Bolsonaro presidente: Em discurso após eleição, Jair Bolsonaro se compromete com governo que siga 'ensinamentosjogo dos 7 erros onlineDeus ao lado da Constituição':jogo dos 7 erros online

Simpatizantesjogo dos 7 erros onlineBolsonarojogo dos 7 erros onlineSP

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Simpatizantesjogo dos 7 erros onlineBolsonarojogo dos 7 erros onlineSP; militar reformado teve cercajogo dos 7 erros online57 milhõesjogo dos 7 erros onlinevotos

jogo dos 7 erros online Em suas primeiras aparições após ser consagrado o novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro jogo dos 7 erros online falou por meiojogo dos 7 erros onlinesuas páginas nas redes sociais e,jogo dos 7 erros onlineseguida,jogo dos 7 erros onlinediscurso transmitido por canaisjogo dos 7 erros onlineTV.

"Com toda certeza, essa é uma missãojogo dos 7 erros onlineDeus. Estaremos prontos para cumpri-la", disse Bolsonaro, antesjogo dos 7 erros onlineanunciar o "discurso da vitória". "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Nunca estive sozinho. Sempre senti a presençajogo dos 7 erros onlineDeus e a força do povo brasileiro".

Na fala, o capitão reformado evocou o respeito às leis, à democracia, à liberdade religiosa e, mais especificamente, ao direito à propriedade privada. Defendeu também uma estrutura administrativa "desburocratizada".

Mais cedo,jogo dos 7 erros onlinetransmissão ao vivo por meio das redes, Bolsonaro sinalizou objetivos semelhantes. Confira aqui os principais trechos dos discursos.

Eleitoresjogo dos 7 erros onlinelocaljogo dos 7 erros onlinevotação no Rio

Crédito, Daniel Ramalho/AFP

Legenda da foto, País inteiro foi às urnas neste domingo

O candidato do PSL foi eleito neste domingo o 38º presidente do Brasil - com quase 100% das urnas apuradas, ele recebeu 55,1% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT) teve 44,9% dos votos.

Bolsonaro teve, assim, cercajogo dos 7 erros online57,7 milhõesjogo dos 7 erros onlinevotos, contra 47 milhõesjogo dos 7 erros onlinevotosjogo dos 7 erros onlineHaddad. Votos brancos, nulos e abstenções somaram aproximadamente 42 milhões.

O que disseram Temer, Haddad e lideranças internacionais

Jair Bolsonaro na sessãojogo dos 7 erros onlinevotação

Crédito, Ricardo Moraes/AFP

Legenda da foto, Jair Bolsonaro votou nesta manhã no Rio

Já começaram as reações internacionais à eleição. Pelo Twitter, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, escreveu que "felicita o povo brasileiro por uma eleição limpa e democrática" e Bolsonaro por "seu grande triunfo eleitoral", convidando-o para visitar seu país.

A Venezuela, frequentemente refutada por Bolsonaro porjogo dos 7 erros onlineassociação ao que chamajogo dos 7 erros online"extremismojogo dos 7 erros onlineesquerda", também se manifestou poucas horas depois da notícia da vitória do capitão reformado. O chanceler Jorge Arreaza publicou um documentojogo dos 7 erros onlinenome do presidente Nicolás Maduro, que parabeniza o presidente eleito com "sinceras felicitações" pela vitória na "celebração cívica" do segundo turno.

"O governo bolivariano aproveita a ocasião para exortar o novo presidente eleito do Brasil a retomar, como países vizinhos, o caminho das relações diplomáticasjogo dos 7 erros onlinerespeito, harmonia, progresso e integração regional, pelo bem-estar dos nossos povos", diz o texto.

Outro mandatário que se manifestou foi Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, pelo Twitter: "O povo brasileiro decidiu seu futuro para os próximos anos. Os desafios serão enormes. O Brasil sempre contará com a Espanha para conseguir uma América Latina mais igualitária e mais justa, a esperança que hájogo dos 7 erros onlineiluminar as decisõesjogo dos 7 erros onlinetodo governante".

No Brasil, o presidente Michel Temer relatou, também no Twitter, ter telefonado para Bolsonaro: "Falei com o presidente eleito @jairbolsonaro. Pude perceber seu entusiasmo, não só quando conversou comigo, como agora quando fez declarações que buscam a unidade, a pacificação e harmonia do país. Disse a ele que a partirjogo dos 7 erros onlineamanhã iniciaremos a transição".

