Bolsonaro na ONU: os 5 alvos principais do discurso do presidente:bwin retiros

Bolsonaro na ONU

Crédito, AFP

Legenda da foto, Jair Bolsonaro fez discurso inflamado na abertura da Assembleia-Geral da ONU

bwin retiros Embwin retirosestreia na ONU, durante a abertura da 74ª Assembleia-Geral,bwin retirosNova York, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro fez nesta terça-feira (24/09) um discurso agressivobwin retirosque criticou países como Cuba e Venezuela, e defendeu a soberania do Brasil sobre a Amazônia.

Por tradição, um representante do Brasil é sempre o primeiro a falar.

A BBC News Brasil selecionou quatro destaques do discurso do presidente brasileiro nas Nações Unidas. Confira.

1. Socialismo

Bolsonaro abriu seu discurso dizendo que o Brasil "ressurge depoisbwin retirosestar à beira do socialismo". Ele fez duras críticas a Cuba,bwin retirosespecialmente ao programa Mais Médicos — que levou médicos cubanos para trabalhar no Brasil — e também à Venezuela.

Os cubanos deixaram o programa, iniciado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, com o rompimento do acordobwin retiroscolaboração por partebwin retirosHavana após a eleiçãobwin retirosBolsonaro.

"Meu país esteve muito próximo do socialismo, o que nos colocou numa situaçãobwin retiroscorrupção generalizada, grave recessão econômica, altas taxasbwin retiroscriminalidade ebwin retirosataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos que formam nossas tradições."

Dois profissionaisbwin retirossaúde caminhambwin retirosfrente a uma bandeira cubana no hospital Calixto Garcia,bwin retirosHavana

Crédito, EPA

Legenda da foto, Médicos cubanos não farão mais parte do programa Mais Médicos após ameaçasbwin retirosBolsonaro

Segundo Bolsonaro, "a história nos mostra que, já nos anos 60, agentes cubanos foram enviados a diversos países para colaborar com a implementaçãobwin retirosditaduras. Há poucas décadas tentaram mudar o regime brasileiro ebwin retirosoutros países da América Latina. Foram derrotados!"

Bolsonaro acrescentou que o Brasil está trabalhando com os Estados Unidos para que a "a democracia seja restabelecida na Venezuela, mas também nos empenhamos duramente para que outros países da América do Sul não experimentem esse nefasto regime".

"O Forobwin retirosSão Paulo, organização criminosa criadabwin retiros1990 por Fidel Castro, Lula e Hugo Chávez para difundir e implementar o socialismo na América Latina, ainda continua vivo e tem que ser combatido."

2. Economia

Em seguida, Bolsonaro defendeu a abertura da economia. Destacou o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, alcançadobwin retirosseu governo. Prometeu ainda novos acordos "nos próximos meses".

Além disso, falou sobre a adesão do Brasil à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

"Não pode haver liberdade política sem que haja também liberdade econômica. E vice-versa. O livre mercado, as concessões e as privatizações já se fazem presentes hoje no Brasil."

"A economia está reagindo, ao romper os vícios e amarrasbwin retirosquase duas décadasbwin retirosirresponsabilidade fiscal, aparelhamento do Estado e corrupção generalizada. A abertura, a gestão competente e os ganhosbwin retirosprodutividade são objetivos imediatos do nosso governo."

"Estamos abrindo a economia e nos integrando às cadeias globaisbwin retirosvalor. Em apenas oito meses, concluímos os dois maiores acordos comerciais da história do país, aqueles firmados entre o Mercosul e a União Europeia e entre o Mercosul e a Área Europeiabwin retirosLivre Comércio, o EFTA. Pretendemos seguir adiante com vários outros acordos nos próximos meses."

"Estamos prontos também para iniciar nosso processobwin retirosadesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Já estamos adiantados, adotando as práticas mundiais mais elevadasbwin retirostodo os terrenos, desde a regulação financeira até a proteção ambiental."

3. Amazônia

Bolsonaro defendeu a soberania do Brasil sobre a Amazônia. Reforçou que a Amazônia não é um "patrimônio da humanidade" e tampouco "o pulmão do mundo".

Criticou ainda o que chamoubwin retiros"os ataques sensacionalistas"bwin retiros"grande parte da mídia internacional devido aos focosbwin retirosincêndio".

Dados do Instituto Nacionalbwin retirosPesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento expressivo no númerobwin retirosincêndios florestais neste ano no Brasil, na comparação com igual período do ano passado.

Após a divulgação dos números, Bolsonaro demitiu o então diretor-geral do órgão, Ricardo Galvão.

"Em primeiro lugar, meu governo tem um compromisso solene com a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentávelbwin retirosbenefício do Brasil e do mundo."

"Nesta época do ano, o clima seco e os ventos favorecem queimadas espontâneas e criminosas. Vale ressaltar que existem também queimadas praticadas por índios e populações locais, como partebwin retirossua respectiva cultura e formabwin retirossobrevivência."

Desmatamento da Amazônia,bwin retirosfotobwin retiros2007

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Desmatamento da Amazônia,bwin retirosfotobwin retiros2007; floresta brasileira perdeu 20%bwin retirossua área desde 1970

"Problemas, qualquer país os têm. Contudo, os ataques sensacionalistas que sofremos por grande parte da mídia internacional devido aos focosbwin retirosincêndio na Amazônia despertaram nosso sentimento patriótico."

"É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade e um equívoco, como atestam os cientistas, afirmar que a nossa floresta é o pulmão do mundo."

Segundo Bolsonaro, "valendo-se dessas falácias, um ou outro país,bwin retirosvezbwin retirosajudar, embarcou nas mentiras da mídia e se portoubwin retirosforma desrespeitosa, com espírito colonialista. Questionaram aquilo que nos é mais sagrado: a nossa soberania".

