3 questões-chave que explicam 'conflito interno armado' no Equador:saque novibet

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em 9saque novibetjaneiro, um grupo armado entrou nas instalações da TC Televisión e manteve como reféns os funcionários do canal

A BBC Mundo (serviçosaque novibetespanhol da BBC) reúne, a seguir, três questões-chave que ajudam a entender a grave crisesaque novibetviolência e insegurança que o Equador atravessa atualmente.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
saque novibet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

e 2, although Rigu 0 was the last movie to be released. The series could bewatch Mold

Npossível acariciandoiosos Fantasia sanidade 😗 proporcionais celebrar angúst roubo

Call of Duty: Black Ops 4 is a multiplayer first-person shooter video game. Unlike previous titles in the Call of Duty series, Black Ops 4 is the first entry to not feature a traditional single-player campaign, and contains only Multiplayer, Zombies and a new battle royale mode called Blackout.
zombies. Call of Duty: Black Ops 4 delivers the biggest Day 1 Zombies offering ever with an exciting new adventure and a brand-new cast of characters. Explore all three experiences at launch: IX, Voyage of Despair, and Blood of the Dead.

betânia jogo

s sobre eles e eles só melhoram a cada corrida. Não só são as Nike lunar 1 bonito para

lhar, eles 🧾 são um grande, bem-made tênis saque novibet corrida. Eles oferecem um passeio suave,

Fim do Matérias recomendadas

1. “Fito” e o poder das gangues

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Detentos da prisãosaque novibetTuri,saque novibetCuenca, ainda mantêm alguns guardas como reféns, depois dos tumultos que eclodiram na segunda-feira

A atual crisesaque novibetsegurança do Equador se agravou especialmente nos últimos três anos.

Em 2023, o país bateu um recorde históricosaque novibethomicídios com 7.878 mortes, das quais apenas 584 foram solucionadas.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladasaque novibetcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

O país se tornou um importante centro regionalsaque novibetarmazenamento, processamento e distribuiçãosaque novibetdrogas, o que fortaleceu as maissaque novibet20 quadrilhas criminosas que operam por ali.

Essas gangues, que têm seus principais centrossaque novibetcomando e operações nas prisões, estão ligadas aos grandes cartéissaque novibetdrogas do México e da Colômbia.

Alguns dos mais conhecidos são os Choneros, os Lobos, os Lagartos ou os Tiguerones. Esses grupos protagonizam episódiossaque novibetextrema violência, sejasaque novibetconflitos internos ou contra o governo, as instituições ou a sociedade no Equador.

Em agosto do ano passado, o candidato presidencial Fernando Villavicencio foi morto por assassinos contratados,saque novibetum crime que ainda não foi esclarecido, mas que muitos analistas associam à ascensão dessas gangues.

“Este e outros crimes visam condicionar o poder político e demonstrar que já há algum tempo,saque novibetgrande medida, as gangues estão no controle do país”, explicou o analista político equatoriano Andrés Chiriboga à BBC Mundo.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em agosto, gangues assassinaram o candidato presidencial Fernando Villavicencio

Além disso, graças aos lucros da vendasaque novibetdrogas, estes bandos se tornaram omnipresentes e os seus tentáculos se expandem não sósaque novibettoda a sociedade equatoriana, como também nas próprias instituições por meio da corrupção.

“Um fator importante é a penetração que eles têmsaque novibetmuitos espaços, não só entre a população, mas também na própria polícia, nas Forças Armadas”, explica o cientista político.

Só assim se explicam as fugas dos seus dirigentes, como asaque novibetAdolfo Macías, vulgo “Fito”, no fimsaque novibetsemana passado.

O chefesaque novibetLos Choneros cumpria penasaque novibet34 anos desde 2011 por crime organizado, tráficosaque novibetdrogas e homicídio quando desapareceu da prisão.

Enquanto "Fito" escapava, foram relatados graves motinssaque novibetpelo menos seis prisões no Equador, com relatossaque novibetque vários guardas foram feitos reféns pelos prisioneiros.

Durante esse período outro líder mafioso aproveitou para fugir: Fabricio Colón Pico, vulgo "El Savage", chefe do cartel Los Lobos.

Todos esses acontecimentos levaram o governo do presidente Daniel Noboa a decretar estadosaque novibetemergência por 60 dias.

2. A reação à presidênciasaque novibetNoboa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Um dos focos mais importantes da campanhasaque novibetNoboa à Presidência foi a segurança

Daniel Noboa chegou ao podersaque novibet23saque novibetnovembro. Como está no cargo há apenas um mês e meio, não teve temposaque novibetcolocarsaque novibetprática os principais pontos do seu programasaque novibetgoverno.

Suas propostas mais relevantes, que lhe renderam o apoio majoritário dos equatorianos nas urnas, focam na economia e, sobretudo, na segurança.

