Por que a Ucrânia pode estar combatendo grupo mercenário russo no Sudão:goiás e atlético paranaense palpite
Mas acredita-se que as forças especiais da Ucrânia tiveram um papel fundamental para que ela acontecesse.
pacto a longo prazo. Sua estabilidade melhorada fornece um passo mais equilibrado que é
seguido por transições mais suaves. Gel- NIM 💯 bUS masculino 23 Carrier Grey / digital
seja feita por dinheiro. Worldline. A Evolução para uma Sociedade Cashless na Bélgica -
Sia Partners sia-partners : insights. publicações ; 🌝 evolução-a-cashless-sociedade... O
aposta mais de 0 5Fim do Matérias recomendadas
Naquele momento, o Sudão estava paralisado por confrontos entre o Exército e uma força paramilitar chamada Forçasgoiás e atlético paranaense palpiteApoio Rápido (RSF, na siglagoiás e atlético paranaense palpiteinglês).
Os confrontos eram o resultado diretogoiás e atlético paranaense palpiteuma violenta luta pelo poder dentro da liderança militar do país:goiás e atlético paranaense palpiteum lado, o general Abdel Fattah al-Burhan, que é chefe das Forças Armadas e presidente do país; do outro, o seu antigo vice e líder da RSF, o general Mohamed Hamdan Dagalo, também conhecido como Hemedti.
Milharesgoiás e atlético paranaense palpitepessoas morreram no conflito e milhões tiveramgoiás e atlético paranaense palpiteabandonar as suas casas ou fugir para outros países. A economia do país sofreu um grande golpe.
Relatos sobre como e por que a Ucrânia teria apoiado o governo sudanês durante estes confrontos começaram a surgir recentemente.
De acordo com o americano The Wall Street Journal, soldados ucranianos ajudaram o general al-Burhan a fugir da capital Cartumgoiás e atlético paranaense palpiteagostogoiás e atlético paranaense palpite2023, quando o seu quartel-general foi cercado pela RSF.
Cercagoiás e atlético paranaense palpiteuma centenagoiás e atlético paranaense palpiteagentes das forças especiais da Ucrânia, liderados por um oficialgoiás e atlético paranaense palpiteinteligência conhecido apenas como Timur, chegaram ao Sudão após um telefonema entre al-Burhan e Zelensky, informou o jornal.
De acordo com o WSJ, a unidade ucraniana não só ajudou al-Burhan a fugir, mas também mudou a natureza da guerra no Sudão, fornecendo equipamentos conhecidos como dronesgoiás e atlético paranaense palpitevisãogoiás e atlético paranaense palpiteprimeira pessoa (FPV) e conduzindo ataques noturnos contra a RSF.
Em uma nota à BBC, a inteligência ucraniana não confirmou nem negou relatos do envolvimentogoiás e atlético paranaense palpiteKiev no Sudão, afirmando que "realiza as suas atividadesgoiás e atlético paranaense palpitevárias regiões geográficas onde é necessário proteger os interesses nacionais ucranianos".
O que o grupo Wagner faz no Sudão?
Em fevereiro, surgiu um vídeo que supostamente mostrava agentes ucranianos no Sudão inspecionando um veículo militar bombardeado com o corpogoiás e atlético paranaense palpiteum soldado russo morto no seu interior.
O veículo carregava a insígnia do grupo mercenário russo Wagner.
Em outra parte do vídeo, militares ucranianos questionavam soldados russos capturados.
"Qual é o seu objetivo aqui?", perguntava um oficial ucraniano.
"Derrubem o governo local", respondia o soldado.
Não está claro quando ou onde o vídeo foi gravado no Sudão e a BBC não conseguiu verificá-logoiás e atlético paranaense palpiteforma independente.
O grupo russo Wagner já estava presente no Sudão muito antes do início dos confrontos entre o exército sudanês e a RSF.
Os primeiros vídeosgoiás e atlético paranaense palpitemercenários Wagner no Sudão datamgoiás e atlético paranaense palpitepelo menos 2017.
Foi noticiado na época que mercenários russos estavam envolvidos no treinamentogoiás e atlético paranaense palpitesoldados sudaneses e supostamente ajudando as forçasgoiás e atlético paranaense palpitesegurança locais a reprimir os protestos.
Após a morte do seu fundador, Yevgeny Prigozhin,goiás e atlético paranaense palpiteagostogoiás e atlético paranaense palpite2023, as unidades Wagner que operamgoiás e atlético paranaense palpiteÁfrica, incluindo o Sudão, ficaram sob o controle dos serviços especiais russos.
