Por que a Floresta Amazônica pode se tornar focobet simplescrise entre Bolsonaro e a Igreja Católica:bet simples

Basílicabet simplesSão Pedro

Crédito, TomasSereda / Getty Images

Legenda da foto, A Basílicabet simplesSão Pedro,bet simplesRoma: críticas vindas da Igreja podem ser mais um capítulo na crisebet simplesimagem do Brasil

Um revés no Sínodo contribuiria para aumentar o desgaste internacional do país. Nos últimos dias, a atuação do governo brasileiro na área ambiental foi criticada por líderes estrangeiros. A crise na Amazônia foi debatida no último fimbet simplessemana na reunião do G7, fórum que reúne algumas das maiores economias do mundo.

No começo desta semana, o Itamaraty decidiu suspender as fériasbet simplestodos os embaixadores brasileiros na Europa ebet simplespaíses que integram o G7. Trata-sebet simplesum esforço para responder à crisebet simplesimagem provocada pelas queimadas, segundo a agênciabet simplesnotícias Reuters.

Na semana passada, o governo brasileiro despachou para a Itália o novo embaixador brasileiro junto à Santa Sé, o diplomatabet simplescarreira Henrique da Silveira Sardinha Pinto - o nome dele foi aprovado pelo plenário do Senadobet simplesmeadosbet simplesjunho. O diplomata foi instruído a tratar da questão do Sínodo com representantes do Vaticano.

Augusto Heleno

Crédito, Presidência da República

Legenda da foto, O general Augusto Heleno, do GSI: expectativa ébet simplesque sínodo discuta apenas temas religiosos

Que a Igreja se atenha aos 'limites'

O ministro-chefe do Gabinetebet simplesSegurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, falou sobre o tema ao jornal O Estadobet simplesS. Paulo, no começo desta semana. Segundo Heleno, o governo espera que o encontro se limite a questões religiosas - sem fazer críticas a governos específicos ou a políticas públicas dos países da região.

"A nossa expectativa ébet simplesque não haja problema para o governo e nem nenhum desentendimento com a Igreja", disse Augusto Heleno ao jornal O Estadobet simplesS. Paulo. "Nós temos promovido ótimas reuniões com o Sínodo, não só aqui, masbet simplesRoma, e está se encaminhando para se ter uma atividade dentro do que foi previsto, que não vai exceder os limites do que a Igreja se propôs a fazer. É o que nós esperamos."

O Brasil é o país com a maior população católica do mundo - e embora a porcentagembet simplesevangélicos tenha crescido nos últimos anos, os católicos ainda são maioria. No Censobet simples2010, 64,4% dos brasileiros disseram seguir a Igreja Católica. Críticas vindas da Santa Sé costumam repercutir politicamente no Brasil.

Além disso, o próprio presidente Jair Bolsonaro se declara católico.

Apesar da expectativabet simplesHeleno, o documento preparatório para o Sínodo aborda pontos incômodos para o governo. Chamado oficialmentebet simples"Instrumentum Laboris", o textobet simples146 pontos menciona os termos "governo" e "governos" dez vezes. Foi elaborado com consultas às comunidades da região - inclusive com o auxíliobet simplesuma organização ligada à Igreja, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Segundo o documento preparatório, as comunidades amazônicas consideram como principais ameaças a seu modobet simplesvida a chegadabet simplesmadeireiras (legais e ilegais); o assassinatobet simplesseus líderes, a caça e a pesca predatórias, a contaminação gerada pelo garimpo e os grandes projetosbet simplesinfraestrutura - rodovias, ferrovias, portos, entre outros pontos.

"Segundo as comunidades participantes nesta escuta sinodal, a ameaça à vida derivabet simplesinteresses econômicos e políticos dos setores dominantes da sociedade atual,bet simplesmaneira especialbet simplesempresas extrativistas, muitas vezesbet simplesconivência, ou com a permissividade dos governos locais, nacionais e das autoridades tradicionais (dos próprios indígenas)", diz o ponto 14 do texto, que foi divulgadobet simplesmeados deste ano.

embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Henrique da Silveira Sardinha Pinto

Crédito, Senado Federal

Legenda da foto, O embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Henrique da Silveira Sardinha Pinto: indicação estava aprovada pelo Senado desde junho, mas ele só viajou semana passada

Henrique da Silveira Sardinha Pinto, o diplomata que representará o Brasil junto à Santa Sé, falou sobre o assunto embet simplessabatina na Comissãobet simplesRelações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, no fimbet simplesmaio.

