CNBB e coalizãojogos online gratis de buracobisposjogos online gratis de buraco9 países condenam aberturajogos online gratis de buracoárea na Amazônia à mineração:jogos online gratis de buraco

Localidade da Amazônia vistajogos online gratis de buracocima

Crédito, MÁCIO FERREIRA/AG. PARÁ/Fotos Públicas

Legenda da foto, Extinçãojogos online gratis de buracoreserva na Amazônia pegou ambientalistas e centrosjogos online gratis de buracopesquisa brasileirosjogos online gratis de buracosurpresa

Os líderes católicos,jogos online gratis de buracocontrapartida, avaliam que o governo cedeu "às pressões da bancadajogos online gratis de buracoparlamentares vinculados às companhias extrativas que financiam suas campanhas" e conclama deputados e senadores a se colocarem contra a decisão presidencial.

"Convocamos as senhoras e os senhores parlamentares a defenderem a Amazônia, impedindo que mais mineradoras destruam um dos nossos maiores patrimônios naturais. Não nos resignemos à degradação humana e ambiental."

A notajogos online gratis de buracorepúdio, à qual a BBC Brasil teve acesso, é assinada pelos cardeais dom Cláudio Hummes (presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica - Repam e da Comissão Episcopal para a Amazônia) e dom Erwin Kräutler (presidente da Repam-Brasil e secretário da Comissão Episcopal para a Amazônia).

A Repam é formada por bisposjogos online gratis de buraco99 dioceses distribuídas nos nove países que têm áreasjogos online gratis de buracofloresta amazônicajogos online gratis de buracoseus territórios.

A nota foi assinadajogos online gratis de buracoBrasília após uma sériejogos online gratis de buracodiscussões entre as maiores lideranças da Igreja Católica no continente. Também participaram do processo entidades que fundaram a Repamjogos online gratis de buraco2014, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), formado por líderes católicosjogos online gratis de buraco22 países latino-americanos.

"É mais uma tremenda agressão à Amazônia e ao Brasiljogos online gratis de buracoconsequências são irreversíveis. Exigimos a imediata sustação desse decreto iníquo", disse à BBC Brasil dom Erwin Kräutler.

Caminhos legais

A BBC Brasil apurou que bispos da CNBB e da Repam estão conversando com membros do Ministério Público sobre caminhos legaisjogos online gratis de buracocancelamento do decreto.

Uma possível ação conjunta entre católicos, promotores e procuradores deve ser divulgada ainda nesta semana.

Reunião dos bispos da Repam, no Pará,jogos online gratis de buraco2014
Legenda da foto, A Repam é formada por bisposjogos online gratis de buraco99 dioceses distribuídas nos nove países que têm áreasjogos online gratis de buracofloresta amazônicajogos online gratis de buracoseus territórios | Foto: Repam

Criticado por políticos da base, ambientalistas, movimentos sociais, artistas e agora pelo alto clero da Igreja, o Ministériojogos online gratis de buracoMinas e Energia garante que o decreto cumprirá legislações específicas sobre a preservação da área. Ou seja, áreasjogos online gratis de buracoproteção integral (onde não é permitida a habitação humana) e terras indígenas serão mantidas.

Mas as lideranças católicas não estão convencidas.

"Ao contrário do que afirma o governojogos online gratis de buraconota, ao abrir a região para o setor da mineração, não haverá como garantir proteção da floresta, das unidadesjogos online gratis de buracoconservação e muito menos das terras indígenas - que serão diretamente atingidasjogos online gratis de buracoforma violenta e irreversível", avalia a coalizãojogos online gratis de buracobispos latino-americanos.

Mapa

Dom Cláudio Hummes e dom Erwin Kräutler, signatários da cartajogos online gratis de buraconome dos bispos, são membrosjogos online gratis de buracoalas progressistas da Igreja Católica no Brasil.

Com títulosjogos online gratis de buracodoutor honoris causa e condecorações do Vaticano, ambos atuamjogos online gratis de buracodefesajogos online gratis de buracominoriasjogos online gratis de buracopastoraisjogos online gratis de buracopequenas cidadesjogos online gratis de buracotoda a Amazônia.

"É terrível o que está acontecendo e pior ainda com a conivência e o apoio explícito do governo Temer. Temer mais uma vez está violando a própria Constituição Federal, que no seu artigo 231 exige consulta prévia aos povos indígenas quando se tratajogos online gratis de buracoqualquer empreendimentojogos online gratis de buracoseus territórios. O presidente da República não está acima da Constituição Federal. Por isso a assinatura do presidente é inconstitucional", disse dom Erwin à BBC Brasil nesta segunda-feira.

"Vivo há 52 anos na Amazônia e por isso conheço bem essa região. Lamentavelmente, mais uma vez a Amazônia é degradada a uma mera província mineral que se explora sem mínimos escrúpulos. Se explora o solo e subsolo e o que sobra no final é uma paisagem lunáticajogos online gratis de buracocrateras. Os povos que aqui vivem não contam. São ameaçados inclusive emjogos online gratis de buracosobrevivência."

Na avaliação dos bispos, o resultado da presença da mineração é um rastrojogos online gratis de buracodestruição, por mais que cuidados socioambientais sejam tomados.

"Basta observar o rastrojogos online gratis de buracodestruição que as mineradoras brasileiras e estrangeiras têm deixado na Amazônia nas últimas décadas, com desmatamento, poluição, comprometimento dos recursos hídricos pelo alto consumojogos online gratis de buracoágua para a mineração ejogos online gratis de buracocontaminação com substâncias químicas, aumentojogos online gratis de buracoviolência, droga e prostituição, acirramento dos conflitos pela terra, agressão descontrolada às culturas e modosjogos online gratis de buracovida das comunidades indígenas e tradicionais, com grandes isençõesjogos online gratis de buracoimpostos, mas mínimos benefícios para as populações da região", diz a nota oficial dos líderes católicos.

'Assunto amadurecido'

No último sábado, a BBC Brasil revelou que o governo anunciou o fim da Renca a donosjogos online gratis de buracomineradoras canadensesjogos online gratis de buracomarço - cinco meses antes da assinatura oficial, divulgada pelo Diário Oficial.

Após optar por não responder às perguntas enviadas pela reportagem, o Ministériojogos online gratis de buracoMinas e Energia reconheceujogos online gratis de buracouma nota, divulgada nesta segunda-feira, que o assunto foi tema do encontro com os canadenses e disse que "o assunto já estava bastante amadurecido dentro do governo, e tratado publicamente, quando foi divulgado durante a maior feirajogos online gratis de buracomineração do mundo, a PDAC, no iníciojogos online gratis de buracomarçojogos online gratis de buraco2017,jogos online gratis de buracoToronto, no Canadá".

A pasta não comentou as críticasjogos online gratis de buraconão ter procurado ambientalistas, acadêmicos e movimentos sociais para discutir o tema e diz que "uma rápida pesquisa a qualquer sitejogos online gratis de buracobuscas pode ajudar na coletajogos online gratis de buracoinformações corretas sobre o assunto".

Alémjogos online gratis de buracouma sériejogos online gratis de buracoentrevistas, que incluiu pessoas presentes no evento, a BBC Brasil fez pesquisas tantojogos online gratis de buracoferramentasjogos online gratis de buracobusca quanto nos próprios registros do site do ministério.

Há apenas três referências à Renca entre o início do governo Temer e a assinatura do decreto, na semana passada. Todas as menções no site do governo são posteriores à reunião no Canadá - e o ministério não citajogos online gratis de buraconenhum momento a reservajogos online gratis de buracoseu materialjogos online gratis de buracodivulgação sobre a visita oficialjogos online gratis de buracomarço.

'Interesses econômicos'

A nota assinada pelos bispos cita falas recentes do Papa Francisco sobre a Amazônia e que criticam "uma economiajogos online gratis de buracoexclusão e desigualdade".

"Há propostasjogos online gratis de buracointernacionalização da Amazônia que só servem aos interesses econômicos das corporações internacionais", afirmou o papajogos online gratis de buracoencíclica publicada pelo Vaticanojogos online gratis de buracojunhojogos online gratis de buraco2015.

"Digamos não a uma economiajogos online gratis de buracoexclusão e desigualdade, onde o dinheiro reinajogos online gratis de buracovezjogos online gratis de buracoservir. Esta economia mata. Esta economia exclui. Esta economia destrói a mãe terra", disse Francisco no mesmo mês na Bolívia,jogos online gratis de buracodiscurso a movimentos sociais, agora citado na notajogos online gratis de buracorepúdio dos bispos ao decretojogos online gratis de buracoTemer.

Os bispos também lembram a defesa feita pelo papajogos online gratis de buracoque as comunidades tradicionais sejam ouvidas.

"No debate, devem ter lugar privilegiado os moradores locais, aqueles mesmos que se interrogam sobre o que desejam para si e para os seus filhos e podem terjogos online gratis de buracoconsideração as finalidades que transcendem o interesse econômico imediato."

E associam o gesto do presidente Temer ao "dramajogos online gratis de buracouma política focalizada nos resultados imediatos", que "torna necessário produzir crescimento a curto prazo", ambas citações do papa Francisco.