet com

Mapa do Brasil com alfinetewww lampionsbet comBlumenau

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Desde o dia 13www lampionsbet comabril, Blumenau começou a afrouxar as medidaswww lampionsbet comisolamento social

"Quando eu vi isso, eu pensei: 'Agora, vai todo mundo se contaminar', porque todo mundo vai voltar pra rua", diz Aderlani.

Duas semanas depois, os dados da epidemiawww lampionsbet comBlumenau, a segunda cidade com o maior númerowww lampionsbet comcasoswww lampionsbet comSanta Catarina, mostram que seu receio não era infundado.

Desde a reabertura do comércio na cidade, o totalwww lampionsbet comcasos confirmados deu um saltowww lampionsbet com174%. O aumento mais expressivo se deu na última semana, entre 23 e 29www lampionsbet comabril, quando esse número passouwww lampionsbet com100 para os 195 atuais, um crescimentowww lampionsbet com95%.

Explosãowww lampionsbet comcasos após reabertura do comércio 'não é coincidência'

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil apontam que essa disparada está diretamente ligada à reabertura do comércio.

O epidemiologista Lúcio Botelho, professor do Departamentowww lampionsbet comSaúde Pública da Universidade Federalwww lampionsbet comSanta Catarina (UFSC), vem acompanhando a evolução da epidemia no Estado e diz que houve, nos últimos dias, um aumento muito grandewww lampionsbet comalguns municípios catarinenses, Blumenau entre eles.

De 20www lampionsbet commarço, quando foram confirmados os primeiros dois casos na cidade, até 24www lampionsbet comabril, a curvawww lampionsbet comcontágio local vinha se elevando gradualmente, com um acréscimo diáriowww lampionsbet comnovos casos na casawww lampionsbet comum dígito.

Mas,www lampionsbet com25www lampionsbet comabril, foram confirmados,www lampionsbet comuma só vez, 25 casoswww lampionsbet comBlumenau, um aumentowww lampionsbet com23,8%www lampionsbet comrelação ao dia anterior. Em 26www lampionsbet comabril, houve um salto ainda maior,www lampionsbet com28,5%, quando o total passou para 167.

No dia seguinte, houve apenas mais um novo caso. Mas,www lampionsbet com28www lampionsbet comabril, foram confirmados 26 novos casos, um aumentowww lampionsbet com15,5%.

"Sem dúvida, isso está relacionado à diminuição do isolamento social", diz Botelho.

Disparadawww lampionsbet comcasoswww lampionsbet comBlumenau. Total aumentou 95% na última semana.  .

A disparada teve início 12 dias após o comércio começar a reabrir na cidade. Para o virologista Aguinaldo Pinto, isso "não é uma coincidência", porque os sintomas da covid-19 surgem,www lampionsbet commédia, até 14 dias depois da infecção.

"Como caiu o distanciamento social, as pessoas estão se aproximando mais, e isso permite que elas transmitam mais o vírus", diz Pinto, que é professor do Departamentowww lampionsbet comMicrobiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC.

"Esse períodowww lampionsbet com12 dias até o surgimento desses números mais expressivos é um dado importante, porque está dentro do esperado do tempo entre uma pessoa se infectar e começar a ter sintomas mais graves."

A Secretariawww lampionsbet comSaúdewww lampionsbet comSanta Catarina dissewww lampionsbet comnota enviada à BBC News Brasil que "ainda é cedo para uma análise dos impactos da retomada do comércio e outros setores" da economia.

A Secretaria Municipalwww lampionsbet comSaúdewww lampionsbet comBlumenau não respondeu ao pedidowww lampionsbet comentrevista feito pela BBC News Brasil até a publicação desta reportagem.

Governo aponta aumento da testagem elevou totalwww lampionsbet comcasos

O governo estadual afirma que o aumento do númerowww lampionsbet comtesteswww lampionsbet comcovid-19 feitos no Estado levou ao aumento do númerowww lampionsbet comcasos confirmados.

Botelho concorda que a maior testagem influenciou neste aumento, mas o epidemiologista destaca que não é possível saber exatamente qual é o impacto que isso teve no crescimento súbito do númerowww lampionsbet comcasoswww lampionsbet comBlumenau, porque o governo estadual não informa quantos testes são feitoswww lampionsbet comcada cidade catarinense.

Além disso, os dados oficiais disponíveis apontam que o aumento proporcional do totalwww lampionsbet comcasos no Estado — ewww lampionsbet comBlumenau — foi maior do que owww lampionsbet comtestes realizados.

Horizontewww lampionsbet comBlumenau

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Cidade é a segunda do Estado com maior númerowww lampionsbet comcasos

Entre 14 e 28www lampionsbet comabril, os exames para covid-19 feitoswww lampionsbet comSanta Catarina somados passaramwww lampionsbet com5.231 para 11.459, um crescimentowww lampionsbet com119%. No mesmo período, o totalwww lampionsbet comcasos confirmados no Estado subiu 133%. Em Blumenau, esse aumento foi ainda maior,www lampionsbet com155%.

O governo catarinense avalia ainda que "a retomada gradualwww lampionsbet comatividades está sendo feitawww lampionsbet comforma responsável e calculada".

O governo estabeleceu normas para a reabertura dos estabelecimentos, como limitar a lotação dos hotéis, lojas e shoppingswww lampionsbet com50% da capacidade, e tornou obrigatório o usowww lampionsbet commáscaras nesses locais e a ofertawww lampionsbet comálcool 70% para os clientes.

A fiscalização fica a cargo da vigilância sanitária e equipes da segurança pública.

Reaberturawww lampionsbet comshopping causou aglomeração

Mas nem sempre estas regras são cumpridas à risca, como ficou claro na reabertura do shopping Neumarkt,www lampionsbet comBlumenau.

No último dia 22, após maiswww lampionsbet comum mês fechado, o centro comercial recebeu os clientes com um músico que tocava saxofone e gerou aglomerações.

Isso violou as regras do governo, que exigem um distanciamento mínimowww lampionsbet com1,5 metro entre as pessoas que circulam no local e proíbem eventos que podem atrair muita gente, como apresentações musicais.

Em nota, o shopping disse que cumpriu as determinações do poder público e que o movimento naquele dia ficou dentro dos padrões estabelecidos.

Pessoas com máscarawww lampionsbet comreaberturawww lampionsbet comshoppingwww lampionsbet comBlumenau

Crédito, Reprodução/Twitter

Legenda da foto, Reaberturawww lampionsbet comshoppingwww lampionsbet comBlumenau gerou aglomeração

No entanto, o Tribunalwww lampionsbet comJustiçawww lampionsbet comSanta Catarina concluiu que o Neumarkt violou as normas do governo,www lampionsbet comuma ação movida pela Defensoria Pública do Estado. A decisão prevê que o shopping pode ser multadowww lampionsbet comaté R$ 500 mil se voltar a descumprir as regras.

O defensor público Jorge Calil diz que a ação tinha um propósito educativo. "Nossa preocupação é que as pessoas percam a consciência da importância do isolamento social. A gente vê agora um aumento muito grande do númerowww lampionsbet comcasos na cidade, e o governo diz que foi por causa do aumento do númerowww lampionsbet comtestes, mas não mostra os dados", diz Calil.

Kelvin Akira,www lampionsbet com25 anos, esteve no Neumarkt dois dias depois da reabertura para comprar um mouse, depois que o seu quebrou. Ele trabalha com técnicowww lampionsbet comTI e explica que precisava fazer isso para continuar a trabalharwww lampionsbet comcasa.

"O shopping estava bem vazio. Eu fui barrado na entrada, porque estava sem máscara, e tive que comprar numa farmácia ali perto para poder entrar. Mas vi que lá dentro muita gente tirava a máscara ou ficava com ela pendurada no pescoço", conta Kelvin.

Ele diz que é contra a imposiçãowww lampionsbet commedidaswww lampionsbet comdistanciamento social pelo governo e defende que os empresários tenham o direitowww lampionsbet comescolher se vão abrir ou não os seus negócios, e o público,www lampionsbet comsair ou não às ruas.

"As pessoas têm que ser livres para fazer o que acham melhor e arcar com as consequências disso. Se aumentou o númerowww lampionsbet comcasos agora, acho que provavelmente têm ligação com essa reabertura do comércio, e as pessoas deveriam ter mais consciência e sair menoswww lampionsbet comcasa", afirma Kelvin.

Menor adesão ao isolamento social

O epidemiologista Lúcio Botelho acredita que outro fator pode ter influenciado o aumento do númerowww lampionsbet comcasos: a defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)www lampionsbet comque é preciso afrouxar as medidaswww lampionsbet comisolamento para reduzir os impactos sobre a economia.

Bolsonaro teve um grande apoio da população da cidade nas eleiçõeswww lampionsbet com2018, quando recebeu ali 71,59% dos votos no primeiro turno e 83,95% no segundo turno.

"Quando ele fala que o vírus não é nada e que as pessoas não precisam se isolar, obviamente muitas pessoas vão seguir isso", afirma o epidemiologista.

Estátua com máscarawww lampionsbet comBlumenau

Crédito, Prefeiturawww lampionsbet comBlumenau

Legenda da foto, Para conscientizar a população, Prefeiturawww lampionsbet comBlumenau colocou máscaraswww lampionsbet commonumentos

De fato, a média da adesão ao isolamento socialwww lampionsbet comBlumenau vem caindo constantemente no último mês, segundo dados da empresa In Loco, que criou um índice baseado nos dadoswww lampionsbet comgeolocalizaçãowww lampionsbet comcelulares.

Na primeira semanawww lampionsbet comvigência do decretowww lampionsbet comisolamentowww lampionsbet comSanta Catarina, o índice foiwww lampionsbet com57,1% na cidade e atingiu seu pico,www lampionsbet com59,7%, na semana seguinte.

Uma semana depois, caiu para 50,9%. Foiwww lampionsbet com47,1% e 46,4% nas duas semanas seguintes e chegou ao seu menor patamar na última semana, quando atingiu 42%.

Esses índices se refletem na experiência da chefwww lampionsbet comcozinha Aderlani. "No começo todo mundo ficouwww lampionsbet comcasa, mas, com o passar do tempo, isso deixouwww lampionsbet comser seguido. Mesmo com o comércio fechado, a gente via muita gente na rua caminhando e o mercado cheiowww lampionsbet comgente", diz ela.

Aderlani conta que a população também não tem respeitado o decreto da Prefeitura que tornou obrigatório o usowww lampionsbet commáscara na rua a partir do último dia 20. "Você sai na rua e vê muita gente sem ou com a máscara abaixada, com o nariz para fora", diz Aderlani.

Para Botelho, o caso da cidade é preocupante e tem que ser acompanhadowww lampionsbet comperto. "Provavelmente, vai ter que ocorrer ali o mesmo quewww lampionsbet comvários outros lugares do Brasil: voltar à quarentena ewww lampionsbet commaneira ainda mais intensa."

Línea
Mais sobre o coronavírus
Banner
Línea

www lampionsbet com Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube www lampionsbet com ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoswww lampionsbet comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticawww lampionsbet comusowww lampionsbet comcookies e os termoswww lampionsbet comprivacidade do Google YouTube anteswww lampionsbet comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquewww lampionsbet com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdowww lampionsbet comterceiros pode conter publicidade

Finalwww lampionsbet comYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoswww lampionsbet comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticawww lampionsbet comusowww lampionsbet comcookies e os termoswww lampionsbet comprivacidade do Google YouTube anteswww lampionsbet comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquewww lampionsbet com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdowww lampionsbet comterceiros pode conter publicidade

Finalwww lampionsbet comYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoswww lampionsbet comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticawww lampionsbet comusowww lampionsbet comcookies e os termoswww lampionsbet comprivacidade do Google YouTube anteswww lampionsbet comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquewww lampionsbet com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdowww lampionsbet comterceiros pode conter publicidade

Finalwww lampionsbet comYouTube post, 3