Eleições 2018: As propostasjogo de azar online é crimeBolsonaro e Haddad para o combate à corrupção:jogo de azar online é crime
jogo de azar online é crime Na esteira da Operação Lava-Jato, o combate à corrupção se tornou uma das mais importantes bandeiras políticas do Brasil. Virou também um dos principais propulsores da candidaturajogo de azar online é crimeJair Bolsonaro jogo de azar online é crime (PSL) - o desempenho do candidato é melhor onde o eleitor se preocupa mais com a corrupção, segundo análise do jornal O Estadojogo de azar online é crimeS. Paulo a partirjogo de azar online é crimepesquisas do Ibope nos Estados.
O deputado costuma vincular o enfrentamento do problema ao combate ao PT, partido que teve líderes e dirigentes presos por corrupção. Em ligaçãojogo de azar online é crimetelefone transmitida para apoiadores reunidosjogo de azar online é crimeSão Paulo, no último domingo, Bolsonaro falou que "não haverá mais lugar para corrupção" no Brasil e atacou os rivais.
"A faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a leijogo de azar online é crimetodos nós. Ou vão pra fora ou vão pra cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidosjogo de azar online é crimenossa pátria", disse,jogo de azar online é crimereferência ao PT e a seus apoiadores.
Já o candidato Fernando Haddad (PT) argumenta que "os governos do PT foram os que mais fortaleceram as instituições que combatem a corrupção". O petista cita como exemplo a criação da Controladoria-Geral da União e o fortalecimento da Polícia Federal. Por outro lado, Haddad admitiu erros do partidojogo de azar online é crimerelação à Petrobras: "Faltou controle interno nas estatais. Isso é claro. Diretores ficaram soltos para promover corrupção e enriquecer pessoalmente".
O petista promete aperfeiçoar a prevenção à corrupção, mas ressalva que essa pauta "não pode servir à criminalização da política". Em relação a Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad considera injusto o julgamento que condenou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagemjogo de azar online é crimedinheiro.
Ainda assim, o candidato declaroujogo de azar online é crimeentrevistas que não vai dar indulto a Lula caso seja eleito. Quadros do partido, como o governadorjogo de azar online é crimeMinas Gerais, Fernando Pimentel, chegaram a dizer que Haddad, se eleito, assinaria indulto ao ex-presidente.
Abaixo, a BBC News Brasil reúne as principais propostas e declaraçõesjogo de azar online é crimeJair Bolsonaro e Fernando Haddad a respeito do combate à corrupção.
Você também pode conferir nossa página especial com todas as propostas dos candidatos a presidente que disputam o segundo turno.
Propostas para fiscalizar uso do dinheiro público
A principal propostajogo de azar online é crimeJair Bolsonaro para o combate à corrupção é reencaminhar para aprovação do Congresso o texto original das "Dez Medidas Contra a Corrupção".
O projeto é frutojogo de azar online é crimeuma iniciativa popular, com propostas elaboradas pelo Ministério Público Federal. Entre as medidas estão a criminalização do enriquecimento ilícitojogo de azar online é crimeagentes públicos, o aumento das penas para corrupçãojogo de azar online é crimealtos valores, que passaria a ser considerada crime hediondo, e a criminalização do caixa 2.
O pacote foi encaminhado para a Câmara dos Deputadosjogo de azar online é crime2016. Na votação, algunsjogo de azar online é crimeseus trechos foram suprimidos e outros foram adicionados, como a punição a magistrados e integrantes do Ministério Público por abusojogo de azar online é crimeautoridade - o meio jurídico considerou o ato como uma reprimenda pelos julgamentos e condenaçõesjogo de azar online é crimepolíticos.
Aindajogo de azar online é crime2016, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux atendeu a um pedido do deputado federal Eduardo Bolsonaro e determinou que a Câmara reiniciasse todo o trâmite do projeto - o que ainda não ocorreu.
Alémjogo de azar online é crimeapoiar esse pacotejogo de azar online é crimemedidas, Bolsonaro diz que não vai fazer indicações políticas para cargos públicos. "Não podemos continuar com essa política que busca apoio atravésjogo de azar online é crimedistribuiçãojogo de azar online é crimecargos, ministérios e diretorias. Esse é um dos principais focosjogo de azar online é crimecorrupção e ineficiência do Estado", declarou o candidato pelo Twitter.
O deputado defende ainda extinguir ministérios, entre eles o das Cidades, enviando "o dinheiro diretamente para o município". Segundo o candidato, "a medida facilita a fiscalização e o combate à corrupçãojogo de azar online é crimeperto".
