Nós atualizamos nossa PolíticaPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosnossa PolíticaPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
4 tiposarmas do Hamas contra Israel na guerraGaza:
A BBC Árabe identificou quatro armas utilizadas pelo Hamas e pelo seu braço militar, as Brigadas Al-Qassam. A descoberta levanta questões sobre as capacidades do grupo e como ele está adquirindo os equipamentos.
ara recuperar armas químicas roubadas! A luta leva você De Londres até do Oriente Médio
ou além como esta força-tarefa 👄 conjunta batalha por quer uma guerra global? Call of
mensagem espiritual poderosa. Quando aparece repetidamente {k0} sua vida, é um
ete que você está no caminho certo ⚾️ e que está {k0} sintonia com seu propósito e
Fim do Matérias recomendadas
As ForçasDefesaIsrael (IDF) afirmam ter matado 8 mil combatentes do Hamas, embora não tenham fornecido nenhuma prova.
O Hamas, que é considerado uma organização terrorista pelo Reino Unido e por muitos países ocidentais, não respondeu a esta alegação.
Israel afirma que 187 dos seus soldados foram mortos até agoraGaza.
1. O míssil antitanque 'Yasin 105'
O míssil antitanque Yasin105mm apareceuvários vídeos compartilhados pelas Brigadas al-Qassam desde o início da ofensiva terrestre israelense.
Nas imagens, o armamento é visto atacando tanques Merkava israelensesGaza.
O míssil tem o nome do xeque Ahmed Yasin, o falecido fundador do movimento Hamas, e é disparadoum lançadorgranadaspropulsãofoguetefabricação russa.
Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
O ex-general do Exército egípcio Samir Ragheb diz que o designogiva dupla do Yasin 105 é uma inovação importante.
A primeira carga explosiva do míssil tem como alvo a blindagem do tanque inimigo, permitindo a entrada parcial ou total no equipamento. Já a segunda carga garante a penetração completa no interior do tanque, explodindo-o, explica ele.
Philip Ingram, ex-oficial da Inteligência do Exército britânico, diz que o alcance efetivo do míssil é150 a 500 metros, com velocidade máxima300 metros por segundo.
Ele também diz que a precisão deste projetoogiva dupla demonstra as capacidades avançadasfabricaçãoarmas do Hamas.
Os tanques israelenses estão equipados com um sistema para interceptar os mísseis que chegam, acrescenta.
Mas há relatosque o sistema israelense tem enfrentado dificuldades com o míssil Yasin. A BBC Árabe não conseguiu verificar essas informações.
Especialistas militares estimam que o Hamas tenha um arsenal substancialpelo menos 2 mil mísseis Yasin 105.
2. O torpedo 'Al Asef'
Em um vídeo divulgado pelo Hamas no finaloutubro, o grupo exibiu uma nova arma, o torpedo 'Al Asef', que afirmaram ter sido utilizado no ataque7outubro.
A BBC Árabe confirmou que este vídeo não foi postado online anteriormente.
Especialistas dizem que esta arma é um veículo subaquático não tripulado ou operado remotamente, projetado para operações subaquáticas.
Yasser Hashem, ex-chefe do Estado-Maior do Exército egípcio, descreve a arma como um “simples veículo subaquático semissubmersível sem tripulação”.
Ele destacaversatilidade para a realizaçãodiversas tarefas subaquáticas, incluindo mapeamento, vigilância, inspeçãoestruturas submersas, monitoramento ambiental e operaçõescombate.
O general Rageb afirma que a arma é fabricadaGaza, acrescentando que os seus componentes, como o cilindrogás comprimido, o motorcombustão interna, a câmara e as antenasorientação, podem ser provenientesprodutos do dia a dia e materiais reciclados.
Oficinas equipadas com impressão 3D podem fabricar essas armas, acrescenta.
Embora o vídeo do Hamas mostre o torpedo 'Al Asef', há evidências limitadas sobre aeficácia.
Apesar das alegações dautilização7outubro, a BBC Árabe não foi capazconfirmar que a arma foi utilizada e não viu ou estabeleceu qualquer evidênciadanos a navios israelenses provocados por ela.
Em maio2021, as ForçasDefesaIsrael (IDF) divulgaram imagens que alegavam mostrar um ataque ao que identificaram como um pequeno submarino autônomo perto da costa. No entanto, nenhuma imagem do dispositivo foi exibida naquele momento.
