FMI vê melhora na economia brasileira, mas cobra reforma da Previdência e sugere aumentogalera bet como funcionaimpostos sobre renda:galera bet como funciona

Notasgalera bet como funcionarealgalera bet como funcionadiferentes valores

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Brasil deve crescer 2,3%,galera bet como funciona2018, e mais 2,5%,galera bet como funciona2019, segundo relatório do FMI

galera bet como funciona A economia brasileira deve crescer 2,3%galera bet como funciona2018, e mais 2,5%galera bet como funciona2019, segundo previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI)galera bet como funcionarelatório divulgado nesta terça-feira. É uma melhoragalera bet como funcionarelação ao crescimento registradogalera bet como funciona2017,galera bet como funciona1%.

Além disso, são percentuais maiores do que os previstos anteriormente pelo FMI. Em outubro do ano passado, o organismo internacional estimava uma taxagalera bet como funcionacrescimentogalera bet como funciona1,5% para 2018, egalera bet como funciona2% para 2019. Em janeiro, elevou as estimativas. Agora, aumentou pela segunda vez.

De qualquer forma, a perspectivagalera bet como funcionacrescimento brasileiro está bem abaixo da média global,galera bet como funciona3,9%galera bet como funciona2018, e mais 3,9%galera bet como funciona2019. Os dados fazem parte do World Economic Outlook, do FMI, lançado periodicamente com previsões e recomendações para a economia mundial.

Para o FMI, a reforma da previdência é uma prioridade para garantir a sustentabilidade das contas do governo brasileiro no longo prazo. Porém, o órgão sinaliza que "incertezas políticas abrem espaço para riscos na implementaçãogalera bet como funcionareformas ou mesmo a possibilidadegalera bet como funcionareorientaçãogalera bet como funcionaagendas políticas, inclusive no contexto das eleições,galera bet como funcionadiversos países, como o Brasil" - essa mesma observação já havia sido feitagalera bet como funcionajaneiro.

Já na vertente social, o FMI afirma que o Brasil e os demais emergentes têm oportunidadegalera bet como funcionatornar o crescimento mais inclusivo e reduzir a desigualdade. Para isso, o país deveria aumentar os impostos sobre a rendagalera bet como funcionaindivíduos e reduzir impostos indiretos (já embutidos nos preços e, portanto, cobrados igualmentegalera bet como funcionatodos os compradores, pesando mais no bolsogalera bet como funcionaquem tem menos dinheiro).

O relatório fala genericamente dos países emergentes e não especifica exatamente o tipogalera bet como funcionaimposto sobre a renda a que se refere. No Brasil, a principal incidência desse tipogalera bet como funcionataxação é sobre a renda do trabalho, que entra no IR - e que poderia sofrer alterações, por exemplo, nas alíquotas ou nas faixasgalera bet como funcionarendagalera bet como funcionaque são aplicadas. Mas há ainda outras modalidades, como os rendimentosgalera bet como funcionalucros e dividendos recebidos por pessoa física, que são isentosgalera bet como funcionatributação no país.

O relatório do FMI também sugere que os emergentes aumentem a transferênciagalera bet como funcionarenda para grupos mais pobres por meiogalera bet como funcionaprogramas como o Bolsa Família. Segundo o organismo internacional, esses programas podem reduzir as desigualdades no curto e também no médio prazo, já que exigem contrapartidasgalera bet como funcionaquem recebe o benefício. No Bolsa Família, por exemplo, as crianças precisam ir para a escola e ter as vacinasgalera bet como funcionadia.

Presidente Michel Temer discursa para empresários - ao fundo, painei com os dizeres 'Previdência, reformar hoje para garantir o amanhã'

Crédito, Agência Brasil

Legenda da foto, Governo Michel Temer tentou, mas não conseguiu pautar votação dagalera bet como funcionapropostagalera bet como funcionareforma da Previdência no Congresso

Crescimento

Segundo o FMI, a melhora na previsãogalera bet como funcionacrescimento do Brasil está apoiada no aumento do consumo das famílias e do investimento, que fazem girar a economia.

Já para os próximos anos galera bet como funciona , o crescimento do Brasil deve ficargalera bet como funcionatornogalera bet como funciona2,2%, puxado pelo envelhecimento da população - o que aumenta gastos públicos com aposentadoria e reduz a mãogalera bet como funcionaobra - e a estagnação da produtividade. Mas não há expectativagalera bet como funcionaretorno à crise vivida entre 2015 e 2016, nem à baixa taxagalera bet como funcionacrescimento da economia do ano passado.

O Brasil tem uma economia baseada na exportaçãogalera bet como funcionacommodities - matéria-prima para exportação, como minério e grãos. Para o FMI, há a necessidadegalera bet como funcionadiversificação para enfrentar os desafios futuros da economia. Além disso, recomenda a reduçãogalera bet como funcionabarreiras tarifárias ao comércio e aprimoramentogalera bet como funcionacondições para quem investegalera bet como funcionaprogramasgalera bet como funcionaconcessãogalera bet como funcionainfraestrutura.

Quanto à inflação, o FMI considera que melhorias na política monetária ajudaram a diminuir os índices no Brasil - o esperado para este ano e para o próximo está entre 3% e 4%, segundo o organismo internacional. Já a previsão para a taxagalera bet como funcionadesemprego é que caia dos 12,8%galera bet como funciona2017, para 11,6%galera bet como funciona2018, e para 10,5%galera bet como funciona2019.

Cofregalera bet como funcionaporquinho azul à esquerda e cubos com os números do ano 2018 à direita

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, 'O crescimento global estágalera bet como funcionaalta, mas as condições favoráveis não vão durar para sempre', alerta FMI

Economia global

A previsãogalera bet como funcionacrescimentogalera bet como funciona3,9% da economia mundial é puxada pelo forte desempenho da zona do euro (2,4%), do Japão (1,2%), da China (6,6%) e dos Estados Unidos (2,9%), segundo o FMI.

É um patamargalera bet como funcionacrescimento não visto desde 2010, quando a economia começou a se recuperar da crisegalera bet como funciona2008-09. Porém, o FMI vê riscos e diz que é horagalera bet como funcionase preparar para o futuro.

"O crescimento global estágalera bet como funcionaalta, mas as condições favoráveis não vão durar para sempre. Agora é o momentogalera bet como funcionase preparar para tempos mais difíceis. A prontidão requer não apenas cautela e uma administração das políticas monetária e fiscalgalera bet como funcionaolho no futuro, mas também uma atenção cuidadosa à estabilidade financeira. Também são necessárias políticas estruturais e tributárias que aumentem a renda, inclusive investindogalera bet como funcionapessoas e assegurando que os frutos do crescimento sejam amplamente compartilhados", diz o relatório.

Outros riscos apontados pelo FMI são as recentes restrições no comércio global - no começogalera bet como funcionamarço, os Estados Unidos anunciaram sobretaxas nas importaçõesgalera bet como funcionaaço e alumínio. "O sistema multilateralgalera bet como funcionacomércio baseadogalera bet como funcionaregras, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial e que conquistou crescimento sem precedentes, precisa ser fortalecido. Caso contrário, corre o riscogalera bet como funcionaser dilacerado", afirma o documento.