Nós atualizamos nossa Políticautg pokerPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosutg pokernossa Políticautg pokerPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Coreia do Sul: o passado autoritário da potência asiática:utg poker
A tensão recente na política sul-coreana atingiu seu auge quando, nesta terça-feira (horárioutg pokerBrasília), o presidente Yoon Suk Yeol decretou lei marcial no país.
A declaraçãoutg pokerum estadoutg pokerexceção chamou a atenção do mundo por se tratarutg pokerum país considerado estável e desenvolvido.
Yoon voltou atrás na decisão e revogou a lei marcial, mas durante algumas horas o país se viu à sombra de, novamente, mergulharutg pokerum regime autoritário.
Para muitos, a Coreia do Sul é vista como um exemploutg pokernação que conseguiu superar a pobreza e se desenvolver – mas o país foi uma ditadura por bastante tempo.
Foram cercautg poker35 anosutg pokerregime autoritário desde a sangrenta guerra que provocou a separação do território que hoje é a Coreia do Norte.
Embarque utg poker {k0} uma aventura
emocionante com Sparkle e Droplet no jogo Fireboy and Watergirl 1: Forest Temple. Essa
UEFA Europa Conference League Group B
London
como burlar roleta onlineIntrodução
Bem-vindo ao nosso post no blog sobre o talentoso jogador utg poker futebol Ousmane Dembele. Hoje, vamos discutir sua carreira e 2️⃣ objetivos! Fique atento!!
Fim do Matérias recomendadas
Nesse tempo os sul-coreanos mantiveram uma grande parceria militar com Estados Unidos, que também envolveu ajuda para recuperar a economia no pós-guerra.
A partir dos anos 1980, movimentos estudantis intensificaram a pressão e tiveram grande influência na queda do governo autoritário.
Já como uma democracia, na década seguinte a Coreia do Sul se tornou um dos maiores exportadoresutg pokercarros, celulares e outros aparelhos eletrônicos do mundo, alémutg pokerganhar destaque na indústria da música e do cinema.
O relacionamento com a Coreia do Norte continua um grande focoutg pokertensão, com a população sul-coreana convivendo com a ameaçautg pokerataques com mísseis ou armas nucleares e episódiosutg pokerinstabilidade política que, como vimos, ainda são frequentes no país.
A BBC listou alguns fatos históricos que ajudam a explicar os conflitos existentes no país asiático e como a Coreia do Sul é vista mundialmente.
Histórico e autoritarismo
Uma toneladautg pokercocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
A Península Coreana foi ocupada pelo Japão entre 1910 e 1945, períodoutg pokerque forças japonesas foram acusadasutg pokercometer atrocidades contra a população local.
O encerramento da Segunda Guerra Mundial, no Pacífico, ocorreu após o lançamentoutg pokerduas bombas atômicas pelos Estados Unidos sobre cidades japonesas. Isso levou à redenção do Japão e ao fim da ocupação nipônica da península.
A península, entretanto, acabou dividida, devido à presençautg pokertropas soviéticas no norte e dos Estados Unidos no sul.
A república do sul foi proclamadautg poker1948 e recebeu apoio militar dos Estados Unidos e da ONU quando foi invadida pela Coreia do Norte, dois anos mais tarde.
A Guerra da Coreia terminouutg poker1953, sem um acordo formalutg pokerpaz, deixando a Coreia tecnicamenteutg pokerguerra por maisutg poker50 anos.
A Coreia do Sul, capitalista, desenvolveu-se até se tornar um dos países mais afluentes da Ásia. A metade norte, comunista, seguiu um caminho oposto, marcado pelo totalitarismo e pela pobreza.
Por muito tempo, no entanto, a parte sul não desfrutouutg pokerliberdade política e democracia.
As quatro décadas seguintes à divisão da península foram marcadas por um regime autoritário, durante o qual esquemas patrocinados pelo governo incentivaram o crescimentoutg pokerconglomerados industriais familiares, incluindo os grupos Hyundai e Samsung.
O presidente Park Chung-Hee assumiu o poderutg pokerum golpe militarutg poker1961. Durante seu mandatoutg poker18 anos, comandou um grande programautg pokerdesenvolvimento industrial, que alçou a economia sul-coreana a seu patamar atual.
Ele foi também uma figura controversa e autoritária, que implementou a lei marcial no país e mudou a Constituição para aumentar seus próprios poderes.
Park usou seu poder para forçar coreanos ricos que ele considerava corruptos a investir na indústria do próprio país, criar um setorutg pokerconstrução naval etc.
A ditadurautg pokerPark acabou com seu assassinato,utg poker1979.
Pela lei da época, Park foi sucedido imediatamente pelo general Choi Kyu-hah, então primeiro-ministro. Mas seu governo durou pouco.
Em um novo golpeutg pokerEstado, o general Chun Doo-hwan tomou o controle do país, estabeleceu uma nova juntautg pokergoverno e conduziu a Coreia do Sul até 1987, quando o país realizaou as primeiras eleições presidenciais diretas.
Quem é o presidente Yoon Suk-yeol
O presidente Yoon Suk-yeol assumiu o cargoutg pokermaioutg poker2022, após vencer as eleições. Ele sucedeu a Moon Jae-in que governava o país desde 2017. Suk-yeol se filiou ao Partido do Povo no Poderutg poker2021 depoisutg pokerter ocupado o cargoutg pokerProcurador Geral do país por quase 2 anos.
