Líder do DEM diz que acusações são graves, mas que partido vai esperar para decidir se sai do governo Temer:pix bet nacional

Reuniãopix bet nacionalTemer com líderes da base aliadapix bet nacionalmaio

Crédito, Agência Brasil

Legenda da foto, Reuniãopix bet nacionalTemer com líderes da base aliada no começopix bet nacionalmaio; após delação da JBS, partidos discutem saída do governo

Por enquanto, disse o parlamentar, Mendonça Filho (DEM) permanece como ministro da Educação.

Efraim Filho reconhece que as "denúncias são graves", mas critica o Supremo Tribunal Federal e o Ministério Público por terem concedido um acordopix bet nacionaldelação muito benevolente aos executivos e donos da JBS.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista.

Efraim Filho

Crédito, Agência Brasil

Legenda da foto, Líder do DEM diz que partido tem "responsabilidade com o país"

pix bet nacional BBC Brasil - O DEM vai fazer outra reunião para discutir a situação do governo Temer?

pix bet nacional Efraim Filho - A priori não. Estamos esperando ter informação completa sobre tudo. Acho que este momento épix bet nacionalbuscar informação. Não adianta você deliberar sem informação. É por aí que a gente está seguindo.

pix bet nacional BBC Brasil - Seria precipitado sair agora?

pix bet nacional Efraim Filho - O ministro Mendonça continua à frente da Educação e vamos buscar mais informação para poder fazer uma avaliação mais completa do cenário.

pix bet nacional BBC Brasil - Tem como andar com as reformas agora?

pix bet nacional Efraim Filho - Acredito que as reformas são uma agenda do país, não são a agendapix bet nacionalum governo. O Brasil é maior do que nomes.

Então, o interessante é que ela seja uma agendapix bet nacionalEstado e não uma agendapix bet nacionalgoverno. Agora, a cada dia tem um novo desafio. Acho que neste momento a crise institucional é a agenda principal a ser discutida e assim que for ultrapassada, sejapix bet nacionalqual forma for, as reformas devem voltar à pauta do país.

pix bet nacional BBC Brasil - O DEM me parece mais inclinado a manter o apoio ao presidente. É uma leitura correta?

pix bet nacional Efraim Filho - O DEM tem responsabilidade com o país. Então neste momento é ter responsabilidade com o país e só deliberar depois que puder fazer uma avaliação completa das informações e dos cenários. As coisas têm chegado a conta gotas, com certeza o momento é delicado, as denúncias são graves, mas existe também muita contestação com os procedimentos que foram adotados com os delatores.

É uma benevolência sem precedentes. Eles cometeram crime, ganharam dinheiro com a crise, isso também deve ser contestado. Não pode o Supremo e o Ministério Público acharem natural que delator ganhe dinheiro com a crise. Então tem que ser avaliadopix bet nacionaltodos os lados e é isso que o Democratas está fazendo nesse momento.

Temerpix bet nacionalpronunciamentopix bet nacionalBrasília

Crédito, MARCOS CORRÊA/PR

Legenda da foto, Deputado reconhece que denúncias contra Temer são graves

pix bet nacional BBC Brasil - O senhor acha que houve armação?

pix bet nacional Efraim Filho - Não, não trabalho com essa hipótese. Mas tem que ver os procedimentos que foram usados com os delatores.

Acho que as investigações sobre a responsabilidade do presidente Temer têm que ser aprofundadas, defendemos isso. Agora, não pode os delatores gozarem da benevolênciapix bet nacionalterem cometidos os crimes e hoje saírem ricos do caos provocado por eles mesmos.

pix bet nacional BBC Brasil - Mas isso não retira os problemas que recaem sobre Temer.

pix bet nacional Efraim Filho - De forma alguma. Não estou justificando uma coisa com outra. Estou dizendo que temos que avaliar o cenário como um todo.

Isso tem gerado uma reação muito forte também da sociedade, acabou gerando um sentimentopix bet nacionalimpunidade. Eles se aproveitaram dos subsídios públicos, fizeram fortuna e praticamente saíram sem dever nada à Justiça e ao país.

pix bet nacional BBC Brasil - O DEM deve tomar uma decisão nesta semana sobre permanecer no governo?

pix bet nacional Efraim Filho - Depende do acesso à informação. Até que ponto vamos ter acesso completo à informação para poder fazer essa avaliação.

pix bet nacional BBC Brasil - Mas que informação está faltando para os senhores?

pix bet nacional Efraim Filho - Não… Você hoje tem informação sobre delação que não tinha ontem, está entendendo?

Amanhã vamos ter notícias novas que não temos hoje. Então, na quarta-feira o Supremo se pronuncia sobre a suspenção ou não do inquérito.

Há uma contestação sobre se esse é um inquérito que está no âmbito da Lava Jato ou dos fundopix bet nacionalpensão (isso mudaria a competênciapix bet nacionalFachin para outro ministro do STF), eu presidi a CPI dos fundospix bet nacionalpensão. A JBS foi chamada por condução coercitiva no âmbito da Greenfield, que é outra operação. É preciso que tenhamos uma avaliação sobre isso.