Vidro ou plástico: o que é melhor para o meio ambiente?:cbet jetx predictor
O vidro serve para praticamente tudo, desde preservar alimentos até conduzir os sinais para internet. Ele é tão essencial para o desenvolvimento humano que as Nações Unidas designaram 2022 como o Ano Internacional do Vidro, comemorandocbet jetx predictorcontribuição para o desenvolvimento científico e cultural.
2024
Barcelona (1943 Copa del Generalsimo) - Wikipedia en.wikipé : ⇒ ; Real_Madrid__v
através do pequeno furo cbet jetx predictor perfuração confirmou mais tarde que eles estavam ilesos. O
nto cbet jetx predictor {k0} que os Homens foram 2️⃣ presos foi cbet jetx predictor aproximadamente 2.600 tijolos Viníc
eu quero jogar um jogovestindo Vans por 10 anos sempre cbet jetx predictor grande qualidade. A neta os ama e eles se encaixam
erfeitamente. Um presente para ♣️ ninha e ela os amava. Fit é perfeito. Comentários dos
Fim do Matérias recomendadas
O vidro costuma ser indicado como um material que pode ser reciclado infinitamente, sem prejudicarcbet jetx predictorqualidade, pureza ou durabilidade. O vidro descartado pode ser partidocbet jetx predictorpequenos pedaços, fundido e utilizado para produzir mais vidro.
O vidro usadocbet jetx predictorembalagens tem uma taxacbet jetx predictorreciclagem mais alta,cbet jetx predictorcomparação com outros materiais empregados com o mesmo propósito. Na Europa, a taxa médiacbet jetx predictorreciclagem do vidro écbet jetx predictor76%,cbet jetx predictorcomparação com 41% das embalagens plásticas e 31% das embalagenscbet jetx predictormadeira.
Quando o vidro é mantido no ambiente natural, costuma causar muito menos poluição do que o plástico. Afinal, o vidro não é tóxico — diferentemente do plástico, que se decompõecbet jetx predictormicroplásticos que podem infiltrar-se no solo e na água.
Uma toneladacbet jetx predictorcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
"O vidro é feito principalmentecbet jetx predictorsílica, que é uma substância natural", afirma Franziska Trautmann, uma das fundadoras da empresa Glass Half Full,cbet jetx predictorNova Orleans, nos Estados Unidos. A companhia recicla vidro transformando o materialcbet jetx predictorareia, que pode ser usada para restaurar costas e zonas impactadas por desastres.
A sílica, ou dióxidocbet jetx predictorsílica, compõe 59% da crosta terrestre. E, como é um composto natural, não existe preocupação comcbet jetx predictorlixiviação ou degradação ambiental.
Por tudo isso, o vidro costuma ser indicado como uma alternativa mais sustentável ao plástico. Mas a pegada ambiental das garrafascbet jetx predictorvidro é maior que a do plástico ecbet jetx predictoroutros materiais usados para embalagem, como as latascbet jetx predictoralumínio.
A mineração da areiacbet jetx predictorsílica pode causar danos ambientais significativos, que vão da deterioração do terreno até a perda da biodiversidade. E também foram descobertas violaçõescbet jetx predictordireitos básicos dos trabalhadorescbet jetx predictorShankargarh, na Índia — o maior fornecedorcbet jetx predictorareiacbet jetx predictorsílica para a indústriacbet jetx predictorvidro daquele país.
Estudos mostram que a exposição prolongada ao pócbet jetx predictorsílica pode trazer riscos para a saúde pública. Ela pode gerar silicose aguda, uma doença pulmonar crônica e irreversível, causada pela inalaçãocbet jetx predictorpócbet jetx predictorsílica por extensos períodos.
A silicose pode surgir inicialmente com uma tosse persistente ou respiração curta, podendo resultarcbet jetx predictorparada respiratória.
A extraçãocbet jetx predictorareia para a produçãocbet jetx predictorvidro também pode ter colaborado para a atual escassezcbet jetx predictorareia no planeta. A areia é o segundo recurso mais utilizado do mundo, depois da água.
Os seres humanos consomem cercacbet jetx predictor50 bilhõescbet jetx predictortoneladascbet jetx predictor"agregados" (termo industrial para designar areia e cascalho), todos os anos. Seus usos variam da regeneração da terra até a fabricaçãocbet jetx predictormicrochips. E, segundo as Nações Unidas, a areia é atualmente consumida com mais rapidez do que pode ser reposta.
O vidro exige temperaturas mais altas que o plástico e o alumínio para se fundir e ser moldado, segundo a pesquisadora Alice Brock, alunacbet jetx predictordoutorado na Universidadecbet jetx predictorSouthampton, no Reino Unido. E a matéria-prima para a fabricaçãocbet jetx predictorvidro bruto também libera gases do efeito estufa durante o processocbet jetx predictorfusão, o que aumentacbet jetx predictorpegada ambiental.
Segundo a Agência Internacionalcbet jetx predictorEnergia, as indústriascbet jetx predictorproduçãocbet jetx predictorvidro plano ecbet jetx predictorembalagens emitem maiscbet jetx predictor60 megatoneladascbet jetx predictorCO2 por ano. Pode ser surpreendente, mas o estudocbet jetx predictorBrock concluiu que as garrafascbet jetx predictorplástico causam menos danos ao meio ambiente do que ascbet jetx predictorvidro.
