Massa 'paz e amor', bolsonaristas no palanque: o fator Brasil nas eleições da Argentina:app f12.bet download

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Candidato opositor Javier Milei acusa governo brasileiroapp f12.bet downloadagir para influenciar a eleição a favorapp f12.bet downloadseu rival, Sergio Massa; autoridades negam

O ultraliberal levou assim para o palanque os ataques que tinha realizado durante entrevistas à imprensa argentina eapp f12.bet downloadoutros países.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
app f12.bet download de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Um flush é um dispositivo que ajuda a eliminar os resíduos, impureza da água app f12.bet download uma instalação app f12.bet download abastecimento ou 💸 refrigeração. Ele está incluído nos sistemas para climatização onde Ajuda à entrada no sistema

Como funciona um flush?

Subway Surfers is a classic endless runner game. You play as

Jake, who surfs the subways and tries to escape 🔑 from the grumpy Inspector and his dog.

casinos com bonus

Klondike é um dos jogos app f12.bet download paciência mais conhecidos do mundo. Em {k0} algumas

áreas, é conhecida como Paciência Americana. 🌝 Muitas vezes, o jogo é simplesmente

Fim do Matérias recomendadas

"Ele [Massa] trouxe brasileiros para me sujar, publicando vídeos que dizem coisas sem pé nem cabeça sobre mim", disseapp f12.bet downloadentrevista ao canal LN+,app f12.bet downloadBuenos Aires.

No fimapp f12.bet downloadsemana passado, durante o debate presidencial com Massa, Milei já havia feito comentários semelhantes.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

"Diga a seus amigos brasileiros que editem melhor os vídeos", afirmouapp f12.bet downloadresposta a afirmaçõesapp f12.bet downloadMassa sobre o adversário.

E, na semana passada, durante entrevista a um jornalista peruano, Milei descreveu o presidente Lulaapp f12.bet download"comunista" e "corrupto", azedando ainda mais o tom do que pode ser a relação bilateral com o principal parceiro argentino, caso ele seja eleito o novo ocupante da Casa Rosada.

Se Milei vencer as eleições deste domingo, poderia haver uma "reedição" do que foi a relação entre o atual presidente Alberto Fernández e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo Juan Gabriel Tokatlian, professorapp f12.bet downloadRelações Internacionais da Universidade Torcuato Di Tella.

Ou seja, uma relação tensa e "com diálogo difícil", acrescentou o analista político Rosendo Fraga, do Centroapp f12.bet downloadEstudos Nova Maioria,app f12.bet downloadBuenos Aires.

O próprio Milei se referiu àquele período, lembrando que Fernández e Bolsonaro não se falavam.

Ele indicou que o mesmo pode ocorrer, se for eleito, e acrescentou que os empresários "serão livres para negociar com os países que quiserem", mas que seu eventual governo não teria relação com o Brasil.

Mas, ao mesmo tempo, comentaram diplomatas brasileiros, como os dois países "se necessitam mutuamente pela ampla agenda que possuem", com o tempo, caso Milei seja eleito, a tendência seriaapp f12.bet download"normalização da relação", já que a Argentina depende do mercado brasileiro para suas exportações enquanto o mercado argentino é o principal destino das exportações industriais brasileiras.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Se Milei for eleito presidente da Argentina, relação com Lula pode ser tensa e 'com diálogo difícil', avaliam analistas políticos

O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina e nesta campanha passou a ser um tema onipresente no país vizinho.

Não somente pelas declaraçõesapp f12.bet downloadMilei ou pela agenda que pauta a relação bilateral, como o comércio e a forte presençaapp f12.bet downloadestudantes brasileiros no país vizinho.

Pesquisas apontam que o ultraliberal estaria à frente nas intençõesapp f12.bet downloadvoto, mas dentro da margemapp f12.bet downloaderro ou com pouca diferença para Massa, dependendo da sondagem.

