'Exterminar os animais': a violenta vingançaaposta gratis betano como funcionacolonos judeus por assassinatoaposta gratis betano como funcionaadolescente israelense:aposta gratis betano como funciona
Para alguns, não foi o suficiente. Às 08:30 do sábado, Elisha Yered, ex-porta-voz do deputado Limor Son Har-Melech e colono extremista suspeitoaposta gratis betano como funcionaassasinar um homem palestinoaposta gratis betano como funcionaagosto passado, reclamouaposta gratis betano como funcionaum grupoaposta gratis betano como funcionaWhatsApp para colonos.
atch UFC280: Oliveira vs Makhachev reufc : new com ; how-to -watch/uffC-220-1oliveira
vsa (makachu {k0} From date e time & "location 🌻 To Ho w of watt MMA dois78", here'st
blaze com crash12 cartões, mas três deles são cartões aposta gratis betano como funciona {k0} branco, personalizáveis - você pode
ver as regras que quiser sobre estes. 🏧 Depois aposta gratis betano como funciona decidir sobre as normas para os cartões
Fim do Matérias recomendadas
"Shabat Shalom, já são quase 24 horasaposta gratis betano como funcionaforte suspeitaaposta gratis betano como funcionaque Benjamin tenha sido sequestrado no campo e ainda assim as medidas óbvias não foram tomadas", escreveu Yered.
A mesma mensagem foi postada naquela manhãaposta gratis betano como funcionadiversos gruposaposta gratis betano como funcionacolonos israelenses no WhatsApp.
Yered convocou a comunidade a resolver o assunto - bloqueando a entrada ou saída dos moradoresaposta gratis betano como funcionaaldeias palestinas próximas, fazendo "buscasaposta gratis betano como funcionacasaaposta gratis betano como funcionacasa" e promovendo "punição coletiva contra a população árabe assassina".
A mensagem também continha uma listaaposta gratis betano como funcionapontosaposta gratis betano como funcionaencontro. Horas depois, uma mensagem semelhante circularia nos mesmo grupos, mas com emojisaposta gratis betano como funcionafogo junto a cada local, bem como pedidos individuais para "eliminar o inimigo", "exterminar as bestas" e - referindo-se a uma aldeia palestina próxima - "queimar toda a Duma".
O que se seguiu foi uma ondaaposta gratis betano como funcionaataques a tiros e incêndios criminososaposta gratis betano como funciona11 aldeias palestinas, nos quais 20 casas e maisaposta gratis betano como funciona100 carros foram queimados, milharesaposta gratis betano como funcionaanimais foram abatidos, quatro pessoas foram mortas e dezenasaposta gratis betano como funcionaoutras ficaram gravemente feridas.
Desde então, cinco colonos israelenses foram presos acusadosaposta gratis betano como funcionaligação com os atosaposta gratis betano como funcionaviolência, e um palestino está detidoaposta gratis betano como funcionaconexão com o assassinatoaposta gratis betano como funcionaBenjamin Achimeir.
O corpoaposta gratis betano como funcionaAchimeir foi encontrado muito próximoaposta gratis betano como funcionaseu assentamento. Mas, na fúria, os colonos israelenses atacaram aldeias palestinas que ficavam a até 7 kmaposta gratis betano como funcionadistância.
Registrosaposta gratis betano como funcionaalgumas conversasaposta gratis betano como funcionagrupos do WhatsApp naquele dia, bem como testemunhosaposta gratis betano como funcionaautoridades palestinas eaposta gratis betano como funcionafamílias das aldeias atacadas, mostram uma campanha organizadaaposta gratis betano como funcionavingança realizada por grupos locais e direcionada contra palestinos comuns, sem ligação aparente com o assassinato.
Colonos religiosos da Cisjordânia normalmente não se comunicam por WhatsApp no sábado,aposta gratis betano como funcionarespeito às leis do Shabat.
