Governo Bolsonaro: Qual é o impacto da presença do premiê israelense Benjamin Netanyahu na posse?:roleta para escolher coisas

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Premiê israelense Benjamin Netanyahu, que enfrenta crise políticaroleta para escolher coisascasa, irá à posseroleta para escolher coisasBolsonaro no Brasil

roleta para escolher coisas Quando assumir a Presidência do Brasil no dia 1ºroleta para escolher coisasjaneiro, Jair Bolsonaro roleta para escolher coisas estará diante do premiêroleta para escolher coisasIsrael roleta para escolher coisas , Benjamin Netanyahu roleta para escolher coisas , que vem sendo tratado como um dos principais convidados da cerimôniaroleta para escolher coisasposse.

Netanyahu chega ao Brasil nesta sexta, dia 28, e ficará até a noite do primeiro dia do ano.

"Sinaliza uma intençãoroleta para escolher coisasaproximação, e são os primeiros passos da criaçãoroleta para escolher coisasuma aliançaroleta para escolher coisaslíderesroleta para escolher coisasdireita", diz à BBC News Brasil o professorroleta para escolher coisasRelações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV) Oliver Stuenkel, referindo-se também à possível presençaroleta para escolher coisasViktor Orban, primeiro-ministro ultranacionalista da Hungria.

Segundo Stuenkel, a presençaroleta para escolher coisaschefesroleta para escolher coisasEstadoroleta para escolher coisasposses é a expressãoroleta para escolher coisasuma "espécieroleta para escolher coisassinalroleta para escolher coisasconfiança antesroleta para escolher coisaso presidente ter assumido".

Crédito, AFP

Legenda da foto, Aproximação entre Brasil e Israel também é vista como acenoroleta para escolher coisasBolsonaro a eleitorado evangélico, que é pró-Israel

Netanyahu enfrenta uma crise políticaroleta para escolher coisascasa, com acusaçõesroleta para escolher coisascorrupção que ele nega, e controvérsias sobre decisõesroleta para escolher coisaspolíticasroleta para escolher coisassegurança. Eleições que aconteceriamroleta para escolher coisasnovembro do ano que vem foram adiantadas para abril, eroleta para escolher coisaspresença na posse presidencial brasileira quase não se concretizou.

Stuenkel diz que desde a redemocratização o Brasil costuma ter um número relativamente pequenoroleta para escolher coisaschefesroleta para escolher coisasEstado nas posses principalmente porque a data do evento, 1ºroleta para escolher coisasjaneiro, é inconveniente.

"E é a primeira vez que um premiêroleta para escolher coisasIsrael vem para uma posse. Isso também sinaliza que o Brasil deixarároleta para escolher coisaster um papel mais moderado no Oriente Médio", afirma.

Historicamente, o Brasil mantém uma posição neutraroleta para escolher coisasrelação ao conflito entre Israel e a Palestina. Mas já durante a campanha e a transição, Bolsonaro defendia um maior alinhamento a Israel, inclusive propondo mudar a embaixada brasileiraroleta para escolher coisasIsraelroleta para escolher coisasTel Aviv para Jerusalém.

A mudança da embaixada para Jerusalém também era uma bandeiraroleta para escolher coisasDonald Trump quando ele concorria à Presidência dos EUA - e que acabou concretizada apósroleta para escolher coisasposse.

Os EUA se tornaram o primeiro país a transferir a embaixada para Jerusalém. A maioria das nações mantém suas missõesroleta para escolher coisasTel Aviv até que negociaçõesroleta para escolher coisaspaz encerrem as disputas entre israelenses e palestinos por Jerusalém. O governo israelense reivindica a cidade comoroleta para escolher coisascapital indivisível, mas os palestinos pleiteiam Jerusalém Oriental como capitalroleta para escolher coisasseu futuro Estado.

Países árabes demonstraram descontentamento diante da possibilidaderoleta para escolher coisasBolsonaro seguir os passosroleta para escolher coisasTrump. E o Brasil poderia sofrer represálias comerciais, já que é líder na exportaçãoroleta para escolher coisascarne halal no mundo, comprada e consumida por países muçulmanos.

Depois que o Egito cancelou um evento diplomático com o Brasil, Bolsonaro disse que a decisãoroleta para escolher coisasmudar a embaixadaroleta para escolher coisaslocal "não está decidida ainda".

Para Elaini Cristina Gonzaga da Silva, professoraroleta para escolher coisasRelações Internacionais da PUC-SP, empresários brasileiros que exportam a países que se opõem à mudança da embaixada devem dificultar a transferência da missão.

Ela avalia que os acenosroleta para escolher coisasBolsonaro a Israel buscam satisfazer o eleitorado evangélico, que foi decisivo emroleta para escolher coisasvitória, e apoia o Estado judeu. Em 2016, o então deputado foi a Israel e participouroleta para escolher coisasum batizado simbólico como evangélico, embora Bolsonaro seja católico.

"Parte da população evangélica crê que Jesus só voltará à Terra se Israel for respeitado e seroleta para escolher coisascapital for Jerusalém", diz a professora. Ela cita a crescente conexão simbólica entre alguns grupos evangélicos brasileiros e Israel - exposta, por exemplo, na inauguraçãoroleta para escolher coisas2014 do Temploroleta para escolher coisasSalomão, nova sede mundial da Igreja Universal do Reinoroleta para escolher coisasDeus,roleta para escolher coisasSão Paulo.

"A vinda do Netanyahu me parece muito mais conectada ao desejoroleta para escolher coisas(Bolsonaro) prestar satisfação à base interna do que a qualquer sinalização sobre política externa."

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Depois que Bolsonaro anunciou a possibilidaderoleta para escolher coisasmudar a embaixada, Egito cancelou uma visita do ministroroleta para escolher coisasRelações Exteriores brasileiro ao país

A professora afirma que a simples presençaroleta para escolher coisasum líder estrangeiro na cerimôniaroleta para escolher coisasposse não indica alinhamento entre os governos. Ela lembra que,roleta para escolher coisas2015, o então vice-presidente dos EUA, Joe Biden, esteve na segunda posseroleta para escolher coisasDilma Rousseff.

Na cerimôniaroleta para escolher coisasBolsonaro, que tem prometido priorizar os laços com os EUA, Washington deve enviar um representanteroleta para escolher coisasmenos peso - o secretárioroleta para escolher coisasEstado, Mike Pompeo.

Ela diz ainda que o conviteroleta para escolher coisasBolsonaro a Netanyahu - cujo governo é acusadoroleta para escolher coisasviolaçõesroleta para escolher coisasdireitos humanos no Oriente Médio - indica uma contradição no discurso do futuro governo, que rejeitou a presença dos líderesroleta para escolher coisasCuba e da Venezuela na cerimônia citando violações cometidas nesses países.

Netanyahu chega no Brasil nesta sexta, 28, e almoça com o presidente eleito no Forteroleta para escolher coisasCopacabana, no Rio, segundo a assessoriaroleta para escolher coisasimprensa da Embaixadaroleta para escolher coisasIsrael no Brasil. Nos dias seguintes, participaroleta para escolher coisaseventos fechados - um encontroroleta para escolher coisasuma sinagoga, outro encontro com a comunidade judaica - e uma entrevista à imprensa.

No dia 1º, vai à posseroleta para escolher coisasBolsonaro. À noite, retorna a Israel.

Dessalinização

Pelo Twitter, Bolsonaro anunciou que deseja implementar projetosroleta para escolher coisasdessalinização no Nordeste, buscando parcerias com Israel. O futuro presidente afirmou que a parceria com o país "beneficiará nosso Nordeste" e está "muito bem encaminhada".

Anunciou que o futuro ministroroleta para escolher coisasCiência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, visitará Israel no primeiro mêsroleta para escolher coisasgoverno para visitar "instalaçõesroleta para escolher coisasdessalinização, plantações e escritórioroleta para escolher coisaspatentes".

"Pretendemos aindaroleta para escolher coisasjaneiro construir instalação piloto para retirar água salobraroleta para escolher coisaspoço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar."

Também disse que o futuro governo estuda "testar tecnologia que produz água a partir da umidade do arroleta para escolher coisasescolas e hospitais da região".

Pule Twitter post
Aceita conteúdo do Twitter?

Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimosroleta para escolher coisasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta para escolher coisasusoroleta para escolher coisascookies e os termosroleta para escolher coisasprivacidade do Twitter antesroleta para escolher coisasconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta para escolher coisas"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta para escolher coisasterceiros pode conter publicidade

Finalroleta para escolher coisasTwitter post

"Livre das amarras ideológicas, o Brasil pode dar os primeiros passos para fora do buracoroleta para escolher coisasque foi colocado pelos últimos governos."

O Brasil já tem um projetoroleta para escolher coisasdessalinização. Batizadoroleta para escolher coisas"Água Doce", foi lançado pelo Ministério do Meio Ambienteroleta para escolher coisas2004, durante o governo Lula. Segundo a pasta, o programa já contratou 924 sistemasroleta para escolher coisasdessanilização, dos quais 575 estãoroleta para escolher coisasfuncionamento e 147,roleta para escolher coisasobras.

O órgão diz que o projeto conta com investimentosroleta para escolher coisasR$ 260 milhões e que os sistemas já implantados têm o potencialroleta para escolher coisasproduzir cercaroleta para escolher coisas2 milhõesroleta para escolher coisaslitrosroleta para escolher coisaságua potável por dia, beneficiando aproximadamente 230 mil pessoas no semiárido do país.

A Secretariaroleta para escolher coisasRecursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA executa o programaroleta para escolher coisasparceria com todos os Estados da região Nordeste e Minas Gerais.

roleta para escolher coisas Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta para escolher coisas ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta para escolher coisasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta para escolher coisasusoroleta para escolher coisascookies e os termosroleta para escolher coisasprivacidade do Google YouTube antesroleta para escolher coisasconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta para escolher coisas"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta para escolher coisasterceiros pode conter publicidade

Finalroleta para escolher coisasYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta para escolher coisasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta para escolher coisasusoroleta para escolher coisascookies e os termosroleta para escolher coisasprivacidade do Google YouTube antesroleta para escolher coisasconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta para escolher coisas"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta para escolher coisasterceiros pode conter publicidade

Finalroleta para escolher coisasYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta para escolher coisasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta para escolher coisasusoroleta para escolher coisascookies e os termosroleta para escolher coisasprivacidade do Google YouTube antesroleta para escolher coisasconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta para escolher coisas"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta para escolher coisasterceiros pode conter publicidade

Finalroleta para escolher coisasYouTube post, 3