O fracassomissão lunar russa após colisãosonda:

A nave Luna-25 decolou do extremo leste da Rússia11agosto

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Luna-25 decolou do extremo leste da Rússia11agosto

A Roscosmos, corporação espacial estatal da Rússia, disse na manhãdomingo que havia perdido contato com a Luna-25 pouco depois das 7h57sábado (19/8).

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

l da cor especificada sem cair. Os jogadores não podem compartilhar círculos e podem

icar ou torcer seus corpos para alcançar 🌈 o círculo. O árbitro deve garantir que os

vaidebet bb

Fim do Matérias recomendadas

Informações preliminares mostraram que a sonda800 kg "deixouexistir como resultadouma colisão com a superfície da Lua", afirmoucomunicado.

A entidade disse que uma comissão especial investigaria por que a missão falhou.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

A perdaLuna-25 é um golpe para a Roscosmos. O programa espacial civil da Rússia estádeclínio há vários anos, já que o financiamento estatal é cada vez mais direcionado para os militares.

A Rússia estava na corrida ao polo sul da Lua contra a Índia, cuja espaçonave Chandrayaan-3 está programada para pousar lá na próxima semana.

Assim que o Chandrayaan-3 pousar, levará algumas horas para que a poeira baixe antes que o roverseis rodas percorra as rochas e crateras na superfície da Lua, coletando dados e imagens cruciais para serem enviadosvolta à Terra para análise.

A área da superfície do pólo sul da Lua que fica permanentemente na sombra é muito maior do que no pólo norte da Lua, o que torna mais provável encontrar água lá.

A Roscosmos reconheceu que a missão Luna-25 era arriscada e poderia falhar. A nave foi lançada do CosmódromoVostochny, no extremo leste da regiãoAmur, na Rússia,11agosto, e entrou com sucesso na órbita da lua na quarta-feira desta semana.

Esperava-se que a missão fizesse história ao fazer um pouso suave na segunda ou terça-feira, poucos dias antes do pouso indiano.

Nenhum país jamais pousou no polo sul da Lua antes, embora tanto os EUA quanto a China tenham pousado suavemente na superfície da Lua.