Brasil na Opep+ e acordo Mercosul-União Europeia sob risco: como foi a passagemLula pela COP28:

Legenda do vídeo, DiretoDubai, repórter Daniel Gallas explica os principais pontos da passagemLula pela conferência do clima, que termina no próximo dia 12dezembro.

O governo brasileiro esperava que a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela conferência climática da ONU (COP28)Dubai, nos Emirados Árabes — a primeira dele como chefeEstado13 anos — marcaria o retorno do Brasil ao topo da liderança mundial na questão ambiental.

Mas dois anúncios surpreendentes ao longo dos dois diasagenda oficialLula acabaram "roubando a cena" do governo na COP28: o ingresso do Brasilum grupopaíses aliados à Organização dos Países ExportadoresPetróleo (Opep) e as críticas do presidente da França, Emmanuel Macron, ao acordo Mercosul-União Europeia — que põemrisco a finalização do tratado.

Ambos episódios despertaram críticas às credenciais ambientais brasileiras — justamenteum eventoque o Brasil buscava o protagonismo na agenda verde. DiretoDubai, nosso repórter Daniel Gallas, explica os principais pontos da passagemLula pela conferência do clima, que termina no próximo dia 12dezembro. Confira no vídeo.