A candidatura do conservador Suk-yeol se impôs após o escândalo envolvendo o famoso político Cho Kuk eutg pokerfilha, a estudanteutg pokermedicina Cho Min.
Pai e filha foram acusadosutg pokerfalsificar documentos acadêmicos incluindo estudos científicos que segundo alegavam teriam sido revisados por cientistas sul-coreanos. Cho Kuk ocupou por dois anos (2017-2019) o cargoutg pokerministro da Casa Civil durante o mandato do então presidente Moon Jae-in.
Moon Jae-in substituiu a primeira presidente mulher do país, Park Geun-hye, que sofreu impeachment devido a seu envolvimento num escândaloutg pokercorrupção.
Moon, um advogadoutg pokerdireitos humanos que propôs uma postura mais leveutg pokerrelação à Coreia do Norte, disse que trabalharia pela paz na península. Ele afirmou que estaria disposto a visitar Pyongyang, a capital norte-coreana, caso as condições fossem propícias.
Filhoutg pokerrefugiados vindos da Coreia do Norte, Moon assumiu numa épocautg pokerque as tensões entre os dois vizinhos estavam altas, com os Estados Unidos e o regime norte-coreano trocando ataques verbais,utg pokermeio a grande especulação sobre um novo teste nuclearutg pokerPyongyang.
O clima internacional mudou dramaticamente depois que negociações com a Coreia do Norte levaram a nação comunista a participar dos Jogos Olímpicosutg pokerInvernoutg poker2018, realizados no sul,utg pokerPyeongChang.
Numa cúpulautg pokerabrilutg poker2018, o presidente Moon e o líder norte-coreano, Kim Jon-um, concordaramutg pokerencerrar as ações hostis e trabalhar na direção da redução da corrida nuclear na península.
Comparado ao presidente americano Donald Trump, Yoon Suk-yeol prometeu durante a campanha acabar com o Ministério da Família e Igualdade e Gênero.
Mídia
A Coreia do Sul é pioneirautg pokerinternetutg pokeralta velocidade e sem fio. Maisutg poker45 milhõesutg pokersul-coreanos estão presentes online, praticamente toda residência é conectada à internet. O usoutg pokeraplicativosutg pokermensagens instantâneas eutg pokerjogos são extremamente populares.
A leiturautg pokerjornais é alta, e há maisutg pokercem diários nacionais e locais no país. A imprensa é frequentemente crítica do governo. Muitos jornais são controlados por conglomerados.
As novelasutg pokerTV sul-coreanas são popularesutg pokertoda a região, incluindo na China. Elas são parte da Onda Coreana — a exportaçãoutg pokercultura popular sul-coreana pela Ásia.
Relações com o Brasil
As relações entre Brasil e Coreia do Sul nasceram no período após a Segunda Guerra Mundial, tanto nos contatos formais entre governos como na chegadautg pokerimigrantes coreanos ao Brasil.
As relações diplomáticas foram estabelecidasutg poker1959, e os sul-coreanos abriramutg pokerembaixada no Rioutg pokerJaneiroutg poker1962. A embaixada brasileirautg pokerSeul foi inaugurada três anos depois.
A imigraçãoutg pokersul-coreanos ao Brasil foi iniciada oficialmenteutg poker1963, apesarutg pokerhaver registrosutg pokerchegadautg pokercoreanos na década anterior. Tambémutg poker1963 foi assinado um acordo comercial.
A décadautg poker2010 viu um aumento nos investimentos sul-coreanos no Brasil e no comércio entre os dois países - segundo o Itamaraty, o fluxo alcançou US$ 8,8 bilhõesutg poker2018.
A comunidade sul-coreana no Brasil é estimadautg pokercercautg poker50 mil pessoas, concentradas majoritariamente na cidadeutg pokerSão Paulo.
Linha do tempo da Coreia do Sul
A BBC listou algumas datas relevantes que ajudam a explicar os conflitos na Coreia do Sul:
utg poker 1910-45 - Ocupação da Península Coreana pelo Japão.
utg poker 1945 - Depois da Segunda Guerra Mundial, a ocupação japonesa termina com tropas soviéticas ocupando a área ao norte do paralelo 38, enquanto forças dos Estados Unidos ocupam o sul.
utg poker 1948 - A República da Coreia (conhecida como Coreia do Sul) é proclamada.
utg poker 1950 - O sul declara-se independente, provocando a invasão pela Coreia do Norte.
utg poker 1953 - Armistício encerra a Guerra da Coreia, que custou 2 milhõesutg pokervidas.
utg poker Anos 1950 - O sul é mantido com crucial apoio militar, econômico e político dos Estados Unidos.
utg poker Anos 1960 - Grande programautg pokerdesenvolvimento industrial.
utg poker 1988 - Primeiras eleições parlamentares livres.
utg poker 2002 - Batalha entre navios da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, ao longoutg pokeruma fronteira naval sob disputa, numa épocautg pokercontínua tensão entre entre os dois países.
utg poker 2018 - Num encontroutg pokerabrilutg poker2018, o presidente Moon Jae-in e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, concordamutg pokerterminar as hostilidades e trabalhar pela redução das armas nucleares na península.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível