Nós atualizamos nossa Políticabig bass bonanza novibetPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbig bass bonanza novibetnossa Políticabig bass bonanza novibetPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Urgência vermelha e 2 litrosbig bass bonanza novibetsangue: as 17 horas que Bolsonaro passou no hospitalbig bass bonanza novibetJuizbig bass bonanza novibetFora:big bass bonanza novibet
"Começaram a pegar acesso venoso, hidratá-lo, verificar como estavam os sinais vitais dele. Ele estava lúcido, consciente, conversando com a gente. Mas foi diagnosticado com uma grave quedabig bass bonanza novibetpressão, que poderia levar a uma parada cardiorrespiratória", afirmou a diretora médica da Santa Casa, Eunice Dantas, à reportagem.
A médica conta que Bolsonaro estava agitado. "Mas a gente conversou com ele, dissemos que tomaríamos todos os cuidados e todo aquele movimentobig bass bonanza novibetseguranças, filhos, Polícia Federal, gera uma comoção que deixa o paciente mais agitado mesmo. Fora que ele estava sentindo dor, desconforto e mal-estar por causa do sangramento", contou Dantas.
Ela afirma que o furo na barriga não demonstrava, mas ela desconfiava que Bolsonaro tinha um grande sangramento por contabig bass bonanza novibetsua quedabig bass bonanza novibetpressão, palidez e sudorese. Mas era necessário fazer exames para comprovar o quadro.
"Imediatamente, ele foi levado para fazer examesbig bass bonanza novibetultrassom e tomografia, que evidenciou que ele tinha um sangramento importante. Aí, não era momentobig bass bonanza novibetesperar mais nada. Era levar para o centro cirúrgico e abrir", contou ela.
Entre a chegada ao hospital e a mesabig bass bonanza novibetcirurgia, passaram-se cercabig bass bonanza novibet15 minutos.
Questionada, a médica disse que esse procedimento ocorre com qualquer outro paciente que chega ao local com esse graubig bass bonanza novibetnecessidade. "Isso não é uma questão Jair Bolsonaro. É uma questão urgência/ emergência da Santa Casa."
Cirurgiabig bass bonanza novibettrês horas
Na salabig bass bonanza novibetoperação, Bolsonaro foi atendido por dez médicos, entre anestesistas, cirurgiões gerais, abdominais e vasculares. Alguns estavambig bass bonanza novibetcasa e, por fazerem parte da equipebig bass bonanza novibetplantãobig bass bonanza novibetsobreaviso, foram acionados. Foi feito um cortebig bass bonanza novibetcercabig bass bonanza novibet30 centímetros na barriga do candidato - da parte inferior do peito até o início da região pubiana.
Foi verificado um sangramento intenso no abdômen com um acúmulobig bass bonanza novibetcercabig bass bonanza novibet2 litrosbig bass bonanza novibetsangue devido a uma lesãobig bass bonanza novibetuma veia mesentérica superior, na partebig bass bonanza novibetcima da barriga.
Imediatamente, toda a equipe se mobilizou para estancar o sangramento, que colocava a vida do candidatobig bass bonanza novibetrisco, segundo os médicos. Em seguida, eles identificaram outros três cortes no intestino delgado e outro quase total do intestino grosso, no colo transverso.
Loures explicou que os ferimentos se agravaram no momentobig bass bonanza novibetque a faca saiu da barriga do candidato. "Aquilo saiu cortando tudo. O cara enfiou a faca toda nele e voltou", disse o médico.
Foram feitas as suturas. No intestino grosso, os médicos retiraram a parte atingida e colocaram uma bolsabig bass bonanza novibetcolostomia, por onde as fezes e gases do candidato devem sair pelo menos durante os próximos dois meses.
Ainda foram feitas diversas lavagens intestinais para retirar as fezes acumuladas no abdômenbig bass bonanza novibetBolsonaro para diminuir o riscobig bass bonanza novibetinfecção.
De acordo com o presidente do hospital, a cirurgia durou cercabig bass bonanza novibettrês horas e, durante o procedimento, Jair Bolsonaro recebeu quatro bolsasbig bass bonanza novibetsangue - o equivalente a 2 litros. "Foi uma cirurgia muito grande, mas foi um sucesso", explica Loures.
Após ao procedimento, ele foi encaminhado para a Unidadebig bass bonanza novibetTerapia Intensiva do Hospital (UTI), já respirando sem aparelhos. Equipes dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês viajarambig bass bonanza novibetSão Paulo para Juizbig bass bonanza novibetFora acompanharbig bass bonanza novibetperto a recuperação do candidato.
Pela manhã, ele foi reavaliado e a família pediu para fosse transferido para o hospital Albert Einstein,big bass bonanza novibetSão Paulo. Ele deixou a Santa Casa por volta das 8h30.
O presidente da Santa Casabig bass bonanza novibetJuizbig bass bonanza novibetfora, que faz cercabig bass bonanza novibet20 mil cirurgias por ano, disse que Bolsonaro deve receber alta entre 7 a 10 dias, mas devendo manter repousobig bass bonanza novibetcasa.
"Nos primeiros 20 dias, ele terá grandes dificuldades, sem nenhuma chancebig bass bonanza novibetfazer campanha na rua. Ele pode fazer gravaçõesbig bass bonanza novibetcasa", explicou.
Ele afirmou que o candidato deve respeitar o repouso porque há o riscobig bass bonanza novibetinfecção devido à presençabig bass bonanza novibetfezes na cavidade abdominal, alémbig bass bonanza novibetpossíveis complicações causadas por uma cirurgiabig bass bonanza novibetgrande porte, como pneumonia e embolia pulmonar.
"Ele deve se recuperar plenamente e a colostomia poderá ser retirada entre dois e três meses", concluiu.
Mãe do Itamar Franco foi internada no mesmo hospital
A equipe e a famíliabig bass bonanza novibetBolsonaro fizeram um grande tumulto na porta do hospital com a chegada do candidato. Foi necessária a mobilizaçãobig bass bonanza novibettodos os seguranças da Santa Casa e dezenasbig bass bonanza novibetpoliciais militares e federais para conter a aglomeração na porta do local.
Já na sexta-feira, após a transferência para São Paulo, o clima nos corredores da instituição era tranquilo, sem policiais ou grande concentraçãobig bass bonanza novibetpessoas.
O hospital estava preparado para aquela que seria a maior crise que já presenciou no local, segundo o presidente da instituição, que trabalha ali há 45 anos e está à frente dela desde 2010.
"Já tivemos várias situaçõesbig bass bonanza novibettumulto. Inclusive quando o Itamar Franco era presidente e a mãe dele foi atendida aqui. Naquela época, houve uma grande repercussão, mas nada como desta vez", conta Loures.
Franco foi prefeitobig bass bonanza novibetJuizbig bass bonanza novibetFora, cidade onde passou a infância e a juventude, por dois mandatos, antesbig bass bonanza novibetse tornar senador e presidente da República.
Telefonemasbig bass bonanza novibetpresidenciáveis e autoridades
Durante o períodobig bass bonanza novibetque Bolsonaro esteve na Santa Casabig bass bonanza novibetJuizbig bass bonanza novibetFora, Loures recebeu incontáveis telefonemasbig bass bonanza novibetpessoas buscando informações sobre o candidato. Alguns deles,big bass bonanza novibetseus concorrentes à Presidência.
"Vários deputados, ligaçõesbig bass bonanza novibetoutros candidatos a presidente pedindo informações. Mas ressalto o papel fundamental da Polícia Militar e agradeço o apoio do coronel Alexandre Nocelli."
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível