Protestossporting bet eleicoesPorto Alegre têm pixuleco, apoio à intervenção militar e argentinossporting bet eleicoesfavorsporting bet eleicoesLula:sporting bet eleicoes
Quando o advogadosporting bet eleicoesLula, Cristiano Zanin Martins, sustentava que seu cliente fosse absolvido por faltasporting bet eleicoesprovas, ao menos 21 jovens vindos da Argentina se juntaram à manifestação pró-Lula.
"Acompanhamos da Argentina as melhorias que Lula promoveu para o povo brasileiro e achamos importante que ele seja candidato", diz Carlos Vigo, 22 anos, estudantesporting bet eleicoesengenharia informáticasporting bet eleicoesBuenos Aires. Vigo, que viajou por 24 horas até Porto Alegre, afirma que Brasil e Argentina vivem momentos políticos parecidos, com governos que defendem cortessporting bet eleicoesgastos e reformas da legislação trabalhista e da Previdência."A diferença é que (o presidente Michel) Temer subiu por um golpe, e na Argentina [o presidente Mauricio Macri] subiu pelo voto", diz Vigo, a respeito do processosporting bet eleicoesimpeachmentsporting bet eleicoesDilma Rousseff. É a primeira vez que o estudante participasporting bet eleicoesum ato político fora da Argentina.Os jovens integram o Movimentosporting bet eleicoesTrabalhadores Excluídos e o Agite Rebelión Pátria Grande, organizaçõessporting bet eleicoesesquerda argentinas. No acampamento montado pelos manifestantes pró-Lulasporting bet eleicoesPorto Alegre, foram recebidos por grupossporting bet eleicoesjovens brasileiros, entre os quais o Levante Juventude e o Movimentosporting bet eleicoesPequenos Agricultores.
No protesto, milharessporting bet eleicoespessoas acompanharam discursossporting bet eleicoespolíticos locais e outros apoiadoressporting bet eleicoesLula, como a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). No carrosporting bet eleicoessom, os organizadores pedem que os manifestantes não se aproximem do tribunal, qualquer que seja o resultado do julgamento. Há uma barreirasporting bet eleicoesproteção, com força policial, no entorno do prédio, para garantir a segurança dos desembargadores.
'Todos os políticos presos'
No bairrosporting bet eleicoesclasse alta Moinhossporting bet eleicoesVento, duas dúziassporting bet eleicoespessoas pregavam uma tese oposta à da defesasporting bet eleicoesLula. O local está situado a cercasporting bet eleicoesquatro quilômetrossporting bet eleicoesdistância da sede do tribunal, onde ocorre o julgamento.
"Queremos a prisãosporting bet eleicoesLula esporting bet eleicoestodos os políticos e intervenção militar", dizia a atendentesporting bet eleicoesfarmácia desempregada Simone Dias, 53 anos,sporting bet eleicoesCanoas (RS), uma das líderes do protesto, com um megafone na mão.
Reunidosporting bet eleicoestornosporting bet eleicoesum carro com caixassporting bet eleicoessom que irradiava o Hino Nacional e a Canção do Soldado, o grupo era guarnecido por policiais militares. Uma faixa estendida num gramado próximo dizia: "Intervenção militar já". Outros grupos contrários ao PT e a Lula, como o MBL e o Vem Pra Rua, também prometiam manifestações ao longo do dia na capital gaúcha, mas ainda na manhã desta quarta não estavam organizadossporting bet eleicoesnenhum ponto da cidade.
Simone não demonstrava preocupação com a adesão modesta à passeata naquela hora. "Depois das 18h, temos expectativasporting bet eleicoester 2 mil a 3 mil pessoas aqui", previu.
Segundo Simone, os petistas conseguem amealhar grandes concentraçõessporting bet eleicoesmanifestantes porque os populares "estão pagos". "São pessoas muito necessitadas e aceitam fazer o que fazemsporting bet eleicoestrocasporting bet eleicoesfavores. Nós, não. Estamos aqui por amor à Pátria", garantiu. A reportagem da BBC Brasil não encontrou evidênciassporting bet eleicoesmilitância paga entre os apoiadores do ex-presidente.
Simone identifica-se nas redes sociais como Simone Mourão, para fazer uma "homenagem" ao general do Exército Antonio Hamilton Martins Mourão, que causou alvoroço ao afirmar,sporting bet eleicoesBrasília, que a intervenção militar seria uma possibilidade caso a crise política saíssesporting bet eleicoescontrole.
A manifestante não quis arriscar um prognóstico sobre o julgamentosporting bet eleicoesLula. "Tudo é possível", afirmou. O riscosporting bet eleicoesabsolvição é mais um argumento, disse ela,sporting bet eleicoesfavorsporting bet eleicoesuma intervenção militar.
No Parque Moinhos, o vendedor ambulante Leonardo Moreira, 25 anos, mostrava-se otimista com a vendasporting bet eleicoesbandeiras do Brasil esporting bet eleicoesbonecos infláveis apelidadossporting bet eleicoesPixuleco, que mostram Lula vestidosporting bet eleicoespresidiário.
"As pessoas param os carros e compram", afirmou. O artefato custa R$ 30, enquanto uma bandeira do Brasilsporting bet eleicoestamanho grande sai por R$ 20. O preço não está inflacionado? "De jeito nenhum. Já não temos mais a bandeira pequena", respondeu.