Eleições 2018: Na reta final para o pleito, você caiupalpites goias x coritibaalguma mensagem falsapalpites goias x coritibaWhatsApp?:palpites goias x coritiba

General Mourão fake news

palpites goias x coritiba Se você está acompanhando a reta final da campanha eleitoral e tem WhatsApp, Facebook ou Twitter, muito provavelmente se deparou com ao menos uma mentira espalhada através da rede nessas eleições.

A disseminaçãopalpites goias x coritibadesinformação sempre existiu, mas atingiu um patamar ainda maior com as redes sociais. E com a aproximação do 1º turno das eleições, ela se intensifica ainda mais.

"O compartilhamento se intensifica muitopalpites goias x coritibaépocapalpites goias x coritibaeleição", afirma Angela Pimenta, coordenadora-executiva do projeto Credibilidade e coordenadora do Atlas da Notícia. "Mentir no espaço político não é novidade, a diferença da internet é que ela acelera esse processo, aumenta a escala das pessoas atingidas e dificulta a responsabilização."

A discussão sobre boatos e mentiras atingiu o auge após eleição do presidente americano Donald Trumppalpites goias x coritiba2016, quando houve grande polêmica por causa do seu uso no Facebook para influenciar eleitores durante a campanha.

No Brasil, além das mentiras serem compartilhadaspalpites goias x coritibaredes sociais como Facebook e Twitter, um novo fenômeno tem se configurado: apalpites goias x coritibadisseminação através do WhatsApp.

O cenáriopalpites goias x coritibapolarização extremada já é ruim o suficiente - mas, para quem caipalpites goias x coritibanotícias falsas, ele parece muito, muito pior. Isso porque, como seu objetivo é manipular a opinião das pessoas, os boatos infundados costumam ser pensados para gerar revolta e emoções extremadas.

Ninguém está isentopalpites goias x coritibacairpalpites goias x coritibanotícias falsas – elas afetam desde grupospalpites goias x coritibabaixa renda e pouca escolaridade a executivos do mercado financeiro.

"Pessoas do mercado financeiro são absolutamente suscetíveis", afirma a economista Monicapalpites goias x coritibaBolle, professora da Johns Hopkins University.

"Acho que as pessoas estão completamente suscetíveis a tudo. Ninguém está parando para pensar e se informar sobre nada. As coisas chegam no Twitter, no WhatsApp, e é muito fácil. Eu acho que essas fantasias, esse transe que o país está vivendo nesse momento, é fruto disso",

A listapalpites goias x coritibamensagens falsas é enorme: centenaspalpites goias x coritibamentiras estão sendo disseminadas nesta reta finalpalpites goias x coritibacampanha. A BBC News Brasil escolheu algumas delas para exemplificar as principais características que informações falsas que tentam se passar por notícias têmpalpites goias x coritibacomum.

Confira se você caiupalpites goias x coritibaalguma delas.

Conteúdo fabricado

Iniciativas que estudam o fenômeno, como a Salapalpites goias x coritibaDemocracia Digital da FGV DAPP (Departamentopalpites goias x coritibaAnálisepalpites goias x coritibaPolíticas Publicas da Fundação Getúlio Vargas), apontam que há diversos tipospalpites goias x coritibadesinformação sendo compartilhados.

Um dele é o conteúdo totalmente fabricado: uma informação 100% inverídica que é criada para ludibriar eleitores e prejudicar candidatos.

É o caso do boato que dizia que o PT iria distribuir mamadeiras com bicospalpites goias x coritibaformatos do órgão sexual masculinopalpites goias x coritibacreches. A foto usada épalpites goias x coritibaum objeto vendidopalpites goias x coritibasex shops e para uso adulto, que nunca foi distribuídopalpites goias x coritibaescolas ou creches, segundo o Ministério da Educação.

O partido nunca propôs esse tipopalpites goias x coritibadistribuição e afirma que não tem a intençãopalpites goias x coritibafazê-lo.

informação falsa

Crédito, Reprodução

Mesmo que quem tenha produzido tenha intençãopalpites goias x coritibamanipulação, muitas pessoas que compartilham esse tipopalpites goias x coritibaconteúdopalpites goias x coritibafoto forampalpites goias x coritibafato enganadas. Mas, segundo os analistas, também há casospalpites goias x coritibaevidente má fé e tentativapalpites goias x coritibamanipulação inclusivepalpites goias x coritibaquem compartilha.

É o caso do compartilhamento, por apoiadorespalpites goias x coritibaJair Bolsonaro,palpites goias x coritibaimagens e textos "Lula17" ou "Haddad17", como se esse fosse o número da chapa do PT. Na verdade, 17 é o número do candidato do PSL.