3. O RPG F7 norte-coreano
O lançadorgranadas F7 aparece com destaque nos vídeos do Hamas sobre o ataque7outubro e os confrontos terrestres contra as forças israelenses na FaixaGaza.
Essa arma vem da Coreia do Norte e possui características distintas, como uma faixa vermelha ao redor da cabeça do projétil.
A BBC Árabe verificou e confirmou a autenticidadevários vídeos que mostram membros armados do Hamas carregando o RPG F7.
As Brigadas Al-Qassam também divulgaram imagenscombateque a arma aparece.
As IDF também exibiram vários RPG F7 a jornalistas, afirmando terem capturado do Hamas.
O lançador é conhecido porrápida velocidaderecarga e é particularmente eficaz contra veículos pesados.
Philip Ingram, ex-oficial da Inteligência do Exército britânico, diz que observando os vídeos postados, o Hamas parece ter modificado o lançador.
Ele diz membros do grupo parecem ter substituído o projétil antitanque por uma variante que contém estilhaços, transformando-ouma bomba improvisada que pode ser usada contra forças terrestres.
"Não há provas diretasque estas armas tenham chegado ao Hamas a partir da Coreia do Norte ou do Irã, ao qual a Coreia do Norte fornece armas há muitos anos", disse ele à BBC Árabe.
"No entanto, não há outra formaa obterem. Este é o método pelo qual a Coreia do Norte obtém grande parte damoeda estrangeira."
No entanto, Pyongyang, através daagêncianotícias oficial KCNA, rejeitou categoricamente as alegaçõesque o Hamas usou as suas armas.
Após o ataque7outubro, o regime norte-coreano afirmou que as informações eram apenas “rumores e mentiras infundadas”.
Mas a agêncianotícias estatal da Coreia do Sul informou no iníciojaneiro que aagênciaInteligência acreditava que armas fabricadas na Coreia do Norte estavam sendo utilizadas pelo HamasGaza.
4. O dispositivo explosivo 'The Shawaz'
Outra arma vistavídeos do Hamas nas redes sociais é o "The Shawaz", um dispositivo explosivo fabricado localmente e usado para emboscar veículos a curta distância. Shawaz significa chamaárabe.
A ala militar do Hamas confirmou que utilizou o dispositivo durante a ofensiva terrestre israelenseGaza.
Israel também exibiu quantidades consideráveis destas armas provenientesGaza, o que indica um esforço substancialprodução local.
Em julho2023, as Brigadas al-Qassam divulgaram um vídeo mostrando esses dispositivos explosivos, que possuem um fio conectado a eles.
Ingram diz que o Hamas está utilizando um modelo modificado da arma neste conflito, que é capazdestruir veículos blindados israelenses.
Ele afirma que os dispositivos consistemum discometal, normalmente feitocobre, submersoexplosivos. Após a detonação, o discocobre se transformaum projétil, penetrando na blindagem dos veículos alvo.
A simplicidade desses dispositivos contrasta com seu design e aplicação intrincados.
E embora a parte mais desafiadora resida na obtenção e modelagem precisa do discocobre, o Hamas demonstrou capacidadefabricá-los, acrescenta.
Como o Hamas continua a fabricar e obter armas?
O Hamas está reaproveitando bombas israelenses não detonadas, bem como reutilizando metal e fiosedifícios danificados ou destruídos.
Segundo o general Ragheb, o Irã ajudou a contrabandear armas para a FaixaGaza, com túneis secretos ao longo das fronteirasGaza e barcos que tentam escapar do bloqueio israelense no Mar Mediterrâneo.
Um ex-general do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã, Ezzatollah Zarghami, que atualmente é ministro do Turismo do Irã, declarou publicamente seu envolvimento no fornecimentomísseis iranianos a grupos armados palestinos e na entradaseus túneisGaza, durante uma entrevista na televisão estatalnovembro2023.
Yasser Hashem, ex-chefe do Estado-Maior do Exército egípcio, sugere que o controleIsrael sobre as suas fronteiras pode não ser absoluto, apontando para a existênciauma "linhacontrabando internacional" que entraIsrael a partir do Líbano.
As autoridades israelenses anunciaramsetembro2022 que tinham frustrado uma tentativacontrabandoexplosivos na passagemKerem Shalom para Gaza. Os explosivos estavam escondidosum carregamentoroupas.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível