Moro precisa liderar 'resposta enérgica' à criminalidade na Amazônia, cobra Human Rights Watch:sportingbet é boa

Crédito, Reuters

"Alguns líderes, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, desafiam o mesmo corposportingbet é boanormas internacionaissportingbet é boadireitos humanos do qual a China desdenha, atiçando seus públicos ao forjar um combate fantasioso com os 'globalistas' que ousam sugerir que todos os governos devem respeitar as mesmas normas", continua o diretor-executivo.

Ao divulgar o capítulo do relatório dedicado ao Brasil, a diretora do escritório brasileiro da Human Rights Watch, Maria Laura Canineu, pressionou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a liderar ações para combater a criminalidade na Amazônia.

Crédito, MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL

Legenda da foto, Ao divulgar o capítulo do relatório dedicado ao Brasil, a diretora do escritório brasileiro da Human Rights Watch pressionou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a liderar ações para combater a crimes na Amazônia.

Segundo a organização, a destruição da maior floresta tropical do mundo "não é meramente uma questão ambiental, mas também um problema gravíssimosportingbet é boasegurança pública e justiça".

O relatório destaca que o desmatamento é impulsionado por redes criminosas envolvidas na extração ilegalsportingbet é boamadeira, grilagem, fraudes, lavagemsportingbet é boadinheiro e corrupção, que usam "homens armados para intimidar e atacar defensores da floresta, inclusive agentes federais e indígenas".

O documento lembra ainda quesportingbet é boanovembro e dezembro três lideranças indígenas foram assassinadas no Maranhão — Paulo Paulino Guajajara, Firmino Prexede Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara.

"O Ministro Sérgio Moro determinou como prioridadesportingbet é boasua gestão o combate ao crime organizado e à corrupção. Esses crimes são elementos centrais da dinâmica que está impulsionando a destruição desenfreada da Amazônia", disse Canineu,sportingbet é boaum comunicado.

"O que o Brasil precisa urgentemente para enfrentar essa crise é que seu Ministro da Justiça lidere uma resposta enérgica,sportingbet é boacoordenação com as demais autoridades federais e estaduais, para desmantelar as redes criminosas que lucram com o desmatamento ilegal e que intimidam e atacam os defensores da floresta", reforçou a diretora da ONG no Brasil.

A HRW tem expectativasportingbet é boaser recebida nos próximos dias por Moro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para discutir ações do governo federal na Amazônia.

Cobrança sobre processos ambientais

Ao mesmo temposportingbet é boaque apela à liderançasportingbet é boaMoro, o relatório mostra pouca confiança na atuação do Ministério do Meio Ambiente.

Na avaliação da HRW, "o governo Bolsonaro enfraqueceu as agências ambientais, reduzindo orçamentos, removendo servidores experientes e restringindo a capacidade dos fiscais ambientaissportingbet é boaatuarem no campo".

O relatório nota que, enquanto a destruição da Amazônia cresceu maissportingbet é boa80% no ano passado,sportingbet é boaacordo com dados preliminares do Inpe (Instituto Nacionalsportingbet é boaPesquisas Espaciais), a aplicaçãosportingbet é boamultas por desmatamento ilegal emitidas pelo Ibama, órgão submetido à pastasportingbet é boaSalles, caiu 25%sportingbet é boajaneiro a setembrosportingbet é boa2019.

Crédito, IBAMA

Legenda da foto, 'Governo Bolsonaro enfraqueceu as agências ambientais', diz HRW

Em resposta às críticas recorrentes asportingbet é boapasta, Salles tem dito que "o Brasil tem uma legislação bastante restritiva sob a ótica ambiental". Ele defende que é preciso desenvolver a região Norte do país para conter o desmatamento e prega a "conciliação entre a produção agropecuária e o meio ambiente".

