'Brasil precisa do mesmo entusiasmo anti-Lula para fazer faxinaestratégia 100 na roletatodo o sistema político', diz biógrafo britânico:estratégia 100 na roleta

Crédito, Fernando Frazão/Agência Brasil

Legenda da foto, Bourne diz ainda que gostariaestratégia 100 na roletaver o PT fazendo autocrítica sobre as acusações que pesam contra a legenda e seus filiados

Bourne diz ainda que gostariaestratégia 100 na roletaver o PT fazendo uma autocrítica sobre as acusações que pesam contra a legenda e seus filiados. Para ele, o partido deveria agir contra os petistas envolvidos com corrupção.

No livro sobre o ex-presidente, o britânico já criticava o legado do governo do petista justamente por achar que era necessária uma postura mais incisiva contra a corrupção na política brasileira.

Crédito, José Cruz/Agência Brasil

Legenda da foto, Para biógrafoestratégia 100 na roletaLula, é preciso fazer uma 'faxina'estratégia 100 na roletatodo sistema político brasileiro

Condenado a 12 anos e um mêsestratégia 100 na roletaprisão, Lula é também alvoestratégia 100 na roletaoutros processos e investigação por suspeitaestratégia 100 na roletacrimes como corrupção, tráficoestratégia 100 na roletainfluência, lavagemestratégia 100 na roletadinheiro e formaçãoestratégia 100 na roletaquadrilha. Nesta semana, o petista teve a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, depoisestratégia 100 na roletater tido o pedidoestratégia 100 na roletahabeas corpus para esperarestratégia 100 na roletaliberdade até o fim do processo negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bourne diz não ter se surpreendido com a decisão do Supremoestratégia 100 na roletadeterminar a prisão imediataestratégia 100 na roletaLula, mas sim com a quantidadeestratégia 100 na roletavotos favoráveis ao petista. O julgamento no STF terminouestratégia 100 na roleta6 votos a 5 pela prisão do ex-presidente antesestratégia 100 na roletaexauridas todas as possibilidadesestratégia 100 na roletarecurso.

'Faxina'

Para o pesquisador, contudo, os escândalos recentesestratégia 100 na roletacorrupção no Brasil indicam uma sérieestratégia 100 na roletaproblemas não apenas com o PT, mas com toda a classe política. "O Brasil precisaestratégia 100 na roletauma faxinaestratégia 100 na roletatodo o sistema político. Eu gostariaestratégia 100 na roletaver um entusiasmo (anti-Lula)estratégia 100 na roletabanir (o presidente Michel) Temer e outros membros da classe política que estão envolvidosestratégia 100 na roletacorrupção".

Questionado se a narrativaestratégia 100 na roletavítima eestratégia 100 na roletaperseguição política é bem sucedida, Bourne diz "ser difícilestratégia 100 na roletageneralizar".

"Apoiadores fora do Brasil têm visto os fatos como vingança política. Mas há outros preocupadosestratégia 100 na roletaver o sucesso do Judiciário e da democracia que tendem a reconhecer que o juiz Sergio Moro, o Ministério Público e outros também merecem apoio", observa.

Crédito, Tânia Rêgo/Agência Brasil

Legenda da foto, Richard Bourne: 'Gostariaestratégia 100 na roletaver o mesmo entusiasmo (anti-Lula) para banir Temer e outros membros da classe política envolvidos com corrupção'

A grande preocupação do pesquisador, contudo, é uma confiança exagerada no sistema judicialestratégia 100 na roletadetrimento da democracia. "Políticos envolvidosestratégia 100 na roletacorrupção têm sido banidos pelo Judiciário, não pelas pessoas nas eleições", diz.

Ele emenda que há o riscoestratégia 100 na roletaos eleitores brasileiros continuarem votandoestratégia 100 na roletacorruptos. "Meu receio é que os brasileiros não punam nas urnas os políticos envolvidos com corrupção".

Apesarestratégia 100 na roletaas acusações e da ordemestratégia 100 na roletaprisão contra Lula, Bourne destaca que o petista ainda é um líder extremamente popular e capazestratégia 100 na roletainfluenciar as eleições mesmo sem estar nas urnas. Para o biógrafo, Lula vai atuar nos bastidores e tem condiçõesestratégia 100 na roletatransferir popularidade mesmo preso.