Mas as mensagens postadas por Yered, bem como Eitan Rabinovich - o fundadoraposta gratis betano como funcionauma organização que defende não empregar palestinos na Cisjordânia - e por outros, enfatizavam que o desaparecimentoaposta gratis betano como funcionaAchimeir era o "verdadeiro Pikuach Nefesh", um termo hebraico que afirma que a preservação da vida humana supera toda lei religiosa.
Trechos dos grupos do WhatsApp, alguns coletados pelo grupoaposta gratis betano como funcionamonitoramentoaposta gratis betano como funcionamídia israelense FakeReporter e compartilhados com a BBC, mostram que muitos colonos acreditavam que o desaparecimento também suspendia qualquer adesão à lei real.
O textoaposta gratis betano como funcionadescriçãoaposta gratis betano como funcionaum dos grupos mais ativos usados naquele dia, com 306 pessoas, pediu aos colonos que estabelecessem postosaposta gratis betano como funcionacontroleaposta gratis betano como funcionalocais-chave ao redor das aldeias palestinas e parassem e revistassem carros e passageiros - ações que os colonos não têm autoridade legal para realizar.
Os administradores do grupo eram David-Zvi Atia, Yedidya Asis e Israel Itzkovitz.
Asis é membro da organizaçãoaposta gratis betano como funcionacolonosaposta gratis betano como funcionaextrema-direita Hilltop Youth. Itzkovitz também é membro do grupoaposta gratis betano como funcionaWhatsApp "Guardaaposta gratis betano como funcionaHonra da Áreaaposta gratis betano como funcionaNablus", usado para organizar uma ondaaposta gratis betano como funcionaviolência contra a cidade palestinaaposta gratis betano como funcionaHuwara e outras três aldeiasaposta gratis betano como funcionafevereiro do ano passado.
Os ataques estiveram entre mais intensos e sistemáticosaposta gratis betano como funcionadécadas realizados por colonos na Cisjordânia.
Nos meses seguintes ao ataque do Hamasaposta gratis betano como funcionaoutubro passado,aposta gratis betano como funcionaacordo com grupos israelensesaposta gratis betano como funcionadireitos humanos, a violência contra os palestinos da Cisjordânia aumentou drasticamente, e os colonos têm agido com quase impunidade.
'Vingança'
Poucas horas após o desaparecimentoaposta gratis betano como funcionaBenjamin Achimeir, mensagens começaram a se espalharaposta gratis betano como funcionagruposaposta gratis betano como funcionacolonos no WhatsApp pedindo abertamente ataquesaposta gratis betano como funcionavingança contra aldeias palestinas.
Alguns continham a imagemaposta gratis betano como funcionaum pôster com um fotoaposta gratis betano como funcionaAchimeir e a palavra "vingança"aposta gratis betano como funcionaletras maiúsculas - imagem que também foi postada fisicamenteaposta gratis betano como funcionadiferentes partes da Cisjordânia ocupada naquele fimaposta gratis betano como funcionasemana. Algumas mensagens continham uma nova listaaposta gratis betano como funcionalugares para se encontrar, acompanhadasaposta gratis betano como funcionaemojisaposta gratis betano como funcionafogo.
O primeiro local da lista distribuída no WhatsApp por Yered, Rabinovich e outros na manhãaposta gratis betano como funcionasábado - na mesma mensagem que pedia "punição coletiva da população árabe assassina" - foi o entroncamentoaposta gratis betano como funcionaDuma, para onde a estrada principal leva.
Algumas horas após as mensagens circularem,aposta gratis betano como funcionauma das primeiras casas no caminho, Murad Dawbsheh, um trabalhador da construção civilaposta gratis betano como funciona52 anos e paiaposta gratis betano como funcionatrês filhos, bombeava água do poço quando ouviu uma mulher gritar, disse ele, e uma fumaça negra subir nas proximidades.
Dawbsheh correu paraaposta gratis betano como funcionagaragem e viu um grupo grandeaposta gratis betano como funcionacolonos reunido a cercaaposta gratis betano como funciona100 metrosaposta gratis betano como funcionadistância, nas árvores. Eles se dividiramaposta gratis betano como funcionadois grupos - o primeiro iaaposta gratis betano como funcionadireção à propriedadeaposta gratis betano como funcionaseu vizinho e o outro para a dele.
O segundo grupo então se dividiu, e alguns foram para a casa principal enquanto outros iamaposta gratis betano como funcionadireção às outras construções.
Dawbsheh colocou a famíliaaposta gratis betano como funcionaum pequeno quarto seguro na casa, com gradesaposta gratis betano como funcionametal nas janelas. Os colonos quebraram todas as janelas da casa e incendiaram a porta, mas não conseguiram invadir. Seus três filhos, todos com deficiência auditiva, ficaram aterrorizados, contou.
Os colonos atearam fogo a uma casa nova que Dawbsheh havia construído para o filho na propriedade, às ferramentasaposta gratis betano como funcionaDawbsheh, garagem, carros, e ao galpão com toda aaposta gratis betano como funcionacoleçãoaposta gratis betano como funcionamadeira.
E, pior, ele contou: queimaram seu "santuário", um pequeno anexoaposta gratis betano como funcionadois quartos onde estavam todos seus livros, suas poesias, os pertencesaposta gratis betano como funcionasua falecida mãe e os documentosaposta gratis betano como funcionaidentidade, registros, relíquias e fotografias da família.
"Cada pedaçoaposta gratis betano como funcionapapel relacionado ao meu passado, presente e futuro estava lá", disse Dawbsheh, sob um sol forte, com lágrimas se misturando a gotasaposta gratis betano como funcionasuor. "É uma perda que não pode ser compensada. É como perder uma parte do corpo. Você continua procurando e percebendo que está faltando."
Enquanto a casa estava sob ataque, o grupo do WhatsApp "Investigando o Medoaposta gratis betano como funcionaSequestro" revela os colonos coordenando os movimentos do grupo no entroncamentoaposta gratis betano como funcionaDuma, pedindo que carros retirassem colonos da área urgentemente e pedindo dicas sobre como evitar a polícia.
"Estamos saindoaposta gratis betano como funcionaDuma, está cheioaposta gratis betano como funcionaforçasaposta gratis betano como funcionasegurança", disse um dos membros do grupo, Israel Yuval,aposta gratis betano como funcionauma mensagemaposta gratis betano como funcionavoz. "Nós fomos perseguidos por soldados. Qual é o plano? Para onde devemos ir? Avise-nos."
'Exterminem'
Shmulik Fine - um colono que foi condenadoaposta gratis betano como funciona2015 por incitação à violência e ao terror - relatou ao grupo que a polícia israelense estava começando a prender colonosaposta gratis betano como funcionaDuma.
"Por que prisões? Deixem Duma queimar", respondeu "Tali". Uma conta no Facebook vinculada a esse númeroaposta gratis betano como funcionatelefone pertence a uma Tali Dahan, com um status que sugere que ela trabalhou para a polícia israelense na fronteira da Ponte Allenby, nas proximidades.
"É esse o jeito", respondeu Dahan às fotosaposta gratis betano como funcionaDumaaposta gratis betano como funcionachamas. "Deixe-os com medo, esses animais. Exterminem-nos." (Tali negou trabalhar para a polícia israelense ou escrever as mensagens no WhatsApp, apesaraposta gratis betano como funcionater sido contatada pela BBC no número usado para postar no grupo. A polícia não respondeu às perguntas.)
Israel Baniuk, um colonoaposta gratis betano como funciona17 anos que já havia defendidoaposta gratis betano como funcionaredes sociais que judeus se reassentassem na Faixaaposta gratis betano como funcionaGaza, alertou que moradoresaposta gratis betano como funcionaaldeias palestinas estavam postando vídeos online, e os colonos poderiam perder a "guerra da mídia" contra os "nazistas" moradores das aldeias.
"Lembrem-se sempreaposta gratis betano como funcionaque este é um grupo aberto", alertou Ofer Ohana, um ativista colonoaposta gratis betano como funcionaextrema-direitaaposta gratis betano como funcionaHebron. "Todas as mensagens aqui podem vazar para aqueles que coletam informações contra nós."
A ondaaposta gratis betano como funcionaataques havia começado um dia antes, poucas horas após o desaparecimentoaposta gratis betano como funcionaBenjamin Achimeir.
Em al-Mughayyir, uma aldeiaaposta gratis betano como funcionacercaaposta gratis betano como funciona2,5 mil pessoas a cercaaposta gratis betano como funcionaum quilômetro e meio do posto avançadoaposta gratis betano como funcionaAchimeir, Abdellatif Abu Aliya estava nas oraçõesaposta gratis betano como funcionasexta-feira quando soube que o jovem tinha desaparecido.
O trabalhador da construção civilaposta gratis betano como funciona52 anos, que mora na casa no extremo norte da aldeia, voltou para casa para ver os colonos se aglomerandoaposta gratis betano como funcionatornoaposta gratis betano como funcionasua casa.
De seu telhado naquela manhã, disse ele, testemunhou um nívelaposta gratis betano como funcionaorganização e intenção entre os colonos que nunca tinha visto antesaposta gratis betano como funcionatodos os seus anos na aldeia e três ataques anteriores à casa.
Vídeos feitos pela família mostram colonos armados patrulhando o entorno da propriedade. Pelo menos dois deles vestiam o que parecia ser o uniforme das Forçasaposta gratis betano como funcionaDefesaaposta gratis betano como funcionaIsrael (IDF), antes do início do ataque.
Eles se aproximaram da casa atravésaposta gratis betano como funcionaolivais que Abedllatif disse que um dia pertenceram à família, disse ele, mas que agora estavam, como muitos outros, fora dos limites palestinos devido à expansão dos colonos israelenses.
'Cercaram a casa por todos os lados'
“Primeiro eles cercaram a casa por todos os lados, antesaposta gratis betano como funcionaatacar", disse Abdellatif, sentado emaposta gratis betano como funcionacasa, envolto por janelas quebradas, buracosaposta gratis betano como funcionabala e o que restouaposta gratis betano como funcionaseus carros.
"Eles agiamaposta gratis betano como funcionagrupos e seguiam ordensaposta gratis betano como funcionadois homens, umaposta gratis betano como funcionauniforme e outro não. Eles cobriram o rosto, então um grupo veio jogar pedras e incendiar os carros. Outro grupo ficou no limite da propriedade com pistolas. Atrás deles estava um grupo com M16s que disparou contra a casa a partir dos olivais."
Os colonos também cortaram a eletricidade da casa e dispararam contra os reservatóriosaposta gratis betano como funcionaágua da propriedade, esvaziando-os.
Os homens palestinos que tentavam proteger a casa, jogaram pedras do telhadoaposta gratis betano como funcionadireção aos colonos, que devolveram com disparos, matando o primoaposta gratis betano como funcionaAbdellatif, Jihad,aposta gratis betano como funciona20 anos, com um tiro na cabeça.
O sangueaposta gratis betano como funcionaJihad permanece nas paredes e no chão da casa, repletaaposta gratis betano como funcionaburacosaposta gratis betano como funcionabala nas janelas e azulejos.
Abdellatif coletou cercaaposta gratis betano como funciona20 projéteis do entorno da propriedade, e disse que muitos outros foram coletados pelas autoridades locais. Os colonos incendiaram uma dúziaaposta gratis betano como funcionacarros na estrada entre a aldeia e a casa.
