'Bebê Rena': a história realsport e sorteperseguição e abuso sexual que inspirou série da Netflix:sport e sorte
Com o público subconscientemente preparado para esperar uma coisa, a experiênciasport e sortefinalmente assistir à série se tornasport e sortetirar o fôlego.
A pergunta é muito simples: cada quinta-feira, às 20h no Estúdio 37 da Rede Globo {k0} sport e sorte {k0} São Paulo.
A 💶 Quina é um dos jogos mais populares da loteria brasileira, e todos os quartos-feirais ávidosamente aguardam à hora do sorteio. 💶 E para que você não saiba o tipo sport e sorte coisa sport e sorte {k0} questão são realizados Todos Os Dias Exceto ao 💶 som Dos domingoes O Feberam!
3D Arena Racing
4
como sacar na f12 betstão incluídos no pub mais recente. Um jogo é uma forma estruturada sport e sorte jogo, geralmente
realizada para entretenimento ou diversão, e 💪 às vezes usada como uma ferramenta
Fim do Matérias recomendadas
"Comecei essa série ontem à noite, sem saber nada sobre ela", comentou uma pessoa nos comentários do trailer no YouTube.
"É brutal, inquietante e perturbadora e provavelmente um dos melhores programas que a Netflix já produziusport e sortemuito tempo."
Outra pessoa comentou: "Passei pela mesma coisa… No começo, eu achei que seria uma possível comédia sombria britânica, nada muito relevante… Mas era uma jornada por todo um espectrosport e sorteemoções".
Após seu lançamentosport e sorte11sport e sorteabril, a série rapidamente alcançou o primeiro lugar entre as mais vistas da Netflix nos EUA, no Reino Unido e, mais recentemente, no Brasil, com maissport e sorte10,4 milhõessport e sortehoras assistidas até o momento.
Como não houve muita publicidade antes do lançamento, é provável que muitos espectadores entremsport e sortecontato com a história pela primeira vez ao começar a assistir, sem saber que a minissériesport e sortesete episódios é na verdade autobiográfica e baseadasport e sorteeventos reais da vidasport e sorteGadd.
Antes, a história foi adaptada por ele para o teatro como um monólogo homônimosport e sorte2019.
A história real
Uma toneladasport e sortecocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Em 2015, uma mulher entrousport e sorteum barsport e sorteLondressport e sorteque Gadd trabalhava. Depoissport e sortelhe oferecer uma xícarasport e sortechá, ele puxou conversa com ela.
Nos três anos seguintes, ela manteve uma investidasport e sorteassédio, começando a aparecer incessantemente no trabalho dele e depoissport e sortetodas as apresentaçõessport e sortecomédia que ele participava.
Mais tarde, a mulher conseguiu o e-mail do comediante, enviando maissport e sorte41.000 mensagens durante esse período. Assim que conseguiu o número do celular dele, deixou 350 horassport e sortemensagenssport e sortevoz.
Ela lhe enviava presentes indesejados — chamando-osport e sorte"bebê rena"sport e sortereferência a um brinquedosport e sorteinfância que a fazia lembrar dele — e fez falsas acusações contra a família do comediante para a polícia.
Quando Gadd levou a situação à polícia, inicialmente não foi bem recebido, segundo ele contou ao jornal britânico The Guardian: "Fui repreendido por estar assediando a polícia com a minha históriasport e sorteassédio".
Martha — o nome dado por Gadd à personagem stalker, interpretada por Jessica Gunning — é representada como uma presença malévola que sufoca a existênciasport e sorteGadd digitalmente e na vida real; aparecendo para atrapalhá-lo quando ele está no palco, atacando violentamentesport e sorteparceira Teri (Nava Mau) e agredindo-o sexualmente enquanto ele caminhava para casa uma noite.
Apesar disso, Martha nunca é retratada como uma caricaturasport e sorte"mulher vingativa" — e sim com mais nuances, como uma pessoa que está claramente enfrentando problemassport e sortesaúde mental.
Como Gadd disse ao jornal The Independent: "Perseguição e assédio são uma formasport e sortedoença mental. Teria sido errado retratá-la como um monstro, porque ela não está bem e o sistema falhou com ela."
Donny, o eu ficcionalsport e sorteGadd na série, mostra compaixão por Martha por esse motivo, mas a princípio também parece intrigado e quase lisonjeado com o interesse dela — o explica algumassport e sortesuas bizarras interações iniciais com ela.
