'Exterminar os animais': a violenta vingançaslot for bingo é confiávelcolonos judeus por assassinatoslot for bingo é confiáveladolescente israelense:slot for bingo é confiável
Para alguns, não foi o suficiente. Às 08:30 do sábado, Elisha Yered, ex-porta-voz do deputado Limor Son Har-Melech e colono extremista suspeitoslot for bingo é confiávelassasinar um homem palestinoslot for bingo é confiávelagosto passado, reclamouslot for bingo é confiávelum gruposlot for bingo é confiávelWhatsApp para colonos.
para sistema operacional slot for bingo é confiável 32 bits ou 4 GB slot for bingo é confiável Vista para SO slot for bingo é confiável 64 bits. Gráficos:
a GeForce 8800GT 512 ♨️ MB ou ATI Radeon HD 3870 512) MB. DirectX: Versão Windows 9.0c.
2 Check the optionUnKnorw-source, com). 3 Taps OB on The prompt meessaage; 4 select
t de? un k noud reportSin Google 💴 | Applivery aplicativo Distributed -\naPPddres : docns
baixar aplicativo betanoom Penh, Battambang, Siem Reap & & Embora a velocidade da internet não seja tão boa
to Bangkok ou Ho Chin 💸 Minh, mas é mais rápido do que Mianmar e é bastante barato. É
Fim do Matérias recomendadas
"Shabat Shalom, já são quase 24 horasslot for bingo é confiávelforte suspeitaslot for bingo é confiávelque Benjamin tenha sido sequestrado no campo e ainda assim as medidas óbvias não foram tomadas", escreveu Yered.
A mesma mensagem foi postada naquela manhãslot for bingo é confiáveldiversos gruposslot for bingo é confiávelcolonos israelenses no WhatsApp.
Yered convocou a comunidade a resolver o assunto - bloqueando a entrada ou saída dos moradoresslot for bingo é confiávelaldeias palestinas próximas, fazendo "buscasslot for bingo é confiávelcasaslot for bingo é confiávelcasa" e promovendo "punição coletiva contra a população árabe assassina".
A mensagem também continha uma listaslot for bingo é confiávelpontosslot for bingo é confiávelencontro. Horas depois, uma mensagem semelhante circularia nos mesmo grupos, mas com emojisslot for bingo é confiávelfogo junto a cada local, bem como pedidos individuais para "eliminar o inimigo", "exterminar as bestas" e - referindo-se a uma aldeia palestina próxima - "queimar toda a Duma".
O que se seguiu foi uma ondaslot for bingo é confiávelataques a tiros e incêndios criminososslot for bingo é confiável11 aldeias palestinas, nos quais 20 casas e maisslot for bingo é confiável100 carros foram queimados, milharesslot for bingo é confiávelanimais foram abatidos, quatro pessoas foram mortas e dezenasslot for bingo é confiáveloutras ficaram gravemente feridas.
Desde então, cinco colonos israelenses foram presos acusadosslot for bingo é confiávelligação com os atosslot for bingo é confiávelviolência, e um palestino está detidoslot for bingo é confiávelconexão com o assassinatoslot for bingo é confiávelBenjamin Achimeir.
O corposlot for bingo é confiávelAchimeir foi encontrado muito próximoslot for bingo é confiávelseu assentamento. Mas, na fúria, os colonos israelenses atacaram aldeias palestinas que ficavam a até 7 kmslot for bingo é confiáveldistância.
Registrosslot for bingo é confiávelalgumas conversasslot for bingo é confiávelgrupos do WhatsApp naquele dia, bem como testemunhosslot for bingo é confiávelautoridades palestinas eslot for bingo é confiávelfamílias das aldeias atacadas, mostram uma campanha organizadaslot for bingo é confiávelvingança realizada por grupos locais e direcionada contra palestinos comuns, sem ligação aparente com o assassinato.
Uma toneladaslot for bingo é confiávelcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Colonos religiosos da Cisjordânia normalmente não se comunicam por WhatsApp no sábado,slot for bingo é confiávelrespeito às leis do Shabat.
Mas as mensagens postadas por Yered, bem como Eitan Rabinovich - o fundadorslot for bingo é confiáveluma organização que defende não empregar palestinos na Cisjordânia - e por outros, enfatizavam que o desaparecimentoslot for bingo é confiávelAchimeir era o "verdadeiro Pikuach Nefesh", um termo hebraico que afirma que a preservação da vida humana supera toda lei religiosa.
Trechos dos grupos do WhatsApp, alguns coletados pelo gruposlot for bingo é confiávelmonitoramentoslot for bingo é confiávelmídia israelense FakeReporter e compartilhados com a BBC, mostram que muitos colonos acreditavam que o desaparecimento também suspendia qualquer adesão à lei real.
O textoslot for bingo é confiáveldescriçãoslot for bingo é confiávelum dos grupos mais ativos usados naquele dia, com 306 pessoas, pediu aos colonos que estabelecessem postosslot for bingo é confiávelcontroleslot for bingo é confiávellocais-chave ao redor das aldeias palestinas e parassem e revistassem carros e passageiros - ações que os colonos não têm autoridade legal para realizar.
Os administradores do grupo eram David-Zvi Atia, Yedidya Asis e Israel Itzkovitz.
Asis é membro da organizaçãoslot for bingo é confiávelcolonosslot for bingo é confiávelextrema-direita Hilltop Youth. Itzkovitz também é membro do gruposlot for bingo é confiávelWhatsApp "Guardaslot for bingo é confiávelHonra da Áreaslot for bingo é confiávelNablus", usado para organizar uma ondaslot for bingo é confiávelviolência contra a cidade palestinaslot for bingo é confiávelHuwara e outras três aldeiasslot for bingo é confiávelfevereiro do ano passado.
Os ataques estiveram entre mais intensos e sistemáticosslot for bingo é confiáveldécadas realizados por colonos na Cisjordânia.
Nos meses seguintes ao ataque do Hamasslot for bingo é confiáveloutubro passado,slot for bingo é confiávelacordo com grupos israelensesslot for bingo é confiáveldireitos humanos, a violência contra os palestinos da Cisjordânia aumentou drasticamente, e os colonos têm agido com quase impunidade.
'Vingança'
Poucas horas após o desaparecimentoslot for bingo é confiávelBenjamin Achimeir, mensagens começaram a se espalharslot for bingo é confiávelgruposslot for bingo é confiávelcolonos no WhatsApp pedindo abertamente ataquesslot for bingo é confiávelvingança contra aldeias palestinas.
Alguns continham a imagemslot for bingo é confiávelum pôster com um fotoslot for bingo é confiávelAchimeir e a palavra "vingança"slot for bingo é confiávelletras maiúsculas - imagem que também foi postada fisicamenteslot for bingo é confiáveldiferentes partes da Cisjordânia ocupada naquele fimslot for bingo é confiávelsemana. Algumas mensagens continham uma nova listaslot for bingo é confiávellugares para se encontrar, acompanhadasslot for bingo é confiávelemojisslot for bingo é confiávelfogo.
O primeiro local da lista distribuída no WhatsApp por Yered, Rabinovich e outros na manhãslot for bingo é confiávelsábado - na mesma mensagem que pedia "punição coletiva da população árabe assassina" - foi o entroncamentoslot for bingo é confiávelDuma, para onde a estrada principal leva.
Algumas horas após as mensagens circularem,slot for bingo é confiáveluma das primeiras casas no caminho, Murad Dawbsheh, um trabalhador da construção civilslot for bingo é confiável52 anos e paislot for bingo é confiáveltrês filhos, bombeava água do poço quando ouviu uma mulher gritar, disse ele, e uma fumaça negra subir nas proximidades.
Dawbsheh correu paraslot for bingo é confiávelgaragem e viu um grupo grandeslot for bingo é confiávelcolonos reunido a cercaslot for bingo é confiável100 metrosslot for bingo é confiáveldistância, nas árvores. Eles se dividiramslot for bingo é confiáveldois grupos - o primeiro iaslot for bingo é confiáveldireção à propriedadeslot for bingo é confiávelseu vizinho e o outro para a dele.
O segundo grupo então se dividiu, e alguns foram para a casa principal enquanto outros iamslot for bingo é confiáveldireção às outras construções.
Dawbsheh colocou a famíliaslot for bingo é confiávelum pequeno quarto seguro na casa, com gradesslot for bingo é confiávelmetal nas janelas. Os colonos quebraram todas as janelas da casa e incendiaram a porta, mas não conseguiram invadir. Seus três filhos, todos com deficiência auditiva, ficaram aterrorizados, contou.
Os colonos atearam fogo a uma casa nova que Dawbsheh havia construído para o filho na propriedade, às ferramentasslot for bingo é confiávelDawbsheh, garagem, carros, e ao galpão com toda aslot for bingo é confiávelcoleçãoslot for bingo é confiávelmadeira.
E, pior, ele contou: queimaram seu "santuário", um pequeno anexoslot for bingo é confiáveldois quartos onde estavam todos seus livros, suas poesias, os pertencesslot for bingo é confiávelsua falecida mãe e os documentosslot for bingo é confiávelidentidade, registros, relíquias e fotografias da família.
"Cada pedaçoslot for bingo é confiávelpapel relacionado ao meu passado, presente e futuro estava lá", disse Dawbsheh, sob um sol forte, com lágrimas se misturando a gotasslot for bingo é confiávelsuor. "É uma perda que não pode ser compensada. É como perder uma parte do corpo. Você continua procurando e percebendo que está faltando."
Enquanto a casa estava sob ataque, o grupo do WhatsApp "Investigando o Medoslot for bingo é confiávelSequestro" revela os colonos coordenando os movimentos do grupo no entroncamentoslot for bingo é confiávelDuma, pedindo que carros retirassem colonos da área urgentemente e pedindo dicas sobre como evitar a polícia.
"Estamos saindoslot for bingo é confiávelDuma, está cheioslot for bingo é confiávelforçasslot for bingo é confiávelsegurança", disse um dos membros do grupo, Israel Yuval,slot for bingo é confiáveluma mensagemslot for bingo é confiávelvoz. "Nós fomos perseguidos por soldados. Qual é o plano? Para onde devemos ir? Avise-nos."
'Exterminem'
Shmulik Fine - um colono que foi condenadoslot for bingo é confiável2015 por incitação à violência e ao terror - relatou ao grupo que a polícia israelense estava começando a prender colonosslot for bingo é confiávelDuma.
"Por que prisões? Deixem Duma queimar", respondeu "Tali". Uma conta no Facebook vinculada a esse númeroslot for bingo é confiáveltelefone pertence a uma Tali Dahan, com um status que sugere que ela trabalhou para a polícia israelense na fronteira da Ponte Allenby, nas proximidades.
"É esse o jeito", respondeu Dahan às fotosslot for bingo é confiávelDumaslot for bingo é confiávelchamas. "Deixe-os com medo, esses animais. Exterminem-nos." (Tali negou trabalhar para a polícia israelense ou escrever as mensagens no WhatsApp, apesarslot for bingo é confiávelter sido contatada pela BBC no número usado para postar no grupo. A polícia não respondeu às perguntas.)
Israel Baniuk, um colonoslot for bingo é confiável17 anos que já havia defendidoslot for bingo é confiávelredes sociais que judeus se reassentassem na Faixaslot for bingo é confiávelGaza, alertou que moradoresslot for bingo é confiávelaldeias palestinas estavam postando vídeos online, e os colonos poderiam perder a "guerra da mídia" contra os "nazistas" moradores das aldeias.
"Lembrem-se sempreslot for bingo é confiávelque este é um grupo aberto", alertou Ofer Ohana, um ativista colonoslot for bingo é confiávelextrema-direitaslot for bingo é confiávelHebron. "Todas as mensagens aqui podem vazar para aqueles que coletam informações contra nós."
A ondaslot for bingo é confiávelataques havia começado um dia antes, poucas horas após o desaparecimentoslot for bingo é confiávelBenjamin Achimeir.
Em al-Mughayyir, uma aldeiaslot for bingo é confiávelcercaslot for bingo é confiável2,5 mil pessoas a cercaslot for bingo é confiávelum quilômetro e meio do posto avançadoslot for bingo é confiávelAchimeir, Abdellatif Abu Aliya estava nas oraçõesslot for bingo é confiávelsexta-feira quando soube que o jovem tinha desaparecido.
O trabalhador da construção civilslot for bingo é confiável52 anos, que mora na casa no extremo norte da aldeia, voltou para casa para ver os colonos se aglomerandoslot for bingo é confiáveltornoslot for bingo é confiávelsua casa.
De seu telhado naquela manhã, disse ele, testemunhou um nívelslot for bingo é confiávelorganização e intenção entre os colonos que nunca tinha visto antesslot for bingo é confiáveltodos os seus anos na aldeia e três ataques anteriores à casa.
Vídeos feitos pela família mostram colonos armados patrulhando o entorno da propriedade. Pelo menos dois deles vestiam o que parecia ser o uniforme das Forçasslot for bingo é confiávelDefesaslot for bingo é confiávelIsrael (IDF), antes do início do ataque.
Eles se aproximaram da casa atravésslot for bingo é confiávelolivais que Abedllatif disse que um dia pertenceram à família, disse ele, mas que agora estavam, como muitos outros, fora dos limites palestinos devido à expansão dos colonos israelenses.
