Por que ditados não ajudam crianças a aprender palavras e outros erros frequentes no ensinojogo da estrela esporte da sorteortografia:jogo da estrela esporte da sorte

Legenda do áudio, A apresentaçãojogo da estrela esporte da sortepalavras com errosjogo da estrela esporte da sorteortografia dificulta o aprendizado

Aprender com as repetições

O aprendizado estatístico entrajogo da estrela esporte da sorteoperação quando aprendemos a ler e escrever.

Um exemplo: como podemos aprender que "hoje" se escreve com "h"?

Uma forma é observar a palavra repetidamente, para que o nosso cérebro possa armazená-la com a letra "h" correspondente. Mas o que aconteceria se a palavra "hoje" fosse, às vezes, apresentada com "h" e,jogo da estrela esporte da sorteoutras ocasiões, sem ajogo da estrela esporte da sorteletra inicial?

Neste caso, o mecanismojogo da estrela esporte da sortebuscajogo da estrela esporte da sortepadrões regulares não funcionaria adequadamente, já que ele deixariajogo da estrela esporte da sorteencontrar essa regularidade.

Para quem é professor ou professora do Ensino Fundamental pode parecer familiar a sensaçãojogo da estrela esporte da sorteque, quando era mais jovem (antesjogo da estrela esporte da sorteexercer a profissão), ele ou ela cometiam menos errosjogo da estrela esporte da sorteortografia. E que, agora, depoisjogo da estrela esporte da sortepassar anos observando e corrigindo os erros dos seus alunos, às vezes eles ficamjogo da estrela esporte da sortedúvida ao escrever uma dada palavra com "ss" ou "ç", ou se ela leva ou não "h", quando antes a escrevia perfeitamente.

Isso ocorre porque o cérebro do professor já observou muitas vezes palavras escritasjogo da estrela esporte da sorteforma errada – como "giboia", por exemplo. Isso faz com que ele passe a ter dúvida se deve escrevê-la com "g" ou com "j".

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Especialistas defendem que o ditado é uma prática pouco eficaz para o ensino da ortografia

O problema dos exemplos errados

Uma atividade muito frequente no Ensino Fundamental,jogo da estrela esporte da sorterelação à ortografia, é pedir ao aluno que detecte e corrija palavras escritas com erros ortográficos. Nela, o estudante observa uma frase como, por exemplo:

"O aluno pediu para mudarjogo da estrela esporte da sorteacento porque não conseguia enchergar a louza" - o coreto é assento e lousa.

Neste caso, a apresentação das palavras com grafia incorreta dificulta a detecçãojogo da estrela esporte da sortepadrões regulares, impedindojogo da estrela esporte da sorteobservação e armazenamento. Em outras palavras, ela prejudica o aprendizado.

Se, cada vez que observarmos uma palavra específica escrita corretamente, imaginarmos que estamos subindo um degrau para armazenar definitivamentejogo da estrela esporte da sorteforma correta no nosso cérebro, observar a mesma palavra com a grafia fora do padrão nos faz descer vários degraus.

Existem outros exercícios no ensino da ortografia que também podem ser considerados prejudiciais.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Explicar as regrasjogo da estrela esporte da sorteortografia reforça o aprendizado das palavras escritas corretamente

O problema do ditado

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

A atividade mais tradicional ejogo da estrela esporte da sortemaior uso no dia a dia das escolas talvez seja o ditado. Todos nós fizemos ditado ao longo da nossa vida escolar e, neste exato momento, certamente muitos estudantes estão fazendo este exercício.

Além dajogo da estrela esporte da sortealta exigência cognitiva e da grande dificuldadejogo da estrela esporte da sorteatender à diversidadejogo da estrela esporte da sortesalajogo da estrela esporte da sorteaula, é preciso acrescentar uma limitação fundamental: o ditado é uma atividadejogo da estrela esporte da sorteavaliação e nãojogo da estrela esporte da sorteensinamento.

Se o estudante conhecer bem as palavras que estão sendo ditadas, ele irá escrevê-las corretamente. Mas, se elas não estiverem previamente armazenadas, o ditado não irá servir para fixá-las na memória. É uma atividade didática pouco eficaz.

Quando empregamos o ditado (najogo da estrela esporte da sorteversão tradicional,jogo da estrela esporte da sorteque o docente lêjogo da estrela esporte da sortevoz alta um texto que ainda não havia sido apresentado aos estudantes), não estamos ensinando ortografia. Estamos apenas avaliando o conhecimento ortográfico dos alunos.

E, na escola, devemos tentar ensinar muito e avaliar pouco, não o contrário.

Estratégias eficazes

É preciso recordar que o nosso cérebro não entende a ortografia, mas apenas o que é repetido com frequência.

Por isso, a premissa do ensino da ortografia é oferecer às crianças exemplos corretos das palavras que elas precisam aprender.

