Tragédiasport bet365 entrarBrumadinho: Vale diz que sirenes não foram acionadas por 'velocidade' do deslizamento:sport bet365 entrar

Buscas por desaparecidos

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Buscas por desaparecidossport bet365 entrarBrumadinho; população diz que alerta sonoro teria dado mais temposport bet365 entrarfuga

Até a publicação desta reportagem, a mineradora não havia se manifestado sobre essas questões. A instalaçãosport bet365 entrarsistemassport bet365 entraralerta sonorosport bet365 entraráreas que podem ser atingidas pelo rompimentosport bet365 entrarbarragens é obrigatória por lei.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, existe tecnologia para que alertas sonorossport bet365 entraremergência sejam acionadossport bet365 entrarqualquer circunstância, seja qual for a velocidade do evento. "Falar que a sirene não tocou porque o evento foi muito rápido é brincadeira", critica Sergio Medicisport bet365 entrarEston, professorsport bet365 entrarEngenhariasport bet365 entrarMinas da Universidadesport bet365 entrarSão Paulo (USP).

"A sirene não é para tocar só quando a barragem cai. A sirene pode tocar quando a coisa começa a ficar crítica, às vezes semanas antes, para as pessoas ficaremsport bet365 entraralerta. É comosport bet365 entrarum teatro: antes do início da peça, há um primeiro alarme, depois um segundo, até chegar o alarme final."

"E, na última na hora, quando a barragem rompe, é preciso ter um sistema que toque na hora. Não existe issosport bet365 entrardizer que foi muito rápido", completa Eston.

De acordo com Carlos Barreira Martinez, professor do Institutosport bet365 entrarEngenharia Mecânica da Universidade Federalsport bet365 entrarItajubá, que trabalha com segurançasport bet365 entrarbarragens, diversos tipossport bet365 entrarsensores podem detectar o rompimentosport bet365 entraruma barragem e acionar as sirenes automaticamente.

Helicóptero sobrevoa área da barragem rompidasport bet365 entrarBrumadinho

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Especialistas criticam argumentosport bet365 entrarque rapidez do evento impossibilitou alarme sonoro

"Pode ser um sensor sonoro,sport bet365 entrarpressão,sport bet365 entrardeslocamento. Registrou (anomalia), manda informação por rede sem fio e o alerta toca. Isso é muito simples. Mas custa dinheiro". Além do alarme sonoro, diz o professor, seria possível inclusive alertar a comunidade por um appsport bet365 entrarcelular que já indicasse as rotassport bet365 entrarfuga.

"A justificativa da Vale só é plausível se o sistema deles não forsport bet365 entrarresposta rápida. E, se não tinham um sistemasport bet365 entrarresposta rápida, é porque acreditavam que a estrutura era segura, que o Titanic não ia afundar."

Martinez ressalva ainda que, dada a proximidade entre a barragem e o refeitório da Vale, onde estava a maior parte dos desaparecidos, é possível que nem a sirene conseguisse fazer com que todos se salvassem.

Vale diz que outras sirenes foram acionadas na sexta, mas população nega

Na nota enviada à BBC News Brasil, a Vale afirmou ainda que as sirenes relativas às estruturas 4 a 4-A (barragenssport bet365 entrarrejeito adjacentes à barragem principal e que também romperam na sexta-feira) "foram acionadas".

Porém, moradoressport bet365 entrardiferentes bairrossport bet365 entrarBrumadinho ouvidos pela BBC News Brasil desde sábado são unânimessport bet365 entrarafirmar que as sirenessport bet365 entraralerta não tocaram no dia da tragédia.

"Todos sabem que a sirene não tocou", disse Sirlenesport bet365 entrarBrito, no velório da irmã Sirleysport bet365 entrarBrito, nesta quarta-feira. Sirley era Secretáriasport bet365 entrarDesenvolvimento Socialsport bet365 entrarBrumadinho e foi velada sob forte comoção. A irmã falou ainda que acredita que Sirley poderia ter sobrevivido se a sirene tivesse tocado.

As sirenes da mina Córrego do Feijão só foram tocar no domingo, por voltasport bet365 entrar5h30 da manhã, alertando para o perigosport bet365 entrarrompimento da barragem remanescente, a B6, que contém água. É um indicativosport bet365 entrarque o sistema não foi afetado pela avalanchesport bet365 entrarlama e está funcionando.