'Cercaram a casa por todos os lados'
“Primeiro eles cercaram a casa por todos os lados, antesslot for bingo é confiávelatacar", disse Abdellatif, sentado emslot for bingo é confiávelcasa, envolto por janelas quebradas, buracosslot for bingo é confiávelbala e o que restouslot for bingo é confiávelseus carros.
"Eles agiamslot for bingo é confiávelgrupos e seguiam ordensslot for bingo é confiáveldois homens, umslot for bingo é confiáveluniforme e outro não. Eles cobriram o rosto, então um grupo veio jogar pedras e incendiar os carros. Outro grupo ficou no limite da propriedade com pistolas. Atrás deles estava um grupo com M16s que disparou contra a casa a partir dos olivais."
Os colonos também cortaram a eletricidade da casa e dispararam contra os reservatóriosslot for bingo é confiávelágua da propriedade, esvaziando-os.
Os homens palestinos que tentavam proteger a casa, jogaram pedras do telhadoslot for bingo é confiáveldireção aos colonos, que devolveram com disparos, matando o primoslot for bingo é confiávelAbdellatif, Jihad,slot for bingo é confiável20 anos, com um tiro na cabeça.
O sangueslot for bingo é confiávelJihad permanece nas paredes e no chão da casa, repletaslot for bingo é confiávelburacosslot for bingo é confiávelbala nas janelas e azulejos.
Abdellatif coletou cercaslot for bingo é confiável20 projéteis do entorno da propriedade, e disse que muitos outros foram coletados pelas autoridades locais. Os colonos incendiaram uma dúziaslot for bingo é confiávelcarros na estrada entre a aldeia e a casa.
Duas outras famílias que tiveram as casas atacadas nas proximidadesslot for bingo é confiávelal-Mughayyir naquele dia descreveram operações semelhantes e organizadas.
Na casaslot for bingo é confiávelShehade Abu Rasheed, um fazendeiroslot for bingo é confiável50 anos, um gruposlot for bingo é confiávelcolonos se aproximou pela garagem e jogou pedras na família, atingindo o rostoslot for bingo é confiávelsua esposa e derrubando-a, disseram eles, enquanto outro incendiava os carros.
Quando a filhaslot for bingo é confiável17 anos, Noor, correu para a mãe, ela disse que foi baleada duas vezes, umaslot for bingo é confiávelcada perna. Ambas as balas atingiram o tecido mole, mas apenas uma foi removida no dia no hospitalslot for bingo é confiávelemergênciaslot for bingo é confiávelRamallah.
Yaqoub Nasan,slot for bingo é confiável17 anos, morador da aldeia, que foi defender a casa da família, estava sozinho e aparentemente desarmado quando foi atingido no pescoço por um tiro disparado à distância, mostra o vídeo.
Foi uma lesão que restringiria temporariamente o fluxo sanguíneo até o cérebro, causando uma sérieslot for bingo é confiávelcomplicações, como incapacitando-oslot for bingo é confiávelusar as pernas, disse o chefeslot for bingo é confiávelmedicina do Hospital Ramallah à BBC.
De acordo com o Ministério da Saúde palestino, 32 pessoasslot for bingo é confiávelal-Mughayyir foram feridas por disparos com armasslot for bingo é confiávelfogo naquele fimslot for bingo é confiávelsemana.
Do outro lado da estradaslot for bingo é confiávelfrente à casaslot for bingo é confiávelShehade, os colonos atacaram a garagem do mecânico Mohamed Abu Aliya,slot for bingo é confiável25 anos. Na sexta-feira, ele disse, queimaram 14 carros na propriedade e tentaram atear fogo à garagem. Eles voltaram no sábado e incendiaram a construção.
Quando a garagem estava completamente tomada pelo fogo, os colonos atravessaram a estrada e incendiaram a casa da famíliaslot for bingo é confiávelShehade Abu Rasheed também.
Enquanto a casa queimava, um integrante do gruposlot for bingo é confiávelWhatsApp "Investigando o Medoslot for bingo é confiávelSequestro" postou uma mensagemslot for bingo é confiávelvoz dizendo o seguinte:
"Precisamos do maior número possívelslot for bingo é confiáveladultos com veículos para sair para a estrada por al-Mughayyir para pegar as pessoas correndoslot for bingo é confiáveldireção à estrada", disse "Itiel". "Há um monteslot for bingo é confiávelpoliciais perseguindo-os. A rota para Shilo está aberta?"
Na noiteslot for bingo é confiávelsábado,após o corposlot for bingo é confiávelAchimeir ser encontrado, dois palestinos já haviam sido mortos e pelo menos 20 casas e maisslot for bingo é confiável100 carros tinham sido queimados.