Na terça-feira (14/11),app f12.bet downloadentrevistaapp f12.bet downloadseu podcast, Lula lembrou da importância da relação entre os dois países e, mesmo sem dizer os nomes dos candidatos à Casa Rosada, sugeriu preferência por Massa — defensor do Mercosul e da relação bilateral.

"Não posso falar sobre a eleição argentina porque é um direito soberano do povo argentino. Mas queria pedir para vocês [argentinos] que vocês lembrem que o Brasil precisa da Argentina e a Argentina precisa do Brasil", disse Lula.

"Dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil. Do fluxo comercial entre os países eapp f12.bet downloadquanto nós podemos crescer juntos. Para isso é preciso ter um presidente que gosteapp f12.bet downloaddemocracia, que respeita as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul", acrescentou o petista.

Na opinião do analista argentino Rosendo Fraga, Milei "tem razão" quando se queixa da presençaapp f12.bet downloadequipesapp f12.bet downloadassessores brasileiros na campanhaapp f12.bet downloadMassa.

"Sem dúvida, elas foram decisivas para a vitóriaapp f12.bet downloadMassa no primeiro turno. E, ao mesmo tempo, depois que Milei disse que Lula é comunista e corrupto é natural que o presidente reaja e prefira a outra opção [para a Casa Rosada]", diz Fraga.

Logo depois das acusaçõesapp f12.bet downloadMilei contra Lula, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, disse,app f12.bet downloadentrevista ao jornal O Globo, que as declarações do ultraliberal "são absolutamente erradas".

"Já vivi uma situação similar com Bolsonaro, e conseguimos reconstruir o vínculo bilateral. Agora [com Milei] nos encontramos com numa definição que é absolutamente errada, porque Lula não é nem comunista, nem corrupto. Que Lula não é corrupto foi dito, nada mais e nada menos, do que pela Corte Supremaapp f12.bet downloadJustiça do Brasil, que falou no uso da Justiça com fins políticos", disse Scioli.

Em um almoço com empresários, na quinta-feira (16/11), Massa voltou a falar sobre a importância da relação com o Brasil, dizendo que o país gera empregos para os argentinos.

"Romper relações com o Brasil e o Mercosul resultaráapp f12.bet download150 mil postosapp f12.bet downloadtrabalho a menos para os trabalhadores do setor automotivo da Provínciaapp f12.bet downloadCórdoba", disse ele.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Na campanha, Massa tem falado sobre a importância da 'união nacional', contrastando com as atitudesapp f12.bet downloadseu adversário político

Na campanha, o candidato governista tem falado sobre a importância da "união nacional" e sem demonstrar impaciência ou irritação, contrastando com os rompantesapp f12.bet downloadseu adversário político.

A postura e as falasapp f12.bet downloadMassa — que fazem até recordar o período da campanhaapp f12.bet download"Lula paz e amor" — também foram alvos das críticasapp f12.bet downloadMilei.

"Houve um tempoapp f12.bet downloadque vimos a Cristina (Kirchner, ex-presidente da Argentina) moderada, da sintonia fina, e acabou reeleita com 54% e fez coisas absurdas naapp f12.bet downloadgestão", disse Milei,app f12.bet downloadentrevista ao canal TN,app f12.bet downloadBuenos Aires.

Na reta final da campanha, Milei, porapp f12.bet downloadvez, deixouapp f12.bet downloadostentar a motosserra, que ergueu nas carreatas pelo interior do país e passou a dizer que "a esperança deve vencer o medo", enquanto um maior númeroapp f12.bet downloadseus eleitores saiu com os rostos pintados como leões — alguns chegaram até a levar leõesapp f12.bet downloadpelúcia para os atos.

O animal é o símbolo da campanha do libertário, inspirada naapp f12.bet downloadcabeleira.

Falar sobre o Brasil passou a ser algo quase diário na campanha presidencial argentina.

Logo após o resultado do primeiro turno da eleição presidencial, no dia 22app f12.bet downloadoutubro, Massa teria recebido uma mensagem do presidente Lula parabenizando-o pelo resultado, segundo matéria do jornal argentino Clarín.