Nessa linha, o governo Bolsonaro criou por meiosportingbet é boadecreto "núcleossportingbet é boaconciliação ambiental" para discutir e negociarsportingbet é boaaudiências os processos administrativos por infrações ambientais. No entanto, segundo dados obtidos pela HRW por meiosportingbet é boaLeisportingbet é boaAcesso à Informação, nenhuma audiência foi realizada ao menos até 7sportingbet é boajaneiro, mantendosportingbet é boasuspenso a aplicaçãosportingbet é boamultas e o andamento dos processos.

'Abusos policiais dificultam combate à criminalidade'

O relatório da HRW também acusa o governo brasileirosportingbet é boaincentivar a polícia a matar, citando a declaraçãosportingbet é boaBolsonaro pela aprovação no Congresso do excludentesportingbet é boailicitude — dispositivo que permitiria aos juízes inocentar policiais que cometam excesso por "medo, surpresa ou violenta emoção".

"A partir do momentosportingbet é boaque eu entro no excludentesportingbet é boailicitude, ao defender a minha vida ou asportingbet é boaterceiros, a minha propriedade ou asportingbet é boaterceiros, a violência cai assustadoramente, os caras [bandidos] vão morrer na rua igual barata. E tem que ser assim", disse o presidentesportingbet é boaagosto.

A ONG critica a proposta e ressalta que "os abusos policiais dificultam combate à criminalidade porque desencorajam as comunidades a denunciarem crimes ou a cooperarem com as investigações".

O relatório destaca também o número crescentesportingbet é boamortes por açãosportingbet é boapoliciais no país.

Tortura no passado e no presente

O documento também destaca como retrocesso na áreasportingbet é boadireitos humanos a defesa que Bolsonaro costuma fazersportingbet é boaditaduras militares implementadas no Brasil esportingbet é boaoutros países da América do Sul na segunda metade do século passado, assim como a exaltação que o presidente faz do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador do regime militar brasileiro.

Abordando os abusos atuais, a HRW lembra a superlotação nos presídios brasileiros e nota que o governo federal "tentou exonerar os peritos que compõem o Mecanismo Nacionalsportingbet é boaPrevenção e Combate à Tortura", um órgão estabelecido por lei que combatesportingbet é boaespecial as agressõessportingbet é boaagentes do Estado contra detentos.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, O relatório destaca também o número crescentesportingbet é boamortes por policiais no país

Chamando atenção para o "problema crônico" da violênciasportingbet é boagênero no Brasil, o relatório mundial ressalta ainda que a "Secretariasportingbet é boaPolíticas para as Mulheres tinha executado apenas cercasportingbet é boa40%sportingbet é boaseu orçamento até novembro", embora o governo Bolsonaro tenha dito "que umasportingbet é boasuas prioridadessportingbet é boadireitos humanos eram as políticas voltadas para as mulheres".

"O presidente Bolsonaro também perseguiu a mídia, organizações não governamentais e tentou restringir o acessosportingbet é boacrianças à educação sexual integral", acrescentou a HRW.

Relatório critica leniência internacional com abusos na China

O documento dá especial destaque aos abusos cometidos pelo governo da China, uma das principais potências mundiais. Segundo o diretor-executivo da ONG, Kenneth Roth, "o governo chinês depende da repressão para permanecer no poder" e "está realizando o ataque mais intenso ao sistema globalsportingbet é boadireitos humanossportingbet é boadécadas".

Roth tevesportingbet é boaentradasportingbet é boaHong Kong barrada no aeroporto pelas autoridades chinesas. Segundo a AFP, agênciasportingbet é boanotícias francesa, a China anunciou sanções há um mês contra ONGs americanas, incluindo a HRW,sportingbet é boaretaliação à lei americana recentemente aprovadasportingbet é boafavor do movimento pró-democraciasportingbet é boaHong Kong.

"Permitir ou não permitir que alguém entre na China é um direito soberano", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang,sportingbet é boauma coletivasportingbet é boaimprensa.

O documento da HRW compara a repressão chinesa ao Estado ultravigilante descrito por George Orwellsportingbet é boaseu livro 1984, publicadosportingbet é boa1949.