No entanto, há mais órgãos destinados à fiscalização e à divulgaçãojogo de azar online é crimedados no nível federal do que no municipal. No Ranking da Transparência elaborado pelo Ministério Público Federal, por exemplo, a nota dos municípios é muito menor que a dos Estados.
O planojogo de azar online é crimegovernojogo de azar online é crimeFernando Haddad, porjogo de azar online é crimevez, falajogo de azar online é crimeaperfeiçoar transparência, prevenção à corrupção e práticas regulatóriasjogo de azar online é crimeórgãos públicos. "Enfrentar a corrupção exige combate permanente à impunidadejogo de azar online é crimecorruptores e corruptos e enfrentar uma cultura históricajogo de azar online é crimeapropriação do público pelos interesses privados, como os governos Lula e Dilma vinham fazendo", afirma o texto.
Quando prefeitojogo de azar online é crimeSão Paulo, Haddad também criou a Controladoria-Geral do Município, órgão que acabou desbaratando a chamada "máfia do ISS", que teria desviado maisjogo de azar online é crimeR$ 500 milhões do cofre municipaljogo de azar online é crimegestões anteriores.
O planojogo de azar online é crimegovernojogo de azar online é crimeHaddad, porém, faz uma ponderação: "No entanto, a pauta do combate à corrupção não pode servir à criminalização da política: ela não legitima a adoçãojogo de azar online é crimejulgamentosjogo de azar online é crimeexceção, o atropelamento dos direitos e garantias fundamentais ou a imposiçãojogo de azar online é crimeuma agenda programática que visa privatizar os serviços e o patrimônio público".
A esse respeito, o planojogo de azar online é crimegovernojogo de azar online é crimeHaddad critica as delações premiadas - que foram usadas na condenaçãojogo de azar online é crimepetistas, entre eles o próprio ex-presidente Lula. "As delações premiadas não podem se prestar a proteger bandidos confessos e a condenar pessoas inocentes. Isso porque delações premiadas só podem ser consideradas válidas após a apresentaçãojogo de azar online é crimeprovas mínimas que sustentem as acusações", diz.
Pelo Twitter, Haddad declaroujogo de azar online é crimeagosto: "O corruptor é o maior culpado do que acontece no Brasil. E hoje eles estãojogo de azar online é crimecasa, mantendo seu patrimônio e suas empresas, com reduçãojogo de azar online é crimepena por delação. Eu não concordo com isso".
Mudançasjogo de azar online é crimeórgãos que julgam casosjogo de azar online é crimecorrupção
O programajogo de azar online é crimegovernojogo de azar online é crimeFernando Haddad também falajogo de azar online é crimereformar o Poder Judiciário e o Sistemajogo de azar online é crimeJustiça, para "conferir transparência e controle social da administração da Justiça".
Uma das mudanças propostas é a instituiçãojogo de azar online é crimetempojogo de azar online é crimemandatos para membros do STF e das Cortes Superioresjogo de azar online é crimeJustiça - hoje, a nomeação é permanente. Em entrevista, Haddad disse que o tempojogo de azar online é crimemandato poderia serjogo de azar online é crime15 anos.
Além disso, o planojogo de azar online é crimegoverno petista também prevê a eliminação do auxílio moradia para quem morarjogo de azar online é crimecasa própria ou usar imóvel funcional, a redução das fériasjogo de azar online é crime60 para 30 dias e a aplicação do teto salarial do funcionalismo - hoje, juízes, promotores, procuradores, defensores públicos recebem benefícios que podem ultrapassar o teto.
Jair Bolsonaro também chegou a propor mudanças no STF. Durante a campanha para o primeiro turno, o deputado falou quejogo de azar online é crimeequipe estava discutindo aumentarjogo de azar online é crime11 para 21 o númerojogo de azar online é crimeministros da Corte. "É uma maneirajogo de azar online é crimebotar dez isentos lá dentro", declarou.
A proposta foi mal recebida por juristas, que a compararam a uma ação tomada na Venezuela por Hugo Chávez - político frequentemente criticado por Bolsonaro. Em 2004, o venezuelano elevou o númerojogo de azar online é crimemagistrados da Suprema Corte do seu paísjogo de azar online é crime20 para 32, também com objetivojogo de azar online é crimenomear mais quadros.
Após as críticas, Bolsonaro recuou da proposta. Ainda assim, caso seja eleito presidente, Bolsonaro deve nomear ministros para substituir quadros que estão para se aposentar. O presidente do seu partido, Gustavo Bebianno já afirmou que está sendo cogitado o nomejogo de azar online é crimeSergio Moro, juiz federaljogo de azar online é crimeprimeira instância que condenou Lula e outros petistas à prisão.