O número Fernando Haddad, candidato do PT apoiado por Lula, é 13.

Falsa Conexão

Mas esse não é o único tipopalpites goias x coritibadesinformação muito espalhada nessa reta final das eleições.

"É bem comum casospalpites goias x coritibafalsa conexão", diz Luiza Bandeira, pesquisadora do Atlantic Council, que tem parceria com a FGV na Salapalpites goias x coritibaDemocracia Digital. "Quando você lê o título é uma coisa, quando abre para ver o conteúdo é completamente diferente".

É o casopalpites goias x coritibauma informação inverídica que dizia que o General Mourão, candidato a vice na chapapalpites goias x coritibaJair Bolsonaro, tinha proposto o confisco da poupança. O site Blog da Cidadania publicou uma reportagem da Folhapalpites goias x coritibaS. Paulo cujo título é "Mourão propõe renegociar os juros da dívida do governo" e trocou o título para "Mourão também propõe o confisco da poupança".

A reportagem não fazia nenhuma menção à poupança e não há nenhum registropalpites goias x coritibaque o general tenha dito isso. Sua campanha afirmou ao projeto Comprova,palpites goias x coritibachecagem, que ele nunca disse isso.

Fake Newspalpites goias x coritibaWhatsapp
Legenda da foto, A desinformação disseminadapalpites goias x coritibaredes socias pode ter vários formatos - você consegue reconhecer todos eles?

São conteúdos que se aproveitam da pressa e ansiedade do leitor, que compartilhar sem ler. "A pressa é uma armadilha a mais. Está todo mundo apressado, ansioso, raivoso. Isso numa sociedade polarizada aumenta ainda mais o riscopalpites goias x coritibaembarcarpalpites goias x coritibaboatos", afirma Angela Pimenta.

Manipulação do contexto

Manipulaçãopalpites goias x coritibacontexto é quando a informação ou imagem genuína é manipulada para enganar.

É o que aconteceu com a candidata a vice-presidente Manuela Dávila (PCdoB), que concorre na mesma chapapalpites goias x coritibaFernando Haddad (PT). Uma fotopalpites goias x coritibaque ela usava uma camiseta escrito "rebele-se" foi alterada para parecer que dizia "Jesus é Travesti".

Manuela D'ávila fake news

Pode parecer incrível que as pessoas caiampalpites goias x coritibamanipulaçõespalpites goias x coritibaimagens quando todo mundo sabe o que se pode fazer com editorespalpites goias x coritibaimagem como o Photoshop. Mas isso acontece. E o motivo é simples: viéspalpites goias x coritibaconfirmação.

É o mesmo motivo pelo qual todos os outros tipospalpites goias x coritibadesinformações são compartilhadas: as pessoas querem acreditar.

Gráfico sobre desinformação na internet

Crédito, Projor/Projeto Credibilidade

Legenda da foto, Tipospalpites goias x coritibadesinformação na internetpalpites goias x coritibaacordo com o Manual da Credibilidade – produzido do Projeto Credibilidade, que no Brasil tem parceria com o Projor e a Unesp

"O viéspalpites goias x coritibaconfirmação é algo que todos nós temos", explica Pimenta. "O mundo é muito complicado, e nós temos estratégias cognitivas pra tentar simplificar. Isso faz com que tenhamos uma tendênciapalpites goias x coritibadistorcer os fatos para que eles confirmem nossas convicções pessoais."

Ou seja, nós temos a tendência a acreditar naquilo que vai 'provar' que nossa opinião está certa – mesmo que seja obviamente falso.

Manipulaçãopalpites goias x coritibacontexto nem sempre acontece para prejudicar alguém – ela pode ser usada também como formapalpites goias x coritibaincentivo e "inspiração" política.

É o casopalpites goias x coritibadas fotos que estão sendo compartilhadas lado a lado: uma fotopalpites goias x coritibamulheres durante o protesto #EleNão e a outra uma imagem histórica da Passeata dos Cem Mil, contra a ditadura militar.

As fotos estão sendo compartilhadas como se fossem as mesmas mulheres, mas não é o caso.

mulheres

A foto antiga, da Passeada dos Cem Mil, contra a ditadura militar, reúne várias artistas famosas: Tonia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara, Leila Diniz e Norma Bengell.

Não é possível que a imagem atual seja das mesmas mulheres, pois quatro das cinco atrizes da foto antiga já morreram. A única que está viva hoje é Eva Wilma (que não está na foto atual).

Falso contexto

Outro tipopalpites goias x coritibadesinformação comum, segundo o Projeto Credibilidade, é o casopalpites goias x coritibafalso contexto: quando um conteúdo genuíno é compartilhado com uma informação contextual falsa, induzindo o leitor ao erro.

Um exemplo disso é uma mensagempalpites goias x coritibaWhatsApp inverídica que acusa militantespalpites goias x coritibaesquerdapalpites goias x coritibaatacar uma mulherpalpites goias x coritibaum carro com um adesivopalpites goias x coritibaBolsonaro.

O vídeo do carro na multidão é real, mas foi filmadopalpites goias x coritiba2017, quando a motorista do carro atropelou manifestantes que pediam a denúncia do Presidente Michel Temerpalpites goias x coritibaGoiânia.

Outro exemplo é opalpites goias x coritibaum vídeo gravado por Fernando Haddadpalpites goias x coritiba2016, após o fim das eleições,palpites goias x coritibaque reconhece a derrota na disputa pela prefeiturapalpites goias x coritibaSão Paulo.

O vídeo está sendo compartilhado agora como se o candidato estivesse desistindo da disputapalpites goias x coritiba2018,palpites goias x coritibaque concorre para presidente da República. Mais um exemplopalpites goias x coritibacompartilhamento enganosopalpites goias x coritibaque o contexto errado induz ao erro.

Compartilhar notícias verdadeiras, porém antigas, como se estivessem acontecendo agora é uma tática bem comumpalpites goias x coritibaenganação pelo contexto.

Esse é um dos motivos por que especialistas discordam do uso do termo "notícias falsas".

"É uma expressão imperfeitapalpites goias x coritibacara. Notícias podem conter erros e enganos, mas são produzidas por profissionais, com um método, fonte, espaço para o contraditório. Se algo é deliberadamente falso, então não é notícia", afirma Angela Pimenta.

"Nem sempre a desinformação é causa por uma mentira. Uma informação pode ser enganosa por estar sendo usada forapalpites goias x coritibacontexto,palpites goias x coritibaoutra data, ou pode conter um poucopalpites goias x coritibaverdade misturada com mentiras", afirma Bandeira.

Além disso, diz Pimenta, o termo foi apropriado por políticos que tentam se protegerpalpites goias x coritibanotícias verdadeiras que os prejudicam.

"O termo foi cooptado por maus políticos para desmerecer o jornalismo tradicional", diz.

Depoispalpites goias x coritibaeleito, o presidente Donald Trump passou a se referir genericamente a diversos veículospalpites goias x coritibaimprensa que cobriam problemas empalpites goias x coritibagestão como "fake news".

Conteúdo enganoso

Também é possível encontrar conteúdo enganoso que não mente diretamente, mas cita informações verdadeiraspalpites goias x coritibamaneira completamente partidária, com adjetivos e apresentação que favorecem ou desfavorecem um candidato.

"O conteúdo é apresentadopalpites goias x coritibamaneira parcial, não há a menor tentativapalpites goias x coritibaser honesto, se usa linguagem carregada e agressiva e não se abre espaço para os envolvidos se manifestarem sobre o assunto", explica Bandeira.

O conteúdo enganoso pode vir também na formapalpites goias x coritibaum pouquinhopalpites goias x coritibaverdade misturada com mentiras. Um exemplo é a informação que se disseminou nas redes sociaispalpites goias x coritibaque Jair Bolsonaro o filho dele, Eduardo Bolsonaro, teriam votado, na Câmara, contra a Leipalpites goias x coritibaInclusãopalpites goias x coritibaPessoas com Deficiência. A confusão começou quando a mãepalpites goias x coritibauma pessoa com deficiência postou essa informação.

Na verdade, os Bolsonaros, assim como todos os parlamentares que participaram daquela sessão, votaram a favor do texto-base do projeto. Em seguida, na análisepalpites goias x coritibapropostaspalpites goias x coritibamodificação do texto original, Jair e Eduardo Bolsonaro votaram a favorpalpites goias x coritibaum destaque para retirar um artigo que mencionava o respeito à "especificidade, à identidadepalpites goias x coritibagênero, à orientação sexual da pessoa com deficiência". Mas esse trecho acabou sendo mantido por decisão da maioria.

Conteúdos enganosos sobre o material produzidopalpites goias x coritiba2011 pelo Ministério da Educação para combater homofobia nas escolas também costumam se encaixar nessa categoria.

O materialpalpites goias x coritibafato existiu: foi desenhado por ONGs quando Fernando Haddad era ministro da Educação durante o governopalpites goias x coritibaDilma Rousseff. No entanto, as cartilhas nunca foram aprovadas nem distribuídaspalpites goias x coritibaescolas. O projeto, chamado Escola sem Homofobia, foi apelidadopalpites goias x coritiba"kit gay" por críticos.