Desastresport bet365 entrarBrumadinho

Crédito, EPA

Legenda da foto, Moradoressport bet365 entrardiferentes bairrossport bet365 entrarBrumadinho são unânimessport bet365 entrarafirmar que as sirenessport bet365 entraralerta não tocaram no dia da tragédia

Naquela ocasião, o nívelsport bet365 entraralerta da B6 subiusport bet365 entrar1 para 2 (numa escala que vai até 3), o que requer evacuação das áreas que podem ser atingidas e o esvaziamento da barragem. A estimativa do Corposport bet365 entrarBombeirossport bet365 entrarMinas Gerais erasport bet365 entrarque 24 mil pessoas deveriam deixar suas residências devido ao alerta.

"(A sirene) tocou só dessa vez, na sexta-feira não tocou, não. Saí desesperado, eu, minha esposa e meu filhosport bet365 entrar20 dias", relatou o motoristasport bet365 entrarcaminhão Walisson Marcelino, no domingo da evacuação. Na sexta-feira anterior, dia da tragédia, a lama havia invadido seu quintal.

A BBC News Brasil teve acesso a uma gravação da sirene, feita por moradores da zona rural. Após um alarme, os auto-falantes emitiram uma mensagem: "Essa é uma situação realsport bet365 entraremergênciasport bet365 entrarrompimentosport bet365 entrarbarragem. Abandonem imediatamente suas residências e sigam pela rotasport bet365 entrarfuga para o pontosport bet365 entrarencontro, até serem passadas novas instruções"."Que rotasport bet365 entrarfuga? Que pontosport bet365 entrarencontro? Não teve treinamento nenhum", diz Mário Lúcio Fontes, morador do Parque da Cachoeira. A lama destruiu a parte do fundo do seu terreno - dali, é possível, inclusive, ver uma das sirenes da Vale.

Ao final do domingo, a barragem voltou a ficar estável e as famílias evacuadas puderam voltar para casa.

Moradores relatam que sirenes nunca foram testadas

A única informação fornecida pela Vale sobre o sistemasport bet365 entraralerta sonoro é que há oito sirenes instaladas no entorno da unidade operacional.

Pelo menos uma delas fica na região do Parque da Cachoeira, bairro da zona ruralsport bet365 entrarBrumadinho. Ela não foi afetada pela avalanchesport bet365 entrarlama e permanece intacta no local.

Moradores do Parque da Cachoeira contam que o sistema foi instaladosport bet365 entrar2018, mas que nunca soou, nem para teste ou treinamento.

"Aquela sirene nunca tocou, eu nem sei qual é o som dela", falou o aposentado Geraldo Vilaça, que teve a casa completamente destruída pela lama. Ele calcula que teve apenas três minutos para fugir. Seu cunhado está desaparecido.

Na comunidadesport bet365 entrarParque da Cachoeira, moradores também relatam que, pouco depois da instalação das sirenes, funcionários contratados pela Vale visitaram as residências do bairro para aplicar um questionário. Queriam saber quantas pessoas viviam nas casas e se havia alguém com dificuldadesport bet365 entrarlocomoção.

Na segunda-feira, a BBC News Brasil questionou a Vale a respeito desses relatos, mas não obteve retorno.

"Pela maneira que conduziram isso aí, eu acho que não estavam preocupados com as pessoas. Acho que estavam preocupadossport bet365 entraratender à legislação. Tem que pôr sirene? Então, colocaram a sirene. Se estivessem realmente preocupados com as pessoas, teriam dado sequência ao trabalho. E feito o trabalhosport bet365 entrarmaneira profissional para conseguir avisar as pessoas a tempo delas fugirem", opinou Geraldo Vilaça.

Covas abertassport bet365 entrarcemitériosport bet365 entrarBrumadinho para vítimas do rompimento da barragem

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Covas abertassport bet365 entrarcemitériosport bet365 entrarBrumadinho para vítimas do rompimento da barragem; normas técnicas obrigam instalaçãosport bet365 entraralertas sonoros

No desastresport bet365 entrarMariana,sport bet365 entrar2015, as sirenes também não tocaram. "Depoissport bet365 entrarMariana, é vergonha como a Vale agiu com Brumadinho. Tinha que ter botado sirene e ter feito um montesport bet365 entrarsimulado com a população", opina Eston, da USP.

Legislação e normas técnicas obrigam instalaçãosport bet365 entraralerta sonorosport bet365 entraremergência

Na época do desastresport bet365 entrarMariana, um engenheiro da Vale argumentousport bet365 entrarentrevista à Folhasport bet365 entrarS. Paulo que o usosport bet365 entraralertas sonoros não era obrigatório por lei. Porém, desde então, diversas leis e portarias passaram a obrigar a instalaçãosport bet365 entraralertas sonorossport bet365 entrarlocais que possam vir a ser atingidos pelo rompimentosport bet365 entrarbarragens.

Uma lei estadual sancionadasport bet365 entrar2016 pelo governosport bet365 entrarMinas Gerais estabelece que,sport bet365 entrarcasosport bet365 entraratividade que possa colocar vidas humanassport bet365 entrargrave risco, o licenciamento ambiental deve conter um Planosport bet365 entrarAçãosport bet365 entrarEmergência que inclua um "sistemasport bet365 entraralerta sonoro ou outra solução tecnológicasport bet365 entrarmaior eficiência".

Em nível federal, a Política Nacionalsport bet365 entrarSegurançasport bet365 entrarBarragens,sport bet365 entrar2010, determina que as barragens devem ter um Planosport bet365 entrarAçãosport bet365 entrarEmergência que contenham "estratégia e meiosport bet365 entrardivulgação e alerta para as comunidades potencialmente afetadassport bet365 entrarsituaçãosport bet365 entraremergência".

Em 2017, foram estabelecidas regras mais detalhadas sobre o assunto, por meiosport bet365 entraruma portaria do Departamento Nacionalsport bet365 entrarProdução Mineral, do Ministériosport bet365 entrarMinas e Energia. O prazo para as empresas se adequarem erasport bet365 entrardois anos - ou seja, ainda não venceu.

De acordo com o documento, a mineradora fica responsável por alertar a populaçãosport bet365 entraruma distânciasport bet365 entraraté 10 quilômetros à jusante da barragem ou a um temposport bet365 entrarchegada da ondasport bet365 entrarinundação igual a trinta minutos - o que for mais eficaz.

Nessa distância, não haveria "tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentessport bet365 entrarsituaçõessport bet365 entraremergência".

Para fazer esse alerta, continua a portaria, a mineradora deve instalar sistemassport bet365 entraralarme "contemplando sirenes e outros mecanismossport bet365 entraralerta" que sigam algumas especificações.

Por exemplo, ser colocadosport bet365 entrarlocaissport bet365 entrarfácil identificação pela comunidade, possuir sistemasport bet365 entraracionamento remoto que funcione por meiosport bet365 entrarmaissport bet365 entraruma tecnologia - sinalsport bet365 entrarrádio, fios, satélite, telefonia celular -, possuir sistemassport bet365 entraralimentaçãosport bet365 entrarenergia alternativos (para casosport bet365 entrarfalha na rede elétrica), ter opçãosport bet365 entraracionamento por botões (caso todo o resto falhe), e ter um nível mínimosport bet365 entrar70 decibéis.

línea

sport bet365 entrar Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sport bet365 entrar ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossport bet365 entrarautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasport bet365 entrarusosport bet365 entrarcookies e os termossport bet365 entrarprivacidade do Google YouTube antessport bet365 entrarconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesport bet365 entrar"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosport bet365 entrarterceiros pode conter publicidade

Finalsport bet365 entrarYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossport bet365 entrarautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasport bet365 entrarusosport bet365 entrarcookies e os termossport bet365 entrarprivacidade do Google YouTube antessport bet365 entrarconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesport bet365 entrar"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosport bet365 entrarterceiros pode conter publicidade

Finalsport bet365 entrarYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossport bet365 entrarautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasport bet365 entrarusosport bet365 entrarcookies e os termossport bet365 entrarprivacidade do Google YouTube antessport bet365 entrarconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesport bet365 entrar"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosport bet365 entrarterceiros pode conter publicidade

Finalsport bet365 entrarYouTube post, 3