Mas as mensagens pedindo vingança ainda se espalhavamslot for bingo é confiávelgruposslot for bingo é confiávelcolonos no WhatsApp. Antes que a violência acabasse, mais dois homens palestinos foram mortos na aldeiaslot for bingo é confiávelAqraba, a 7 kmslot for bingo é confiávelonde Achimeir desapareceu.
Abdul Rahman Bani Fadel, 30 anos, e Mohammad Bani Jamea, 21, foram mortos a tirosslot for bingo é confiávelum ataque realizado por dezenasslot for bingo é confiávelcolonos, muitos deles armados, a menosslot for bingo é confiávelum quilômetroslot for bingo é confiávelmeio do entroncamentoslot for bingo é confiávelGitit - um dos pontosslot for bingo é confiávelencontro marcados com emojisslot for bingo é confiávelfogoslot for bingo é confiávelum gruposlot for bingo é confiávelcolonos no WhatsApp.
Imagensslot for bingo é confiávelvídeo do incidente mostram o que parecem ser soldados das FDI assistindo enquanto um grande gruposlot for bingo é confiávelcolonos, alguns armados, cercam vários homens palestinos da aldeia.
"Os colonos estão procurando qualquer motivo para aumentar a agressão contra nós", disse o irmão mais velhoslot for bingo é confiávelFadel, Ahmed Maher. "E a morteslot for bingo é confiávelBenjamin foi uma razão."
Enquanto as casasslot for bingo é confiávelMurad Dawbsheh, Shehade Abu Rasheed, Mohamed Abu Aliya e muitos outros estavamslot for bingo é confiávelchamas na noiteslot for bingo é confiávelsábado, membros do gruposlot for bingo é confiávelWhatsApp "Investigando o Medoslot for bingo é confiávelSequestro" começavam a tentar apagar seus rastros, compartilhando dicasslot for bingo é confiávelcomo excluir mensagens permanentemente.
"Cada um apaga as suas mensagens", instruiu o administrador David Zvi-Atia, "E então sai do grupo e oculta eleslot for bingo é confiávelsuas configurações".
Zvi-Atia não quis comentar, acusando a BBCslot for bingo é confiável"propaganda antissemita virulenta". Shmulik Fine e Elkana Nachmani enviaram mensagens idênticas, recusando-se a comentar.
Elisha Yered e Eitan Rabinovich também acusaram a BBCslot for bingo é confiávelser antissemita e se recusaram a comentar. Israel Yuval negou ter escrito as mensagens. Israel Baniuk, Ofer Ohana, Israel Itzkovich, Yedidya Asis, Eliezer Eyal e Yair Kahati se recusaram a comentar ou não responderam.
As FDI dizem que suas forças operaram na região naquele fimslot for bingo é confiávelsemana com "o objetivoslot for bingo é confiávelproteger a propriedade e a vidaslot for bingo é confiáveltodos os cidadãos" e que as queixas sobre o comportamento dos soldados seriam investigadas. A polícia israelense não respondeu à BBC.
No domingo, 15slot for bingo é confiávelabril, com partesslot for bingo é confiávelDuma e al-Mughayyirslot for bingo é confiávelruínas, e alguns residentes ainda no hospital, Adar Lpair, um DJslot for bingo é confiável29 anos do assentamento Amichai, que se ofereceuslot for bingo é confiávelum gruposlot for bingo é confiávelWhatsApp para tirar as pessoasslot for bingo é confiávelDuma após os ataques, postou no Facebook.
"Obrigado a todas as centenas e milharesslot for bingo é confiávelhomens corajosos que saíram para se vingar", escreveu ele. "Abençoados são os olhos que viram Duma e al-Mughayyir no sábado."
Lafair se recusou a comentar as mensagens.
No mesmo domingo, Noor Abu Rasheed deixou o Hospital Ramallah e voltou, com as pernas enfaixadas, para a tenda debaixo da qual agora a família vive ao lado da casa queimada.
Duas semanas após os ataques, ela estava com a família nos restosslot for bingo é confiávelsua casa enquanto limpavam o último dos móveis escurecidos pela fuligem. "Minha esperança é voltar para a escola e terminar meus exames", disse Noor, olhando para a perna, onde foi baleada. Ela olhou para cima e sorriu. "Se eu continuar viva", acrescentou.
Com a colaboraçãoslot for bingo é confiávelMuath Al-Khatib . Fotografiasslot for bingo é confiávelJoel Gunter.