Além disso, é necessário apresentar esses exemplosjogo da estrela esporte da sorteforma repetida, para estimular, potencializar e facilitar o desenvolvimento adequado dos processosjogo da estrela esporte da sorteaprendizado estatístico.

Neste sentido, é importante garantir apresentações repetidas das palavras mais complexas do pontojogo da estrela esporte da sortevista ortográfico, ou seja, palavras que o estudante precisa empregar muito no seu dia a dia, mas que possuem ortografia complexa.

Um exemplojogo da estrela esporte da sorteparadigma é o verbo "haver" – ejogo da estrela esporte da sortesemelhança com o parônimo "a ver", que tanta dorjogo da estrela esporte da sortecabeça costuma causar entre os estudantes.

Uma atividade bastante fáciljogo da estrela esporte da sorteser aplicada é a chamada "caixajogo da estrela esporte da sortepalavras". Esta técnica consistejogo da estrela esporte da sortecriar uma caixa, na qual os alunos vão incluindo palavras difíceis, cada umajogo da estrela esporte da sorteum cartão separado.

Assim, eles terão essas palavras sempre acessíveis e poderão observá-las com frequência. E, quando os alunos as escreverem corretamente, poderão retirá-las da caixa, abrindo espaço para aprender novas palavras.

No casojogo da estrela esporte da sorteexpressões homófonas, como "haver" e "a ver", podemos acrescentar esta informação ao cartão, ou qualquer outro dado que considerarmos estimulante para o aprendizado profundo, como eventuais regras que facilitem a memorização ou palavras derivadas que mantêm ou não aquela complexidade ortográfica.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A "caixajogo da estrela esporte da sortepalavras" é uma boa estratégia para superar dificuldadesjogo da estrela esporte da sorteortografia

Separar a ortografia das demais habilidades

É importante sermos específicos, abordando a ortografiajogo da estrela esporte da sorteforma independente do restante das habilidadesjogo da estrela esporte da sorteescrita.

Quando nosso foco for colocar ideiasjogo da estrela esporte da sorteordem, usar conectores ou revisar textos, é recomendável deixar a ortografiajogo da estrela esporte da sortelado. Se quisermos que os estudantes melhoremjogo da estrela esporte da sortegramática, sintaxe, planejamento e ortografia ao mesmo tempo, muito provavelmente não conseguiremos aperfeiçoar nenhum destes aspectos.

Por isso, se o nosso objetivo for a ortografia, vamos nos concentrar unicamente nela.

Neste sentido, complementando a apresentação correta e frequente das palavras impulsionadas pelo aprendizado estatístico, também é benéfico ensinar explicitamente as regras ortográficas ("os prefixos 'pós', 'pré' e 'pró' exigem hífen", por exemplo). Este é um exemplojogo da estrela esporte da sorteprática tradicional recomendável.

Uma alternativa ao ditado tradicional é a "cópia diferida". Ela consistejogo da estrela esporte da sorteapresentar aos alunos uma frase que contenha dificuldades ortográficas e explicá-las, pedindojogo da estrela esporte da sorteseguida que eles escrevam aquela frase.

Cada complexidade ortográfica escrita corretamente é reforçada com pontos e os alunos têm a oportunidadejogo da estrela esporte da sortevoltar a escrevê-la, se desejarem obter a pontuação máxima.

Minimizar a possibilidadejogo da estrela esporte da sorteerro

A leitura pode melhorar a ortografia, exatamente porque ela nos expõe a muitas palavrasjogo da estrela esporte da sorteuso frequente, escritas corretamente.

Mas, com as palavras menos frequentes, é necessário reforçá-las com estratégiasjogo da estrela esporte da sortesalajogo da estrela esporte da sorteaula. Ler muito pode ser o melhor para escrever corretamente, mas os alunos mais jovens não tiveram tempojogo da estrela esporte da sorteleitura suficiente. Por isso, eles precisamjogo da estrela esporte da sorteapoio e reforço durante as aulas.

Por fim, precisamos considerar que, como explica a pesquisadora espanhola Mercedes Rueda, os professores deveriam minimizar a possibilidadejogo da estrela esporte da sorteerros na escrita – e, se eles ocorrerem, oferecer retroalimentação imediata.

Não devemos esperar que a criança se engane, precisamos antecipá-la. Se uma criança perguntar "professor, 'hiena' tem 'h'?", não devemos responder "o que você acha? como parece melhor?"

O mais eficaz é responder claramente à pergunta, sem titubear, expondo a forma ortográfica correta da palavra. Devemos responder claramente: "sim, é com 'h'". E só.

* Gracia Jiménez Fernández é professora titular do Departamentojogo da estrela esporte da sortePsicologia Evolutiva e Educação da Universidadejogo da estrela esporte da sorteGranada, na Espanha.

Este artigo foi publicado originalmente no sitejogo da estrela esporte da sortenotícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão originaljogo da estrela esporte da sorteespanhol.