O comediante leva a mulher para um café, a acompanha até asport e sortecasa e às vezes parece satisfazer a fantasia delasport e sorteque um dia eles ficarão juntos.
Gadd reconhece que, na realidade, cometeu erros.
"Fiz muitas coisas erradas e piorei a situação", disse ele ao The Guardian.
"Eu não era uma pessoa perfeita [naquela época], então não faz sentido eu dizer que era."
Mas,sport e sorteum dos momentos mais poderosos e brutais da televisão este ano, o quarto episódio volta no tempo e revela a principal razão para o comportamento conflitantesport e sorteDonnysport e sorterelação a Martha: ele é uma pessoa tão vulnerável quanto ela, porque no passado foi aliciado e estuprado por um homem que considerava amigo.
A curva abrupta no meio da série leva os espectadores direto à fonte da turbulência psicológicasport e sorteDonny e responde à pergunta que Martha perspicazmente faz a ele desde o início: "Alguém machucou você, não foi?".
Trazendo uma história paralela e autodepreciativa sobre Donny batalhando como comediantesport e sorteum festivalsport e sorteEdimburgo, na Escócia, o episódio crescesport e sortemaneira pavorosa quando somos apresentados a Darrien (Tom Goodman-Hill), um escritor da indústriasport e sortetelevisão que oferece ajuda a Donny para chegar aos escalões mais altos do mundo da comédia.
Em vez da ajuda, Darrien incita o usosport e sortediferentes drogas. Enquanto Donny está desmaiadosport e sorteseu apartamento, Darrien o agride sexualmente pela primeira vez.
Em outra cena chocante, Darrien o estupra. Tamanho é o poder que Darrien exerce sobre Donnysport e sorteseu abuso coercitivo que Donny sente que não pode ir embora.
"Eu adoraria dizer que fui embora", diz Donny na narração, "que saí furioso e nunca mais voltei"
"Mas fiquei lá por dias. Na segunda-feira, peguei uma infecção no olho e deitei no chão enquanto ele limpava meus olhos com água salgada. Na terça-feira, eu alimentei o gato dele enquanto ele atendia ligações."
A vergonha e a repulsa que Donny sente se espalham por todas as áreassport e sortesua vida, e o resto do episódio narra seu drástico caminhosport e sortedireção à imprudência sexual causada pelo transtornosport e sorteestresse pós-traumático, colocando-sesport e sorteperigo várias vezessport e sorteuma tentativasport e sorteneutralizarsport e sorteconfusão e autodepreciação.
Mais uma vez, esta história vem da própria vidasport e sorteGadd:sport e sorteseu espetáculo teatralsport e sorte2016 Monkey See, Monkey Do ("Macaco Vê, Macaco Faz",sport e sortetradução livre), ele detalhou como foi estuprado por um homem que conheceusport e sorteuma festa.
Uma outra série brilhante
As consequências do abuso sexual raramente foram mostradassport e sorteforma tão crua e visceral na televisão —sport e sortepartes, Bebê Rena parece um filmesport e sorteterror.
E Gadd é corajosamente aberto e honesto sobre essa experiência devastadora, alémsport e sortehabilidososport e sortetraduzir as complexidades da situação para o público da televisão.
De certa forma, Bebê Rena é uma reminiscência da sériesport e sorte2020 que definiu esse gênero: I May Destroy You.
Na série, a autora Michaela Coel também ficcionalizou seu estupro na vida real por um estranho — e o terrível impacto psicológico desse acontecimento sobre ela.
Ambas as séries oferecem uma perspectiva única e poderosasport e sorteter seus escritores envolvidossport e sorteuma história baseadasport e sorteseu abuso —sport e sorteuma forma que Coel chamousport e sorte"catártica" e que Gadd descreveu como "a melhor terapia para mim; tem sido uma espéciesport e sortesalva-vidas".
"Compartilhar experiências traumáticassport e sorteum ambientesport e sorteapoio pode facilitar o ‘processamento cognitivo’ do evento, o que permite aos indivíduos dar sentido ao que aconteceu e integrá-lo emsport e sortememória autobiográfica", explica a psicóloga e radialista Emma Kenny.
"Esse processo ajuda a reformular o traumasport e sorteuma forma que seja menos angustiante e perturbadora para o próprio sentido e para a visãosport e sortemundo do indivíduo. Pode também servir como uma formasport e sorte‘externalização’,sport e sorteque as vítimas recebem empatia, validação e apoiosport e sorteoutras pessoas, reforçandosport e sorteautoestima e reduzindo os sentimentossport e sorteisolamento e vergonha."