"O Partido Comunista Chinês, preocupado com o fatosportingbet é boaque permitir a liberdade política poderia comprometer seu poder, construiu um Estado orwellianosportingbet é boavigilância altamente tecnológico e um sofisticado sistemasportingbet é boacensura na internet para monitorar e abafar as críticas", diz Roth.

O documento cita como exemplo o sistemasportingbet é boamonitoramento aplicadosportingbet é boaXinjiang, região ao noroeste do país, onde vivem cercasportingbet é boa13 milhõessportingbet é boamuçulmanos — uigures, cazaques e outras minoriassportingbet é boaorigem túrquica.

"Um milhãosportingbet é boaoficiais e quadros do partido foram mobilizados a serem 'hóspedes' não convidados, 'visitando' regularmente e permanecendo nas casassportingbet é boaalgumas dessas famílias muçulmanas para monitorá-las. A missão desses agentes é asportingbet é boaexaminar a vida dessas pessoas e relatar 'problemas', como pessoas que rezam ou mostram outros sinaissportingbet é boaprática ativa da fé islâmica, ou que entramsportingbet é boacontato com membros da família no exterior, ou que demonstram qualquer outra coisa que não fidelidade absoluta ao Partido Comunista", diz o relatório.

"Esta vigilância pessoal é apenas a ponta do iceberg, um prelúdio analógico do espetáculo digital. Sem consideração alguma pelo internacionalmente reconhecido direito à privacidade, o governo chinês implantou câmerassportingbet é boavídeosportingbet é boatoda a região, combinou-as com tecnologiasportingbet é boareconhecimento facial, implantou aplicativossportingbet é boatelefone celular para inserir dados das observações das autoridades, bem como pontossportingbet é boaverificação eletrônicos, e processou as informações resultantes usando big data", reforça o documento.

Legenda da foto, Segundo o diretor-executivo da ONG, Kenneth Roth, 'o governo chinês depende da repressão para permanecer no poder'

A HRW diz que a tecnologia tem sido usadasportingbet é boaoutras regiões do país e está atraindo governos com fracas proteçõessportingbet é boaprivacidade, como Quirguistão, Filipinas e Zimbábue. "As empresas chinesas não são as únicas vendendo esses sistemas abusivos — empresas da Alemanha, Israel e Reino Unido também vendem essa tecnologia —, mas os pacotes acessíveis da China se mostram atraentes aos governos que desejam imitar esse modosportingbet é boavigilância", ressalta a abertura do relatório.

Para a organização, "as açõessportingbet é boaPequim tanto incentivam, quanto ganham apoiosportingbet é boalíderes populistas autocráticos ao redor do mundo, enquanto as autoridades chinesas usamsportingbet é boainfluência econômica para dissuadir outros governossportingbet é boafazerem críticas".

"É urgente resistir a essa ofensiva (chinesa), que ameaça décadassportingbet é boaprogresso nos direitos humanos e o nosso futuro", conclui a ONG.

Bolsonaro, que se opõe fortemente regimessportingbet é boaesquerda com viés autoritário na Venezuela esportingbet é boaCuba, depoissportingbet é boaeleitos abandonou as críticas ao governo chinês, comandado há décadas pelo partido Comunista. Em visitasportingbet é boaoutubro à China, o maior parceiro comercial do Brasil, afirmou que estavasportingbet é boa"um país capitalista".

sportingbet é boa Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sportingbet é boa ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet é boausosportingbet é boacookies e os termossportingbet é boaprivacidade do Google YouTube antessportingbet é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet é boa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet é boaterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet é boaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet é boausosportingbet é boacookies e os termossportingbet é boaprivacidade do Google YouTube antessportingbet é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet é boa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet é boaterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet é boaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet é boausosportingbet é boacookies e os termossportingbet é boaprivacidade do Google YouTube antessportingbet é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet é boa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet é boaterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet é boaYouTube post, 3