Duas outras famílias que tiveram as casas atacadas nas proximidadesaposta gratis betano como funcionaal-Mughayyir naquele dia descreveram operações semelhantes e organizadas.
Na casaaposta gratis betano como funcionaShehade Abu Rasheed, um fazendeiroaposta gratis betano como funciona50 anos, um grupoaposta gratis betano como funcionacolonos se aproximou pela garagem e jogou pedras na família, atingindo o rostoaposta gratis betano como funcionasua esposa e derrubando-a, disseram eles, enquanto outro incendiava os carros.
Quando a filhaaposta gratis betano como funciona17 anos, Noor, correu para a mãe, ela disse que foi baleada duas vezes, umaaposta gratis betano como funcionacada perna. Ambas as balas atingiram o tecido mole, mas apenas uma foi removida no dia no hospitalaposta gratis betano como funcionaemergênciaaposta gratis betano como funcionaRamallah.
Yaqoub Nasan,aposta gratis betano como funciona17 anos, morador da aldeia, que foi defender a casa da família, estava sozinho e aparentemente desarmado quando foi atingido no pescoço por um tiro disparado à distância, mostra o vídeo.
Foi uma lesão que restringiria temporariamente o fluxo sanguíneo até o cérebro, causando uma sérieaposta gratis betano como funcionacomplicações, como incapacitando-oaposta gratis betano como funcionausar as pernas, disse o chefeaposta gratis betano como funcionamedicina do Hospital Ramallah à BBC.
De acordo com o Ministério da Saúde palestino, 32 pessoasaposta gratis betano como funcionaal-Mughayyir foram feridas por disparos com armasaposta gratis betano como funcionafogo naquele fimaposta gratis betano como funcionasemana.
Do outro lado da estradaaposta gratis betano como funcionafrente à casaaposta gratis betano como funcionaShehade, os colonos atacaram a garagem do mecânico Mohamed Abu Aliya,aposta gratis betano como funciona25 anos. Na sexta-feira, ele disse, queimaram 14 carros na propriedade e tentaram atear fogo à garagem. Eles voltaram no sábado e incendiaram a construção.
Quando a garagem estava completamente tomada pelo fogo, os colonos atravessaram a estrada e incendiaram a casa da famíliaaposta gratis betano como funcionaShehade Abu Rasheed também.
Enquanto a casa queimava, um integrante do grupoaposta gratis betano como funcionaWhatsApp "Investigando o Medoaposta gratis betano como funcionaSequestro" postou uma mensagemaposta gratis betano como funcionavoz dizendo o seguinte:
"Precisamos do maior número possívelaposta gratis betano como funcionaadultos com veículos para sair para a estrada por al-Mughayyir para pegar as pessoas correndoaposta gratis betano como funcionadireção à estrada", disse "Itiel". "Há um monteaposta gratis betano como funcionapoliciais perseguindo-os. A rota para Shilo está aberta?"
Na noiteaposta gratis betano como funcionasábado,após o corpoaposta gratis betano como funcionaAchimeir ser encontrado, dois palestinos já haviam sido mortos e pelo menos 20 casas e maisaposta gratis betano como funciona100 carros tinham sido queimados.
Mas as mensagens pedindo vingança ainda se espalhavamaposta gratis betano como funcionagruposaposta gratis betano como funcionacolonos no WhatsApp. Antes que a violência acabasse, mais dois homens palestinos foram mortos na aldeiaaposta gratis betano como funcionaAqraba, a 7 kmaposta gratis betano como funcionaonde Achimeir desapareceu.
Abdul Rahman Bani Fadel, 30 anos, e Mohammad Bani Jamea, 21, foram mortos a tirosaposta gratis betano como funcionaum ataque realizado por dezenasaposta gratis betano como funcionacolonos, muitos deles armados, a menosaposta gratis betano como funcionaum quilômetroaposta gratis betano como funcionameio do entroncamentoaposta gratis betano como funcionaGitit - um dos pontosaposta gratis betano como funcionaencontro marcados com emojisaposta gratis betano como funcionafogoaposta gratis betano como funcionaum grupoaposta gratis betano como funcionacolonos no WhatsApp.