"Este apoio social pode amortecer o impacto negativo do trauma e promover a resiliência", completa.
Em ambas as séries, porém, a jornada dos personagens com o trauma terminasport e sorteforma ambígua.
Enquanto o alter egosport e sorteCoelsport e sorteI May Destroy You, Arabella, vai a um mundosport e sortefantasia no episódio final da série, imaginando as diferentes maneiras como ela reagiria se ficasse cara a cara com seu estuprador, no final das contas ela nunca teve essa oportunidade.
Donny, no entanto, visita Darrien no finalsport e sorteBebê Rena, provavelmente com a intençãosport e sorteconfrontá-lo sobre o estupro. Mas assim como Arabella não consegue encontrar o final perfeito que ela fantasia parasport e sortehistória, também é negada a Donny a responsabilizaçãosport e sorteseu estuprador e a possibilidadesport e sorteamarrar todas as pontas soltas a fimsport e sorterealizar seu próprio encerramento.
Em vez disso, Darrien finge que nada está errado, manipulando Donny e rapidamente reafirmando seu domínio sobre ele novamente.
Essa "confrontação" é verdadeirasport e sorteuma forma deprimente,sport e sorteum mundo onde muitos dos agressores escapam da Justiça.
Ela reflete também a natureza complexa e capciosa dos efeitos do abuso,sport e sorteque as vítimas podem ficar vinculadas ao seu agressor por conta do trauma.
Como Gadd disse à revista GQ: "O abuso deixa uma marca. Especialmente um abuso como este, que é reiterado e acompanhadosport e sortepromessas. Existe um padrãosport e sorteque muitas pessoas que foram abusadas sentem que precisamsport e sorteseus agressores... São os efeitos psicológicos negativos e profundamente intrincados da ligação que você às vezes pode ter com seu agressor."
Existem outros momentos altamente emotivos na série após a revelação do abuso.
Vemos Donny desmoronando no palco, um momento que se torna um vídeo viral que ironicamente lhe dá toda a fama e sucesso que ele tanto deseja.
Ele conta aos pais a verdade sobre a agressão — e o pai responde dando a entender que ele mesmo foi abusado nas mãossport e sortemembros da Igreja Católica.
Ficamos sabendo que Martha foi condenada a nove mesessport e sorteprisão, embora Gadd não tenha revelado exatamente o que aconteceu comsport e sortestalker na vida real.
Ele disse o The Times: "Está resolvido. Eu tinha sentimentos confusos sobre isso. Eu não queria jogar alguém com esse nívelsport e sorteproblemas mentais na prisão".
O final mostra Donny fechando o ciclo, com um barman lhe dando uma bebida na conta da casa, assim como ele fez com Martha na primeira vez que a conheceu.
Isso levou alguns espectadores a especularem que Donny poderia se tornar o próprio stalker, perseguindo obsessivamente o homem que trabalha atrás do bar — apesarsport e sorteisso parecer improvável, dada a forma como a trama está enraizada na história do próprio Gadd.
O mais provável é que Gadd tenha feito uma analogia mais aberta ao ciclo do trauma e aos estados para os quais pessoas vulneráveis podem ser empurradas quando não recebem apoio.
Certamente, Gadd usou seu trauma aqui para os fins mais notáveis, criando quatro horas comoventessport e sortetelevisão, pelas quais ele desmoronou e revirou suas terríveis experiênciassport e sortevidasport e sorteuma forma que é profundamente esclarecedora e comovente para os outros.
Para a psicóloga Emma Kenny, a popularidade de Bebê Rena, assim como foi com I May Destroy You, pode causar efeitos positivos quando se tratasport e sorteoutras pessoas que lidam com abuso e agressão na vida real.
"Utilizar-se do discurso público sobre o trauma pode contribuir para a 'cura coletiva', aumentando a conscientização, desafiando as normas e crenças sociaissport e sortetorno do trauma e defendendo a mudança social e sistemassport e sorteapoio aos sobreviventes", afirma Kenny.
Embora muitas vezes essa seja extremamente difícilsport e sorteassistir — e, por isso, merece a famasport e sortesérie mais perturbadorasport e sorte2024 —, a série é,sport e sorteúltima análise, uma oportunidade privilegiadasport e sortejuntar-se a Gadd enquanto ele tenta entender quem é, por meio do que deve ser a forma mais extremasport e sorteterapia que se pode imaginar.