"O Itamaraty, sim, tem se interessado pelo assunto, tem feito contatosbet simplesalto nível na Santa Sé para manifestar a nossa preocupação, o nosso interesse pelo resultado do trabalho que vai ser levado a efeitobet simplesRoma. Aguardamos, portanto, com interesse esse resultado", disse ele aos senadores, na ocasião.

"A percepção é abet simplesque nós consideramos que se tratabet simplesum evento importante, que chama a atenção do governo, sobretudo, na fase preparatória, na fase maisbet simplesbase da preparação dos documentos havia conceitos e ideias que preocuparam o governo brasileiro. Isso foi certa forma já expresso por algumasbet simplesnossas autoridades", afirmou ele.

Segundo Paulo Fernando Carneirobet simplesAndrade, professor do departamentobet simplesTeologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, o sínodo é uma instituição bastante antiga da Igreja. É uma reunião realizada pelo papa com seus bisposbet simplesdeterminada região ou tema, para definir uma estratégia para a Igreja num determinado assunto. É um encontro mais restrito que um concílio - que abrange bispos do mundo todo.

"O papa Francisco tem reforçado a necessidadebet simplestermos uma igreja mais sinodal, isto é, com mais participação dos bispos na orientação da igreja", diz ele, que concluiu o doutoradobet simplesTeologia na Pontifícia Universidade Gregorianabet simplesRoma.

A palavra "sínodo" vembet simplesdois termos gregos: "syn", que significa "junto" e "hodos" - "estrada", ou "caminho". Desde que assumiu o comando da Igreja,bet simplesmarçobet simples2013, Francisco já realizou dois sínodos: um dedicado à família (2015), e outro aos jovens (2018).

De acordo com Andrade, a realizaçãobet simplesum sínodo sobre a Amazônia é coerente com os temas dos quais Francisco tratou embet simplescarta encíclica Laudato Si' ("Louvado Sejas",bet simplesitaliano). O subtítulo do texto é "Sobre o cuidado da casa comum". No texto, o papa critica uma busca irresponsável do desenvolvimento econômico e o consumismo exagerado - e faz um apelo contra a degradação ambiental e pela luta contra a mudança climática.

Militares enchem bolsabet simpleságua para combate a incêndio na Amazônia

Crédito, Presidência da República

Legenda da foto, Militares enchem bolsabet simpleságua para combate a incêndiobet simplesPorto Velho (RO), na semana passada: tema prejudicou imagem internacional do Brasil

"Normalmente, o sínodo segue esta estrutura: ele partebet simplesum documentobet simplestrabalho, o 'Instrumentum Laboris', e é concluído com uma sériebet simplesrecomendações, que dizem respeito à atuação da Igreja. O papa pode responder com uma carta apostólica, por exemplo", diz Andrade. Sugestões feitas durante sínodos resultarambet simplesmedidas importantes nos papadosbet simplesPaulo 6º (1963-1978), hoje canonizado, ebet simplesJoão Paulo 2º (1978-2005), acrescenta ele.

Reorganização da Igreja na Amazônia

Alémbet simplesquestões sociais mais amplas, o sínodo sobre a Amazônia também tratarábet simplesquestões organizativas da Igreja. Um dos pontos mais polêmicos é a possibilidadebet simplesordenar como padres homens mais velhos, especialmente indígenas - mesmo que sejam casados -bet simplesregiões remotas. O celibato, isto é, a abstençãobet simplesrelações sexuais, é exigida dos sacerdotes católicos.

Segundo Paulo Suess - teólogo e padrebet simplesorigem alemã que foi secretário-geral do Cimi - o Sínodo está focadobet simplesquestões da organização da Igreja na Amazônia. O protestantismo têm crescido na região, diz ele, e por isso é preciso que os católicos reforcembet simplespresença entre as comunidades locais.

"Precisamosbet simplesuma descentralização urgente, e não é a tecnologia que vai resolver isso. É a multiplicação dos ministérios (pessoas com funções dentro da religião). Se colocamos muitos obstáculos para o acesso aos ministérios, o resultado é que teremos poucos ministros. Isso abre caminho para grupos protestantes que, às vezes, agem sem qualquer respeito pela cultura dos povos", diz ele, que é hoje assessor teológico do Cimi.

O cientista social Luis Ventura é um dos coordenadores do Cimi na região Norte do país - e participou do processobet simplesaudiências para o Sínodo. Segundo ele, a consulta às populações amazônicas se estendeubet simplesmeadosbet simples2018 até marçobet simples2019. Ao todo, maisbet simples200 encontros foram realizadosbet simplesvários países amazônicos.

Segundo ele, o governo federal se reuniu com os responsáveis pela organização do Sínodobet simplesvárias ocasiões. "Nunca teve nenhuma negativa (a conversar com as autoridades)". "O sínodo não é convocado para atacar nenhum governo. Foi convocadobet simples2017. Mas quando a Igreja pensa nabet simplesformabet simplesorganização ebet simplespresença (na Amazônia), não faz issobet simplesforma distante da realidade. Ela olha para a realidade e para os desafios que estão postos", diz Ventura.

Igreja começou a se afastarbet simplesmilitares nos anos 1970

Embora defenda valores tradicionaisbet simplestemas como casamento, sexualidade e família, a Igreja Católica, no Brasil, se distanciou há muito tempobet simplesvisões consideradas "de direita"bet simplestemas como reforma agrária e povos indígenas.

Na tesebet simplesdoutorado "Amazônia: pensamento e presença militar", a cientista política Adriana Aparecido Marques, professora da Universidade Federal do Riobet simplesJaneiro (UFRJ), diz que os militares começaram a se estranhar com a Igreja Católica após a criação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi),bet simples1972.

Até então, segundo a professora, militares e religiosos trabalhavambet simplesconjunto para "integrar" indígenas à sociedade brasileira, fazendo com que abandonassembet simplescultura e incorporassem a língua portuguesa e a fé cristã.

As Forças Armadas consideravam o Catolicismo uma religião "nacional" ao passo que desconfiavambet simplesigrejas evangélicas, vistas como agentesbet simplesnações estrangeiras.

Os militares contavam com os missionários católicos para impedir que indígenas na Amazônia deixassem o território brasileiro rumo a países vizinhos, onde missões protestantes vinham oferecendo assistência médica e educacional às comunidades nativas.

Jair Bolsonaro

Crédito, Presidência da República

Legenda da foto, Jair Bolsonarobet simplespronunciamento sobre incêndios, na semana passada: tema mobilizou a diplomacia brasileira

A criação do Cimi bagunçou essa lógica. A organização surgiu com o pretextobet simplespreservar a cultura indígena, e não mais catequizar. Padres e missionários católicos passaram a apoiar indígenasbet simplesseus pleitos para a demarcaçãobet simplesterras e a expulsãobet simplesinvasores.

Dois dos principais expoentes do movimento são os bispos eméritos Erwin Krautler, da prelazia do Xingu (PA), e Pedro Casaldáliga, da prelaziabet simplesSão Félix (MT).

Hoje o órgão diz atuar junto a maisbet simples180 povos indígenas brasileiros, respeitando o protagonismo dos grupos e "dentrobet simplesuma perspectiva mais amplabet simplesuma sociedade democrática, justa, solidária, pluriétnica e pluricultural".

A nova postura incomodou militares, que sempre se opuseram à existência do que consideram "enclaves étnicos" dentro do Brasil, temendo a criaçãobet simplesEstados autônomosbet simplesáreas indígenas.

O advento do Cimi também gerou atritos entre a igreja e representantes políticosbet simplesgrandes fazendeiros - animosidade que persiste até hoje.

Teologia da Libertação

Outro fator que afastou a Igreja Católicabet simplesparte da direita brasileira foi a difusão da Teologia da Libertação, movimento católico que interpreta a fé cristã à luzbet simplesproblemas sociais como a pobreza e a desigualdade.

A partir dos anos 1970, o movimento participou da disseminação no Brasil das Comunidades Eclesiaisbet simplesBase. Esses grupos influenciaram o surgimentobet simplesmovimentos sociais e partidos políticos que se opunham à ditadura militar, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Partido dos Trabalhadores (PT).

A Teologia da Libertação perdeu espaço na Igreja Católica no papadobet simplesJoão Paulo 2º (1978-2005). Em 2017, o papa Francisco disse que o movimento "teve aspectos positivos e desvios".

Segundo o pontífice, os teólogos da libertação erraram ao abordar a realidadebet simplesforma marxista, abraçando conceitos como a lutabet simplesclasses.

Línea

bet simples Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bet simples ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet simplesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet simplesusobet simplescookies e os termosbet simplesprivacidade do Google YouTube antesbet simplesconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet simples"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet simplesterceiros pode conter publicidade

Finalbet simplesYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet simplesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet simplesusobet simplescookies e os termosbet simplesprivacidade do Google YouTube antesbet simplesconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet simples"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet simplesterceiros pode conter publicidade

Finalbet simplesYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet simplesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet simplesusobet simplescookies e os termosbet simplesprivacidade do Google YouTube antesbet simplesconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet simples"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet simplesterceiros pode conter publicidade

Finalbet simplesYouTube post, 3