Da Arena ao DEM: Repaginado, partido criado a partircomo apostar nas eleiçõesagremiação que apoiou ditadura se reaproxima da Presidência:como apostar nas eleições
"Foi um lance genial", lembra David Fleischer, professorcomo apostar nas eleiçõesciência política da Universidadecomo apostar nas eleiçõesBrasília (UnB).
Criticar publicamente um ministro da ditadura poderia significar o fimcomo apostar nas eleiçõesuma carreira política - ou algo pior.
O gestocomo apostar nas eleiçõesACM surpreendeu ainda mais porque ele pertencia ao Partido Democrático Social (PDS), que apoiava o governo militar e era o sucessor da Aliança Renovadora Nacional (Arena), sustentáculo político do regime após o golpecomo apostar nas eleições1964.
"Mas ele passou ileso, mostrando que era possível bater no governo sem levarcomo apostar nas eleiçõesvolta. Foi uma senhacomo apostar nas eleiçõesque a ditadura estava acabando", conta Fleischer.
Início promissor
Em 1985,como apostar nas eleiçõesmeio às articulações no Congresso para a eleição indireta, dissidentes do PDS deixaram a sigla para fundar o Partido da Frente Liberal (PFL).
O partido nasceu forte. Após apoiar a vitóriacomo apostar nas eleiçõesTancredo sobre Maluf, ACM foi nomeado ministro das Comunicações, posto que impulsionoucomo apostar nas eleiçõestrajetória política e o fez se afastar do passado arenista.
Como ministro, o baiano viajou para Cuba e conectou a rede telefônica da ilha à do Brasil. Ao ajudar a reaproximar as duas nações, ganhou a amizade do líder cubano Fidel Castro.
"Depois disso, sempre que Fidel viajava para a África do Sul ou para a Argentina, mandava o avião descercomo apostar nas eleiçõesSalvador e ia jantar com o ACM", conta Fleischer. "O PT ficava irritadíssimo, porque o grande ícone da esquerda latino-americana os esnobava para encontrar um cara que eles viam como reacionário e direitista."
Partido do sim, senhor?
Outro egresso da Arena e fundador do PFL, o senador pernambucano Marco Maciel também assumiu um ministério após o fim da ditadura - o da Educação. Dois anos depois, migrou para a Casa Civil.
Na eleiçãocomo apostar nas eleições1994, Maciel se elegeu vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo tucano Fernando Henrique Cardoso.
Fleischer, da UnB, diz que o pernambucano teve um papel central no crescimento do PFL. "Era um político muito equilibrado e não dado a radicalismos."
Segundo o professor, a posturacomo apostar nas eleiçõesMaciel punhacomo apostar nas eleiçõesxeque a ideiacomo apostar nas eleiçõesque a Arena agregava apenas políticos truculentos ou submissos aos militares - crença que rendeu à sigla o apelidocomo apostar nas eleições"partido do sim, senhor".
Fleischer diz que, quando ministro da Educação, Maciel se cercoucomo apostar nas eleiçõesassessores qualificados e estimulou as universidades federais a criar centroscomo apostar nas eleiçõesestudos regionais, focados na Ásia, África, América Latina e Europa.
"Foi uma ideia interessante, mas infelizmente poucas universidades a adotaram."
Em 2016, após o impeachmentcomo apostar nas eleiçõesDilma Rousseff, o partido - rebatizadocomo apostar nas eleiçõesDEM desde 2007 - voltou ao comando do MEC pelas mãos do também pernambucano Mendonça Filho.
Trabalho nos bastidores
Fleischer conta que mesmo alguns membros da Arena que entraram na política com a ajuda dos militares tomavam decisões que desagradavam a chefia do regime - caso do próprio Paulo Maluf.
Ele diz que, nas eleições indiretascomo apostar nas eleições1978, o presidente Ernesto Geisel queria que o ex-governador Laudo Natel fosse o candidato do PDS ao governocomo apostar nas eleiçõesSão Paulo.
"Mas Maluf trabalhou nos bastidores, no que sempre foi muito bom, e conseguiu ser escolhido como o candidato do partido e ganhar a eleição - um feito formidável."
Ainda assim, a influênciacomo apostar nas eleiçõespolíticos da Arena/PDS no governo militar era limitada, diz o professor.
"No governo Costa e Silva (1967-1969) eles tinham algum espaço, mas nos anoscomo apostar nas eleiçõeschumbo, no governo Médici (1969-1974), tinham pouco. Só quando Geisel assumiu,como apostar nas eleições1974, voltou a haver mais diálogo."
