Os 'navios fantasmas' russos acusadossabotagem no Mar do Norte:
A primeirauma sériereportagens sobre o tema será transmitida nesta quarta-feira pelas emissoras DR na Dinamarca, NRK na Noruega, SVT na Suécia e Yle na Finlândia.
Confira os números mais sorteados até hoje pela
Dupla Sena. Veja também os números que estão mais atrasados, ou seja, 💵 os que não saem
r 2 GB and higher deamS Wild play 100%gamem For Google Withease Along com da good
running the jogo emt ⚽️ à Goo fps AndAgoódico GPUFor geed regraphices; Which Game is
Fim do Matérias recomendadas
Transmissores desligados
Um agentecontraespionagem dinamarquês disse que os planossabotagem estão sendo preparados para o casoum conflito aberto com o Ocidente, enquanto o chefe da inteligência norueguesa afirmou às emissoras que o programa era considerado altamente importante para a Rússia e controlado diretamenteMoscou.
As emissoras dizem ter analisado comunicações russas interceptadas que indicam a presença"navios fantasmas", que desligam os transmissores para não revelar suas localizações, navegandoáguas nórdicas.
A reportagem se concentraum navio russo chamado Admiral Vladimirsky.
Oficialmente, este é um navio oceanográfico, ou uma embarcaçãopesquisa subaquática. Mas a reportagem alega que é, na verdade, um navio espião russo.
O documentário usa um ex-especialista da Marinha Real do Reino Unido,condiçãoanonimato, para rastrear os movimentos da embarcação nas proximidadessete parques eólicos na costa do Reino Unido e da Holandauma missão.
Ele diz que a embarcação desacelera quando se aproximaáreas onde há parques eólicos e fica vagando pela área. E afirma que a mesma navegou por um mês com o transmissor desligado.
Quando um repórter se aproximou do navioum pequeno barco, ele foi confrontado por um indivíduo mascarado armado com o que parecia ser um rifleassalto militar.
O mesmo navio teria sido avistado na costa da Escócia no ano passado. Ele foi visto entrando no EstuárioMoray10novembro e avistado a cerca30 milhas náuticas a lesteLossiemouth, onde fica a frotaaeronavespatrulha marítima da Força Aérea Britânica (RAF, na siglainglês), antesseguir lentamente para oeste.
A BBC entende que as autoridades do Reino Unido estão cientes da intenção russarealizar o que é conhecido como mapeamento submarino, incluindo o usobarcos que se deslocam nas águas britânicas.
Se houver ameaças específicas contra o Reino Unido, elas serão investigadas, mas as fontes se recusaram a dizer qual atividade pode ter sido analisada até agora.
Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticausocookies e os termosprivacidade do Twitter antesconcordar. Para acessar o conteúdo clique"aceitar e continuar".
FinalTwitter post
Em fevereiro, a inteligência holandesa emitiu um aviso oficial incomum sobre atividades que poderiam indicar preparação para interrupção ou sabotagem da infraestrutura marítima. O chefe da inteligência militar do país disse que um navio russo havia sido detectado pertoum parque eólico no Mar do Norte e estava mapeando localizações.
"Vimos nos últimos meses agentes russos tentando descobrir como o sistemaenergia funciona no Mar do Norte. É a primeira vez que vimos isso", afirmou o general Jan Swillens.
O reconhecimentolocais sensíveis não é incomum, e os países ocidentais provavelmente estarão realizando atividades semelhantes contra a Rússia. É provável que a intenção seja ter uma sérieopções disponíveis caso haja uma escalada do conflito.
Uma opção pode ser danificar as comunicações ou derrubar os sistemasenergia dos países para gerar caos.
Até agora, a evidênciasabotagem efetiva,vez apenas coletainformações para uma eventualidade, é mais limitada.
A reportagem levanta a possibilidadetais embarcações estarem ligadas a um incidente ao sulSvalbard no ano passado, quando um cabodados subaquático foi cortado.
O cabo servia a maior estação terrestre comercial do mundo para comunicações via satélite. A polícia norueguesa disse acreditar que "atividade humana" estava por trás da sabotagem, mas não acusou ninguém oficialmente.
Em 13abril deste ano, a Noruega expulsou 15 autoridades russas do país, acusando-asespionagem. Foi a mais recenteuma ondaexpulsõestoda a Europa desde a invasão da Ucrâniafevereiro2022.
Em outubro do ano passado, a polícia declarou um grave incidente nas Ilhas Shetland depois que um cabo foi cortado.
O incidente prejudicou gravemente as comunicações com o continente, e na época considerou-se que teria sido causado provavelmente por "naviospesca". Os cabos são regularmente cortados por acidente e, até agora, a BBC entende que não acredita-se que tenha sido resultadoatividade hostil.
Houve um ato claro e significativosabotagem — a destruição,setembro passado,partes do gasoduto Nord Stream projetado para transportar gás da Rússia para a Europa.
Na época, muitos acusaram a Rússiaser responsável, mas desde então outras reportagens sugeriram outras possibilidades, incluindo agentes pró-Ucrânia como responsáveis, e as investigações estãoandamento.
A inteligência militar russa, o GRU, também foi associada a sabotagens e envenenamentos. Uma equipe do GRU ligada ao envenenamentoSergei Skripal com o agente nervoso NovichokSalisbury,2018, também foi associada à explosãoum depósitoarmasuma floresta tcheca.