O que é a navalhagloboesporte palmeirasOckham, ideiagloboesporte palmeirasum monge que guia mentes brilhantes desde a Idade Média:globoesporte palmeiras

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ideiagloboesporte palmeiras'navalhas filosóficas' são utilizadas ao longo da história

Durante agloboesporte palmeirascarreira conseguiu ofender o reitor da Universidadegloboesporte palmeirasOxford, discordar dagloboesporte palmeirasprópria ordem eclesiástica e ser excomungado pelo Papa.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
globoesporte palmeiras de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

of an aviator, sunglasses protect a pilot's eyes from glare associated with bright sunlight and the harmful effects from exposure to solar radiation. Lenses for sunglasses that incorporate 100% UV protection are available in glass, plastic, and polycarbonate materials.

Skills

an understanding of maths and physics.
an ability to understand technical information, as pilots need to know how their aircraft works.
excellent spatial awareness and coordination.
strong communication skills.
teamwork skills.
the ability to think quickly and make decisions in difficult situations.

ntora está cantando uma lestra, no meio da letera. Há muitas letras diferentes lá fora,

mas normalmente há algumas letras destinadas ⚾️ a dança. Um cantor pode chamar a bailarina

pokerstars paises

Top 10 greatest Call of Duty players of all time

Crimsix. 37 wins, 3 Champs titles, 5 Champs top-three finishes. ...
Karma. 24 wins, 3 Champs titles, 4 Champs top-three finishes. ...
Clayster. 19 wins, 3 Champs titles, 4 Champs top-three finishes. ...
Scump. 30 wins, 1 Champs title, 5 Champs top-three finishes. ...
FormaL. ...
JKap. ...
Simp. ...
Arcitys.

Best Call of Duty Players of All Time

Damon 'Karma' Barlow.
Ian 'Crimsix' Porter.
Matthew 'FormaL' Piper.
Seth 'Scump' Abner.
James 'Clayster' Eubanks.
Patrick 'Aches' Price.
Bryan 'Apathy' Zhelyazkov.
Dillon 'Attach' Price.

Fim do Matérias recomendadas

Ele declarou que a autoridade dos governantes deriva das pessoas a quem governam e que a Igreja e o Estado deveriam ser separados.

Insistiu ainda que a ciência e a religião nunca deveriam se misturar, porque a ciência se baseia na razão, enquanto a religião deriva da fé.

Consequentemente, ele provocou ira por usar a lógica científica para refutar as cinco provas racionaisgloboesporte palmeirasTomásgloboesporte palmeirasAquino para a existênciagloboesporte palmeirasDeus.

Daí agloboesporte palmeirasdeclaração então transgressora: “A existênciagloboesporte palmeirasDeus não pode ser deduzida apenas pela razão”.

Mas por mais turbulenta que fosse agloboesporte palmeirasvida e por mais interessante e valiosa fosse agloboesporte palmeirasobra, seu nome continuou a ser mencionado mais pela associação com aquele princípio da simplicidade.

Sua ideia era que os argumentos filosóficos deveriam ser mantidos tão descomplicados quanto fosse possível, algo que ele próprio praticou severamente com suas teorias e asgloboesporte palmeirasseus antecessores.

Séculos mais tarde, quando já tinha sido aplicada por diversas mentes brilhantes, essa ideia receberia o nomegloboesporte palmeirasnavalhagloboesporte palmeirasOckham ou Occam.

Crédito, Aldrian Mimi

Legenda da foto, Pluralitas non est ponenda sine necessitate”: “A pluralidade nunca deve ser postulada desnecessariamente”, um ditogloboesporte palmeirasOckham.

Um atalho mental

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Uma navalha filosófica é um atalho mental que pode ajudar a chegar a melhores explicaçõesgloboesporte palmeirasum fenômeno, descartando hipóteses desnecessariamente complexas ou improváveis.