Agora, os mercenários do Wagner que apoiam a RSF parecem ser o principal alvo dos ucranianos no Sudão,goiás e atlético paranaense palpiteacordo com Beverley Ochieng, analista da BBC Monitoring.
"Relatos que surgiram sobre o que as unidades ucranianas estão fazendo [no Sudão] indicam que eles estão mais concentradosgoiás e atlético paranaense palpiteatingir a Rússia do quegoiás e atlético paranaense palpitedar apoio ao exército sudanês na luta contra a RSF", disse ela.
O grupo Wagner foi repetidamente acusadogoiás e atlético paranaense palpitecrimesgoiás e atlético paranaense palpiteguerra pelas autoridades ucranianas.
O chefe da inteligência militar ucraniana, Kyrylo Budanov, sugeriu que alguns dos mercenários estacionados no Sudão poderiam ter passado pela guerra na Ucrânia.
"Todos os criminososgoiás e atlético paranaense palpiteguerra russos, que estiveram, estão ou estarão lutando contra a Ucrânia, serão punidosgoiás e atlético paranaense palpitequalquer lugar do globo", disse ele.
A Ucrânia também está tentando cortar o financiamento dos mercenários russos no Sudão, segundo Murad Batal Shishani, do Remarks on Political Violence, um think tank com sedegoiás e atlético paranaense palpiteLondres.
"Hemedti tem sido o maior aliado da Rússia na África, principalmente do grupo Wagner. Ele controla o ouro, principal fontegoiás e atlético paranaense palpitefinanciamento do Wagner", disse.
Em 2022, uma reportagem da CNN disse que havia envolvimento russo na mineração e comérciogoiás e atlético paranaense palpiteouro no Sudão e que os russos tinham enviado 16 voos carregadosgoiás e atlético paranaense palpiteouro do Sudão para a Síria.
Os planos para atingir o ouro russo no Sudão foram confirmados ao WSJ por uma fonte da inteligência militar ucraniana.
A derrotagoiás e atlético paranaense palpiteHemedti e o fortalecimento das relações da Ucrânia com o Sudão também podem impedir os planos russosgoiás e atlético paranaense palpitecriar uma base militargoiás e atlético paranaense palpitePorto Sudão, no Mar Vermelho.
'O inimigo do meu inimigo é meu amigo'
Alguns analistas dizem que o que está acontecendo no Sudão é uma "típica guerra por procuração" – um conflitogoiás e atlético paranaense palpiteque estão envolvidos países terceiros, cada um perseguindo os seus próprios interesses.
"Hemedti é apoiado pelos Emirados Árabes Unidos e pela Rússia, e al-Burhan está vencendo a guerragoiás e atlético paranaense palpiteforma constante com o apoio das finanças sauditas e das forças ucraniana"”, disse Glen Howard, antigo chefe da Fundação Jamestown, um grupogoiás e atlético paranaense palpitepesquisa baseadogoiás e atlético paranaense palpiteWashington.
A Ucrânia também está tentando construir uma imagemgoiás e atlético paranaense palpiteum Estado capazgoiás e atlético paranaense palpiteameaçar as posições russasgoiás e atlético paranaense palpitequalquer lugar, segundo Nicholas A. Heras, do New Lines Institute, com sedegoiás e atlético paranaense palpiteWashington.
"O acordo entre Zelensky e al-Burhan é um acordo do tipo 'inimigo do meu inimigo é meu amigo'", disse ele.
"Funciona para a Ucrânia como um meiogoiás e atlético paranaense palpitedemonstrar à comunidade internacional que Zelensky irá confrontar Putin a qualquer hora,goiás e atlético paranaense palpitequalquer lugar, não apenas na Europa", disse ele.
No entanto, a capacidade ucraniana no Sudão é limitada devido à guerra com a Rússia, e Kiev só pode fornecer ao seu aliado africano pequenas unidadesgoiás e atlético paranaense palpiteforças especiais.
Já a presença da Rússia no Sudão é muito mais tangível.
"A Rússia tem maiores capacidades expedicionárias no Sudão através do grupo Wagner, com batalhõesgoiás e atlético paranaense palpitecombatentes apoiados por artilharia, sistemasgoiás e atlético paranaense palpitemísseis superfície-superfície e abastecimento logístico às Forçasgoiás e atlético paranaense palpiteApoio Rápido", disse Heras.