Além disso, uma fala sobre o STF proferida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidenciável, gerou mal estar no meio político e jurídico. Em palestrajogo de azar online é crimeum cursinho no Paraná,jogo de azar online é crimejulho, Eduardo Bolsonaro respondeu a uma pergunta sobre a possibilidadejogo de azar online é crimeque o STF viesse a impugnar a candidaturajogo de azar online é crimeseu pai caso ele vencesse no primeiro turno.
"Mas aí vai ter que pagar para ver. Será que vão ter essa força mesmo?", disse. "Cara, se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não."
"O que é o STF? Tira o poder da canetajogo de azar online é crimeum ministro do STF. Se prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular a favor do ministro do STF, milhões na rua?", continuou. Após a repercussão negativa, Jair Bolsonaro declarou que o filho errou: "Eu já adverti o garoto".
Polêmicas no usojogo de azar online é crimedinheiro público
Tanto Bolsonaro quanto Haddad declaram que têm ficha-limpa. De fato, os candidatos nunca foram condenados por nenhum crime. Mas ambos enfrentam acusaçõesjogo de azar online é crimemau usojogo de azar online é crimedinheiro público ao ocuparem os cargosjogo de azar online é crimedeputado federal e prefeitojogo de azar online é crimeSão Paulo, respectivamente.
No casojogo de azar online é crimeBolsonaro, uma das principais denúncias diz respeito à contratação da assessora parlamentar Walderice Santos da Conceição com a verbajogo de azar online é crimegabinete que o deputado federal recebe da Câmara. Reportagens da Folhajogo de azar online é crimeS.Paulo mostraram que Walderice trabalhava na loja "Wal Açaí" durante o expediente na Câmara.
O comércio fica na Vila Históricajogo de azar online é crimeMambucaba, a 50 kmjogo de azar online é crimeAngra dos Reis, onde Bolsonaro tem uma casajogo de azar online é crimeveraneio. Segundo a Folha, Walderice prestava serviços particulares na casa do deputado. Jair Bolsonaro sempre refutou a acusação, afirmando que a funcionária exercia atividades políticas, recebendo demandas da regiãojogo de azar online é crimeAngra dos Reis. Após a segunda reportagem, Walderice pediu exoneração.
Em setembro, Fernando Haddad virou réujogo de azar online é crimeprocessojogo de azar online é crimeimprobidade administrativa relativo à obrajogo de azar online é crimeuma cicloviajogo de azar online é crimeSão Paulo. Segundo os procuradores do Ministério Públicojogo de azar online é crimeSão Paulo, houve uma sériejogo de azar online é crimeirregularidades na construçãojogo de azar online é crime12,4 kmjogo de azar online é crimeciclovia no trecho Ceagesp-Ibirapuera na capital paulista. Haddad nega irregularidades.
Além disso, segundo o Ministério Públicojogo de azar online é crimeSão Paulo, a campanhajogo de azar online é crimeHaddad pela prefeiturajogo de azar online é crimeSão Paulojogo de azar online é crime2012 teria recebido pagamentos indevidosjogo de azar online é crimeuma construtora para quitar dívidas. O petista foi denunciado pelos crimesjogo de azar online é crimecorrupção passiva, lavagemjogo de azar online é crimedinheiro e formação quadrilha por suspeitajogo de azar online é crimepedir R$ 2,6 milhões à construtora UTC Engenharia para pagamentojogo de azar online é crimedívidasjogo de azar online é crimecampanha.
jogo de azar online é crime Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogo de azar online é crime ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo de azar online é crimeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo de azar online é crimeusojogo de azar online é crimecookies e os termosjogo de azar online é crimeprivacidade do Google YouTube antesjogo de azar online é crimeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo de azar online é crime"aceitar e continuar".
Finaljogo de azar online é crimeYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo de azar online é crimeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo de azar online é crimeusojogo de azar online é crimecookies e os termosjogo de azar online é crimeprivacidade do Google YouTube antesjogo de azar online é crimeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo de azar online é crime"aceitar e continuar".
Finaljogo de azar online é crimeYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo de azar online é crimeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo de azar online é crimeusojogo de azar online é crimecookies e os termosjogo de azar online é crimeprivacidade do Google YouTube antesjogo de azar online é crimeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo de azar online é crime"aceitar e continuar".
Finaljogo de azar online é crimeYouTube post, 3