E há muitas navalhas do tipo, como agloboesporte palmeirasHitchens: “Aquilo que é afirmado sem provas pode ser rejeitado sem provas”. Ou agloboesporte palmeirasHanlon: “Nunca atribua à malícia aquilo que pode ser adequadamente explicado pela burrice”.

Ockham expressou a suagloboesporte palmeirasuma forma um tanto opaca, mas há versõesgloboesporte palmeirasoutros autores que dão uma ideia mais clara.

Há um muito anterior a Ockham, escrito por ninguém menos que Aristóteles,globoesporte palmeirasSegundos Analíticos:

“Podemos assumir a superioridade,globoesporte palmeirasigualdadegloboesporte palmeirascircunstâncias, da demonstração que derivagloboesporte palmeirasmenos postulados ou hipóteses .”

Ou talvez você prefira...

  • “É fútil fazer com mais o que se pode fazer com menos”
  • “Uma explicação dos fatos não deve ser mais complicada do que o necessário ”
  • ou, diantegloboesporte palmeirasuma encruzilhada, “a solução mais simples costuma ser a mais bem-sucedida”

Mas se você está curioso para saber qual foi agloboesporte palmeirasOckham, ele o deu quando estava refletindo sobre o que havia além da Terra.

“Parece-me... que a matéria nos céus é do mesmo tipo que a matéria aqui embaixo. E isto porque a pluralidade nunca deve ser postulada desnecessariamente.”

Esses céus também estavam na mentegloboesporte palmeirasum dos primeiros a adotargloboesporte palmeirasnavalha: Nicolau Copérnico.

No Commentariolus,globoesporte palmeiras1543, ele declarou que a “monstruosa” complexidade da ideia dominantegloboesporte palmeirasque os corpos astronômicos giravamgloboesporte palmeirastorno da Terra “poderia ser resolvida com menos construções egloboesporte palmeirasforma muito mais simples”.

O modelo geocêntrico do universo que prevaleceu desde a época dos antigos gregos tornou-se cada vez mais complicado.

As observações dos movimentos dos planetas exigiram ajustes, como adicionar epiciclos após epiciclos e afastar ligeiramente a Terra do centro das órbitasgloboesporte palmeirastodos os outros corpos.

Buscando a simplicidade, Copérnico chegou ao modelo dos planetas orbitando o Sol, que ainda era um tanto complicado mas nada parecido com o anterior.

Crédito, Biblioteca dos Congresso dos EUA

Legenda da foto, A cosmologia heliocêntricagloboesporte palmeirasCopérnico nesse diagrama do seu De Revolutionibus

Curiosamente, Cláudio Ptolomeu, o matemático, astrônomo e geógrafo grego do século 2, famoso porgloboesporte palmeirasteoria geocêntrica que Copérinco derrubou, declarou algo semelhante à navalhagloboesporte palmeirasOckham:

"Consideramos um bom princípio explicar os fenômenos pela hipótese mais simples possível."

De qualquer forma, Copérnico não foi o único devoto renomado da navalha.

Em 1632, Galileu Galilei, fazendo uma comparação detalhada dos modelos ptolomaico e copernicano do Sistema Solar, argumentou que “a natureza não multiplica as coisas desnecessariamente; utiliza os meios mais fáceis e simples para produzir seus efeitos; não faz nadagloboesporte palmeirasvão...".

Isaac Newton, porgloboesporte palmeirasvez, fez do princípiogloboesporte palmeirasOckham umagloboesporte palmeirassuas três "Regrasgloboesporte palmeirasRaciocíniogloboesporte palmeirasFilosofia" no início do Livro 3 do Principia Mathematica (1687):

Regra 1: Não devemos admitir mais causas das coisas naturais do que aquelas que são verdadeiras e suficientes para explicar as suas aparências.

“A natureza”, acrescentou ele, “tem prazer na simplicidade”.

Um século depois, emgloboesporte palmeirasCrítica da Razão Pura, Immanuel Kant citou a máximagloboesporte palmeirasque “os rudimentos ou princípios não devem ser multiplicados desnecessariamente ” e sustentou que era uma ideia reguladora da razão pura que fundamentava as teorizações dos cientistas sobre a natureza.