É bem comum encontrar notícias falsaspalpites goias x coritibaque informações verdadeiras sobre o projeto – como o fatopalpites goias x coritibater sido idealizado durante a gestãopalpites goias x coritibaHaddad no ministério – são misturadas com as mais variadas mentiras: desde informações inverídicas sobre a idade do público alvo do projeto até imagens pornográficas que nunca fizeram parte do conteúdo (na foto abaixo), passando por referências a um livropalpites goias x coritibaeducação sexual da Cia. das Letras que também não fez parte do material.

O próprio candidato Jair Bolsonaro levou para o Jornal Nacional o livro, chamado "Aparelho Sexual e Cia", dizendo que ele fazia parte do "kit gay".

A informação é falsa: o livro nunca foi comprado pelo Ministério da Educação nem foi incluído no projeto Escola sem Homofobia.

Capa falsa do 'kit gay' e capa real do projeto do Ministério da Educação para combater homofobia
Legenda da foto, Capa falsa do 'kit gay' (à esq.) e capa real do projeto do Ministério da Educação para combater homofobia, que nunca chegou a ser aprovado ou distribuído (à dir.)

Falsa checagem

O fenômeno das mensagens falsas chegou a um ponto tão grave que está se compartilhando checagens falsaspalpites goias x coritibanotícias reais.

A foto do protesto com milharespalpites goias x coritibamulheres contra Bolsonaro no Largo da Batata, por exemplo, é real. Foi tirada pela fotógrafa Gabriela Biló no dia 29palpites goias x coritibasetembro e publicada no jornal O Estadopalpites goias x coritibaS. Paulo.

Uma falsa "checagem" (ou seja, uma manipulação) que estava sendo compartilhada após o protesto dizia que a imagem era uma foto do carnavalpalpites goias x coritiba2017 que estava sendo utilizada novamente.

Não é o caso: as fotos são parecidas pois foram tiradas pela mesma fotógrafa, da mesma posição.

A veracidade da foto do protesto contra Bolsonaro foi confirmada por 15 veículos jornalísticos diferentes dentro do projeto Comprova.

Segundo as investigações da agênciapalpites goias x coritibachecagem, o pontopalpites goias x coritibaonde a foto foi tirada é a casapalpites goias x coritibauma residente já conhecida e utilizada com frequência pela fotógrafa para fazer imagens do Largo da Batata.

"No sábado (29), enquanto ela entrava no edifício, Miguel Schincariol, autor da foto veiculada pela AFP, a viu entrar e pediu para subir também. Com eles também estava a fotógrafa Carla Carniel", afirma a checagem - essa sim, real - da agência.

Protesto contra Bolsonaro no Largo da Batatapalpites goias x coritiba29/09/2018

Crédito, Miguel Schincariol/AFP

Legenda da foto, O fotógrafo Miguel Schincariol, autor desta foto, estava com a fotográfa Gabriela Biló quando ela fez a foto que foi acusadapalpites goias x coritibaser falsa por um boato na internet

Essa técnicapalpites goias x coritibatentar desacreditar uma notícia real dizendo que ela é falsa foi usada maispalpites goias x coritibauma vez após os protestos #EleNão contra Bolsonaro, no dia 29.

Outras fotos reais foram vítima da mesma manipulação: retratos do protesto no Riopalpites goias x coritibaJaneiro.

Começou a circularpalpites goias x coritibaredes sociais uma mentirapalpites goias x coritibaque a imagens eram antigas, pois um prédio que teria desabado estaria nas fotos.

No entanto, a verdade é que o prédio nas imagens é o Edifício Capital, que nunca caiu. Um acidentepalpites goias x coritiba2012 afetou três prédios vizinhos, que não aparecem na foto do protesto no Rio.

  • palpites goias x coritiba Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube palpites goias x coritiba ? Inscreva-se no nosso canal!
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpites goias x coritibaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpites goias x coritibausopalpites goias x coritibacookies e os termospalpites goias x coritibaprivacidade do Google YouTube antespalpites goias x coritibaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpites goias x coritiba"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopalpites goias x coritibaterceiros pode conter publicidade

Finalpalpites goias x coritibaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpites goias x coritibaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpites goias x coritibausopalpites goias x coritibacookies e os termospalpites goias x coritibaprivacidade do Google YouTube antespalpites goias x coritibaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpites goias x coritiba"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopalpites goias x coritibaterceiros pode conter publicidade

Finalpalpites goias x coritibaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpites goias x coritibaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpites goias x coritibausopalpites goias x coritibacookies e os termospalpites goias x coritibaprivacidade do Google YouTube antespalpites goias x coritibaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpites goias x coritiba"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopalpites goias x coritibaterceiros pode conter publicidade

Finalpalpites goias x coritibaYouTube post, 3