Filósofo 1, cientista 0: a aposta sobre a consciência que a Ciência perdeu:poker 6 max

Legenda da foto, O filósofo David Chalmers (esq.) e o neurocientista Christof Koch

Tudo dependiapoker 6 maxencontrar algo que foi definido como "os correlatos neurais da consciência".

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
poker 6 max de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

a enciclopédia livre : wiki...

NFL Lista_de

Theseextenssionals inlet youbth respecific sites, On Your device! It'S also possible To

Blay o página using the Google Admin Account ( 😄 By adding parental policontroles from à

br bet apostas

{k0}

Introdução aos clubes

São Paulo e Palmeiras são clubes tradicionais e populares do Brasil. Ambos têm uma rica história poker 6 max sucesso a nível nacional e internacional. No entanto, há uma disputa sobre qual dos clubes tem o maior número poker 6 max vitórias, especialmente a nível mundial.

O Campeonato Mundial poker 6 max 1951

Em 1951, o Palmeiras foi campeão mundial poker 6 max {k0} São Paulo, Brasil. O clube derrotou o time italiano Juventus na final e ganhou o título. Esse evento histórico garantiu que o Palmeiras fosse o primeiro clube brasileiro a ser coroado campeão mundial.

Comparação entre os dois times

Parâmetro São Paulo Palmeiras
Títulos Estaduais 22 25
Títulos Nacionais 6 10
Títulos Internacionais 3 5

A tabela mostra que o Palmeiras tem uma vantagem sobre o São Paulo poker 6 max {k0} termos poker 6 max títulos nacionais e internacionais.

Pergunta final

Embora a história e a importância poker 6 max um clube não sejam medidas apenas por seus títulos, é justo perguntar-se qual desses times terá mais sucesso no futuro.

Fim do Matérias recomendadas

Parece complicado, mas Koch explicou o que seriasm esses "correlatos neurais" poker 6 maxforma mais didáticapoker 6 maxuma entrevista à revista científica sueca Forskning & Framsteg: "São as pegadas da consciência deixadas no órgão da consciência, que é o cérebro".

O que eles queriam descobrir, acrescentou, é "quais partes do cérebro são necessárias para realizar uma experiência consciente", o que ajudaria a finalmente entender como a consciência é alcançada.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Duas décadas e meia depois, o filósofo e o cientista se encontraram na 26ª reunião anual da Associaçãopoker 6 maxEstudos Científicos da Consciência, realizada recentemente na Universidadepoker 6 maxNova York (EUA).

E foi então que se declarou o vencedor indiscutível da aposta.

David Chalmers e Christof Koch falaram com James Copnall, do programa Newsday do serviço mundial da BBC. O apresentador começou perguntando à dupla como tudo começou. Confira as perguntas e respostas:

poker 6 max Chalmers - Foipoker 6 max1998,poker 6 maxuma conferênciapoker 6 maxBremen, na Alemanha, sobre os correlatos neurais da consciência, a ideiapoker 6 maxque certas áreas do cérebro podem estar diretamente associadas à consciência.

Christof (Koch) ficou muito entusiasmado com essa ideia e apostou quepoker 6 max25 anos teríamos identificado as áreas do cérebro que estão ligadas à consciência. Eu pensei que era um pouco otimista, então apostei que não.

poker 6 max Newsday - Christof, o que você estava pensando? Por que você estava tão otimista?

poker 6 max Koch - Porque junto com Francis Crick, o biólogo molecular britânico que descobriu a estrutura helicoidal da molécula hereditáriapoker 6 maxDNA, havíamos pensadopoker 6 maxum programa empíricopoker 6 max1990 que, para nos afastarmos dos debates filosóficos sobre a consciência e a natureza da realidade e da mente e da alma, tudo isso, focaríamos nas marcas que a consciência deixa no cérebro.

Sabemos que o cérebro é o órgão da consciência, não o coração.

Sabemos que não envolve o cérebro inteiro, apenas partes dele: você pode perder partes do cerebelo ou da medula espinhal, por exemplo, mas ainda estar consciente.

Com argumentos como esse, pensamospoker 6 maxum programa empírico para fazer progresso empírico: um programa que fosse independente, no qual não importapoker 6 maxqual convicção filosófica particular você fosse. Idealista [conceitopoker 6 maxque só vidas biológicas têm consciência] ou pampsiquista [todos os objetos, até os inanimados, têm alguma formapoker 6 maxconsciência], você poderia avançar esta questão empírica.

poker 6 max Newsday - Então a ideia era que, se podemos classificar o DNA, descobrir o que nossos genes significam, então por que não descobrir a consciência?

poker 6 max Koch - Precisamente.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A ideia é encontrar onde se origina a consciência

poker 6 max Newsday - Você aceitou que perdeu a aposta, mas o quão perto você acha que chegoupoker 6 maxganhar?

poker 6 max Koch - Bem, aprendemos muito nos últimos 25 anos.