"Excelente, meu amigo", reproduziu o jornal argentino.

Na ocasião, Massa recebeu 36,6% e Milei 29,9%, segundo dados oficiais.

O portalapp f12.bet downloadnotícias La Politica online chegou a informar que "no governoapp f12.bet downloadLula comemoraram a vitóriaapp f12.bet downloadMassa como uma derrotaapp f12.bet downloadBolsonaro".

O ministro-chefe da Secretariaapp f12.bet downloadComunicação Social, Paulo Pimenta, escreveuapp f12.bet downloadsuas redes sociais sobre a vitóriaapp f12.bet downloadMassa no primeiro turno.

"Uma forte resposta do povo argentino nas urnas. Parabenizo o primeiro colocado na eleição desse domingo @SergioMassa. Viva a democracia!", escreveu Pimenta, com uma fotoapp f12.bet downloadao ladoapp f12.bet downloadMassa.

Nesta semana, procurado pela BBC News Brasil, o governo brasileiro não respondeu, até a conclusão desta reportagem, sobre o suposto vínculoapp f12.bet downloadassessores ligados a Lula na campanhaapp f12.bet downloadMassa.

"O que sei é que as agências brasileiras que estão trabalhando na campanhaapp f12.bet downloadMassa são próximas do PT", afirmou um marqueteiro político, sob a condição do anonimato.

Um assessor do Partido dos Trabalhadoresapp f12.bet downloadBrasília afirmou: "As pessoas que estão aí sãoapp f12.bet downloadagências comerciais que trabalhamapp f12.bet downloadvárias campanhas pelo mundo, inclusive para candidaturasapp f12.bet downloaddireita [no Brasil e no exterior]. Não têm qualquer fundoapp f12.bet downloadverdade a ideia que o Milei espalha sobre vínculo dessa galera com o PT."

Procurada pela BBC News Brasil, a assessoria do PT não respondeu até a conclusão desta reportagem.

Porapp f12.bet downloadvez, a assessoriaapp f12.bet downloadcampanhaapp f12.bet downloadMassa disse que "não comenta estratégiasapp f12.bet downloadcampanha".

A BBC News Brasil também procurou assessores do governo Lula, do PT e Edinho Silva, ex-ministro-chefe da Secretariaapp f12.bet downloadComunicação Social durante o governo Dilma Rousseff, e agora prefeitoapp f12.bet downloadAraraquara.

Uma pessoa próximaapp f12.bet downloadSilva descartou que ele esteja na campanhaapp f12.bet downloadMassa, como havia circulado.

"Completamente falso", disse, sob a condição do anonimato. "Aliás, ninguém que está aí [na Argentina] está no PT", acrescentou.

O partido divulgou uma nota, no dia 5app f12.bet downloadnovembro, declarando apoio a Massa.

"Dois projetosapp f12.bet downloadsociedade se enfrentam: um, representado pela candidatura presidencialapp f12.bet downloadSergio Massa,app f12.bet downloadperfil democrático e popular, com um programaapp f12.bet downloadgovernoapp f12.bet downloaddesenvolvimento e justiça social; e outro, do candidato Javier Milei, representando a extrema-direita e o ultraneoliberalismo econômico do salve-se quem puder", diz o texto.

Fontes conhecedoras da relação próxima entre Lula, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e Massa dizem que foi o petista quem sugeriu nomesapp f12.bet downloadmarqueteiros brasileiros para trabalhar com o presidenciável argentino.

Lula teria indicado Sidônio Palmeira e Raul Rabelo, que atuaram emapp f12.bet downloadcampanhaapp f12.bet download2022.

Eles, porém, não seriam os únicos nomesapp f12.bet downloadespecialistas brasileirosapp f12.bet downloadcampanha definindo o rumo da campanhaapp f12.bet downloadMassa.

Um dos nomes dessa equipe brasileira na Argentina mais citados na imprensa local e brasileira é Otávio Antunes, que fez a campanha presidencial do petista Fernando Haddadapp f12.bet download2018 e assessorou o atual ministro na disputa pelo governoapp f12.bet downloadSão Paulo no ano passado.