Não há registrojogo dos 7 erros onlineque o candidato derrotado Fernando Haddad tenha telefonado para o capitão reformado. Em discurso para militantesjogo dos 7 erros onlineSão Paulo, o petista comentou o desenlace do pleito.

Fernando Haddad votajogo dos 7 erros onlineSão Paulo

Crédito, Nelson Almeida/AFP

Legenda da foto, O candidato do PT, Fernando Haddad, votoujogo dos 7 erros onlineSão Paulo, cidade onde foi prefeito

Ele agradeceu aos familiares, correligionários, aliados e eleitores.

"Nós vivemos um período já longojogo dos 7 erros onlineque as instituições são colocadas à prova a todo instante. A começarjogo dos 7 erros online2016, quando tivemos o afastamento da presidenta Dilma. Depois, com a prisão injusta do presidente Lula; a cassação do registro dajogo dos 7 erros onlinecandidatura, desrespeitando uma determinação das Nações Unidas. Mas nós seguimos, seguimosjogo dos 7 erros onlinecabeça erguida, com determinação. Seguimos com coragem, para levar nossa mensagem aos rincões do país", disse.

"Nosso compromisso é um compromissojogo dos 7 erros onlinevida com este país. Nós temos uma longa trajetóriajogo dos 7 erros onlinemilitância,jogo dos 7 erros onlinevida pública", disse, clamando por uma reconexão com as "bases" da população.

Brasil foi às urnas dividido por abismo ideológico

Pessoas correm após abertura dos portõesjogo dos 7 erros onlinelocaljogo dos 7 erros onlinevotação na Rocinha, no Rio

Crédito, Marcelo Sayão/EPA

Legenda da foto, Em alguns lugares, como este na Rocinha, no Rio, as pessoas fizeram fila para votar logo pela manhã

Neste segundo turno, as sessõesjogo dos 7 erros onlinevotação ficaram abertas das 8h às 17hjogo dos 7 erros onlinetodo o Brasil e nos postosjogo dos 7 erros onlinevotação no exterior. Eleitoresjogo dos 7 erros online13 Estados e do Distrito Federal também definiram seu governador - nos demais, a eleição foi liquidada no último dia 7, quando também foram eleitos senadores e deputados federais e estaduais.

Já na parte da manhã, os dois candidatos à Presidência votaram. Bolsonaro votoujogo dos 7 erros onlineuma escola municipal na Vila Militar, no bairrojogo dos 7 erros onlineDeodoro, Zona Oeste do Rio. O capitão reformado do exército compareceu às urnas acompanhadojogo dos 7 erros onlinesua mulher, Michele. Já Haddad votou na Brazilian International School, escola localizada no bairrojogo dos 7 erros onlineMoema, Zona Suljogo dos 7 erros onlineSão Paulo. Ele votou acompanhadojogo dos 7 erros onlinesua mulher, Ana Estela.

Sejogo dos 7 erros online2014, os país saiu rachado da votação que reelegeu Dilma Rousseff (PT) com uma diferença apertada,jogo dos 7 erros online2018 chega às urnas dividido pelo "ódio" e por um abismo ideológico, segundo especialista da Universidade Harvard, nos EUA.

Manifestante comemora vitóriajogo dos 7 erros onlineBolsonaro no Riojogo dos 7 erros onlineJaneiro
Legenda da foto, Manifestante comemora vitóriajogo dos 7 erros onlineBolsonaro no Riojogo dos 7 erros onlineJaneiro | Foto: Júlia Dias Carneiro/BBC News Brasil

A BBC News Brasil entrevistou dois dos maiores especialistasjogo dos 7 erros onlinepolítica e democracia do mundo para entender como se formou essa divisão na sociedade e o que pode acontecer após a eleição.

O possível futuro desenhado por eles não é dos melhores: cenáriosjogo dos 7 erros onlineextrema divisão dificultam a governabilidade e estimulam a adoçãojogo dos 7 erros onlinemedidas autoritárias, afirmam.

A eleição afetou você? Não se sinta sozinho

Angústia, medo, tristeza, raiva, insegurança... esses são alguns dos sentimentos que têm atormentado muitos brasileiros nos últimos meses.

Marcada por agressões e ofensas, a disputa presidencial, principalmente no segundo turno, tem ampliado e até estimulado o confronto entre as pessoas.

Conversamos com especialistas e mostramos que esse fenômeno não é exclusividade nossa: na disputajogo dos 7 erros online2016 nos EUA, da qual Donald Trump saiu vitorioso, mais da metade das pessoas afirmou que a a disputa eleitoral era fontejogo dos 7 erros onlineestresse.