Brumadinho: Quais são os tiposda loteria esportivabarragem e por que a Vale construiu a menos segura na mina Córrego do Feijão?:da loteria esportiva

Localda loteria esportivarompimentoda loteria esportivabarragemda loteria esportivaBrumadinho

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Barragem que se rompeuda loteria esportivaBrumadinho era mais baratas e menos seguras, dizem especialistas

Ele cita o Chile e o Peru como países que baniram o método e a África do Sul como um dos que podem proibirda loteria esportivabreve. A Austrália, porém, ainda o usa. "Mas a região é mais seca que no Brasil e os vales são mais abertos que osda loteria esportivaMinas Gerais", salienta Marques.

Nesta segunda-feira,da loteria esportivaentrevista à GloboNews, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles também criticou esse tipoda loteria esportivabarragem, dizendo que usa um método "antigo" e "superado". Salles afirmou ainda que mineradoras devem deixarda loteria esportivausá-lo quando for possível.

Homem abre covas no cemitério Parque das Rosas

Crédito, AFP

Legenda da foto, Homem abre covas no cemitério Parque das Rosas onde maior parte dos corpos da tragédiada loteria esportivaBrumadinho serão enterrados

Mas a engenheira Rafaela Baldí, que é projetistada loteria esportivabarragens, diz que não se pode "vilanizar" métodosda loteria esportivaconstrução porque "absolutamente todos têm riscos".

"O problema não é o alteamento (ampliação da capacidade) da barragem, é como ele é feito e monitorado. Não gostoda loteria esportivademonizar o método. São as pessoas queda loteria esportivaalgum momento tomam a decisão errada", salienta Baldí.

Por que é preciso construir barragensda loteria esportivarejeitos?

O professor Eduardo Marques explica que o minério extraído solo precisa passar por um processoda loteria esportivaseparaçãoda loteria esportivaimpurezas para aumentar o valor comercial e, para isso, normalmente usa-se água e substâncias químicas.

O que resta desse processo é chamadoda loteria esportivarejeito e há três tipos mais comuns barragens para contenção desse material, para evitar que os resíduos sigam para os rios. Todos começam com a construçãoda loteria esportivaum dique e um tapete drenante, para eliminar a água armazenada no interior da barragem. O que muda é o método usado para aumentar a capacidadeda loteria esportivaarmazenamento por meioda loteria esportivaconstruçãoda loteria esportivaalteamentos.

Barragem a montante

É o método mais comum e mais barato. Os rejeitos são depositados na própria barragem, formando uma "praia"da loteria esportivaresíduos da mineração que, com o tempo, é adensada. Esse material é usado, com o tempo, para fazer novos alteamentos.

No casoda loteria esportivaBrumadinho, os rejeitos são compostos basicamenteda loteria esportivaferro, sílica e água. Esse tipoda loteria esportivaestrutura é considerada mais barata porque usa menos material e também ocupa uma área menor, portanto, desmata menos, diz o professor Eduardo Marques. Mas é muito sensível a qualquer vibração, explica Rafaela Baldí.

Barragem a jusante

É a mais cara, mas considerada a mais segura. Porém, ocupa um espaço maior e provoca, já na construção, impacto ambiental com desmatamento, diz o professor Eduardo Marques. Não se usa rejeitos consolidados para os alteamentos - é possível aumentar a capacidade da barragem com mesmo material do dique inicial ou com outros materiais como pedras e argila, normalmente recolhidos na própria mineração.

Bombeiros resgatam corpoda loteria esportivaBrumadinho

Crédito, AFP

Legenda da foto, Barragem a jusante são as mais caras, porém são consideradas as mais seguras

Nesse caso, cada alteamento é estruturalmente independente da disposição do rejeito, o que melhora a estabilidade da estrutura. Segundo Rafaela Baldí gasta-se pelo menos 30% mais material para armazenar o mesmo volume que no caso das barragens a montante.

Barragem linhada loteria esportivacentro

É um sistema intermediárioda loteria esportivatermosda loteria esportivacusto, com disposição semelhante ao do método a montante. No entanto, um dreno acompanha o alteamento da construção e os rejeitos são lançados a partir da crista do dique inicial. "Esse é o método mais seguro para construçãoda loteria esportivabarragensda loteria esportivarejeito", diz o site do Institutoda loteria esportivaTecnologia da Vale.

Depósitoda loteria esportivarejeitos a seco

Há também o método a seco, ainda pouco comum no Brasil. Ao contrário dos outros métodos, que depositam a água juntamente com os rejeitos, no método a seco o rejeito é acumulado e armazenado na baciada loteria esportivadisposição, normalmenteda loteria esportivaáreas inclinadas para facilitar o escoamento. Eles são drenados e depositadosda loteria esportivapilhas, que ficam expostas à secagem ao sol.

"Não temos experiência técnica ainda, pode ser que haja uma curvada loteria esportivaaprendizado. Mas o Canadá tem tido problema com esse método nas áreas onde chove mais", observa.

Não há risco zero

Especialistas alertam ainda que nenhum desses métodos tem risco zeroda loteria esportivaacidentes - mesmo que a barragem não esteja sendo mais utilizada.

"Barragens têm que ser monitoradas para o resto da vida", diz Rafaela Baldí.

A escolha do método, contudo, dependeda loteria esportivauma sérieda loteria esportivafatores - entre eles, o clima, a topografia e a ocupação da região próxima à barragem. E, claro, os custos e o prazo para se construir.

Especialistada loteria esportivamonitoramento, o geólogo Bráulio Magalhaes, professor da Universidade Federalda loteria esportivaMinas Gerais, afirma que o Brasil não perdeda loteria esportivanada para outros paísesda loteria esportivatermosda loteria esportivatecnologiada loteria esportivamonitoramento. As empresas já usam drones e aeronaves capazesda loteria esportivadetectar qualquer variação milimétrica, alémda loteria esportivadiferentes medidores e radares.