Duas fontes com conhecimento do assunto confirmaram à reportagem que Antunes está trabalhando para Massa.

No âmbito político da situação no Brasil e na Argentina, como a reportagem apurou, a "ajuda" do presidente Lula na campanha do candidato governista do país vizinho foi convidar a Argentina para ser parte do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a partirapp f12.bet downloadjaneiro, e pedir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que "desse um tempo para a Argentina cumprir seus compromissos" com o organismo.

Segundo uma reportagem do jornal Folhaapp f12.bet downloadS. Paulo, Antunes integra a equipeapp f12.bet downloadmarqueteiros que se intitulou "brigada antifascismo" dentro da campanhaapp f12.bet downloadMassa, especializando-seapp f12.bet downloadbuscar ataques e contra-ataques a Milei.

Um dos trunfos seria usar a experiência dos petistasapp f12.bet downloadcampanhas contra o bolsonarismo que, assim como Javier Milei, mira as redes sociais.

Ainda segundo a Folhaapp f12.bet downloadS. Paulo, não é a primeira vez que Antunes tenta levar esse know-how anti-bolsonarista para fora.

Segundo o jornal, o publicitário trabalhou na campanha presidencial vitoriosaapp f12.bet downloadGustavo Petro na Colômbia.

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Milei conta com apoioapp f12.bet downloadnomes do bolsonarismo, como Eduardo Bolsonaro

Já Milei conta com apoioapp f12.bet downloadnomes expressivos do bolsonarismo, como o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que esteveapp f12.bet downloadBuenos Aires durante o primeiro turno das eleições presidenciais e concedeu entrevistas à imprensa argentina dizendo que esperava a vitória do ultraliberal.

O ex-chanceler Ernesto Araújo do governo Bolsonaro esteve no comitêapp f12.bet downloadcampanha Milei, no dia da eleição.

Ele afirmou que a vitóriaapp f12.bet downloadMilei poderia representar um "estímulo" para a direita no Brasil, após a derrotaapp f12.bet downloadBolsonaro para Lula.

"Esperamos que [a eleiçãoapp f12.bet downloadMilei] seja um novo estímulo para os conservadores no Brasil", disse.

O próprio Bolsonaro já fez várias declaraçõesapp f12.bet downloadapoio ao adversárioapp f12.bet downloadMassa.

"Olá, prezado Javier Milei. [Aqui é] Jair Bolsonaro. Temos muita coisaapp f12.bet downloadcomum. A começar que nós queremos o bem dos nossos países. Nós defendemos a família, a propriedade privada, o livre mercado, a liberdadeapp f12.bet downloadexpressão, o legítimo direito à defesa e queremos sim ser grandes à altura do nosso território e da nossa população", disse o ex-presidente num vídeo que divulgou apoiando Milei antes das eleições primárias, realizadasapp f12.bet downloadagosto, e que antecederam o primeiro turno.

Fora da esfera política, nesta semana, brasileiros que moramapp f12.bet downloadBuenos Aires e que reprovam a gestãoapp f12.bet downloadBolsonaro, se manifestaram a favorapp f12.bet downloadMassa e contra Milei durante viagens no metrôapp f12.bet downloadBuenos Aires, segundo as TVs locais.

"Milei é Bolsonaro", disseram.

Segundo o analista político argentino Rosendo Fraga, do Centroapp f12.bet downloadEstudos Nova Maioria,app f12.bet downloadBuenos Aires, a presença brasileira na campanha argentina não é novidade.

Na campanhaapp f12.bet download2015, lembra ele, o ex-presidente Maurício Macri "reclamava que Lula fazia campanha a favorapp f12.bet downloadScioli" (hoje embaixador argentino no Brasil).

"Lula também apoiou claramente a chapaapp f12.bet downloadAlberto Fernández e Cristina Kirchner,app f12.bet download2019, e Fernández visitou Lula na cadeia depois que foi indicado candidato à Casa Rosada", conclui Fraga.