Já economistas filiados à Arena - entre os quais Delfim Netto, Roberto Campos e Mário Henrique Simonsen - tiveram papel importante durante todo o regime e ajudaram dar uma marca ao partido.
Segundo a cientista política Camila Rocha, da USP, os empresários que nos anos 1980 fundaram os primeiros centroscomo apostar nas eleiçõespesquisa e debate (think tanks) brasileiros pró-livre mercado tinham laços com o PFL - especialmente com a família Bornhausen,como apostar nas eleiçõesSanta Catarina.
O banqueiro Olavo Setúbal (1923-2008), do Itaú, também integrou o partido.
Rocha, que pesquisa a nova direita brasileira, diz que a legenda preservou as bandeiras econômicas mesmo após as mudançascomo apostar nas eleiçõesnome.
"Claro que entre prefeitos, vereadores e deputados estaduais do DEM você encontra todo tipocomo apostar nas eleiçõesideologia, mas a elite do partido continua defendendo essas posições."
Ela afirma que um dos mais conhecidos economistas liberais do país, o atual presidente do BNDES, Paulo Rabellocomo apostar nas eleiçõesCastro, ajudou a redigir o programa econômico do DEMcomo apostar nas eleiçõeseleições passadas.
Segundo Rocha, ainda que tenha perdido espaço após o fim do governo FHC, o partido mantém "capacidadecomo apostar nas eleiçõesatração" entre os grupos da nova direita. Cita como exemplo a filiação ao DEMcomo apostar nas eleiçõesFernando Holiday, um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), eleito vereadorcomo apostar nas eleiçõesSão Paulocomo apostar nas eleições2016.
Ela diz ainda que a Fundação Liberdade e Cidadania, ligada ao partido, "integra redes internacionais conservadoras e é razoavelmente atuante nesses círculos" - postura rara, senão única, entre as demais siglas brasileiras.
Rocha define o DEM como um partido "conservador nos costumes e pró-livre mercado na economia".
Para Fleischer, da UnB, trata-secomo apostar nas eleiçõesum partidocomo apostar nas eleições"centro-direita".
"Na época da Arena estavam na direita porque não tinha alternativa. Hoje não são tão radicais - o [deputado federal Jair] Bolsonaro não caberia, por exemplo", diz o professor.
Livre iniciativa e empreendedorismo
Egresso do PDS e do PFL, o atual presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), diz à BBC Brasil que hoje o partido écomo apostar nas eleições"centro".
Ele afirma que as principais bandeiras da sigla são a "defesa da livre iniciativa e o empreendedorismo".
"Direita é a defesa do capital privadocomo apostar nas eleiçõesdetrimentocomo apostar nas eleiçõesqualquer outra coisa. Para nós,como apostar nas eleiçõesprimeiro lugar, vem o emprego e, depois, o capital privado."
Agripino cita ainda, entre as principais posições do partido, "a formação da individualidade pela via da educação, a distribuiçãocomo apostar nas eleiçõesrenda, a proteção à propriedade privada e o prestígio ao agribusiness".
Os dois últimos pontos parecem conflitar com duas diretrizes do DEM listadascomo apostar nas eleiçõesseu site: a defesa da reforma agrária, "possibilitando o acesso à propriedade fundiária e seu efetivo aproveitamento", ecomo apostar nas eleiçõesuma reforma urbana "que consagre a prevalência do interesse coletivo".
O partido diz ainda defender a "concessãocomo apostar nas eleiçõesprioridade nacional para o Nordeste" e a "preservação dos diferentes aportes à formação da cultura brasileira, especialmente a contribuição negro-africana e a indígena".
Para Camila Rocha, ao assumir essas propostas, o partido tenta acenar a outros públicos. "É muito difícil ganhar eleições no Brasil só com um discurso pró-mercado."
Nova embalagem
O movimento para o centro ganhou um impulso simbólico com o abandono do termo "liberal" e a fundação do Democratas,como apostar nas eleições2007.
Naquela época, o partido - antes uma das maiores forças do Congresso - tentava se reorganizar na oposição.
Até que a legenda levou um duro golpecomo apostar nas eleições2010, quando o ex-prefeitocomo apostar nas eleiçõesSão Paulo Gilberto Kassab deixou o DEM e levou vários colegas para seu recém-criado Partido Social Democrático (PSD) - entre eles, a senadora Kátia Abreu, hoje no PMDB.
A bancada da sigla minguou, e houve até quem previsse que o partido acabaria.