"Um deles por ocasião do encontro do G7 ousou sugerir aplicar sanções ao Brasil, sem sequer nos ouvir", disse,bwin retirosalusão indireta ao presidente da França, Emmanuel Macron.

Bolsonaro também reforçou que o Brasil "não vai aumentar para 20%bwin retirosárea já demarcada como terra indígena, como alguns chefesbwin retirosEstado gostariam que acontecesse". Disse ainda que os indígenas "são seres humanos, exatamente como qualquer umbwin retirosnós".

Também criticou o cacique Raoni Metuktire, do povo caiapó, liderança indígenabwin retirosdestaque internacional.

"A visãobwin retirosum líder indígena não representa abwin retirostodos os índios brasileiros. Muitas vezes alguns desses líderes, como o cacique Raoni, são usados como peçabwin retirosmanobra por governos estrangeiros nabwin retirosguerra informacional para avançar seus interesses na Amazônia."

"Infelizmente, algumas pessoas,bwin retirosdentro ebwin retirosfora do Brasil, apoiadasbwin retirosONGs, teimambwin retirostratar e manter nossos índios como verdadeiros homens das cavernas."

Bolsonaro afirmou que a mentalidade colonialista não pode regressar à ONU e criticou França e Alemanha.

"Não podemos esquecer que o mundo necessita ser alimentado. A França e a Alemanha, por exemplo, usam maisbwin retiros50%bwin retirosseus territórios para a agricultura, já o Brasil usa apenas 8%bwin retirosterras para a produçãobwin retirosalimentos. 61% do nosso território é preservado."

Segundo o presidente brasileiro, seu governo tem uma políticabwin retiros"tolerância zero para com a criminalidade, aí incluídos os crimes ambientais".

Ele disse que qualquer "iniciativabwin retirosajuda ou apoio à preservação da Floresta Amazônica, oubwin retirosoutros biomas, deve ser tratadabwin retirospleno respeito à soberania brasileira".

"Também rechaçamos as tentativasbwin retirosinstrumentalizar a questão ambiental ou a política indigenista,bwin retirosprolbwin retirosinteresses políticos e econômicos externos,bwin retirosespecial os disfarçadosbwin retirosboas intenções. Estamos prontos para,bwin retirosparcerias, e agregando valor, aproveitarbwin retirosforma sustentável todo nosso potencial."

Sergio Moro, ministro da Justiça

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Na ONU, Bolsonaro elogiou atuação do ministro Moro

4. Criminalidade

O presidente brasileiro destacou a redução da criminalidade que, segundo ele, tem ocorridobwin retirosseu governo. "Hoje, o Brasil está mais seguro e ainda mais hospitaleiro", afirmou.

Citou os quase 70 mil homicídios anuais no Brasil, dizendo que os policiais militares "eram o alvo preferencial do crime", sem citar o caso que nesta semana gerou comoção no Brasil da menina Ágatha Félix,bwin retirosoito anos, que foi atingida por um tiro e morta no Complexo do Alemão, no Rio.

Também disse que supostos "presidentes socialistas" que o antecederam no Brasil "desviaram centenasbwin retirosbilhõesbwin retirosdólares comprando parte da mídia e do parlamento".

E citou seu ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz Sergio Moro, atribuindo a ele o julgamento e punição dessas pessoas "graças ao seu patriotismo, perseverança e coragem".

5. Ideologia

Na parte finalbwin retirosseu discurso, Bolsonaro investiu contra o que chamoubwin retiros"sistemas ideológicosbwin retirospensamento que não buscavam a verdade, mas o poder absoluto" e relacionou isso ao ataque que sofreu durante a campanha, quando foi esfaqueado.

Afirmou que "a ideologia" teria se instalado "no terreno da cultura, da educação e da mídia, dominando meiosbwin retiroscomunicação, universidades e escolas".

Também teria invadido "lares" para,bwin retirossuas palavras, "investir contra a célula materbwin retirosqualquer sociedade saudável, a família".

"Tentam ainda destruir a inocênciabwin retirosnossas crianças, pervertendo até mesmobwin retirosidentidade mais básica e elementar, a biológica", afirmou.

O presidente brasileiro destacou também o "politicamente correto" que, segundo ele, "passou a dominar o debate público para expulsar a racionalidade e substituí-la pela manipulação".

"A ideologia invadiu a própria alma humana para dela expulsar Deus e a dignidade com que Ele nos revestiu", afirmou. Essa "ideologia", segundo ele, deixou "rastrobwin retirosmorte, ignorância e miséria por onde passou".

E, disse Bolsonaro, ele próprio foi "vítima", quando foi esfaqueado por um "militantebwin retirosesquerda". O então candidato à Presidência foi esfaqueado por Adélio Bispobwin retirosOliveirabwin retirossetembrobwin retiros2018.

O autor do crime foi detido e, julgado incapazbwin retirosresponder pelos próprios atos, encaminhado a um hospital psiquiátrico onde permanecerá recolhido por tempo indeterminado.

Línea

bwin retiros Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bwin retiros ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbwin retirosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabwin retirosusobwin retiroscookies e os termosbwin retirosprivacidade do Google YouTube antesbwin retirosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebwin retiros"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobwin retirosterceiros pode conter publicidade

Finalbwin retirosYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbwin retirosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabwin retirosusobwin retiroscookies e os termosbwin retirosprivacidade do Google YouTube antesbwin retirosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebwin retiros"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobwin retirosterceiros pode conter publicidade

Finalbwin retirosYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbwin retirosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabwin retirosusobwin retiroscookies e os termosbwin retirosprivacidade do Google YouTube antesbwin retirosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebwin retiros"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobwin retirosterceiros pode conter publicidade

Finalbwin retirosYouTube post, 3