'Não vejo a fiscalização no mesmo nível'

Para Magalhães, contudo, há ainda pouco investimento das empresas na contrataçãoda loteria esportivamãoda loteria esportivaobra capacitada para analisar esses dados. Ele afirma ainda que as empresas dificilmente compartilham os dados com pesquisadores, o que dificulta monitoramento externo das barragens.

"Falta transparência", diz Magalhães, emendando que também falta exigir projetos que levemda loteria esportivaconta a integração das minas com a população local. "Não basta fazer audiências públicas", diz, sugerindo que empreendimentos das mineradoras devem ser desenhados na medida para cada comunidade e ainda fazer com que moradores locais ajudem no monitoramento.

"Eles sabem quando o rio está diferente, quando vai chover mais forte... Moradores locais são excelentes sensores e as empresas ainda não os veem assim no Brasil", observa o professor da UFMG.

Bombeiros fazem resgate na regiãoda loteria esportivaBrumadinho

Crédito, AFP

Legenda da foto, Especialista diz que todas as barragens correm algum risco e devem ser monitoradas pelo resto da vida

Bráulio Magalhães, contudo, afirma que os órgãosda loteria esportivafiscalização não estão no mesmo nível das empresas, que têm condições e recursos para investirda loteria esportivaequipamentosda loteria esportivasegurança e monitoramento.

A engenheira Rafaela Baldí lembra que,da loteria esportiva2017, o Departamento Nacionalda loteria esportivaProdução Mineral, agora Agência Nacionalda loteria esportivaMineração (ANM), baixou uma portaria dificultando a construçãoda loteria esportivabarragens a montante e que, depois da tragédiada loteria esportivaMariana, todas as empresas foram obrigadas a entregar um planoda loteria esportivasegurança - a Vale entregou um para a mina Córrego do Feijão.

"Quando acontece algo comoda loteria esportivaBrumadinho, me pergunto: o que aconteceu com os planosda loteria esportivaação emergencial eda loteria esportivaevacuação?", diz Baldí.

Por meioda loteria esportivanota, a Agência Nacionalda loteria esportivaMineração informou que "está tomando todas as medidas institucionais cabíveis, visando a auxiliar na mitigação dos danos causados pelo incidente"da loteria esportivaBrumadinho.

Segundo a ANM, a barragem "não apresentava pendências documentais" e a Vale apresentou declaraçõesda loteria esportivacondiçãoda loteria esportivaestabilidade, que atestam a segurança física e hidráulica da barragem.

"De acordo com as informações declaradas pela empresa Vale S.A. no Sistema Integradoda loteria esportivaGestãoda loteria esportivaSegurançada loteria esportivaBarragensda loteria esportivaMineração (SIGBM), pertencente à ANM, com baseda loteria esportivavistoria realizadada loteria esportivadezembroda loteria esportiva2018, por um grupoda loteria esportivatécnicos da empresa, não foram encontrados indíciosda loteria esportivaproblemas relacionados à segurança da referida estrutura", diz a nota da ANM.

A Vale, também por meioda loteria esportivanota, diz que está "ainda buscando respostas para o ocorrido". Afirma ainda que a barragem que rompeu "estava inativa (não recebia rejeitos), não tinha a presençada loteria esportivalago e não existia nenhum outro tipoda loteria esportivaatividade operacionalda loteria esportivaandamento". "No momento, encontrava-seda loteria esportivadesenvolvimento o projetoda loteria esportivadescomissionamento da mesma", explicou a companhia.

Alternativa para as barragensda loteria esportivarejeito

Segundo o site do ITV (Instituto Tecnológico da Vale), "a Vale e o ITV já atuam intensamente na busca e desenvolvimentoda loteria esportivatecnologias que tornem o reaproveitamentoda loteria esportivarejeitos uma realidade".

Aindada loteria esportivaacordo com o site, rejeitos depositadosda loteria esportivabarragens têm teor igual — eda loteria esportivaalguns casos até maior — ao mineral bruto que é lavradoda loteria esportivaoutras minas.

"A recuperação e o aproveitamento desse material iria possibilitar um aumento da recuperação metalúrgica eda loteria esportivamassa nas plantasda loteria esportivabeneficiamento e contribuir para a redução do impacto e passivo ambiental das empresas mineradoras. Dessa forma, ainda seria possível evitar os custos e o tempo gasto para obtenção das licenças ambientais necessárias para ampliação ou construçãoda loteria esportivanovas barragensda loteria esportivarejeito", afirma o ITV.

Na UFMG, por exemplo, há pesquisas para transformar os rejeitosda loteria esportivamaterialda loteria esportivaconstrução como tijolos.

da loteria esportiva Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube da loteria esportiva ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosda loteria esportivaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticada loteria esportivausoda loteria esportivacookies e os termosda loteria esportivaprivacidade do Google YouTube antesda loteria esportivaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueda loteria esportiva"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoda loteria esportivaterceiros pode conter publicidade

Finalda loteria esportivaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosda loteria esportivaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticada loteria esportivausoda loteria esportivacookies e os termosda loteria esportivaprivacidade do Google YouTube antesda loteria esportivaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueda loteria esportiva"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoda loteria esportivaterceiros pode conter publicidade

Finalda loteria esportivaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosda loteria esportivaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticada loteria esportivausoda loteria esportivacookies e os termosda loteria esportivaprivacidade do Google YouTube antesda loteria esportivaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueda loteria esportiva"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoda loteria esportivaterceiros pode conter publicidade

Finalda loteria esportivaYouTube post, 3