O DEM ganhou novo fôlegocomo apostar nas eleiçõesmeio aos protestos contra Dilma Rousseff, quando algunscomo apostar nas eleiçõesseus expoentes - caso do senador ruralista Ronaldo Caiado (GO) - souberam surfar no sentimento anti-PT com duros discursos contra o governo.
O partido votoucomo apostar nas eleiçõesbloco pelo impeachment da petista e aderiu à base do governo Temer.
Mas a tacada que deixaria a sigla à porta do Planalto foi dadacomo apostar nas eleiçõesjulhocomo apostar nas eleições2016, na articulação para a vitóriacomo apostar nas eleiçõesRodrigo Maia na disputa pela Presidência da Câmara.
A eleição era especialmente importante porque, com a possecomo apostar nas eleiçõesTemer, o presidente da Câmara se tornara o próximo na linha sucessória para o Palácio do Planalto.
O cargo estava vago após o Supremo Tribunal Federal afastar o deputado federal Eduardo Cunha, envolvido na Operação Lava Jato.
No Congresso desde 1999, Maia conseguiu unir partidos da base e da oposição numa candidaturacomo apostar nas eleiçõesoposição a Cunha, que tentava emplacar seu aliado Rogério Rosso (PSD) no posto.
Com o apoiocomo apostar nas eleiçõesdeputadoscomo apostar nas eleições13 partidos - inclusive parte do PCdoB -, Maia ganhoucomo apostar nas eleiçõesRosso por 285 votos a 170.
'Ditadura no DNA'
Segundo Agripino, a mudança do nome para DEM foi sugerida pelo ex-governador catarinense Jorge Bornhausen, que anos depois também acompanhou Kassab rumo ao PSD.
O rebatismo foi ironizado por adversários políticos. Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, mesmo mudandocomo apostar nas eleiçõesnome, o partido tinha "a ditaduracomo apostar nas eleiçõesseu DNA".
Agripino rejeita o laço com os militares e diz que o partido nasceu justamente por se contrapor à ditadura na disputa entre Tancredo e Maluf.
"Optamos por apoiar um adversário nosso, Tancredo, porque ele tinha compromisso com a democracia. O PFL foi fundado para fazer uma aliança que possibilitasse uma eleição direta para presidente da República", diz o potiguar.
No entanto,como apostar nas eleiçõespossível ato falho, Agripino usa o mesmo termo empregado pelos militares ao se referir ao golpecomo apostar nas eleições1964: "Associar-nos à revolução é um equívoco".
O senador rebate outras críticas comuns ao partido: acomo apostar nas eleiçõesque a abrigaria "dinastias políticas" e teria pouco espaço para mulheres.
O próprio Agripino é filhocomo apostar nas eleiçõesum político da Arena, o ex-governador potiguar Tarcíso Maia, alémcomo apostar nas eleiçõesprimo do ex-prefeito carioca César Maia, paicomo apostar nas eleiçõesRodrigo Maia.
Mendonça Filho, o ministro da Educação, é filho do deputado arenista José Mendonça Bezerra. Outro membro do partidocomo apostar nas eleiçõesascensão é o prefeitocomo apostar nas eleiçõesSalvador, ACM Neto, herdeiro político do ex-governador baiano.
Segundo Agripino, trata-secomo apostar nas eleições"coincidências". Alguns herdam a vocação política dos pais, mas o ingresso no partido não se dá por "herança."
Sobre a fraca presença feminina, diz que "não somos diferentes da média da política brasileira".
Nas últimas semanas, conforme Temer passou a cambalear com as denúncias da JBS, cresceram os rumorescomo apostar nas eleiçõesque o DEM poderia absorver congressistas do PSB (Partido Socialista Brasileiro) interessadoscomo apostar nas eleiçõesintegrar um eventual governo Rodrigo Maia.
Muitos no Congresso avaliam que, se assumir o postocomo apostar nas eleiçõesTemer, Maia seria o favorito numa eventual eleição indireta à Presidência e se credenciaria para concorrer outra vez ao cargo,como apostar nas eleições2018.
Agripino confirma as tratativas com os socialistas. "Há conversascomo apostar nas eleiçõescurso, até porque o grupo conversando conosco tem uma afinidade forte com o pensamento do partido."
Questionado sobre a permanência do DEM na base do governo, diz que ela depende da qualidade das explicaçõescomo apostar nas eleiçõesTemer.
"Estamos prisioneiros da consistência dos argumentos do presidente. Enquanto estivermos protegidos pelos argumentos, o apoio está garantido."