A história está repletagloboesporte palmeirashistórias semelhantesgloboesporte palmeirascientistas que deixaram a simplicidade guiá-los para uma melhor compreensão da realidade.

Mas fechemos esta conta com Albert Einstein, que escreveu:

"O grande objetivogloboesporte palmeirastoda ciência... é cobrir o maior número possívelgloboesporte palmeirasfatos empíricos por meiogloboesporte palmeirasdeduções lógicas a partir do menor número possívelgloboesporte palmeirashipóteses ou axiomas."

Cuidado

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Com a navalhagloboesporte palmeirasOckham, há o riscogloboesporte palmeiraseliminar a complexidade e deixargloboesporte palmeiraslado facetas importantes como a imaginação

A navalhagloboesporte palmeirasOckham, então, nos impele a escolher as explicações mais simples para qualquer fenômeno que observamos.

Se você vir uma luz se movendo no céu, antesgloboesporte palmeirassuspeitar que se tratagloboesporte palmeirasum disco voador, pense que é mais provável que seja um avião ou um satélite, ou que você tenha tido a sortegloboesporte palmeirasver uma estrela cadente.

Seguindo esse princípio, os estudantesgloboesporte palmeirasmedicina são aconselhados: “Quando ouvirem o somgloboesporte palmeirascascos, pensemgloboesporte palmeirascavalos, nãogloboesporte palmeiraszebras”, para orientá-los a procurar primeiro o diagnóstico mais simples que explique os sintomasgloboesporte palmeirasseus pacientes.

Essa navalha é,globoesporte palmeirasmuitos aspectos, a precursora da moderna teoria das probabilidades e tem servidogloboesporte palmeirascampos tão diversos como física, economia, filosofia e design.

Os cientistas continuam a invocá-logloboesporte palmeirastópicos que vão desde as origens da cobiça até a matéria escura cósmica.

Mas como qualquer faca, deve ser usada com cautela.

O princípiogloboesporte palmeirasOckham é geralmente considerado um princípio heurístico, ou seja, uma regra geral que com a experiência tem se mostrado uma ferramenta útil, mas sem uma base lógica ou teórica sólida.

Não é uma lei.

Escolher explicações cegamente pelo simples fatogloboesporte palmeirasserem mais simples implicaria, por exemplo, livrar-segloboesporte palmeirasteorias como a da evolução, apesar das evidências científicas que a sustentam.

Em comparação, a teoria não científica do criacionismo,globoesporte palmeirasque toda a vida surgiu como é hoje graças a um criador sobrenatural, é mais simples.

Mas isso não significa necessariamente que seja correto.

Parafraseando algo que Einstein disse numa palestragloboesporte palmeiras1933, tudo deveria ser tão simples quanto possível, mas não mais simples.

Além disso, eliminar qualquer complexidade aparente pode frustrar linhasgloboesporte palmeirasinvestigação ou restringir a imaginação.

Fora do mundo da ciência,globoesporte palmeirasáreas como a política ou a opinião pública, onde a navalhagloboesporte palmeirasOckham encontrou espaço, às vezes pode ser limitante, alertam alguns pensadores.

As questões sociais são muitas vezes mais complicadas do que os discursos políticos e as opiniões estridentes refletem nos meiosgloboesporte palmeirascomunicação social ou nas redes sociais.

Pontosgloboesporte palmeirasvista aparentemente simples e inequívocos são sedutores, pois parecem oferecer clareza.

No entanto, para realmente obter clareza sobre um tópico, muitas vezes é vital compreender agloboesporte palmeirascomplexidade.

E pode ser surpreendente o quanto eles se tornam mais simples após um exame mais detalhado.

Portanto, o truque é aprender a usar a navalhagloboesporte palmeirasOckhamgloboesporte palmeirasmaneira ponderada e estratégica para compreender bem a realidade.