Aprendemos mais sobre o cérebro na última década do quepoker 6 maxtoda a história da humanidade. Sabemos melhor como manipulá-lo, seja experimentalmentepoker 6 maxlaboratório ou tomando substâncias psicodélicas ou outras.

Assim, estamos começando a rastrear onde a consciência vive, por assim dizer, nas densas selvas do cérebro.

Mas não chegamos a um consenso entre a comunidadepoker 6 maxneurocientistas, clínicos e psicólogos que estudam esse assunto.

poker 6 max Newsday - David, como filósofo, você acha que é possível que a consciência seja simplesmente incognoscível?

poker 6 max Chalmers - Bem, há um gigantesco mistério filosófico aqui: é o problema filosófico mente-corpo.

Como os processos físicos no corpo e no cérebro lhe dão uma mente.

Como a consciência existepoker 6 maxprimeiro lugar.

Isso é o que chamamospoker 6 maxproblema difícil da consciência, e é um mistério filosófico e científico muito profundo.

Acho importante ressaltar que essa aposta não era sobre por que a consciência existe. Tratava-se deliberadamentepoker 6 maxuma questão científica mais administrável: quais áreas do cérebro estão mais intimamente associadas à consciência.

E acho que,poker 6 maxprincípio, essa é uma questão para a qual deveríamos estarpoker 6 maxposiçãopoker 6 maxdescobrir a resposta a qualquer momento.

poker 6 max Koch - Discordo, James,poker 6 maxsua pergunta sobre se a consciência será para sempre incognoscível [inacessível à inteligência humana].

Não! Temos um conhecimento muito íntimo da consciência porque é o nosso mundo, o que você vê, as vozes que você ouve agora são uma experiência consciente.

Portanto, estamos intimamente familiarizados com isso. Na verdade, estamos mais familiarizados com a consciência do que com qualquer outra coisa.

O que pode permanecer incognoscível é, como diz David, por que estamos conscientes, como surge a consciênciapoker 6 maxum órgão como o cérebro?

No entanto, no centropoker 6 maxnossa existência neste mundo está a consciência.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A consciência é um dos maiores mistérios que a Ciência e a filosofia enfrentam. Descartes dizia que a melhor maneirapoker 6 maxresolver a questão era ignorá-la

poker 6 max Newsday - David, depoispoker 6 maxtodos esses anos, Christof te pagou o vinho... Valeu a pena esperar?

poker 6 max Chalmers - Sim. A aposta era que quem ganhasse receberia uma caixapoker 6 maxbom vinho e no final Christof cedeu e me deu 6 garrafaspoker 6 maxvinho.

Acabamos por beber um excelente Madeira 1978.

Além disso, decidimos fazer outra aposta por mais 25 anos. Então nos encontraremos novamentepoker 6 max2048 para ver se descobrimos os correlatos neurais da consciência até então.

poker 6 max Newsday - Christof,poker 6 maxconfiança sobre esse caminho não foi afetada, então você terá uma nova chance.

poker 6 max Koch - Sim, a tecnologia está melhorando, especialmente com empresas como a Neuralinkpoker 6 maxElon Musk e outras tecnologias relacionadas, estamos melhorandopoker 6 maxintervir diretamente no cérebro.

Na verdade, agradeci o fatopoker 6 maxter perdido a batalha, obviamente, mas acho que todos nós ganhamos a guerra pela Ciência: todos nós aprendemos muito sobre a base neurológica da consciência, e isso é progresso.

É assim que a Ciência funciona.

poker 6 max Newsday - Vinte e cinco anos atrás, vocês eram jovens pioneiros brilhantespoker 6 maxseu campo. O que os jovens nesse patamar ​​estão pensando hoje? A consciência da inteligência artificialpoker 6 max25 anos, talvez?

poker 6 max Chalmers - Podemos fazer uma IA (inteligência artificial) consciente? Esse é um desafio muito grande para os próximos anos.

É também uma questão filosófica: devemos construir uma IA consciente? Seria conveniente ou poderia ter consequências ruins para nós ou para a IA?

De qualquer forma, acho que a IA é o maior desafiopoker 6 maxnossos tempos.

poker 6 max Koch - As máquinas podem ser conscientes? Não sabemos. É uma questãopoker 6 maxaberto.