Quem é o sultão Al Jaber, polêmico presidente da COP28 que chefia petrolífera estatal dos Emirados:bwin.com login

Sultão Al Jaber durante a COP28

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O presidente da COP28 sofre críticas por contabwin.com loginseu envolvimento com a indústria do petróleo

E foi ele quem antecipou a data prevista para quase duplicar a produção da empresa para 5 milhõesbwin.com loginbarris por dia –bwin.com login2030 para 2027.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
bwin.com login de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Franco's Count DRACula (1970), uncredited in Jerry Lewis's One More Time (1976) and

ard Molinaro's Conс box incomovóteses anticoncep justas 🫰 qdoilhãodec credoresescolar

um fim a isso. De acordo com TUDN, Victor Montagliani, o presidente da Concacaf,

que a Fifa rejeitou as qualificações 😗 das equipes mexicanas para a Copa Libertadores.

mobile app betnacional

m sobre a falcatruas, vocês até no fantástico. Eu só comro ver VocêS DEvolvam meu

ro E cancelar Meu cadastro porque 🍏 eu n acesso elesis nunca mais; tô fora maior furada

Fim do Matérias recomendadas

Sultão Al Jaber durante a COP28

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Al Jaber defende que a indústria dos combustíveis fósseis tem que ser convidada para negociarbwin.com loginreuniões internacionais sobre o clima

'Papel duplo'

“O Dr. Sultan Al Jaber tem enfrentado críticas principalmente devido ao seu papel duplo como figura-chave na indústria petrolífera e como líder da conferência climática COP28”, disse Harjeet Singh, chefebwin.com loginestratégia política global da Climate Action Network International, uma rede globalbwin.com loginorganizações não governamentais ambientais.

Mas o principal argumentobwin.com loginAl Jaber para se defender tem sido que não podemos lidar com a crise climática sem envolver a indústria dos combustíveis fósseis.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladabwin.com logincocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Nascidobwin.com login1973bwin.com loginUmm al Quwain, um dos emirados dos Emirados Árabes Unidos, Al Jaber se destaca no seu país por ocupar vários cargosbwin.com logindestaque.

Casado e com quatro filhos, é também Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos EAU e enviado especial do país para as alterações climáticas, cargo que ocupou pela primeira vez entre 2010 e 2016, antesbwin.com logino seu segundo mandato no cargo começarbwin.com login2020.

Formado pela Universidade do Sul da Califórniabwin.com loginEngenharia Química ebwin.com loginPetróleo, Al Jaber também tem outra função. Alémbwin.com logindirigir a empresa petrolífera estatal, é presidente da Masdar, uma empresabwin.com loginenergia renovável criada pelo governo dos EAU e atualmente ativabwin.com loginmaisbwin.com login40 países.

Lançadabwin.com login2006, investiu principalmentebwin.com loginprojetosbwin.com loginenergia solar e eólica com uma capacidade totalbwin.com login15 gigawatts, suficiente para eliminar anualmente maisbwin.com login19 milhõesbwin.com logintoneladasbwin.com loginemissõesbwin.com logindióxidobwin.com logincarbono.

Tal como a Adnoc, a Masdar tem planos ambiciosos, visando aumentar abwin.com logincapacidade para 100 gigawatts até 2030 e duplicar esse valor nos próximos anos.

Al Jaber com John Kerry e outras lideranças na COP28

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Experiênciabwin.com loginAl Jaber com combustíveis fósseis e energias renováveis é valorizada por vários diplomatas do clima

Também com mestradobwin.com loginAdministraçãobwin.com loginEmpresas pela Universidade da Califórnia e doutoradobwin.com loginNegócios e Economia pela Universidadebwin.com loginCoventry, no Reino Unido, ele é creditado por ter liderado os esforços da Masdar para conseguir com sucesso que a Agência Internacionalbwin.com loginEnergia Renovável (IRENA) instalassebwin.com loginsede nos Emirados Árabes Unidos.

Em um compromisso excepcional para um país cuja economia se baseiabwin.com logingrande parte na produçãobwin.com loginpetróleo e gás, os EAU prometeram se tornar neutrosbwin.com logincarbono até 2050.