O plástico não pode ser reciclado infinitamente, mas seu processocbet jetx predictorfabricação consome menos energia, já que o pontocbet jetx predictorfusão do plástico é mais baixo que o do vidro.
A matéria-prima do vidro é fundidacbet jetx predictoruma fornalha a 1500 °C. O vidro fundido é então retirado da fornalha e moldado. E as fábricascbet jetx predictorproduçãocbet jetx predictorvidro geralmente acrescentam um percentualcbet jetx predictorfragmentoscbet jetx predictorvidro reciclado à misturacbet jetx predictormatéria-prima.
Geralmente, adicionar 10%cbet jetx predictorvidro reciclado à misturacbet jetx predictorfusão pode reduzir o consumocbet jetx predictorenergia emcbet jetx predictor2% a 3%. Isso acontece porque é preciso atingir um pontocbet jetx predictorfusão mais baixo para fundir o vidro reciclado,cbet jetx predictorcomparação com a matéria-prima original utilizada para a fabricaçãocbet jetx predictorvidro. E esta redução diminui levemente as emissõescbet jetx predictorCO2 produzidas durante o processo.
Um problema importante da reciclagemcbet jetx predictorvidro é que ela não elimina o processocbet jetx predictorfusão, que é a parte da produção que consome mais energia. A fusão representa 75% do consumocbet jetx predictorenergia durante a fabricação do vidro.
E, embora os recipientescbet jetx predictorvidro possam ser reutilizados,cbet jetx predictormédia,cbet jetx predictor12 a 20 vezes, o vidro costuma ser tratado como um material descartável. E o vidro descartadocbet jetx predictoraterros sanitários pode levar até um milhãocbet jetx predictoranos para se decompor.
As taxascbet jetx predictorreciclagemcbet jetx predictorvidro apresentam variações significativas ao redor do mundo. A União Europeia e o Reino Unido, por exemplo, apresentam taxas médiascbet jetx predictorreciclagemcbet jetx predictor74% e 76%, enquanto, nos Estados Unidos, esse índice foicbet jetx predictor31,3%cbet jetx predictor2018.
Uma das razões do baixo índice americano é que, nos Estados Unidos, o material reciclado é normalmente coletadocbet jetx predictorum fluxo único, o que significa que todos os materiais são misturados.
A reciclagemcbet jetx predictorfluxo único, muitas vezes, dificulta o processocbet jetx predictorseleção. O vidro precisa ser separadocbet jetx predictoroutros materiais reciclados e classificado por cor, antes do processocbet jetx predictorfundição. E, normalmente, é muito caro e demorado separar vidroscbet jetx predictorcores diferentescbet jetx predictoruma fábricacbet jetx predictorreciclagem.
Por isso,cbet jetx predictorvezcbet jetx predictorvirarem novas garrafas, os pedaçoscbet jetx predictorvidro quebrado misturados são transformadoscbet jetx predictorprodutoscbet jetx predictorfibracbet jetx predictorvidro, que podem ser usados para isolamento.
O vidro quebrado para reciclagem écbet jetx predictormelhor qualidade quando separado dos outros materiais recicláveis desde o princípio, na chamada reciclagemcbet jetx predictormúltiplos fluxos.
A cor do vidro afeta a pureza necessária para o fluxo. O vidro verde, por exemplo, pode usar 95%cbet jetx predictorvidro reciclado. Mas o vidro incolor ou transparente (também chamadocbet jetx predictor"vidro flint"), tem especificaçõescbet jetx predictorqualidade mais altas e permite a inclusãocbet jetx predictorapenas 60%cbet jetx predictorvidro reciclado, já que qualquer contaminação afeta a qualidade do material.
O vidro reciclado precisa ser fundido duas vezes, primeirocbet jetx predictorpequenos pedaços e, depois no produto novo. Por isso, a diferençacbet jetx predictorconsumocbet jetx predictorenergia para a produçãocbet jetx predictorvidro reciclado pode ser muito pequenacbet jetx predictorcomparação com o vidro novo.
Sem dúvida, o vidro continua a desempenhar um papel importantecbet jetx predictormuitos setores. Sua durabilidade e suas propriedades atóxicas fazem com que ele seja ideal para alimentos e materiais que precisam ser conservados.
Mas o pressupostocbet jetx predictorque o vidro é sustentável apenas porque é infinitamente reciclável é infundado. Considerando todo o ciclocbet jetx predictoruso do vidro,cbet jetx predictorprodução pode ser tão prejudicial ao meio ambiente quanto o plástico.
Portanto, na próxima vez que você quiser descartar uma garrafacbet jetx predictorvidro, pense primeirocbet jetx predictorreutilizá-la. O vidro é um material durável e resistente. Ele não é feito para ser jogado fora após ser usado uma única vez.
cbet jetx predictor Leia a cbet jetx predictor versão original desta reportagem cbet jetx predictor (em inglês) no site cbet jetx predictor BBC Future cbet jetx predictor .