Imagensaposta gratis betano como funcionavídeo do incidente mostram o que parecem ser soldados das FDI assistindo enquanto um grande grupoaposta gratis betano como funcionacolonos, alguns armados, cercam vários homens palestinos da aldeia.
"Os colonos estão procurando qualquer motivo para aumentar a agressão contra nós", disse o irmão mais velhoaposta gratis betano como funcionaFadel, Ahmed Maher. "E a morteaposta gratis betano como funcionaBenjamin foi uma razão."
Enquanto as casasaposta gratis betano como funcionaMurad Dawbsheh, Shehade Abu Rasheed, Mohamed Abu Aliya e muitos outros estavamaposta gratis betano como funcionachamas na noiteaposta gratis betano como funcionasábado, membros do grupoaposta gratis betano como funcionaWhatsApp "Investigando o Medoaposta gratis betano como funcionaSequestro" começavam a tentar apagar seus rastros, compartilhando dicasaposta gratis betano como funcionacomo excluir mensagens permanentemente.
"Cada um apaga as suas mensagens", instruiu o administrador David Zvi-Atia, "E então sai do grupo e oculta eleaposta gratis betano como funcionasuas configurações".
Zvi-Atia não quis comentar, acusando a BBCaposta gratis betano como funciona"propaganda antissemita virulenta". Shmulik Fine e Elkana Nachmani enviaram mensagens idênticas, recusando-se a comentar.
Elisha Yered e Eitan Rabinovich também acusaram a BBCaposta gratis betano como funcionaser antissemita e se recusaram a comentar. Israel Yuval negou ter escrito as mensagens. Israel Baniuk, Ofer Ohana, Israel Itzkovich, Yedidya Asis, Eliezer Eyal e Yair Kahati se recusaram a comentar ou não responderam.
As FDI dizem que suas forças operaram na região naquele fimaposta gratis betano como funcionasemana com "o objetivoaposta gratis betano como funcionaproteger a propriedade e a vidaaposta gratis betano como funcionatodos os cidadãos" e que as queixas sobre o comportamento dos soldados seriam investigadas. A polícia israelense não respondeu à BBC.
No domingo, 15aposta gratis betano como funcionaabril, com partesaposta gratis betano como funcionaDuma e al-Mughayyiraposta gratis betano como funcionaruínas, e alguns residentes ainda no hospital, Adar Lpair, um DJaposta gratis betano como funciona29 anos do assentamento Amichai, que se ofereceuaposta gratis betano como funcionaum grupoaposta gratis betano como funcionaWhatsApp para tirar as pessoasaposta gratis betano como funcionaDuma após os ataques, postou no Facebook.
"Obrigado a todas as centenas e milharesaposta gratis betano como funcionahomens corajosos que saíram para se vingar", escreveu ele. "Abençoados são os olhos que viram Duma e al-Mughayyir no sábado."
Lafair se recusou a comentar as mensagens.
No mesmo domingo, Noor Abu Rasheed deixou o Hospital Ramallah e voltou, com as pernas enfaixadas, para a tenda debaixo da qual agora a família vive ao lado da casa queimada.
Duas semanas após os ataques, ela estava com a família nos restosaposta gratis betano como funcionasua casa enquanto limpavam o último dos móveis escurecidos pela fuligem. "Minha esperança é voltar para a escola e terminar meus exames", disse Noor, olhando para a perna, onde foi baleada. Ela olhou para cima e sorriu. "Se eu continuar viva", acrescentou.
Com a colaboraçãoaposta gratis betano como funcionaMuath Al-Khatib . Fotografiasaposta gratis betano como funcionaJoel Gunter.