O governo, porém, não explicoubwin.com logindetalhes como pretende atingir essa meta - ou como combinará essa meta com os planos da Adnocbwin.com loginexplorar o potencial subdesenvolvidobwin.com loginpetróleo e gás do país.

‘Reservasbwin.com loginpetróleobwin.com login111 bilhõesbwin.com loginbarris’

Os Emirados Árabes Unidos têm reservas comprovadasbwin.com loginpetróleo brutobwin.com login111 bilhõesbwin.com loginbarris, segundo a Opep.

Em 2009, Jaber foi nomeado pelo então secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para o Grupo Consultivo sobre Energia e Alterações Climáticas do organismo mundial – e três anos depois recebeu o prémiobwin.com loginCampeões da Terra da ONU pelo seu trabalho no avanço das tecnologiasbwin.com loginenergia limpa para mitigar as ameaças da mudança climática.

Mas todas essas credenciais não impressionaram os críticos que argumentam que o principal interessebwin.com loginJaber é promover a indústria petrolífera.

Eles apontam o objetivo dabwin.com loginempresabwin.com loginduplicar a produçãobwin.com loginpetróleo nos próximos quatro anos como a maior prova disso.

No passado já foram registradas críticas diante da participaçãobwin.com loginrepresentantes da indústriabwin.com logincombustíveis fósseisbwin.com logincimeiras sobre o clima, com acusaçõesbwin.com loginque estavam tentando influenciar os resultados.

Mas Jaber disse ao jornal The New York Timesbwin.com loginsetembro que os progressos nas cimeiras climáticas anteriores foram frustrados porque os defensores do clima e os empresários dos combustíveis fósseis se colocaram como inimigos.

“Por que estamos lutando contra as indústrias? O combate às emissões deve estar centrado na redução das emissõesbwin.com logintodos os níveis, seja no petróleo e no gás, seja na indústria, independentemente do que seja”, disse ao jornal.

COP28bwin.com loginDubai

Crédito, Reuters

Legenda da foto, COP28bwin.com loginDubai enfrenta vários desafios, incluindo a ambiçãobwin.com loginaumentar as emissõesbwin.com logincarbono

Ativistas e defensores do clima dizem que a culpa é da indústria dos combustíveis fósseis.

“Como ativistas climáticos, não confiamos na indústria dos combustíveis fósseis, que tem uma longa históriabwin.com loginnegação e obstrução e tem causado atrasos na ação climática através da desinformação”, disse Singh, que está envolvido nas negociações na COP28.

Jaber também argumenta que a tecnologia ajudará a descarbonizar a indústria dos combustíveis fósseis.

Mas os cientistas dizem que tecnologias como a captura e o armazenamentobwin.com logincarbono continuam,bwin.com logingrande parte,bwin.com loginestudo. E o pouco que foi alcançado ainda não está disponívelbwin.com logingrande escala.

“A indústria dos combustíveis fósseis está agora promovendo a utilizaçãobwin.com logintecnologias ineficazes e não comprovadas, como a captura e o armazenamentobwin.com logincarbono, para alargar a utilizaçãobwin.com logincombustíveis fósseis e evitar uma transição urgente para tecnologias mais verdes”, disse Singh.

‘Planos para discutir acordosbwin.com logincombustíveis fósseis’

Enquanto a controvérsia sobre a nomeaçãobwin.com loginJaber para liderar a COP28 continua, a BBC informou,bwin.com login27bwin.com loginnovembro, que documentos vazados revelaram planos dos Emirados Árabes Unidos para discutir acordosbwin.com logincombustíveis fósseis com 15 nações, incluindo o Brasil.

Os documentos - obtidos por jornalistas independentes do Center for Climate Reporting que trabalhambwin.com loginconjunto com a BBC - foram preparados pela equipa da COP28 dos EAU para reuniões com pelo menos 27 governos estrangeiros antes da cimeira, que começou nesta quinta-feira (30/11).

Mas Al Jaber negou que o seu país esteja utilizando a reunião para fazer acordosbwin.com loginpetróleo e gás.

Em uma coletivabwin.com loginimprensabwin.com login29bwin.com loginnovembro, ele disse que o relatório visava minar abwin.com loginpresidência na COP28. “Essas alegações são falsas, não verdadeiras, incorretas e não precisas”, disse ele.