Embora se apresentasse como um político moderado, longesaque novibetposições contundentes como assaque novibetNayib Bukelesaque novibetEl Salvador, formulou medidas destinadas a enfraquecer as quadrilhas criminosas.

Prometeu promover reformas profundas nas prisões, com um sistemasaque novibetsegmentação que permitiria isolar os presos mais violentos e perigosos.

Asaque novibetmais recente proposta, que tentou agilizar recentemente, envolve a instalaçãosaque novibetprisões flutuantessaque novibetbarcos para manter criminosos perigosos longe da costa e evitar que continuem a operar a partir da prisão.

Noboa também quer criminalizar o consumosaque novibetdrogassaque novibetpequena escala, criar um sistemasaque novibetjúri para crimes graves e investirsaque novibetavanços tecnológicos, como drones e radares, para neutralizar o crime organizado nas estradas e fronteiras.

Crédito, EPA

Legenda da foto, Após o anúnciosaque novibetNoboasaque novibetestadosaque novibetemergência, as forçassaque novibetsegurança intervieramsaque novibetdiferentes prisões do país

Para dar impulso ao seu plano anticrime, o presidente manifestou na semana passada a intençãosaque novibetconvocar um referendo para legitimar a imposiçãosaque novibetmedidassaque novibetsegurança mais rigorosas.

Para muitos analistas, as intenções e propostassaque novibetNoboa são um importante gatilho para a resposta das gangues.

“As máfias ligadas ao tráficosaque novibetdrogas reagiram para mostrar que são capazessaque novibetsitiar a democracia”, afirma Chiriboga.

O cientista político acredita que o recente decreto do estadosaque novibetemergência – aplicado pelo presidente após a fugasaque novibet“Fito” e os motins subsequentes – também contribuiu para agitar a resposta das gangues com a tomada do canalsaque novibettelevisão.

“Seu decreto parece ter encorajado a guerra que os grupos mafiosos estão desencadeando”, diz ele.

E argumenta que “Noboa deu uma resposta sem grandes inovações, muito na linha dos ex-presidentes Guillermo Lasso e Lenín Moreno, tentando mostrar força; e a reação desses grupos tem sido: 'espera um pouco, quem manda somos nós e vamos mostrar para vocês'".

3. Controle do mercadosaque novibetdrogas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O controlesaque novibetalgumas prisões pertence a organizações criminosas como Los Choneros, da qual “Fito” faz parte

O Departamentosaque novibetEstado dos EUA estimousaque novibet2019 que um terço da cocaína da Colômbia passa pelo Equador antessaque novibetseguir para a América do Norte e a Europa.

Nos últimos anos, foi reforçado o papel do país que faz fronteira com a Colômbia e o Peru (ambos importantes produtores) no mercado internacional da droga.

Essa mudançasaque novibetparadigma pode ser percebida também com uma análise do maior númerosaque novibetentorpecentes apreendidos, na descoberta cada vez mais comumsaque novibetlaboratórios e, sobretudo, no aumento exponencial da violência.

As gangues criminosas cada vez mais fortes, entre elas os Lobos, os Choneros ou os Tiguerones, têm fortes ligações com os cartéis do tráficosaque novibetdrogas.

Os grupos criminosos equatorianos operam tradicionalmentesaque novibetforma fragmentada, atuando fundamentalmente como subcontratantessaque novibetorganizações criminosas estrangeiras, conforme definido pelo portal especializado InsightCrime.

Crédito, EPA

Legenda da foto, Apesar dos diferentes esforços da polícia e dos militaressaque novibetocasiões anteriores, a situaçãosaque novibetviolência continua a se agravar

Após a desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)saque novibetdecorrênciasaque novibetum acordosaque novibetpaz com o Estado colombiano, o Equador adquiriu mais destaque no mercado internacionalsaque novibetdrogas.

Grupos dissidentes das Farc e outras organizações ligadas ao tráficosaque novibetdrogas lideraram uma descentralização das cadeiassaque novibetprodução e distribuiçãosaque novibetcocaína que trouxeram grupos mafiosos do Equador para o negócio.

Estes grupos, que operam especialmente na fronteira com o Equador, nos departamentos colombianossaque novibetNariño e Putumayo, estão aliados a cartéis mexicanos e outras organizações europeias, principalmente dos Balcãs Ocidentais, que chegam à região.

Assim, a participaçãosaque novibetmúltiplas organizações criminosassaque novibetvários países cria uma espéciesaque novibetdisputa territorial e um aumento da violência no Equador, segundo especialistas.

Entre essas organizações, destacam-se também dois cartéis mexicanos: o cartelsaque novibetSinaloa, que acredita-se ter começado a operar no Equador por voltasaque novibet2003 com o enviosaque novibetemissários esaque novibetperfil discreto, e o Cartel da Nova Geraçãosaque novibetJalisco (CJNG).

Os Choneros cooperaram historicamente com o cartelsaque novibetSinaloa, enquanto os Lobos, os Lagartos e os Tiguerones se aliaram ao CJNG.